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Como conseguir uma franquia de roupas bem-sucedida: passo a passo


Em todo o país, muitas pessoas pesquisam sobre como conseguir uma franquia de roupas para realizar o sonho de abrir um negócio próprio. Porém, é importante saber que é preciso estar preparado para desenvolver um empreendimento voltado para o setor de moda. 

O franchising caiu no gosto dos empresário brasileiros. Não à toa, desde 2015 o número de unidades abertas em todo o setor só aumenta. Por isso, muito desse movimento acontece devido ao seu formato de negócio, no qual o empreendedor tem acesso a uma gama de informações e auxílios para desenvolver a unidade franqueada.

Devido a esse sucesso, um dos empreendimentos mais procurados é o voltado para o segmento da moda. Porém, esse setor exige que alguns cuidados sejam tomados para que você não invista apenas por causa do dinheiro, uma das escolhas que podem ser prejudiciais para o negócio.

Para isso, preparamos o texto a seguir com o passo a passo para explicar como conseguir abrir uma franquia de roupas bem-sucedida. Acompanhe a leitura. 

Como conseguir uma franquia de roupas bem-sucedida?

Para saber como conseguir abrir uma franquia de roupas é preciso observar alguns pontos importantes. Assim, é possível ter uma ideia do momento ideal para escolher a marca ideal para o seu perfil.

Como não existe uma receita de bolo que aponte qual a melhor ou mais segura, é necessário que você consiga tomar essa decisão sozinho, mediante pesquisas e análises para comparar os modelos de negócio das redes.

Pesquise sobre o setor

Para saber como conseguir uma franquia de roupas, o passo inicial é fazer uma pesquisa sobre o setor e sobre as perspectivas para o futuro.

Ou seja, é essencial fazer uma análise bem minuciosa para conhecer as características das redes e, assim, começar a pesquisar pelas marcas que realmente possuem algum diferencial. 

A expectativa do setor de vestuário e acessórios é uma aos melhores. Mesmo diante da pandemia, o segmento vem sofrendo poucos abalos com relação a vendas ou expansão.

Segundo um levantamento feito pela consultoria de Inteligência de Mercado (IEMI), houve uma queda de 9% na intenção de compra dos consumidores. 

Porém, a expectativa é que o mercado consiga se recuperar rapidamente, tornando esse momento um dos melhores para fazer um investimento na área. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), a expectativa era um crescimento de 2,3% no mercado. 

Além disso, os dados dos últimos anos da instituição já apresentava bons resultados. Para ter uma ideia, o segmento é o segundo maior empregador e gerador de empregos do Brasil. Também vale destacar que o País conta com uma das cinco maiores semanas de moda do mundo.   

Por isso, nesse momento, é também importante você saber se é o mercado é, realmente, o setor em que você pretende investir o seu dinheiro. Por mais que o segmento possa parecer muito promissor, entrar em um empreendimento apenas pela promessa de lucro pode ser um tiro no pé.

Assim, se não houver desejo de fazer o negócio acontecer e prazer pela área, as chances de você fechar as portas podem ser maiores do que outros franqueados. Por isso, busque sempre por aquele empreendimento que faça seus olhos brilharem e sonhar com grandes conquistas. 

Encontre a marca que mais se encaixa ao seu perfil

abrir franquia de roupas
Definir qual o segmento que te atrai é um dos segredos de sucesso no desempenho de sua unidade

Após ter a certeza que esse é o empreendimento ideal para os seus sonhos e objetivos, a próxima etapa é fazer uma pesquisa para encontrar as marcas que melhor vão ajudar você nessa caminhada.

Nesse aspecto, é bom observar alguns pontos importantes. Mais uma vez, nem tudo que parece ser ideal é aconselhável. 

Ou seja, quando se trata de investimento é preciso considerar que nem sempre o mais barato ou mais atrativo é o projeto ideal para você. Em muitos casos, isso pode acabar gerando um prejuízo e acabar atrapalhando o seu sonho. Por isso, é muito importante que faça uma busca muito detalhada. 

Porém, para entender como conseguir uma franquia de roupas é preciso observar se você também possui o perfil ideal para trabalhar nesse segmento.

Lembre-se, falamos anteriormente que esse empreendimento deve fazer você sonhar e ter grandes perspectivas para o futuro. Assim, podemos dizer que o match ou combinação devem ser perfeitas.  

Qual o perfil ideal para investir em uma franquia de roupas bem-sucedida?

Antes de mais nada, para abrir uma franquia de roupas, é necessário ficar atento a algumas características que são de suma importância para o desenvolvimento do empreendimento.

Dessa forma, podemos separar esse tópico em dois pontos. O primeiro voltado para o contato com o público e o segundo para as habilidades de gestão do empreendimento.

Primeiro, é necessário que você tenha aptidão para lidar com as pessoas e conhecimento para ajudá-las a resolver qualquer problema.

Além disso, caso opte por trabalhar em um mercado mais predominado por mulheres, é necessário ficar atento a mais alguns pontos. Afinal, elas são mais antenadas com preços e tendem a entender mais sobre moda. 

Ainda dentro dessa primeira característica, está a necessidade do empresário atuar na linha de frente da sua unidade. Dessa forma, você consegue demonstrar para seus colaboradores as maneiras corretas de como tratar seus clientes, mesmo que eles já tenham passado por treinamentos. Ou seja, ser um exemplo para eles. 

A segunda etapa é voltada para a sua capacidade de gerir e administrar um negócio. Para abrir uma franquia de loja, seja de roupa ou não, é preciso ter conhecimentos sobre gastos e investimentos.

Afinal, sem isso é impossível fazer o empreendimento decolar. Junto com essa percepção financeira, é preciso pensar em seus funcionários. 

Segundo um levantamento realizado pela Right Management em 2018, colaboradores que são motivados no local de trabalho podem chegar a ser 50% mais produtivos que o normal.

Baseado nisso, mantenha-os sempre motivados para que alcancem grandes resultados. A gestão de pessoas precisa está muito bem casada com a financeira. 

Estude a reputação da rede

Com todas essas etapas cumpridas, estamos perto de finalizar a parte de pesquisas. Podemos dizer que essa é a última, os próximos passos dizem respeito colocar a mão na massa e estudar o empreendimento.

Estudar a reputação da marca para saber como conseguir abrir uma franquia de roupas é muito simples. Assim, após fazer a lista com as melhores marcas que encontrou para o seu perfil, é hora de conhecer como o público e outros franqueados enxergam a empresa. 

Esse pode ser o primeiro exemplo prático do “barato que sai caro”. Caso escolha uma franqueadora que não possui uma boa avaliação com o público, você inicia a sua loja precisando reverter uma imagem que já está desgastada. Outro detalhe importante é relacionada aos franqueados. 

Caso encontre franqueados da mesma marca que não estão satisfeitos e possuem diferentes reclamações, é importante descartar essa franquia como uma das opções. Afinal, mesmo que tenha uma boa colocação no mercado, o sistema de franchising funciona como uma via de mão dupla. 

Ou seja, é obrigação da franqueadora ensinar seus processos e auxiliar o franqueado no desenvolvimento da sua unidade. Caso isso não ocorra, se prepare para enfrentar desafios ao longo da trajetória como franqueado.

Toda essa pesquisa pode ser feita por sites de buscas ou rede sociais. Fique atento a como o público interage com a empresa. Um dica importante é olhar também no site “Reclame Aqui”. 

Nesse portal você encontrará análises de clientes e franqueados sobre a marca. Por fim, caso queira conversar com mais franqueados, é preciso receber a Circular de Oferta de Franquia (COF).

Falaremos sobre esse documento mais a frente, pois para recebê-lo é preciso passar por uma entrevista.  

Inicie a conversa com a marca

franquia de loja de roupas
Realizar o contato com a franqueia de seu interesse é iniciar o processo de franqueamento com a marca

Após passar por todo esse processo de pesquisa, chegou finalmente a hora de iniciar as negociações para conseguir uma franquia de roupas que se encaixe com seus planos e sonhos. Com a lista de todas as marcas que passaram no seu teste, entre em contato com a franqueadora. 

Essa aproximação é feita por meio dos sites das empresas. Para isso, existe um formulário que precisa ser preenchido e enviado. Não se preocupe, tudo é feito diretamente na página da própria franqueadora, sem a necessidade de download ou algo parecido. 

Dessa forma, a franqueadora entrará em contato com você para conhecer o seu perfil e ver se ele se encaixa com o que a rede entende ser o ideal para empreender na marca. Lembre-se, até chegar nesse ponto você conhece a empresa e todos os pontos que fizeram dela uma boa opção. 

Assim, nada mais justo do que a franqueadora também passar por esse procedimento e conhecer um pouco as suas ambições, sonhos, o motivo que está querendo abrir o negócio, o porquê de estar escolhendo a marca etc.

Com esses dados, a marca pode aprovar ou não o seu perfil. Caso seja selecionado, é hora de discutir as suas condições financeiras para entrar no investimento. 

Nesse ponto, a franqueadora irá apresentar os seus modelos de negócios e condições de pagamento para que consiga tirar o projeto do papel. Junto com essa etapa, será enviado a COF, que citamos no tópico anterior. 

Analise a Circular de Oferta de Franquia (COF)

A Circular de Oferta de Franquia (COF) é um documento responsável por conter as informações mais importantes para o futuro franqueado. Ou seja, ali você irá encontrar o histórico da marca, as pendências judiciais, valores de investimento, regras de concorrência etc. 

Um dos pontos que vai ajudar você a decidir se quer seguir ou não com essa franquia de roupas, é ter a possibilidade de conversar com outros franqueados. Existe uma sessão na COF que conta com as informações básicas de todos os atuais e ex franqueados dos últimos dois anos.

Com isso em mãos, aproveite para fazer uma visita na unidade mais próxima de você, ligue e converse com os outros empreendedores, tente arrancar coisas importantes para a sua tomada de decisão.

Não seja tímido, afinal, é o seu dinheiro que está em jogo e é preciso se cercar de todos os lados de que é algo positivo para você. 

Tenha calma para fazer esse levantamento. De acordo com a Lei de Franquias, esse documento só pode ser assinado após 10 dias do seu recebimento, justamente para evitar algum tipo de pressão por parte da franquia para que o negócio saia do papel o quanto antes. 

Dessa forma, caso tenha qualquer dúvida sobre os pontos apresentados na COF, converse com o seu advogado para conseguir esclarecê-los. Lembrando que caso seja assinado antes do prazo imposto pela norma, o contrato perde a validade e o investimento precisa ser suspenso. 

Despesas envolvidas na aquisição de uma franquia

despesas de uma franquia de loja de roupas
Todos os custos envolvidos na aquisição de uma franquia estarão constando na COF, esteja bem atento a essas informações

Outro ponto que é importante ficar atento na hora de iniciar a sua franquia, são as taxas praticadas pela franqueadora. Existem duas que podem ser pagas de uma vez e outras duas que são valores mensais. 

Veja abaixo quais são as principais taxas envolvidas na abertura e operação das franquias.

Taxa de Franquia

A taxa de franquia é o primeiro valor que você precisa quitar para tirar tornar o seu projeto em realidade. Essa quantia é importante para permitir que você tenha acesso a todo o know how e expertise da marca, além de poder utilizá-la comercialmente. Ainda faz parte dos benefícios os treinamentos e suportes oferecidos. 

Apesar desse valor precisar ser pago no ato de assinatura do contrato, etapa seguinte após a COF, algumas empresas permitem que ele seja parcelado em até 12x. Isso acaba tornando um atrativo a mais para os futuros franqueados. 

Capital de giro

O capital de giro é a quantia de dinheiro necessária para manter o seu empreendimento caminhando com as próprias pernas. Ou seja, nos primeiros meses, provavelmente você não terá ganhos os suficiente para quitar todas as despesas.

Afinal, é necessário ganhar espaço no mercado local ainda, por mais conhecida e bem vista que a marca seja pelo público. 

Assim, com esse valor em mãos, o empreendedor consegue manter a sua unidade por um período. Por isso, as empresas costumam exigir apenas um mês de capital de giro. Porém, caso queira algo mais seguro, o aconselhável é ter uma reserva equivalente a seis meses aproximadamente. 

Por fim, uma dica extra é: sempre alimente o capital de giro, mesmo após a sua unidade conseguir andar sozinha. Essa quantia será primordial para ajudar você a enfrentar possíveis eventualidades, recessões, despesas inesperadas etc. 

Estoque inicial

No caso de uma loja e roupas será preciso montar um estoque inicial de peças para iniciar o negócio. Por mais que o valor do estoque inicial não conste nas despesas iniciais da franquia, ele deve contar nas informações contidas na COF de acordo com a nova Lei de Franquia.

Esse valor é correspondente a quantidade necessária para formar o primeiro estoque da sua unidade. Garantindo, assim, mercadorias o suficiente até o próximo pedido de reposição do estoque.

Abertura de CNPJ

Por mais que algumas taxas sejam administrativas, elas possivelmente não estarão nas informações sobre os custos da aquisição da franquia. Isso porque alguns custos relativos a burocracias devem ser feitos pelo próprio franqueado.

Um deles é o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), que inclusive é essencial para a abertura do empreendimento. Ainda assim, as franqueadoras orientam o candidato no ato da necessidade da abertura, de tais documentos.

Taxa de Royalties e Propaganda

As taxas que vamos apresentar agora são referentes aos valores mensais que são cobrados para que você continue o seu negócio. O royalties, por exemplo, é responsável por manter os benefícios que você adquiriu ao quitar a taxa de franquia. 

Porém, é preciso ficar atento. Mesmo que escolha pagar a taxa de franquia parcelado, os royalties são cobrados já no primeiro mês. Enquanto isso, a taxa de propaganda ou publicidade é responsável por ajudar na estruturação de uma reserva voltada para as campanhas de marketing e divulgação de seus produtos. 

Lembrando que essa divulgação nunca será para apenas um franqueado mas, sim, para toda a rede de franquias de roupa.

Por fim, ambas as cobranças podem ser feitas em dois formatos: o primeiro é com base na porcentagem do seu faturamento bruto. Em contrapartida, existem as marcas que fazem a cobrança com um valor fixado em contrato. 

Comece sua operação

Após passar por todo esse processo, é hora de finalmente assinar o seu contrato e iniciar as operações da franquia de roupas. Antes de encerrar o passo a passo, fique atento ao local que escolheu para abrir a sua loja. 

Ou seja, observe a estrutura, localidade, se precisará de reforma, se o público tem uma boa visão da loja na rua e, principalmente, o valor do aluguel.

O aconselhável é que essa quantia não ultrapasse os 11% do seu faturamento bruto. Assim, você não acaba comprometendo o seus ganhos a ponto de gerar dificuldades financeiras. 

Para abrir a sua franquia, podem ser escolhidos diversos pontos de venda: shoppings, quiosques, contêineres e as tradicionais lojas de bairro. Fique atento para que esses gastos extras não sejam um empecilho para você começar suas operações. 

Separamos um infográfico com todos os passos para você entender como conseguir uma franquia de roupas. Confira.

Infográfico passo a passo para adquirir uma franquia

Quais as vantagens de abrir uma franquia de moda?

As redes de franquias são modelos de negócio semi-independentes. Ou seja, você tem a liberdade para gerir a sua unidades, desde que siga alguns requisitos impostos pela franqueadora. Esse é um dos fatores que fazem do sistema de franchising um dos mais seguros do Brasil. 

De acordo com o Sistema Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas, apenas 5% das unidades fecham as portas antes de completar dois anos.

Enquanto isso, a taxa de mortalidade dos empreendimento abertos do zero é 23% no mesmo período. Ou seja, a cada 100 empresas que são abertas, 23 encerram as atividades em até 24 meses.

Além disso, o mercado da moda tem uma característica bastante atrativa para os franqueados. Esse é um setor que está em constante mudança e possui uma alta volatilidade, afinal, suas coleções são moldadas pelas estações do anos. Sem contar que a rotatividade de clientes é algo que dificilmente será visto em outro segmento. 

Dificilmente encontramos perfis de pessoas que compram apenas em uma loja de roupa, geralmente são em várias e em diferentes momentos.

Por causa disso, em 2019 o segmento de moda e vestuário, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), faturou 5,7% a mais do que em 2018, se tornando o quinto ano seguido de crescimento. 

Como conseguir lucrar com uma franquia de roupas

Primeiramente, é preciso saber que antes mesmo de saber como lucrar, é importante administrar melhor os gastos com o negócio. Conforme mencionamos acima, entre as taxas de uma franquia de loja de roupas, existe a aquisição de estoque inicial.

Conhecendo melhor como deve funcionar esse processo, você terá maior controle sobre os custos e saberá como investir melhor as suas finanças. Esse é, na verdade, um dos principais segredos dos empreendedores, de acordo com os especialistas.

Saber como realizar uma boa gestão de estoque auxilia bastante na saúde financeira da franquia. Observando como anda o perfil do consumidor e tendo conhecimento sobre o mercado, você saberá vender exatamente aquilo que o seu cliente deseja.

Ao mesmo tempo, participar do gerenciamento e operação da franquia permite que você tenha um maior controle sobre a quantidade de peças que é vendida, tendo maior conhecimento sobre o que normalmente fica parado nas prateleiras.

Se esse for o caso, vale realizar aquelas famosas promoções para eliminar o que está parado e dar fluxo a novas peças e coleções que estão mais atrativas para os clientes no momento.

Opções de franquias de roupas que lucram no segmento

Com uma variedade grande de opções e subsegmentos, se torna difícil decidir em qual das opções de franquias de roupas iniciar o seu empreendimento.

Ainda mais se o objetivo for  já começar a lucrar no mercado. Porem, é preciso realizar uma escolha acertada a fim de alcançar, logo de início, um bom desempenho à frente do seu negócio.

Para auxiliar na sua busca de como conseguir uma franquia de roupas, apresentamos a seguir boas opções de redes para investimento. Continue a leitura para conhecer as marcas.

1. Mardelle

Para quem quer saber como conseguir uma franquia de roupas, a Mardelle é uma das principais opções. Fundada em Minas Gerais, a marca atua no mercado há 25 anos com vasta experiência em vendas e fabricação de peças íntimas.

Assim, garante aos franqueados transferência completa de know how, treinamentos e suportes para proporcionar sucesso às novas unidades.

Em relação aos produtos, é possível oferecer uma vasta variedade que atende a amplos públicos. A marca trabalha com as linhas feminina, masculina, noite, infantil, maternidade e Plus Size.

Nas opções de franquias, é possível investir em uma franquia de loja de rua ou de loja de shopping.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 135 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses

Para conhecer o guia completo da Mardelle, assista ao vídeo a seguir.

2. Lilica & Tigor

A rede de franquias da Lilica & Tigor é uma das referências em moda para crianças entre zero e 10 anos.

Especializada no público infantil, a marca garante uma variedade de produtos que tem como referência personagens que encantam as crianças. Os personagens são voltados para temas como esportes radicais, cinema, diversão em geral, música e games.

Além disso, a Lilica&Tigor faz parte do clube Marisol. As opções de franquias são de lojas ideais para serem instaladas em shoppings e centros comerciais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 330 mil
  • Faturamento médio mensal: não divulgado
  • Prazo de retorno: entre 18 e 36 meses

3. Container Concept

Com um conceito diferenciado de vendas, a rede de franquias Container Concept foi criada em 2008. As lojas buscam oferecer roupas nacionais e importadas voltadas para o público jovem.

Assim, com um formato atrativo e de baixo custo, proporciona economia e visibilidade para o empreendimento. É possível instalar os containers tanto em centros comerciais, quanto em ruas de bairro.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 209 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$70 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 36 meses

4. Toulon

A Toulon é uma marca que surgiu no Rio de janeiro. Com um estilo próprio voltado para a identidade da cidade, as roupas são voltados para o público masculino.

Assim, focada no público masculino de todas as idades, ela se tornou uma autoridade no segmento. A marca tem como foco a atualização das coleções e preços acessíveis.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 350 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses

5. Peça Rara 

As franquias Peça Rara atuam com um conceito diferenciado de brechó. Com o objetivo de fazer com que o segmento de moda fosse mais sustentável, a marca decidiu operar com o modelo de reutilização de peças de roupas. 

Assim, a empresa seleciona peças usadas pelos consumidores, compra e as revende na franquia. A rede trabalha com opções de franquia de loja de rua.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 250 mil
  • Faturamento médio: não informado
  • Prazo de retorno: entre 14 e 20 meses

6. M.Officer

Criada para buscar referências nas raízes brasileiras, a marca M.Officer é uma empresa que começou focada no público feminino. Suas campanhas publicitárias foram responsáveis por lançar talentos como Gisele Bundchen e Isabelli Fontana. 

Com o passar dos anos, a empresa incluiu vestuários masculinos em seu catálogo. A qualidade, estilo e o status da marca passaram a consolidá-la como uma das referências da moda nacional. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 350 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 120 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

Assim, o objetivo da sua expansão é abrir lojas em cidades com mais de 200 mil habitantes. O plano é ter lojas em centros comerciais nessas cidades.

7. Scala

Criada por uma das maiores indústrias têxteis da América Latina, a Scala veio para trazer mais conforto para o público feminino. Ela atua com apenas três linhas: underwear (roupas íntimas), peças básicas e shapewear (roupas que modelam o corpo).

Para investir na franquia, é preciso contar com uma loja de mínimo 50 m². As unidades podem ser instaladas em pontos comerciais na rua ou em shoppings.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 320 mil
  • Faturamento médio mensal: não divulgado
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

Como vimos, o importante na hora de escolher uma franquia de roupas não é apenas pensar na possibilidade de retorno financeiro. É preciso considerar a sua vontade e desejo de trabalhar com um empreendimento como esse. 

Gostou do nosso conteúdo sobre como conseguir uma franquia de roupas de forma segura e prática? Continue a leitura em nosso blog para aprender mais sobre esse mercado. Confira o post “Franquia de moda íntima: opções para investir

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Autor: Rodrigo Brito
10 de setembro de 2020

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