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Como funcionam as franquias de depilação


Independentemente de crises econômicas, atuar no mercado da beleza sempre é uma boa opção de investimento. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising, houve um aumento de 9,4% do faturamento do setor de esportes, saúde, beleza e lazer, entre o 2º trimestre de 2016 para o 2º trimestre de 2017, consolidando o setor como um bom nicho para investir. Dentro desse cenário, aparecem as franquias de depilação.

Se o faturamento do setor cresceu de 6,441 bilhões de reais para 7,048 bilhões, o número de unidades diminuiu 2,3% no mesmo período. Em linhas gerais, isso significa uma maior concentração dos serviços.

No entanto, o empreendedor deve observar que o os consumidores estão cada vez mais exigentes, fazendo com que o mercado se profissionalize e aperfeiçoe os modelos de negócios. No Brasil, o segmento ainda é muito pulverizado. De um lado, estão os grandes salões que reúnem serviço premium em um ambiente de alta classe com preços valorizados. De outro, surgem os espaços segmentados, como as esmalterias e as lojas de escovação dos fios, que priorizam um serviço eficiente, com a relação entre preço e tempo.

Há ainda os salões que adotam o posicionamento de ‘boutique’, em que a qualidade da experiência e o atendimento por múltiplos profissionais são os diferenciais. Esse modelo de negócio soma serviços de ‘spa’, ‘nailbar’, cabelo e maquiagem em um atendimento personalizado com produtos de alto valor agregado e profissionais que atuam não apenas na execução direta dos serviços, mas em uma consultoria de beleza.

Franquias de depilação oferecem diferentes métodos

Cada vez mais, homens e mulheres se preocupam com a aparência. Aqui, a depilação apresenta-se como um aspecto muito importante nesse contexto. Pelos, de maneira geral, são incômodos e indesejados. Ao mesmo tempo, os métodos de depilação são doloridos e chatos. Ceras são doloridas, lâminas podem machucar a pele. Para piorar a situação, os pelos não demoram a voltar.

Os principais fatores que determinam a quantidade e o ritmo de crescimento dos pelos são a herança genética e o equilíbrio hormonal. Outros fatores, como os raciais, também podem interferir: descendentes de árabes e portugueses, por exemplo, costumam ter mais pelos que de alemães.

No entanto, a tarefa de eliminar os pelos está ficando cada vez mais fácil. Métodos modernos garantem bons resultados com muitas vantagens em relação aos convencionais. Das ceras tradicionais às clínicas e centros especializados em aparelhos de última geração, são várias opções para todos os gostos e, principalmente, bolsos. Os métodos mais utilizados na depilação são classificados em depilação temporária e depilação definitiva.

A depilação temporária utiliza os seguintes recursos: aparelhos eletrônicos, cera quente, cera fria, cremes depilatórios, depilação com linha e depilação roll-on. Por sua vez, a depilação definitiva utiliza os seguintes tipos: laser e luz pulsada.

Durante muito tempo, o mercado de serviço de depilação foi restrito ao público feminino, porém, a vaidade masculina tem alterado os conceitos vigentes. Hoje, homens também valorizam a estética e os cuidados pessoais para a manutenção do corpo, cabelos e pele saudável.

Cuidados para abrir uma franquia de depilação

Os investimentos em franquias de estética podem variar muito, mas são empreendimentos que não saem de moda e sofrem pouco com as variações da economia. Dentro deste cenário, as microfranquias, redes de franquias que contam com investimento inicial de até 80 mil reais, se apresentam como uma opção para aqueles que desejam ter seu negócio próprio, mas não possuem tanto capital disponível.

Mas, antes de investir em uma franquia de depilação, o empreendedor precisa escolher bem a localização do empreendimento. Uma franquia de serviço de depilação deverá estar instalada nas proximidades do local de residência do público-alvo, ou em locais de grande fluxo de pessoas, como shoppings centers. Em geral, elas precisam ter acesso fácil para veículos.

Por outro lado, na hora de escolher o ponto comercial, o investidor também deve levar em consideração o custo. Um aluguel mais caro torna a margem de ganho menor. É preciso observar que melhor ponto não é necessariamente aquele que proporcionará o maior faturamento, e sim aquele que trará o melhor lucro.

Em relação aos profissionais, o empreendedor deve ser bem criterioso para selecionar seus funcionários. Atualmente, a demanda por profissionais contratados por meio de contratos de parceria está aumentando consideravelmente. Estes contratados devem ser homologados pelos sindicatos laboral e patronal. Colaboradores bem preparados são um grande diferencial no mercado para atrair novos clientes e fidelizar os antigos.

Normalmente, as franquias de depilação dão algum suporte para o franqueado, como cursos de aperfeiçoamento e atualização. O atendimento personalizado e qualificado é um item que merece a maior atenção do franqueado, visando a manutenção e fidelização da clientela. Investir constantemente no aperfeiçoamento dos colaboradores/parceiros através de cursos, palestras, workshops que são oferecidos no mercado, ou em atividades de desenvolvimento realizadas na própria empresa, deve ser preocupação permanente do empreendedor.

Produtos e serviços das franquias de depilação

Além do pessoal especializado e qualificado para a prestação de serviços de depilação, a matéria-prima utilizada deve ser criteriosamente consultada, sendo proibido o uso de produtos vencidos ou sem autorização da ANVISA por questões de ordem sanitárias. Nesse sentido, o franqueado deve negociar apenas com os fornecedores indicados pela franquia e, claro, estar sempre atento aos produtos que disponibiliza para seus clientes.

Em serviços de depilação, os produtos usados podem fazer toda a diferença, uma vez que alguns evitam alergias e trazem mais conforto ao cliente. Tratam-se, portanto, de um diferencial entre os serviços disponibilizados no mercado.

São os mais diversos métodos que estão disponíveis no mercado. Tem a depilação temporária, que é feita por meio de aparelhos eletrônicos e é indicada para a região das pernas. Ela permite a remoção dos pelos desde a raiz, e também pode ser feita com cera.

Existe, também, a possibilidade de a depilação ser realizada com a utilização de cremes depilatórios. No entanto, vale frisar que esse método não deve ser aplicado como forma de tratamento contínua para a remoção dos pelos, pois os componentes da sua fórmula agem superficialmente a ponto de torná-los ásperos. Outro método que pode ser utilizado é a depilação com linha. É o método mais solicitado nos salões e nas clínicas de estética, por se mostrar uma maneira menos dolorida. Isso sem falar que ele garante a a remoção de cerca de 95% dos pelos, oferece maior durabilidade e mantém um toque aveludado da pele.

A melhor solução para depilação existente no mercado é a depilação a laser. O laser transformou-se em alternativa eficiente para quem quer distância das lâminas, aparelhos de depilação de uso diário e das ceras. O método elimina até 70% dos pelos.

Franquia SUAV: boa opção de investimento

O empreendedor deve ter em mente que agregar valor significa ampliar a satisfação do cliente e, por consequência, o tíquete médio da empresa. Para tanto, é possível chegar a esse objetivo por meio da oferta de serviços auxiliares e pela qualidade do atendimento.

Seguindo essa linha de raciocínio, a franquia SUAV, recém lançada no mercado de franchising, oferece três tipos de serviço em um só lugar: depilação, esmalteria e sobrancelhas. Criada em 2010, a rede está em busca de franqueados que queiram investir no setor de beleza e estética. A proposta da marca é um serviço de depilação express, sem necessidade de hora marcada.

A franquia já conta com três unidades próprias e outras duas franqueadas. A meta, segundo a própria rede, é alcançar 500 unidades em cinco anos. O foco é marcar presença em cidades com mais de 50 mil habitantes, principalmente nas capitais dos estados. No mix de serviços oferecidos, a empresa trabalha com técnicas próprias e produtos exclusivos, que não concorrem com outros salões de beleza.

Como toda franquia, a SUAV possui um padrão de atendimento que deve ser mantido pelos franqueados. Para que isso ocorra, a franqueadora disponibiliza treinamentos para os empreendedores. Em um primeiro momento, o franqueado recebe ensinamentos sobre gestão, marketing, atendimento, compras, além de conhecer um pouco melhor sobre a marca, fazendo visitas nas unidades ativas da franquia. Em um segundo momento, o treinamento se estende para todos os funcionários da nova unidade.

Para se tornar um franqueado da SUAV, é preciso um espaço de pelo menos 80 metros quadrados e um investimento inicial a partir de 127,8 mil reais, incluindo a taxa de franquia de 35 mil reais e royalties de 1,5 mil reais. Com um faturamento médio estimado de 70 mil reais, o empreendedor consegue o retorno do capital em 24 a 36 meses de operação.

Investimento total: R$ 127,8 mil
Taxa de franquia: R$ 35 mil
Royalties: R$ 1,5 mil
Faturamento médio: R$ 70 mil
Prazo de retorno: 24 a 36 meses

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