fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Como escolher franquia de seguro: dicas definitivas


Tem dúvidas de como escolher uma franquia de seguro para investimento? Então acompanhe, nesse texto, dicas definitivas de como empreender nesse mercado!

Não é à toa que as franquias de seguro conquistam um espaço importante no mercado brasileiro. Com seu alto potencial de serviços de proteção, existe um público muito amplo para alcançar com tais serviços.

Por se tratar de um negócio que exige baixo investimento e possibilita alta lucratividade, se você se empenhar, é possível ter ganhos bem  satisfatórios nesse segmento. A oportunidade pode atender empreendedores que têm um perfil mais administrativo e lidam bem com as opções de negócio.

Entre as oportunidades, é possível investir tanto em modelos mais flexíveis, como o home office, quanto em lojas físicas, que permite que os clientes possam ir até você. Veja mais abaixo!

Por que investir em franquia de seguros?

Você deve se perguntar porque investir justo em franquias e não em uma empresa nova. A resposta é simples: essa opção é mais segura diante das inconstâncias que existem nas atividades “autônomas”.

Para se ter uma ideia, a cada 100 franquias abertas, apenas cinco fecham as portas até o segundo ano de funcionamento. Ao contrário das empresas comuns, um número que chega a 23 a cada 100, pelos dados do Sebrae.

Uma das principais razões dessa diferença está na expertise das franquias, que é transmitida por um modelo já testado junto a outros franqueados e aos clientes.

Investimento seguro

Os investimentos em franquias de seguro possibilitam um estudo de tempo para analisar a possibilidade de retorno. Esse estudo é o que chamamos de prazo de retorno dos valores investidos na aquisição do negócio, na maioria deles o prazo esse prazo pode variar entre 12 a 30 meses.

Se as taxas de rentabilidade seguirem de acordo com o planejamento, é possível lucrar valores bem acima dos comercializados pelas carteiras de investimentos disponíveis em instituições financeiras do país, por isso é importante saber como escolher uma franquia de seguro.

É claro que existe uma grande diferença entre investimento financeiro para gerar lucro, do investimento financeiro para gerar renda. É preciso trabalhar e se dedicar para que os frutos do negócio alcancem a rentabilidade e o lucro desejado e possível. Logo vai perceber que investir em franquias de seguro vale a pena!

Mercado estável

O segmento de franquias é relativamente estável se compararmos com a economia do país que anda em constante instabilidade devido as intempéries.

Desde o seu surgimento o franchising sempre se manteve estável, um exemplo não muito distante foi o de 2017 quando o Brasil passou por uma grande dificuldade financeira relativa a crise econômica.

Mesmo assim o mercado chegou a alcançar a soma de R$ 163 bilhões com um crescimento de 8,1% em comparação com o ano anterior. As previsões de crescimento tem se mantido nos últimos anos. Os dados são da ABF.

Acompanhe no noss infográfico mais dados sobre o setor de seguros!

infográfico numeros ramo seguros

Vantagens e desvantagens de investir em uma franquia de seguro

Assim como em qualquer empreendimento, independente do formato existem vantagens e desvantagens, no setor de franquias não seria diferente.

Analisando as condições de uma rede que proporciona um suporte de serviços completo as desvantagens podem ser bem menores do que as supostas desvantagens, acompanhe.

Vantagens

 Investir em franquias é uma opção bem vantajosa para o empreendedor, principalmente para quem está iniciando o empreendimento e precisa de uma orientação adequada para colocar em prática os serviços.

Não é preciso ter experiência no ramo

Escolher um modelo de franquia de seguro permite que você tenha mais facilidade de desenvolver o trabalho, não é necessário que você tenha experiência ou que já tenha atuado na área anteriormente.

Nesse caso é importante apenas que você tenha afinidade com o ramo, goste de pesquisar e tenha vontade de crescer junto com o seu negócio. Claro que se tiver facilidade com o setor de vendas será um diferencial para colocar em prática o seu  desempenho produtivo.

Credibilidade da marca

Enquanto franqueado você usufrui do nome de uma marca já conhecida no mercado que permite maior segurança  para quem busca os serviços de uma corretora de seguros. Com um cadastro financeiro já conhecido no mercado o franqueado também pode se beneficiar de descontos, preços e prazos melhores junto as Seguradoras.

As vantagens competitivas de mercado são outro ponto positivo pois já foram testados e aprovados pela franqueadora no mercado.

Auxílio da franqueadora

O auxilio da franqueadora é bem importante nesse momento pois em uma rede própria a marca já passou por processos de fortalecimento após vários testes. Além disso o franqueado conta com um suporte de treinamento que visa fortalecer e zelar pelo nome da marca ao longo do franqueamento.

Em diversas etapas e setores uma equipe está atuando constantemente para planejar e avaliar condições de melhoramento continuo para as franquias da marca. Auxiliando em ações de marketing, escolha de ponto entre outros.

Plano de negócios

Em um empreendimento iniciado do zero muitas vezes o empreendedor não dispões de conhecimento tempo ou habilidade para prever inconstâncias políticas e econômicas que possam interferir no negócio.

Nas franquias o franqueado tem a possibilidade de contar com um plano de negócios que permite a prevenção de situações como essa com menores riscos de atingir o lado financeiro do negócio.

Treinamento e aperfeiçoamento

Dentro de uma franquia existe um sistema de treinamentos para os franqueados para prepara-los antes mesmo de iniciar os negócios.

Dessa  forma alinhar os conhecimentos provenientes do negócio e nivelar informações entre gestores e colaboradores, quando houver. Os treinamentos podem ser feitos de forma presencial e on- line por meio de plataformas digitais disponibilizados pela franqueadora.

Desvantagens

Existem também algumas desvantagens ao escolher por uma franquia de seguro, nesse caso fique atento e analise se as vantagens compensam as desvantagens. Normalmente estão relacionadas as regras do modelo de investimento mas não interferem de forma agressiva no seu trabalho. Veja.

Controle

No sistema de franquias existe um controle constante e permanente com auditortias que visam identificar possíveis impedimentos na execução das obrigações do franqueado que possam afetar no desenvolvimento da franquia. 

Existe nesse processo de auditoria um controle do financeiro e contabel e também nas operações afim de orientar para a melhor gestão do negócio.

Localização

Por mais que você tenha um ponto fixo que considere ideal para implantar o empreendimento é possível que a franqueadora por meio de uma análise de viabilidade não permita a instalação do negócio naquele local. Essa impossibilidade tem a ver com a definição de um ponto que atenda a necessidade do negócio.

Como escolher uma franquia de seguro?

Existem franquias de seguro que conquistam investidores interessados no ramo devido ao baixo investimento das opções de negócio.

Entre as opções existe o modelo home Office que pode ser operado de qualquer local apenas com o uso de um computador e uma internet de qualidade e o ponto físico que seria uma sala ou loja de atendimento.

Esse tipo de negócio alcança cada vez mais espaço entre os empreendedores, com seus produtos de alto potencial de vendas é possível ter uma alta lucratividade.

As atividades realizada pelo franqueado são a prospecção e venda de  seguros pela rede de franquias.

Se o franqueado tiver uma boa comunicação e bom relacionamento entre os franqueados é possível trabalhar sozinho. Dessa forma permite maiores ganhos já que não terá que dividir as despesas e também os lucros.

Um outro ponto positivo e que chama a atenção dos investidores é o bom desempenho do mercado de seguros. Informações divulgadas pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNSeg), só em 2017 o mercado de seguros movimentou o equivalente a 428,9 bilhões.

Ainda existe um publico que está disponível para a aquisição de serviços de seguros que ainda não se conscientizou da importância desse tipo de proteção, com a variedade de serviços para o segurado é possível proteger todo tipo de patrimônio tanto pessoais como empresariais.

Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que o setor de franquias de serviços e outros negócios, que abriga as franquias de seguros, teve o segundo com maior crescimento em faturamento no terceiro trimestre do ano de 2018.

O aumento de 10,3%, as redes do segmento de seguros chegaram a faturar mais de 6,6 bilhões de reais, comparando com o mesmo período em 2017.

Escolhendo sua franquia de seguros

homem de negócios ao telefone - frqnauia de seguros
O momento da escolhe é importante para o candidato a franqueado por isso deve ser bem definido

Com a variedade de serviços oferecidos existe também uma infinidade de opções de franquias de seguro para analisar. Nesse aspecto a dica que damos é que seja um modelo de fácil gestão e com o maior numero de opção de serviços.

A escolha deve ser feita não somente pelo valor inicial de investimento baixo mas a análise deve ser relacionada com melhor custo-benefício. Assim como deve ser feito em outros segmentos de franquias, o candidato também deve se atentar ao suporte e ao treinamento ofertado pela franqueadora

Um suporte adequado e completo que auxilie o franqueado em todos os processos é de extrema importância levando em consideração que essa é a soma de todos os benefícios de uma franquia.

Fazer essa pesquisa com outros franqueados é de suma importância pois somente quem passou pelo mesmo processo será capaz de dizer como está sendo a experiência e como foi o processo de aquisição.

Buscar uma opção de corretora de seguros que ofereça as melhores soluções familiares e pessoais. Além disso, escolha por redes que diversificam as opções, oferecendo outros produtos e serviços, como consórcios, crédito e financiamento.

Como me tornar um franqueado de seguros

Para se tornar um franqueado do setor de seguros é necessário seguir um passo a passo. Abaixo listamos o processo definitivo para que você abra a sua franquia de corretora de seguros sem medo.

1. Faça contato com a franqueadora

Após avaliar as franquias do seu interesse e escolher em qual franquia de seguro investir é necessário entrar em contato com a franqueadora pelo site da marca.

Basta acessar o site da empresa franqueadora e preencher um formulário com dados pessoais, logo em seguida aguardar o contato da empresa para dar seguimento no processo.

2. Fique atento aos documentos

Assim que é feito o contato e identificado o interesse pelo negócio a empresa envia a Circular de Oferta de Franquia (COF). Nesse momento é hora de você estudar bem o documentos e suas premissas e informações sobre taxas, regras e serviços. Com ele em mãos será decisiva a sua escolha pelo negócio

Você terá 10 dias no mínimo para analisar o documento, aproveite esse tempo e peça ajuda de um advogado se tiver qualquer dúvida sobre o documento.

Como a COF é um documento muito importante nesse processo trouxemos neste vídeo todas as informações que você precisa saber sobre ela. Assista!

3. Seja sincero no ato da entrevista

Seja sincero sobre sua real condição de investimento e de interesse. As franqueadoras realizam várias etapas de avaliação justamente para saber do seu potencial de investimento, tanto financeiro quanto pessoal.

A conversa com a franqueadora também serve para tirar dúvidas e verificar se o negócio é mesmo o que você deseja. Juntos, você e a marca de franquia poderão chegar a um acordo vantajoso para ambos.

4. Escolha o modelo de negócio

Avalie o tipo de negócio que mais tem a ver com o seu ideal e objetivo, a franquia home Office e mais flexível e você pode atuar em qualquer local, já a loja física exige espaço físico e tem maior potencial de clientes.

5. Registre o CNPJ da sua empresa

É preciso registrar a empresa na junta comercial da sua cidade. Por se tratar de uma franquia você vai usar o nome da marca e o nome fantasia porem o registro comercial é independente e deve representar você.

6. Aproveite momento do treinamento

franquia de seguro treinamento de pessoas
O treinamento oferecido pela rede é imprescindível e deve ser bem aproveitado pelo franqueado

É oferecido um treinamento oficial para que o profissional que vai atuar com os serviços de corretagem esteja alinhado com o perfil de franqueados da marca. Para se preparar e fazer o seu melhor, invista o tempo e absorva tudo que for possível quanto aos treinamentos e qualificações.

Opções de franquias de corretoras de seguros

Conhecendo mais sobre o mercado de seguros, as opções de negócios e como ingressar nesse ramo fica mais fácil tomar a decisão, mas para auxilia-lo de forma definitiva trouxemos ainda, algumas opções de franquias para que seu ideal saia definitivamente do papel.

Quisto Corretora de Seguros

Desde 2012, a Quisto Corretora de Seguros atua no ramo de Corretoras de Seguros com uma infinidade de opções de serviços aos que desejam segurar seus bens tanto de pessoa física quanto de pessoa jurídica. A rede trabalha com produtos das principais seguradoras do Brasil com mais de 90 opções de seguros.

Com uma vasta experiência a Quisto faz parte do setor de franquias desde 2018 oferecendo ao franqueado a possibilidade de trabalhar em opção de home hoffice e em loja física.

Com um sistema de trabalho bem simplificado é possível obter altos ganhos por meio de software interno e a parceria entre as melhores Seguradoras do país.Além de oferecer um treinamento de ponta e suporte em áreas como marketing,apoio jurídico, implantação de loja entre outros.

Veja a seguir o investimento necessário para abrir uma franquia Quisto Corretora de Seguros.

Investimento total: R$ 17,6 mil a R$ 30,6 mil
Taxa de franquia: R$ 15 mil
Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
Prazo de retorno: de 3 a 12 meses

Assista todas as vantagens da Quisto neste vídeo!

Tudo Bem Seguros

A Tudo Bem Seguros é uma rede especializada em seguros que oferece aos clientes inúmeros tipos de seguros com condições comerciais atrativas e competitivas junto ao mercado de Seguradoras.

A rede oferece opção aos franqueados de home Office o coworking ( apenas para residentes em São Paulo) e também as unidades de loja física.

Para se tornar um franqueado da marca é preciso desembolsar um valor inicial de R$ 23 mil.

Giz Franchising

A Giz franchising é um modelo de franquia que oferece serviços imobiliários e também funciona como Corretora de Seguros.

A rede disponibiliza aos clientes serviços como aluguel e venda de imóveis e outras opções de seguros como o de residencial, aliando e agre3gando as opções de serviços aos clientes.

Para se tornar um franqueado da marca é possível com valor inicial de R$ 65 mil.

Agora que você já sabe como escolher uma franquia de seguro, está inserido nas opções de franquias, já pode abrir uma franquia de seguros ! Mas se ainda assim, quiser saber mais um pouco sobre elas antes de investir pode acessar o material gratuito que preparamos para você neste e-book! Confira!

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Autor: Denise Melo
17 de abril de 2020

Ficou interessado em alguma franquia?

Preencha o formulário e fale com um consultor das nossas marcas.

Matérias relacionadas:

male stamina pills|diet pills that reduce appetite|Cape Town Cbd Flats For Sale