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Marketing digital: como calcular o investimento para uma empresa?


Atualizado em

Investir no marketing digital de uma empresa é tão importante quanto oferecer um bom produto ou serviço. Se a sua empresa não é vista on-line, é como se ela não existisse para muitos dos consumidores. Acompanhe o texto e descubra como estabelecer uma estratégia on-line de sucesso.

Se você é um empresário, ou se pretende abrir uma empresa, pode não ter pensado em uma estratégia de marketing digital. Afinal, são vários os outros aspectos que parecem mais importantes. Há capital para aplicar, funcionários para a equipe, a conquista de clientes… Mas, apesar de tanta coisa, cuidar da divulgação on-line é fundamental!

Apenas no Brasil, são 126,4 milhões de usuários na internet, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Quando desejam adquirir produtos ou serviços, 75,7% desses consumidores pesquisam primeiro on-line. Tanto para visualizar os preços de cada empresa, quanto para verificar os diferenciais que cada uma pode oferecer.

Isso significa que, quando uma empresa não tem boa presença digital, ela pode nem ser considerada.

Mas não adianta apenas criar um site e redes sociais. É preciso alimentá-los com conteúdo e  promover interações com os consumidores.

Também é essencial estabelecer um planejamento e os valores para o investimento de marketing digital. 

Vale destacar que a divulgação na internet não é gratuita. Ela requer profissionais especializados e, ainda, o pagamento por anúncios virtuais. Apesar disso, seus custos costumam ser mais baixos do que o uso exclusivo das mídias tradicionais, como faixas e panfletos. 

Em todo o caso, lembre-se que é sempre interessante combinar ações on-line e off-line. Isso poderá aumentar o alcance da sua marca, para diferentes públicos.

Por que investir no Marketing Digital da sua empresa?

tela de computador marketing digital
O marketing digital inclui ações nas redes sociais e outras formas de divulgação e publicidade on-line.

São diversas as possibilidades para investir em uma estratégia de marketing digital. Pode ser eficaz, por exemplo, adotar uma estratégia de marketing de conteúdo, para o site do seu negócio. Os blog posts são alguns dos responsáveis por mais tráfego na internet.

Publicações nas redes sociais, o envio de e-mail marketing e anúncios no Google também são vantajosos, assim como várias outras ações. Por isso, é preciso avaliar as ferramentas e estabelecer as que fazem mais sentido para o seu ramo de atividade.

Com os métodos corretos, a sua empresa poderá obter uma série de benefícios. Citamos os principais a seguir. Continue acompanhando!

Conquista e qualificação dos consumidores

As relações de compra e venda mudaram muito ao longo dos anos. Há algumas décadas, o consumidor só poderia obter informações sobre um produto com o próprio vendedor. Se o comerciante desejasse, poderia prometer resultados que o usuário não teria como verificar antes da compra. Havia uma clara relação de poder. Nela, o vendedor era o dono da verdade, e o consumidor apenas a absorvia.

Porém, com a popularização da internet, toda essa lógica mudou. Hoje, o consumidor pesquisa tudo o que deseja sobre um produto antes de adquiri-lo. Verifica suas funções, a opinião de clientes que já utilizam o item, as ofertas de preço no mercado e mais.

Com essas informações, ele obtém maior capacidade para negociar, para contestar informações. Assim, o vendedor deixa de ocupar a posição de detentor do conhecimento.

As alterações nessa relação exigem estratégias para atrair o público para a sua empresa. No mercado, uma série de companhias oferece o mesmo que a sua. Por que o usuário deveria fazer negócios com você, e não com um concorrente?

Quais os objetivos do marketing digital?

Um dos principais objetivos do marketing digital é mostrar que a sua companhia é a melhor.

A boa estratégia de marketing estabelece sua empresa como uma autoridade, como a que mais conhece da solução desejada, a mais vantajosa para o consumidor.

Ao investir em conteúdo, nas redes sociais, e-mails e site, uma companhia também qualifica a audiência. Isso significa que, na hora de fechar o negócio, os usuários já saberão muito sobre o seu produto. Também sobre suas soluções, seus benefícios, porque ele é mais interessante do que os demais. Ele estará praticamente pronto para comprar! 

Quando muito, é necessário apenas reforçar alguns aspectos sobre o item, para que ele seja bem utilizado. O tempo gasto com cada venda diminui, e gera espaço para o investimento em outros usuários.

Alcance do público e mensuração de resultados

As estratégias digitais ainda podem alcançar público mais amplo. Para que elas sejam mais efetivas, você pode estabelecer um grupo alvo, como “mulheres entre 30 e 40 anos”. 

Porém, mesmo com esse tipo de segmentação, as informações chegarão a um número maior de pessoas. Especialmente se compararmos esse alcance à efetividade de ações off-line, como a distribuição de panfletos.

tela computador com mensuração de dados marketing digital
Programas como o Google Analytics permitem a mensuração simples dos resultados on-line.

Além de tudo, o marketing digital torna possível mensurar resultados. Ou seja, verificar quantos indivíduos uma ação de marketing atraiu, e quais deles se tornaram consumidores. Isso é ainda mais simples quando são utilizadas campanhas virtuais, programadas pelo Google Ads ou Facebook Ads. 

Em contrapartida, uma ação off-line é difícil de mensurar. Como saber quantas pessoas chegaram até você após assistirem ao seu anúncio de TV? Ou ao receberem o seu folheto?

Quanto investir em marketing digital?

Na hora de planejar suas estratégias de marketing digital, é essencial avaliar o investimento necessário. Os valores serão utilizados não apenas para o pagamento de anúncios virtuais, mas também dos responsáveis por eles.

É essencial contar com, pelo menos, um especialista de marketing na sua empresa. O profissional terá efetividade muito maior na divulgação on-line.

Para definir o seu investimento em marketing digital, é preciso considerar dois pontos principais. São eles: o lucro do negócio e o ROI necessário. Com base nestes fatores, é mais simples entender o quanto é necessário para chamar a atenção na internet.

Antes de tudo, porém, vale destacar: quanto menor a empresa, mais ela deverá investir. Afinal de contas, será mais difícil se destacar perante as companhias maiores, já consolidadas. A internet é um mar de conteúdo, e apenas os investimentos corretos conseguirão alcançar seus objetivos. 

Especialistas sugerem que o melhor é utilizar 20% do orçamento de marketing em canais digitais. Enquanto isso, o investimento de empresas consolidadas podem ficar entre 6 e 12% do orçamento.

Qual o lucro da sua empresa?

Ao definir o seu orçamento de marketing, o empresário precisa considerar tanto a divulgação off-line, quanto a digital. Os valores para investimento deverão ser estabelecidos de acordo com o lucro da empresa.

Para definir o lucro do seu negócio, é necessário listar todas as despesas da empresa. Com impostos, funcionários, insumos e outros. Depois, esses valores precisam ser subtraídos do quanto a companhia recebeu naquele mês.

Quando o lucro é superior a 15% dos gastos, considera-se que houve lucro positivo. Assim, haverá maior margem para divulgação no marketing. 

Depois, você poderá estabelecer os valores que deseja investir. Claro, considerando o tamanho da sua companhia e a estratégia a ser adotada. Por isso é tão importante contratar um especialista: para a definição dessas estratégias e custos.

Calcule o ROI

O ROI (Return On Investment) é uma métrica que indica o retorno de um determinado investimento. Ela funciona para que o empresário perceba se as ações tomadas têm conquistado clientes e dado lucro. Caso não, elas poderão ser modificadas, se tornando mais efetivas.

Com o objetivo de calcular o ROI, você deverá utilizar o seguinte cálculo:

ROI = (Retorno do Investimento – Custo do Investimento) ÷ Custo do Investimento 

Ou seja, para calcular o Retorno de Investimento, é preciso mensurar o quanto foi obtido em uma campanha e o quanto foi investido na mesma campanha. Quando o resultado da operação é positivo, significa que a estratégia de marketing digital deu certo. Assim, valerá a pena reforçar as mesmas ações. Caso o resultado seja negativo, será necessário repensar o seu marketing on-line.

Passo a passo para elaborar um plano de marketing digital

planejamento de marketing com divisão de temas ideais acoes
Um planejamento completo de marketing facilita as ações e eventuais mudanças, para resultados mais eficazes.

Estabelecer uma estratégia de marketing digital vai bem além de estar presente na internet. É fundamental se fazer presente, manter conteúdo relevante e interagir com o público. Por isso, sempre vale a pena organizar um plano de divulgação on-line. O planejamento vai permitir ações mais efetivas e simples de corrigir, se necessário.

1. Defina seus objetivos

Na hora de estabelecer um plano, é essencial começar pelas metas que se deseja alcançar com as ações de divulgação. Qual o número de vendas desejado? Qual será o lucro obtido? Pelo quê a sua marca será conhecida como autoridade?

2. Conheça sua persona

Uma persona é um público-alvo, mas ainda mais específico. No marketing digital, é importante obter a maior quantidade possível de informações sobre esse alvo. Assim, em vez de estabelecer campanhas para “mulheres entre 30 e 40 anos”, você poderá criá-las para “mulheres entre 30 e 40 anos, que moram a até 5 km da sua loja e que trabalham com Saúde”. 

Quanto mais você souber sobre o seu público, mais fácil será pensar ações efetivas para a sua atração

Porém, é preciso atenção. Estabelecer uma persona significa criar um cliente ideal. Mas a sua empresa também vai trabalhar com vários outros consumidores. Algumas vezes, até, o empresário nem imaginava que atrairia determinado público. Então, é necessário trabalhar diferentes estratégias, mesmo que o foco principal seja seu usuário ideal.

3. Escolha seus canais digitais e conteúdo

Como citado ao longo do texto, os canais para o marketing digital são diversos.  Porém, utilizar todos eles, apenas para ter presença on-line, pode ser um tiro no pé. 

Se não estabelecer uma boa estratégia e não produzir conteúdo relevante, a empresa corre o risco de ser vista apenas como “mais uma”, uma companhia que não tem informações a acrescentar ao usuário. Não é isso que você deseja, não é mesmo?

4. Estabeleça um cronograma

Ainda é importante indicar quando cada ação será realizada.

  • As datas comemorativas do ano contarão com conteúdo especial?
  • Suas publicações serão feitas quantas vezes por semana?
  • Em que horário do dia os consumidores serão respondidos em suas redes sociais?
  • Em quanto tempo você pretende alcançar as metas A e B?

Quanto mais detalhado o seu cronograma, mais fácil será cumpri-lo e avaliar seus resultados. 

5. Monitore os resultados

Para saber se as suas estratégias de marketing digital estão funcionando, você precisará acompanhar suas métricas. Nesse caso, vale a pena utilizar ferramentas como o Google Analytics. Também acompanhe o ROI gerado e estabeleça mudanças nas ações, se necessário.

O marketing digital nas franquias

Abrir uma empresa é algo que pode ser feito de dois modos principais. O primeiro deles é iniciar uma companhia do zero. O outro é adquirir uma franquia, iniciando uma unidade de uma empresa que já existe. 

Uma das principais vantagens de uma franquia é que o empreendedor obtém o plano de negócio completo da marca, pronto para ser colocado em prática. Ele obtém ainda suporte contínuo, para a criação e gerenciamento da unidade. Inclusive com auxílio para o marketing digital da companhia. 

Isso significa que, para divulgar a sua empresa, você poderá contar com o departamento de marketing da franqueadora. Há certa padronização de ações entre as franqueadas, o que torna o trabalho de divulgação de marketing mais simples. 

Além do mais, a padronização funciona para que o consumidor reconheça a marca facilmente. Os usuários tendem a fazer negócios com empresas que eles já conhecem, nem que este conhecimento venha apenas da publicidade.

Conheça, no vídeo, o setor de marketing da Encontre Sua Franquia:

Agora você já conhece as vantagens e a importância do marketing digital para a sua empresa. Lembre-se de contar com um profissional da área de Comunicação para cuidar deste setor. Assim, as suas ações de divulgação serão mais efetivas!

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