fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Processo seletivo de uma franquia: como funciona?


Para se tornar um franqueado, não basta ao empreendedor dispor do capital necessário para o investimento inicial. Antes, ele precisa saber com o funciona o processo seletivo de uma franquia, que serve para que a franqueadora possa analisar o investidor e perceber se ele será um bom parceiro ou não para a marca.

Essa análise inicial serve para que a franqueadora consiga selecionar bons parceiros que possam agregar valor a sua marca.Isso porque um franqueado pouco alinhado com as expectativas da empresa pode ser ruim para o futuro do negócio.

Se o processo seletivo de uma franquia não for bem feito, a franqueadora corre o risco de não contar com empreendedores suficientemente dedicados para aprender as particularidades do negócio. Isso pode gerar atritos entre as partes e alta rotatividade entre os franqueados.

Como as franquias contribuem para economia?

O Brasil conta atualmente com mais de 12 milhões de desempregados, com o aumento do desemprego e as inconstâncias econômicas muitas pessoas que já tinham o desejo de empreender buscam por alternativas mais seguras de investimento como as franquias.

Elas estão na mira de muitos empreendedores que possuem capital para investir e buscam uma fonte de renda para suprir a falta de ocupação no mercado de trabalho. São os chamados de investidores por necessidade.

Além do mais as franquias auxiliam a economia do país criando postos de trabalho para o setor e diminuindo o índice de desemprego. Foram criados só no ano de 2019, 1,342 milhão de postos de trabalho formais em um trimestre, um aumento de 4%.

Foi graças ao franchising que no fim do ano de 2019, 56 milhões de pessoas conseguiram recolocação de trabalho, é uma alternativa que abrange vários setores da economia. As informações são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Esse processo favorece todos os lados, tanto para o investidor que busca uma estabilidade maior, sendo dono do próprio negócio, conhecidos como investidores por necessidade quanto para a roda da economia que faz com que esses novos investidores procurem por mão de obra para atuar nas franquias.

No entanto, em um primeiro momento, o empreendedor deve analisar que a franquia é um bom negócio para ele.

Quais os tipos de franquias

Existem dois tipos de franquias que o empreendedor pode optar por investir. As franquias ou microfranquias. A diferença entre elas é o valor de investimento.

Uma microfranquia por exemplo tem valores até R$ 90 mil porem com potencial de ganhos significativos, outro ponto é que o prazo de retorno desse tipo de franquia varia entre 12 a 24 meses que é relativamente baixo.

O empreendedor que busca por esse modelo normalmente é aquele que tem pouco capital para injetar no negócio e quer começar de forma pequena para experimentar ou até mesmo para ter maior segurança no futuro.

Outro aspecto do tipo de candidato que busca pela microfranquia é o desejo por uma flexibilidade de trabalho maior, já que muitas das microfranquias operam em modelo de home Office.

O home Office permite maior flexibilidade já que não exige um horário fixo e pode ser administrado de qualquer lugar,de casa ou de outro ambiente que o franqueado se sentir mais a vontade.

Como não há exigência de um espaço físico os custos são bem menores como já mencionado antes.

A loja física já é um investimento maior que exige montagem de maquinários, estrutura de loja com mais espaço e dependendo do tipo do negócio um valor mais alto. A composição do espaço que deve seguir um padrão da rede, como lojas de roupas, franquias voltadas para o ramo de alimentação, por exemplo

Quais são os segmentos das franquias?

processo seletivo de várias franquias
No setor do franchising existem 11 segmentos diferentes com inúmeras opções de negócios

O franchising é bem amplo e possui em seus diversos segmentos 11 opções que estão subdivididas entre elas.

Para o empreendedor que deseja investir em franquias  terá muitas opções caso já não possua em mente uma que seja ideal e converse com o seu perfil de trabalho.

Dentre elas estão o segmento de alimentação que segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF) é o maior segmento no Brasil e ocupa o topo da posição em maior faturamento, com  R$ 45,8 bilhões só no ano de 2018.

Ainda segundo a Associação o segmento de entretenimento e lazer foi o que mais cresceu no ano de 2018 com 12,7% no faturamento em comparação ao ano anterior.

Como o segmento é bem amplo tem uma variedade grande de subsetores como os de festas, eventos, jogos, entre outros.

O segundo no ranking de segmentos que mais cresceram foi o de hotelaria e Turismo que obteve um faturamento de 12,3%. A ABF reforça que o segmento teve resultado positivo devido a demanda de oferta por canais digitais como internet pelos atendimentos on-line das franquias de turismo.

Muitos usuários preferem a comodidade desse tipo de atendimento ao ter que comparecer pessoalmente nas agências para pesquisar pacotes.

Como participar do processo seletivo de uma franquia?

O Sebrae sugere três primeiros passos antes de embarcar na jornada do empreendedorismo. Primeiro, fazer uma autoavaliação para descobrir se o potencial empresário tem mesmo características para empreender.

Em seguida, é preciso realizar uma avaliação de mercado, ou seja, uma análise de consumidores, concorrentes e fornecedores. Após as duas etapas, é hora de fazer contas e ver a disponibilidade de capital para manter o negócio funcionando.

Agora, entra em cena a avaliação feita pela franqueadora. E, dentro deste contexto de investidores por necessidade, o processo seletivo de uma franquia está cada vez mais criterioso.

De modo geral, essa avaliação considera aspectos técnicos, observa se o empreendedor possui capacidade para a gestão de um negócio, além, é claro, analisa a disponibilidade financeira do candidato.

Essa capacidade não se resume apenas ao investimento inicial. Depois disso, cabe à franqueadora definir o candidato que melhor se alinhe às suas expectativas.

Acompanhe à seguir os passo a passo para participar do processo seletivo de uma franquia e se tornar um franqueado.

Etapas para o franqueamento

Para se tornar um franqueado é preciso passar pelo crivo do processo seletivo de uma franquia, conforme já mencionado neste texto esse processo é importante para alinhar o interesse e a capacidade do investidor.

Estude com calma o passo a passo que trouxemos neste tópico.

Ficha cadastral

Inicialmente, as franquias costumam disponibilizar aos candidatos uma ficha cadastral na internet e também em feiras de empreendedorismo, que ocorrem em todo o Brasil durante o ano.

Esse contato inicial é importante para que a rede conheça o candidato e possa fazer uma primeira triagem. Neste momento, as perguntas podem ser voltadas para saber objetivamente quais são as expectativas do candidato em relação à franquia.

O investidor pode ser perguntado sobre quantas horas pretende dedicar ao negócio, qual a disponibilidade de capital, sobre as experiências anteriores em empreendimentos, além de dados pessoais.

De posse das respostas, dependendo do perfil que a franquia busca em seus parceiros, alguns candidatos já estarão eliminados. Por exemplo, há franquias que exigem do empreendedor dedicação exclusiva. Por sua vez, outras marcas, principalmente as franquias de home office, permitem ao franqueado uma dedicação menor.

Neste contato inicial, a franquia busca também empreendedores que possuem expectativas parecidas com as da empresa. O investidor não pode esperar um ganho de 30% ao mês sendo que a franqueadora oferece ganhos de 10% a 15%.

Essa incompatibilidade de expectativas pode gerar atrito entre as duas partes ou mostrar que aquele investidor não está preparado para se tornar um franqueado daquela rede.

Reunião de apresentação

seleção de franquias processo seletivo
A reunião de apresentação é a oportunidade de expressar os reais interesses pelo negócio

Ao mesmo tempo que está sendo avaliada a ficha inicial, pode haver também uma reunião para apresentação da franquia. Ela pode ser pela internet ou pessoalmente.

Neste momento, o empreendedor poderá imergir nos conceitos da rede, conhecer melhor o trabalho e o setor de atividade. Após estes dois contatos iniciais, a franquia já terá maior conhecimento do candidato e  se as intenções dele estão de acordo com as oportunidades que a franqueadora oferece.

Entrevistas

A próxima etapa do processo seletivo de uma franquia costuma ser a entrevista com os candidatos. Nela, a franqueadora utiliza, inclusive, testes comportamentais que traçam o perfil psicológico do candidato de maneira precisa. Além disso, mais informações sobre o candidato são solicitadas, como origem do capital a ser investido.

As franquias, para estas entrevistas, costumam já ter um modelo otimizado para poupar tempo. Isso porque, em muitos casos, as duas partes estão em cidades diferentes.

Obviamente, que o franqueador deve estar atento para detalhes que precisam ser elucidados nesta etapa e que não pairem dúvidas sobre as expectativas e as realidades de ambas as partes.

Alinhamento das expectativas

Após tantas etapas no processo seletivo de uma franquia, a rede já tem definido o perfil do candidato. Tendo chegado à conclusão de que aquele candidato se alinha com as suas expectativas, é o momento de colocar na mesa o que espera de um franqueado.

Orientações de como é a operação no dia a dia, quais são as regras que devem ser respeitadas e que tipo de comportamento o novo parceiro deverá adotar.

Os detalhes importantes relativos à franquia devem ser revelados ao candidato, principalmente com relação aos aspectos financeiros da rede, como rentabilidade, faturamento médio.

Nesse momento é disponibilizada a Circular de Oferta da Franquia (COF) para os interessados, documento que reúne todas as informação da franquia. Esse é o primeiro passo antes de assinar o contrato definitivo e deve ser bem estudado.

Quer saber todas as informações que cercam a COF? Assista o vídeo a seguir.

Identificação com o negócio

Neste estágio do processo, as partes já estão bem mais próximas. É a hora de saber do candidato se ele se enxerga na franquia, se as informações que lhe foram passadas estão dentro de suas expectativas e de seu perfil.

O futuro franqueado, por sua vez, não deve ficar deslumbrado com as informações vindas das franqueadoras. Ele precisa ir a campo, conversar com outros franqueados da rede, ver com seus próprios olhos o apoio que a franqueadora oferece e as vantagens competitivas da marca.

Com tantas informações trocadas entre as partes, o empreendedor precisa se identificar com o negócio também. Vale ressaltar que o tamanho da afinidade com o setor de atuação do empreendimento pode variar, tendo em vista o tamanho da franquia, o investimento feito e o direcionamento que a franquia quer dar a seus novos franqueados.

Todos esses passos dados até aqui podem variar no tamanho, na complexidade, pois os critérios para admissão de novos investidores não são os mesmos entre as franquias, sendo algumas mais criteriosas, outras menos.

Test drive

Por fim, o test drive. Trata-se de uma oportunidade oferecida por muitas franquias, principalmente aquelas que não são home office e que necessitam de um investimento inicial maior, para que o candidato conheça seu futuro trabalho na prática.

Com tantas incertezas que podem estar passando pela cabeça do candidato sobre investir ou não na franquia, o test drive pode ser a melhor maneira de reforçar a decisão do empreendedor, conquistá-lo ao mostrar o funcionamento do dia a dia de uma franquia.

Se o candidato tem muitas dúvidas ou então não possui tanta experiência, é importante que ele possa passar pelo teste para sentir o mercado e ter certeza que o negócio em que está investindo é realmente o que ele imaginou.

Do ponto de vista da franquia, essa etapa também é importante para fazer a última avaliação do investidor, diagnosticar de uma maneira mais completa o perfil mais próximo do ideal da rede. Esse teste não costuma durar mais do que cinco dias, não sendo também presente em todas as franquias.

Quando possui essa etapa, o candidato atua como se fosse o gerente, participando de todo o processo da franquia, sentindo na pele todo o trabalho. Deve ser o primeiro a chegar e o último a sair, para poder ter certeza de sua aptidão e vontade para o negócio.

Opções de franquias para investir

Após saber mais sobre o processo seletivo para abrir uma franquia e antes mesmo de se tornar um  empreendedor franqueado  é preciso ter estudado bem os modelos de negócios disponíveis no franchising.

Com tantas opções o melhor caminho é mesmo pesquisar bem aquele que mais identificação sobre o seu potencial de investidor e com maior afinidade para atuação.

Para te ajudar um pouco mais trouxemos aqui algumas opções de franquias e modelos para analise. Veja!

Encontre Sua Viagem

Por sua vez, a rede de franquias Encontre Sua Viagem é especializada em turismo e disponibiliza aos clientes passagens, hospedagens e demais serviços para destinos nacionais e internacionais. Fundada em 2011, já são mais de 500 unidades franqueadas em operação em todo o Brasil.

A franquia também oferece modelo home Office  para os investidores que desejam atuar com mais liberdade. Com investimento a partir de R$ 12 mil é possível se tornar um franqueado da Encontre Sua Viagem. Veja abaixo.

Na opção de loja física os valores diferem, sendo R$ 45.600 mil.

Modelo Home Office

Investimento total: R$ 11.990
Taxa de franquia: R$ 9.990,00
Royalties: R$ 250/ mês
Faturamento médio: R$ 50 mil
Prazo de retorno: 3 a 12 meses

Quer saber mais informações sobre a franquia Encontre Sua Viagem? Veja no vídeo abaixo.

Spa Express

A Franquia Spa Express é um franquia especialista em serviços de estética e cuidados

com a pele em domicilio. O modelo de negócio disponibiliza aquele mesmo atendimento realizado nas clinicas de estética porém no conforto de sua casa. Com mais de 25 anos no mercado a franquia a rede prepara profissionais competentes para atuar em suas franquias.

Para se tornar um franqueado o valor inicial é de R$ 49 mil.

Quisto Corretora de Seguros

Fundada em 2011, a Quisto é uma rede de corretoras de seguros que vende os mais variados produtos: seguros de vida, de veículos, de viagem, saúde, empresarial, entre outros. Além da loja física, a marca oferece a possibilidade de o franqueado trabalhar de casa. Para tanto, é necessário um investimento de 11,9 mil reais e prazo de retorno relativamente curto: de três a 12 meses.

Modelo Home Office

Investimento total: R$ 17.600
Taxa de franquia: R$ 15 mil
Royalties: R$ 200/ mês
Faturamento médio: R$ 50 mil/ mês
Prazo de retorno: 3 a 12 meses

No modelo de loja física o valor de investimento total é de R$ 30.600. Saiba tudo sobre a Quisto Corretora de Seguros neste vídeo!

Cartório Brasil

A franquia  Cartório Brasil opera como pioneira em soluções de assessoria de documentos para escritórios de contabilidade, imobiliárias, bancos, comércios, empresas, entre outros.

O seu diferencial é um sistema único que permite a identificação de documentos á partir do ano de 1800 tanto no Brasil quanto no exterior, além dos serviços de retirada completa de documentação estrangeira.

Para se tornar um franqueado da rede Cartório Brasil é possível investindo um valor inicial de R$ 45 mil.

Com todas as informações que trouxemos nesse conteúdo além das opções de modelos de negócios, esperamos ter auxiliado no seu conhecimento sobre o ramo.

Mas se ainda assim quiser saber mais a respeito do franchising acesse esse material que trouxemos especialmente para você que está buscando saber mais sobre esse ambiente cheio de oportunidades. Fique a vontade para navegar em nosso site.

Autor: Denise Melo
20 de outubro de 2017

Ficou interessado em alguma franquia?

Preencha o formulário e fale com um consultor das nossas marcas.

Matérias relacionadas:

Best Rated Male Enhancement 2019|Will Expired Diet Pills Hurt You|cbdmedic muscle and joint cream