fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Tudo sobre como investir seu dinheiro em franquias e ter retorno rápido


Para investir em uma franquia e ter retorno rápido, uma das coisas mais importantes é saber o que você quer em curto, médio e longo prazo. 

Com base nesse levantamento, será mais fácil identificar as melhores soluções para o seu futuro como empreendedor. Esse planejamento, alinhado com a escolha de uma boa franqueadora, é capaz de trazer grandes resultados já nos primeiros meses. 

Isso só é possível para aqueles que optam por franquias. Afinal, dificilmente alguém que opta por iniciar uma empresa do zero terá o mesmo sucesso de uma maneira tão rápida.

Preparamos o texto a seguir para mostrar um pouco sobre como funciona esse modelo de negócio. Assim como dicas para conseguir escolher a melhor franqueadora e, como consequência, obter um ótimo retorno financeiro. Acompanhe a leitura.  

Vale a pena investir em franquias?

Para quem deseja saber como investir dinheiro em uma franquia, é preciso seguir um passo a passo cuidadoso. Ele vai evitar que você perca dinheiro com o empreendimento. Principalmente se for “marinheiro de primeira viagem”, um empreendedor iniciante.

As franquias funcionam como uma “cópia” de uma marca que já possui reconhecimento no mercado. Essa marca deseja expandir a sua área de atuação. Ou seja, para alcançar novos clientes, ela autoriza empresários terceiros a comercializar seus produtos e serviços. 

Em troca, ela deve oferecer treinamentos e suportes para garantir que todo o know how e expertise será transmitido da melhor maneira possível. Dessa forma, o futuro franqueado entra no mercado sabendo todo o caminho que deverá seguir, minimizando os riscos e aumentando as possibilidades de ganho.  

Além das atividades, o empresário deve seguir o plano de negócio e os padrões da marca a risca. Afinal, essa é uma maneira de garantir que a sua unidade não irá destoar do reconhecimento que a marca demorou anos para conseguir.

É graças a esse acompanhamento que as franquias se tornam uma boa aposta para investir. Como possui essas normas, vindas de uma empresa que conhece o mercado e seu público, as chances de conseguir sucesso já nos primeiros meses são bem maiores do que em um empreendimento aberto do zero. 

Mesmo que pareça algo “engessado”, as franquias são reconhecidas como um negócio “semi-independente”. Isso significa que, mesmo com todas as regras e obrigações, a parte administrativa e gestão de pessoal é exclusiva do franqueado. 

Por causa disso, para conseguir ter uma boa rentabilidade, é importante que o “casamento” entre empresário e franqueadora seja perfeito.

A seguir, preparamos um vídeo para explicar de forma mais completa como funciona o modelo de franquia. Confira.

Investir em franquias é mais seguro em longo prazo

Por causa do modelo de mão dupla, onde ambas as partes se ajudam a conseguir bons resultados, as franquias podem ser consideradas um dos formatos de investimento mais seguros que existem.

Certamente, existem diversos outros fatores que contribuem para um cenário tão animador. Porém, a gestão colaborativa é, sem dúvida, uma das principais. Afinal, é dessa forma que ambas as partes conseguem pensar no futuro do empreendimento e se prepararem para os problemas que podem surgir. 

Para se ter uma ideia, segundo um levantamento feito pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apenas cinco em cada 100 unidades de franquias fecham as portas em até dois anos. Um número muito menor se comparado aos 23% dos empreendimentos iniciados do zero que fecham as portas no mesmo período. 

Se aumentarmos esse período observado para 10 anos, a diferença é ainda maior. Apenas 15% dos franqueados encerram suas atividades. Enquanto que esse número passa para 75% para os empreendedores que arriscam abrir um negócio por conta própria. 

Além disso, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o número de franquias no Brasil tem aumentado em diversos segmentos. Não apenas na quantidade de unidades, mas também em marcas apostando nesse sistema. 

Apenas em 2019, no último levantamento geral, o faturamento desse formato de negócio foi maior que R$ 186 bilhões. Foi o 5º ano seguido com bons resultados, mesmo tendo sofrido uma pequena queda de franqueadoras disponíveis em 2017. 

Para quem deseja obter um bom retorno financeiro, alguns setores têm apresentado resultados exponenciais. São eles: Casa e Construção; Comunicação, Informática e Eletrônicos; Serviços e outros negócios; e Serviços Educacionais. 

Mas é importante destacar que, para ter sucesso em um empreendimento como as franquias, assim como em qualquer tipo de empresa, é preciso conhecer a área e ter vontade de trabalhar nela. 

Cuidados na hora de abrir uma franquia

Existem alguns cuidados que são interessantes para que o seu investimento na franquia seja algo realmente atrativo e com bons resultados.

São fatores que vão transformar a sua jornada em algo mais fácil de ser vencido. Para isso, é preciso bastante conhecimento pessoal e pesquisas. Veja a seguir.

Identificação com o mercado

Primeiramente, como apontamos anteriormente no texto, é importante que você tenha o mínimo de identificação com o setor que está interessado em investir. O maior problema na hora de abrir um negócio é apostar em uma área que não lhe motiva. 

Se colocar o seu dinheiro em um segmento apenas por causa do retorno financeiro que ele pode entregar, se prepare para enfrentar desafios maiores do que está esperando. Se não houver amor por aquilo que faz, todas as manhãs, ir trabalhar será um fardo. 

Inclusive porque, muitos empreendedores buscam no mercado uma maneira de mudar de vida e fazer o que realmente gosta. Se isso não acontecer, você não terá a mudança tão sonhada e ainda corre o risco de perder dinheiro. 

Dessa forma, faça a sua escolha por amor à área. Se não gosta de dar aulas ou nunca se viu nessa função, não há porque apostar no segmento, por exemplo. Esse é o primeiro passo para quem deseja aprender a como começar a investir em uma franquia e ter um bom retorno. 

Conheça o seu perfil de empreendedor

Como investir: mulher mostrando felicidade com seu negócio
Para ter sucesso na sua jornada, é importante conhecer o seu perfil de empreendedor.

A próxima dica está diretamente ligada à anterior. Ela é muito importante para quem deseja abrir uma franquia: conheça o seu perfil de empreendedor.

Existem pessoas que são melhores com negócios ligados à venda, enquanto outras se interessam mais por áreas administrativas, por exemplo. 

Fazer essa autoavaliação pode te ajudar a identificar qual o seu perfil e os negócios que combinam com ele. O Sebrae possui uma lista com quatro tipos de empreendedores. 

Perfil Independente

É aquela pessoa que tem o dom de negociar, sabe vender e sabe deixar seus clientes satisfeitos. Porém, quando se trata de gestão e planejamento estratégico, se deixa falhar em comparação com os demais perfis. 

Perfil Inovador

Já as pessoas consideradas inovadoras buscam projetos que visam transformar o mercado e resolver problemas. O indivíduo está sempre focado em como melhorar ainda mais o seu trabalho. Uma das principais características desse empreendedor são seus questionamentos contínuos.

Perfil Provedor

Os empresários que apresentam esse perfil abrem um negócio por necessidade. Eles buscam diferentes maneiras de melhorar a renda.

O empreendedor provedor também sabe que precisa aprimorar algumas características como administrador e gestor. Além disso, acredita que, para alcançar os bons resultados, é preciso trabalhar duro.

Perfil Visionário

Esses empreendedores possuem uma ótima visão do mercado e sabem onde investir dinheiro. Estão sempre atrás de conhecimento para conhecer o seu público e os principais pontos de melhoria do seu negócio. Sua principal virtude é ser autoconfiante, o que dá força para conquistar ainda mais espaço.  

Descubra a melhor marca para você

Agora que você conhece o seu perfil e o segmento que deseja atuar, o próximo passo para saber como investir em uma franquia de sucesso é conseguir escolher a marca. Para isso, existem duas pesquisas simples necessárias. 

A primeira é a pesquisa em sites de busca, como o Google, para conhecer um pouco sobre a franqueadora.

Mesmo que seja algo mais superficial, é interessante ver o que especialistas, reportagens e outros meios de divulgação falam sobre o empreendimento. 

Outra opção é pesquisar nas redes sociais. Essa é uma ótima maneira de saber como o público enxerga a marca. Além disso, é importante para que você veja como a franqueadora responde as reclamações e elogios.

Uma das principais vantagens de abrir uma franquia é contar com o reconhecimento do público. Isso diminui a necessidade de fazer trabalhos para divulgar a marca, como as empresas iniciadas do zero.

Porém, caso identifique que esse ponto é falho, talvez seja melhor encontrar outra opção de franquia. Afinal, se a marca não atrair o usuário, ela pode dificultar suas vendas. 

Estude a Circular de Oferta de Franquia (COF)

Por fim, a dica mais importante para quem está descobrindo como investir em uma franquia e ter retorno rápido é ler a Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse documento é fundamental para que você conheça a fundo sobre o negócio que está prestes a assumir. 

A entrega do documento ao candidato à franquia é prevista em lei. Ela deve ser feita, pelo menos, 10 dias antes da assinatura final do contrato pelo empreendedor.

Dentro da COF você irá encontrar informações como o histórico da marca, pendências judiciais, taxas, valores, modelos de negócio, dados sobre outros franqueados para você conversar etc. Caso tenha dificuldade para analisar qualquer tópico, não deixe de consultar um advogado para lhe ajudar. 

A seguir, preparamos um infográfico com todos os passos para quem deseja empreender em uma franquia.

infográfico 8 dicas para abrir uma franquia

Como vimos ao longo do texto, as franquias são empreendimentos que contam com uma segurança maior que um negócio aberto do zero. Muito disso se dá por causa dos treinamentos, suporte e acompanhamento feito pelas marcas. 

Porém, para que tenha sucesso nessa jornada, é preciso fazer um levantamento sobre a área que deseja atuar, seu perfil de empreendedor e conhecer a marca perfeita. Só dessa forma, você terá uma parceria capaz de gerar resultados rápidos. 

Gostou do nosso conteúdo sobre como investir em franquias e colher bons frutos? Continue sua leitura no artigo: Melhores franquias baratas para investir em 2020.

Sair

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *