fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Como escolher uma franquia para abrir: passo a passo


A sua dúvida é como escolher uma franquia para abrir? Não se preocupe, neste conteúdo vamos mostrar o passo a passo que todo empreendedor deve seguir para iniciar o franqueamento sem erro. Veja.

Empreender tem se tornado a alternativa mais viável para os empreendedores que sonham em abrir o próprio negócio. É também uma estratégia para quem está saindo de empregos formais e deseja trilhar uma nova trajetória profissional.

O franchising é uma das opções de investimento mais seguras. Isso porque, o empreendedor encontra um plano de negócio, que guiará todo o trabalho de gerenciamento e operação da franquia.

Além disso, o franqueado recebe suporte e treinamento completos das franqueadoras, para que os resultados sejam atingidos no modelo de negócio escolhido pelo empreendedor.

Assim, por meio da transferência de know how, há maiores chances de sucesso da franquia. Por isso, é essencial seguir todos os treinamentos e padronizações repassados pela rede.

Neste texto, você saberá como abrir uma franquia e se tornar dono de um negócio próprio. Acompanhe.

Como escolher uma franquia para abrir?

como escolher uma franquia para abrir
As etapas para escolher a abertura de sua franquia auxiliam na definição de um negócio coerente com o seu objetivo

É fundamental compreender que as franquias são negócios muito mais atrativos e seguros, principalmente para os empreendedores de primeira viagem.

Assim, você seguirá mais confiante e focado no que é mais importante no negócio: os resultados. Ou seja, com treinamentos e suportes constantes oferecidos pela franqueadora, fica bem mais fácil focar em atendimentos de qualidade e no faturamento da franquia.

Segundo a Associação Brasileira de franchising (ABF), as franquias são negócios mais seguros e têm a menor taxa de mortalidade entre as empresas. Devido à sua capacidade de planejamento, maturidade e estruturação dos modelos de negócio.

1.Escolha a franquia

O primeiro passo a ser dado ao decidir que você investirá em franquia, é escolher o mercado e o tipo de negócio que você pretende atuar.

Uma dica: escolha os setores que você mais se imagina trabalhando. Avalie todas as opções, as formas de atuação das redes nos mercados e faça um balanço entre as que estão mais alinhadas ao seu perfil.

Assim que definir, entre em contato com as empresas e pesquise os pontos positivos e negativos do negócio, visite as lojas e perceba o funcionamento do atendimento, vire cliente.

Uma das maneiras de entender a qualidade dos atendimentos e dos produtos e/ou serviços oferecidos pela rede, é virando cliente. Assim, você saberá como os consumidores são tratados e conhecerá a opinão deles.

Não é possível reconhecer a capacidade de um empreendimento não passando por essa avaliação de campo. Por isso, aproveite a oportunidade e converse com outros franqueados, conheça a estrutura do negócio e o retorno dos franqueados que já passaram pela mesma busca que você.

Assim, você terá referências se a franqueadora é mesmo uma boa opção para investir e se cumpre com o que é prometido no contrato.

Do mesmo modo, previna-se conversando também com os clientes sobre o retorno deles sobre o serviço ou produto prestado pela franquia.

Assim, se tomar essas atitudes logo no início, terá muitas chances de optar por uma escolha bem definida.

2. Entre em contato com a marca franqueadora

Assim que você escolher a franquia que pretende abrir, é chagada a hora de realizar o contato com a empresa.

Esse contato inicial é realizado no site da franqueadora. Lá estarão todas as informações sobre a marca e o formulário de contato que você deve cadastrar seus dados.

Posteriomente, será realizado um contato da franqueadora a fim de conhecer melhor o seu perfil, suas intenções e planos com o negócio. Assim, também serão avaliadas as suas condições financeiras de ingresso na franquia.

Seja sincero nesse momento pois a franqueadora quer saber se você tem o perfil de empreendedor ideal.

Isso porque, alguns empreendedores acreditam que apostar em franquias é um investimento fácil e que os retornos são automativos. Pelo contrário, requer trabalho e comprometimento como qualquer outro modelo de negócio.

Sendo assim, tire todas as suas dúvidas e esclareça todas as informações que sentir necessidade. Essa é a sua oportunidade de investigar mais a fundo sobre a rede. 

3. Analise a Circular de Oferta de Franquia (COF) e o contrato

leitura da COF
Estudar a COF é essencial nesse processo de escolha, por isso, leia sempre com atenção

Após a conversa com franqueadora, a rede informará se o seu perfil foi aprovado. Se positivo, você receberá a Circular de Oferta de Franquia (COF).

 A COF é o documento que esclarece ao candidato todos os detalhes relevantes sobre a empresa, como faturamento, histórico, investimento inicial para abertura da unidade, entre outros dados que vão te auxiliar na escolha por uma franquia.

Por isso, esse documento deve ser analisado com bastante cuidado. Vale a pena, inclusive, consultar um advogado para estudar toda a documentação e verificar se todos os aspectos estão dentro das previsões da  Lei de Franquias.

Entre essas informações, devem constar detalhes sobre o suporte oferecido pela franqueadora, treinamentos, padronizações, direitos e deveres de ambas as partes, entre outros.

Assim, com as informações da COF estudadas é hora de assinar o contrato de franquia. É também necessário estudar o contrato e só assiná-lo se você estiver de acordo com todas as informações que constam em ambos documentos.

4. Crie o seu próprio plano de negócios

No sistema de franquias, existe uma característica bem positiva que é a implantação do plano de negócios – aquele planejamento que mencionamos brevemente no início desse conteúdo. Esse é um plano criado para que você coloque em prática todos os passos essenciais para que a franquia comece a apresentar resultados.

Ao mesmo tempo, é aconselhável você estruturar seu próprio plano de negócios, com metas pessoais e profissionais. Claro, o planejamento não pode fugir das regras e padronizações informadas pela rede.

É possível criar o seu plano de negócio e complementar o da franquia para que você atue de forma mais ativa no seu negócio.

Conheça as estratégias de como criar um bom plano de negócios no infográfico abaixo.

infografico plano de negocios

5. Analise seu orçamento

Abrir uma franquia implica investir não apenas o capital necessário para adquirir o negócio. Uma franquia requer pagamentos de taxas de manutenção, essenciais para a saúde financeira do negócio.

Por isso, você deve se atentar sobre a importância desses valores e do cumprimento dos pagamentos para manter o equilíbrio financeiro da franqueadora e do seu negócio.

Sendo assim, avalie suas condições financeiras e programe-se para que tudo flua naturalmente no seu negócio. Veja a seguir as que comumente são cobradas pela franqueadora.

  • Taxa de franquia: para que você tenha o direito de fazer parte da rede de franqueados;
  • Taxa de royalties: valor pago periodicamente pelo franqueado para que ele tenha o direito de usar os recursos da marca;
  • Fundo de propaganda/marketing: montante destinado à promoção da marca e dos produtos;
  • Taxa de compras: é cobrada devido ao uso da estrutura de compras;
  • Taxa de serviço: valores que cobrem a realização de serviços extras.

6. Defina sua localização

Escolher um bom ponto comercial é tarefa fundamental no processo de abertura de sua franquia. Afinal, o ponto deve ser bem localizado e com bom fluxo de pessoas.

Por isso, é essencial busca por locais estratégicos. Além de ter boa atratividade de consumidores, a localidade deve estar próxima de outros pontos que são compatíveis com o interesse do seu negócio.

Por exemplo, se você abre uma corretora de seguros, é interessante estar próximo de um banco, onde o seu cliente já pode atualizar um pagamento; ou de um cartório, caso precise registrar algum documento, por exemplo.

Mas não se preocupe, as franquias estão preparadas para ajudá-lo nessa etapa. Você sugere o local do seu interesse e a franqueadora, no momento da análise do ponto, verifica se ele está de acordo com o objetivo da sua franquia.

Assim, é possível contar com um estudo de geomarketing que auxilia na identificação do público e concorrentes, o que auxilia no estudo da localização.

Vale lembrar que essa opção será necessária apenas se o seu ponto for físico. No caso de uma franquia home office ,não há necessidade de escolher o ponto comercial, já que o franqueado atua de dentro de casa, sendo necessário apenas um computador e acesso à internet.

7. Participe dos treinamentos da franquia

treinamento on-line como escolher uma franquia para abrir
Participar de todos os treinamentos é se preparar para uma atuação eficiente.

Todos os franqueados recebem treinamentos, em que são oferecidos capacitações em todas as áreas que envolvem a franquia: gerenciamento, operação, atendimento ao cliente, vendas, entre outros processos.

Nesse momento, aproveite bem todas as informações para agregar conhecimento sobre o seu negócio.

Esses treinamentos normalmente são oferecidos em plataformas on-line, específicas da franqueadora. É também comum que a rede ofereça capacitação presencial, que pode ser realizada na unidade franqueada ou na matriz da marca.

8. Faça o marketing de inauguração

Depois de abrir a franquia, o franqueado poderá chamar atenção dos clientes demonstrando sua presença na região. Esse ponto é bastante importante e você deve criar uma abertura agradável, convidando os clientes para conhecer o seu espaço e serviços.

Assim, terá oportunidade de ter um primeiro contato com os consumidores. Por isso, use e abuse da internet e das mídias sociais, faça promoções, divulgue todos os diferenciais da unidade.

Em todo esse processo, você receberá suporte da franqueadora para estruturar as melhores estratégias de divulgação da unidade.

Depois dessas dicas, você estará preparado para iniciar o seu negócio com mais confiança e segurança. Depois do passo a passo, é a hora de conhecer algumas opções de franquias baratas para investir.

Autor: Denise Melo
2 de agosto de 2020

Ficou interessado em alguma franquia?

Preencha o formulário e fale com um consultor das nossas marcas.

Matérias relacionadas:

Male Enhancement Pills That Work At Costco||Grover Beach Medical Benefits Of Cannabis Oil