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Como funciona o sistema de franquias? Entenda aqui!


Entender como funciona o sistema de franquias não é uma tarefa muito fácil para quem está começando a investir e deseja empreender em algum segmento. Porém, isso pode ser facilmente explicado. 

As franquias é uma forma de negócio que ganhou espaço inicialmente nos Estados Unidos. Com o passar dos anos, ganhou outros países e se tornou um modelo de negócio mais seguro de investir do que começar uma empresa do zero. 

O Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) aponta que apenas 5% dos empresários fecham suas unidades antes de completar dois anos. Enquanto empresas normais, quase um quarto não chega a fechar esse período. 

Para explicar melhor o que é e como funciona o sistema de franquias, preparamos o texto a seguir. Acompanhe!

Como funciona o sistema de franquias?

O sistema de franquias funciona como um modelo de negócio que visa criar uma relação entre uma marca e investidor. baseado em uma semi-independência.

Ou seja, o empreendedor tem a autonomia para administrar sua unidade desde que respeite as diretrizes e orientações da empresa. Essa é uma regra comum para todos os contratos firmados. 

Afinal de contas, você está recebendo o direito de explorar e comercializar produtos ou serviços ligados a uma marca já conhecida e respeitada no mercado. Qualquer ponto fora da curva pode resultar em prejuízos para toda uma rede.

Dessa forma, fica a cargo da empresa oferecer todo o suporte e treinamento necessário para que o empresário consiga alcançar os objetivos traçados no acordo. Esse auxílio pode ser feito tanto por plataformas de ensino on-line, quanto in loco. 

Toda essa ajuda está inclusa nas taxas que devem ser pagas ao firmar contrato e todo mês. São elas que garantem ao investidor o compartilhamento de todo o know how que transformou a marca em um empreendimento de sucesso. 

As normas e obrigações que devem ser cumpridos por ambas as partes, estão presentes na norma conhecida com Lei de Franquias. Vale ressaltar que o Brasil é um dos poucos países que possui uma legislação específica para a área.

Conheça a Lei de Franquias

homem apresentando as normas de acordo com a lei de franquias
A Lei de Franquias surgiu após empresários sugerirem regras para deixar o negócio mais transparente

A Lei de Franquias é uma norma que surgiu em 1994 com o objetivo de regularizar e deixar mais claro as obrigações da marca e do investidor.

Por causa de alguns erros que aconteciam devido a mal entendidos e artigos que possibilitavam uma interpretação dúbia das obrigações, houve a necessidade de atualizar a norma no final de 2019.

Isso foi importante para evitar que empresários entrassem na justiça por acreditar que existia algum tipo de vínculo trabalhista ou uma relação que se encaixava no Código de Defesa do Consumidor.  

Na nova legislação, estão as regras que vão orientar a criação da Circular de Oferta de Franquia (COF) — veremos a seguir sobre o que ela significa, o contrato que irá reger o acordo e o qual o tipo de vínculo é instaurado entre as duas partes. 

Quais termos são utilizados no franchising?

Até aqui, evitamos abordar alguns termos para deixar a explicação mais fácil. Porém, agora vamos apontar quais as nomenclaturas mais comuns que você vai ouvir, ou ler, dentro do universo de franchising para entender melhor como funciona o sistema de franquias.

Franqueado e franqueador

O franqueado é a pessoa física ou jurídica que adquire uma unidade de franquia. Ou seja, após o pagamento da taxa de franquia, ele recebe o direito de explorar comercialmente a marca da empresa. Mas sempre com a obrigação de seguir as regras impostas por ela. 

Como você deve imaginar, o franqueador é o detentor da marca que irá ser usada pelo franqueado. 

Ele é a pessoa jurídica que detém o direito sobre a patente do seu negócio. Além disso, é de sua responsabilidade compartilhar seu modelo de negócio e know how com os membros da sua rede de franquias. 

Taxa de franquia

Taxa de Franquia é o primeiro valor que deve ser quitado. Ele é pago na assinatura do contrato e garante ao empresário o direito de utilizar a marca, além do acesso ao suporte, treinamento e auxílio jurídico ofertado pela empresa.

Com essa obrigação quitada, o franqueado começa a capacitar seus colaboradores e a estruturar sua unidade. Sempre obedecendo os padrões de imagens impostas pelo franqueador. 

Taxa de Royalties

Enquanto a taxa de franquia permite que o investidor passe a comercializar um produto ou serviço da marca, a taxa de royalties é o que mantém esse direito. Ela é paga mensalmente e pode ser cobrada de duas formas.

É um valor fixo e sem reajustes determinado em contrato ou de acordo com um percentual do faturamento bruto da unidade.

O tipo de cobrança varia de acordo com o tipo de franquia for aberta. Ou seja, uma loja física geralmente tem os royalties com base na sua performance financeira.

Além disso, ela também é responsável pela manutenção do suporte, treinamento e auxílio jurídico. Entenda melhor no vídeo a seguir!

Fundo de Propaganda

O fundo de propaganda (ou taxa de marketing) é uma despesa mensal que tem como objetivo ajudar a marca a investir em campanhas e ações publicitárias. 

Ou seja, a franqueadora recolhe a quantia que também pode ser fixa ou percentual, assim como os royalties, e investe na propagação da marca de forma geral.

Isso evita que o franqueado perca tempo criando e desenvolvendo as próprias estratégias de divulgação, podendo concentrar suas forças e esforços na administração e gestão do empreendimento. 

Caso queira fazer alguma propaganda individual, o investidor precisa comunicar e ter autorização da marca para soltá-la ao grande público. 

A imagem de uma empresa é muito importante e demorou tempo para ser construída, por isso é importante que haja esse controle. 

Circular de Oferta de Franquia(COF)

A Circular de Oferta de Franquia (COF) é um documento que deve ser criado pela franqueadora e conter as seguintes informações:

  • Dados sobre a franqueadora, como CNPJ e endereço da sede;
  • Histórico da marca;
  • Balanço e demonstrações financeiras;
  • Pendências judiciais;
  • Relação de franqueados;
  • Franqueados ativos e que se desligaram nos últimos 24 meses;
  • Equipe da franqueadora;
  • Informações sobre o mercado;
  • Descrição do negócio;
  • Características dos modelos de negócio da marca de franquia;
  • Perfil desejado do franqueado;
  • Estimativa de investimento pelo franqueado, com descrição das taxas cobradas;
  • Estimativa de ganhos financeiros;
  • Regras sobre território (se haverá exclusividade ou não de atuação por um franqueado em determinada área);
  • Lista de fornecedores para atuação na franquia;
  • Lista de apoios prestados pela franqueadora;
  • Situação do franqueado após o término ou rescisão do contrato de franquia.

É graças a esse documento, que o franqueado tem acesso a suas obrigações e o que ele pode esperar do negócio que estar prestes a fechar. 

A análise da Circular é muito importante, por isso é aconselhável a consulta de um advogado para checar as informações pertinentes a ele.

De acordo com a Lei de Franquias, que abordamos mais acima, a COF só pode ser assinada após 10 dias do seu recebimento. 

Por mais que ainda não seja o contrato definitivo, ela garante que o empresário estudou o documento e teve tempo suficiente para se inteirar sobre o negócio. 

Para saber mais sobre a Circular de Oferta de Franquia, veja o vídeo a seguir! 

Como negociar com uma franquia

Uma das principais características para entender como funciona o sistema de franquias está relacionado a negociação do contrato final. Como vimos, esse modelo de negócio depende de uma padronização para que ele possa funcionar da melhor forma possível. 

Dessa forma, por causa dessa característica principal, não é possível negociar nenhum ponto determinado no negócio. Ou seja, os valores, direitos, maneira de cobrança e outras questões são mantidas inalteráveis para que todos os franqueados tenham as mesmas condições no geral. 

Caso você encontre alguma marca que trabalha dessa forma, é importante que desconfie para que não entre em um empreendimento sem muitas chances de sucesso. Imagina que você é dono de uma empresa e decide expandir sua área de atuação por meio das franquias. 

Você está colocando todo o know how e reconhecimento da sua marca sob os cuidados de um terceiro. Assim, a melhor maneira de manter controle sobre essa questão é definir padrões que devem ser mantidos para não colocar o seu negócio em risco. 

Se isso não acontecer, seja cada um tratado de uma maneira diferente, certamente não irá conseguir manter a empresa dentro do plano de desenvolvido estabelecido. Além disso, dentro dessas condições você precisa gastar com treinamentos e suporte, o que demanda um custo. 

Com um retorno desregulado, certamente alguns franqueados serão mais prejudicados que outros. Esse exemplo é só o básico do que pode acontecer caso encontre uma marca que aceite negociar os termos do contrato. 

Porém, nada está perdido e é possível encontrar uma maneira para conseguir aliviar um pouco a taxa de franquia, a principal despesa na hora de se tornar franqueado. Muitas franqueadoras oferecem a possibilidade de parcelar esse valor em um período reduzido.  

Como conseguir melhores condições de pagamento para franquias?

O parcelamento da taxa de franquia é a possibilidade que você encontra de quitar a primeira parte do investimento. Assim, você consegue colocar essa despesa dentro das despesas do seu negócio. Com o passar do tempo, com o próprio fluxo de caixa é possível resolver a pendência. 

Porém, caso você queira um valor mais diluído a melhor opção é procurando um financiamento específico para franqueados. No Brasil, existem diversos bancos que oferecem condições especiais para quem deseja abrir uma franquia. 

Partindo para essa possibilidade, você consegue juntar o dinheiro necessário para pagar as primeiras taxas e parcelar por mais meses que as marcas podem oferecer. O cuidado mais importante aqui é não pegar crédito igual ao valor total do empreendimento. 

Essa é uma prática que pode acabar colocando em risco a sua unidade e, em vez de ajudar você, será o primeiro passo para o fechamento da sua franquia.

A orientação é pegar apenas 50% do valor, assim os riscos de se embananar com os juros será bem reduzido e você não compromete a saúde financeira do seu negócio. 

Por fim, a outra dica pode ser a busca por um sócio. Existem algumas maneiras de sociedade e que serão importantes para a abertura da sua franquia, por exemplo.

Você pode optar pelos sócios que apenas investem dinheiro e vão buscar o retorno do dinheiro, ou aquele que irá ajudar você na gestão e administração do negócio. 

A partir dessas ações, você consegue encontrar algumas maneiras para aliviar o valor do investimento inicial. E basta você fazer um bom controle financeiro para conseguir não se complicar diante da nova dívida. 

Descubra como fazer o controle financeiro para abrir uma franquia

O controle financeiro é uma das principais orientações para quem está buscando entender como funciona o sistema de franquias.

Essa prática, sendo feita mensalmente mesmos em assuntos particulares, oferece ao empresário a capacidade de conhecer melhor como está a saúde do seu empreendimento. 

Se não possui a prática de conhecer o caminho do seu dinheiro, é importante que mude isso. Muitas pessoas, por “medo” de olhar para a conta do banco, acabam entrando em dívidas maiores do que é capaz de quitar, ou tomam susto ao pensar que têm tudo controlado de cabeça. 

Existem diversas planilhas na internet que ajudam nessa tarefa de controle financeiro. O ideal é conseguir mapear todos os seus gastos a partir dos ganhos. Assim, será possível observar quais os seus gastos não essenciais e que podem ser reduzidos. 

Com essa pequena prática já é possível observar uma melhora relativa nas suas contas no final do mês. Em seguida, para aprimorar esse ponto, você pode negociar novos valores com televisão, internet e telefone. Todas as operadoras possuem condições mais atrativas que o seu modelo atual. 

Só de fazer esse controle, você irá perder o receio de controlar o seu dinheiro e observar que é possível sim economizar no final do mês. Como resultado dessa prática continua, a tendência é que a sua franquia também tenha bons resultados. 

Essa quantia que sobrar da sua gestão, pode ser investida em melhorias na sua unidade para tornar o seu negócio ainda mais referência na região. Inclusive, essa é uma função exclusiva de sua responsabilidade. Administrativamente, as franqueadoras não obrigavam você a seguir um padrão. 

Vantagens de abrir uma franquia

Para que compreenda melhor como funciona o sistema de franquia de seguro, moda, automotiva entre outras, você viu conheceu o modelo de negócio e suas características.

Por fim, precisamos apontar apenas as vantagens de apostar nesses sistema em vez de um empreendimento próprio. 

Abrir uma empresa do zero requer muito cuidado por parte dos empresários. É preciso passar por todo o processo de abertura de um negócio sem uma perspectiva comprovada de sucesso do empreendimento, por exemplo. 

No caso das franquias, você tem outras pessoas para se inspirar e ver que é possível crescer com trabalho e seguindo as orientações da marca. O que não acontece necessariamente quando opta por uma empresa sua. 

Além disso, é preciso se preocupar com o modelo de negócio, plano de expansão, busca por pontos comerciais etc. Todas essas questões exigem bastante tempo e acabam atrasando a vida do empresário, que não terá como se dedicar apenas ao desenvolvimento do negócio. 

Esses pontos não acontecem quando olhamos para as franquias. Nesse modelo, a franqueadora fez todos os testes necessários para consolidar o seu plano de negócio. Foram diversos testes, modificações e aplicações diferentes que resultaram no avanço da rede. 

Com isso, basta apenas que você, como empreendedor, foque na gestão do seu negócio. As franquias também ajudam a encontrar o melhor ponto comercial. Todas esses auxílios fazem que o negócio seja rentável logo no primeiro mês de operação.

Quais são os dados do mercado de franquias?

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias vem em constante crescimento nos últimos cinco anos. 

O levantamento feito sobre o mercado de 2019, identificou um crescimento de quase 26% no faturamento das unidades dentro desse período.

Além disso, foi identificado um aumento de 4,7% na quantidade de unidades no País em comparação com 2018. 

O que marcou o segundo maior avanço desde 2015, muito ocasionado pelo segundo ano consecutivo de aumento no número de empresas aderindo ao modelo de negócio.

Outro fator importante de observar é o aumento dos empregos gerados pelas franquias. Em 2019 foram mais de 1,3 milhões de novas vagas. Crescimento de quase 13% se compararmos com o ano de 2015. 

Os formatos de franquias

Uma das coisas que mostram como realmente funciona o sistema de franquias no Brasil, são os tipos de unidades que podem ser abertas pelo franqueado. Nem todas as marcas oferecem essas soluções, existem aquelas que optam por um modelo apenas. 

Essa diversidade acontece para que uma marca não fique presa apenas a um tipo de empreendedor. Assim, ela possibilita criar diferentes planos de negócio que irão permitir que qualquer pessoa possa se tornar um franqueado.

Com base nessa estratégia, diversas empresas tem crescido ainda mais no mercado. E se engana que essa é uma possibilidade apenas para as pequenas e médias franquias. As grandes franqueadoras do mercado já oferecem modelos diferenciados para se manter ainda mais no topo.

Lojas Físicas

As lojas físicas são os ambientes que vemos em ruas comerciais ou shoppings, por exemplo. É, talvez, o meio mais antigo de ofertar produtos ou serviços. 

Sua maior vantagem de adotar esse tipo de unidade é a possibilidade de utilizar as vitrines para expor o que tem dentro da loja.

Uma das marcas que utilizam essa forma de comercialização é a Mardelle. Uma marca de roupa íntima que está presente em grandes shoppings e é considerada referência no segmento. Veja mais sobre ela no vídeo a seguir!

Quiosques

Os quiosques são aqueles espaços menores que geralmente vemos nos corredores de centros comerciais. O formato é muito utilizado por grandes marcas, afinal é uma forma mais barata e rentável de negociar seus produtos.  

Geralmente, encontramos esse modelo em diversos segmentos seja ele para comercialização de sorvetes até vestuário.

Além de ser um bom demostrativo de como será gerir uma loja física, os quiosques são fáceis de serem modificados de local. Assim, o franqueado tem maior liberdade para encontrar um ponto melhor para ele.

A principal vantagem é ter um investimento mais baixo que as lojas, além do baixo aluguel, ela permite um número inferior de funcionários. É uma ótima opção para quem está começando, caso a marca possua essa opção. 

Containers

Os containers são um modelo muito utilizado por restaurantes ou lojas de vestuário. Eles possuem um bom espaço e demandam um custo menor para ser instalado e sua manutenção é mais simples.

Porém, um dos pontos negativos que mais afastam investidores desse tipo de unidade, é o seu espaço reduzido que acaba limitando o acesso das pessoas. 

Home based

Para saber como funcionam as franquias home based ou home office é simples. Aqui, o franqueado faz todo o trabalho dentro da sua própria casa, sem a necessidade de gastar com manutenção, aluguéis, estruturação da loja, contratação de pessoal e etc. 

A grande vantagem desse modelo, além de trabalhar com mais conforto, é a possibilidade do investidor ir até o seu cliente e oferecer o produto ou serviço de forma mais prática e ágil. 

A maior franquia de limpeza automotiva do Brasil, a Acquazero, é uma das empresas que oferecem esse modelo de negócio para seus franqueado. Descubra as vantagens no vídeo a seguir!

Como vimos ao longo do texto, o mundo das franquias não é algo tão complexo quanto parece. Apesar das regras que devem ser cumpridas, o modelo permite que o empresário tenha uma boa rentabilidade. 

Além disso, fica mais fácil para ele medir o valor do seu investimento. Uma vez que ele receberá todas as informações financeiras antes de fechar o contrato. Nada será de surpresa, como acontece quando se opta por um empreendimento do zero. 

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Autor: Rodrigo Brito
22 de setembro de 2020

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