fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Como montar um lava rápido por meio de franquia – Guia de A a Z


Nem todos os empresários sabem como montar um lava rápido, até mesmo os mais apaixonados pelo setor automotivo. Porém, apesar de parecer algo difícil, saiba que todo o processo é bem mais simples do que pensa quando olhamos para as franquias.  

Não é nenhum desafio encontrar empreendedores que são apaixonados por carros e que já sonharam em mudar de vida abrindo um negócio voltado para a sua paixão. Além disso, os veículos representam histórias marcantes para uma série de clientes. 

Assim, podemos dizer que antes de mais nada é necessário que exista uma identificação com o setor, atendimento com o público e compreensão para esclarecer todas as dúvidas e questões que podem ser levantadas pelos seus consumidores. E um dos modelos que podem ajudar você a mudar de vida, são as franquias

Por isso, desenvolvemos esse artigo para mostrar como escolher a melhor franqueadora para o seu perfil, os cuidados que devem ser tomados e todos os custos e faturamento que é possível atingir. Acompanhe!

Como montar um lava rápido por meio de franquia?

É comum encontrarmos empresários que buscam mudar de vida e são apaixonados pelo setor automotivo. Porém, muitos não sabem como iniciar um empreendimento e quais os cuidados devem ser tomados na hora de escolher a franquia

Dessa forma, quem pensa em investir em uma marca de lava jato deve seguir alguns passos para garantir que o seu negócio será um sucesso. Ou seja, isso significa, na prática, avaliar uma série de itens e seguir um passo a passo. 

1. Pesquise as franquias

O primeiro passo para quem deseja saber como montar um lava rápido por meio de franquia é começar a pesquisar sobre as marcas que possibilitam esse modelo de negócio. Não é difícil achar bons exemplos, tanto que vamos apresentar alguns ao final do texto, porém é preciso tomar cuidado para que não entre em uma cilada. 

Ou seja, por mais que o empreendimento pareça uma boa ideia no momento da negociação, no decorrer da execução do contrato podem aparecer situações que coloquem a sua unidade em risco. 

Por isso, uma dica é sempre pesquisar as redes sociais das marcas que mais lhe chamaram a atenção. Além disso, o site “ReclameAqui!” é uma opção muito adequada para saber como o público enxerga a franqueadora e como ela lida com as reclamações. 

Após essa primeira etapa, é hora de mostrar o seu interesse por abrir um lava rápido para a marca. Passamos assim, para o próximo passo. 

2. Entre em contato com a franqueadora

Ao sinalizar para a marca seu desejo de conhecê-la melhor, é a hora da empresa conhecer o seu perfil. Afinal, você, de certa forma, sabe como ela funciona, porém não é algo recíproco. Como ela irá confiar a sua história e reputação a você, nada mais justo que esse processo aconteça. 

Dessa forma, serão realizadas reuniões para que o empresário possa se apresentar, mostrar suas qualidades e intenções. Vale lembrar que nem todas as marcas exigem um conhecimento prévio sobre o setor, mas essa conversa a ajuda a achar o melhor negócio para suas condições. 

Assim, após as primeiras conversas, a franqueadora envia o documento conhecido como Circular de Oferta de Franquia (COF) e a minuta do contrato. 

3. Estude a Circular de Oferta de Franquia

Com a COF em mãos, e hora de você conhecer mais afundo como o empreendimento funciona. Ou seja, todas as obrigações que devem ser seguidas por você e pela a empresa como o suporte e treinamento oferecido. 

Além disso, também é possível encontrar na circular outras informações como o histórico da marca, os valores necessários para fazer o investimento, suas pendências judiciais, descrição do negócio, as estimativas de rentabilidade etc. 

Tenha bastante calma na hora de estudar a COF, afinal esse documento representa que você está de acordo com todas as condições do negócio. Não à toa a Lei de Franquias exige que seja dado um tempo de no mínimo 10 dias após o recebimento para ser assinada. 

Porém, ele ainda não é o contrato de franquia e é a última etapa antes de selar o acordo com a franqueadora. Dessa forma, junto com a circular, é comum as franqueadoras enviarem junto a minuta de contrato. Essa é uma forma de agilizar o processo para os futuros franqueados. 

Conheça um pouco mais sobre a Circular de Oferta de Franquia no vídeo a seguir!

4. Defina um bom local e região para prestar seu serviço

Quem deseja saber como montar um lava rápido precisa saber em que local e região deseja iniciar o empreendimento. Porém, não é necessário que tenha uma área já definida, apenas opções.

Caso esteja com dificuldades para encontrar essa localização, é comum as franqueadoras auxiliarem nessa busca, principalmente se tratando de uma etapa tão importante do seu negócio.

Dessa forma, devem ser analisados a circulação de pessoas que fazem parte do seu público alvo, estrutura e valor do aluguel, por exemplo. 

Esses levantamento é importante, pois em casos de um espaço que necessite de uma reforma muito complexa, o seu investimento inicial pode aumentar drasticamente. Além disso, o aluguel também pode impactar no seu lucro. 

5. Monte uma boa equipe

O último passo para quem deseja saber como montar um lava rápido é contar com bons profissionais. Existem franqueadoras que também ajudam nas primeiras contratações. Com base no treinamento presencial, ela consegue identificar quais os melhores colaboradores e indicar a contratação. 

Após esse primeiro auxílio, já fica a critério do empresário fazer a manutenção e ampliação do seu time. Quanto aos treinamentos, não se preocupe. Os franqueados têm acesso a todas as atividades durante a vigência do contrato. 

Dessa forma, é importante que ao abrir o lava rápido, o empresário esteja sempre atento aos pontos falhos do seu time e busque soluções para aprimorar as características de cada um. 

Veja a seguir o infográfico com todo o passo a passo para adquirir uma franquia!

Infográfico passo a passo para adquirir uma franquia

Quais os custos envolvidos ao montar um lava rápido?

O empresário que busca saber como montar um lava rápido precisa ficar atento à algumas situações como as despesas necessárias para conseguir tirar o projeto do papel. Ou seja, conhecer todas as taxas e seus valores. 

Podemos que os principais valores encontrados nesse processo será referente a taxa de franquia, capital de giro, royalties, taxa de publicidade e capital para instalação.

Além disso, também haverá os custos relacionados à abertura do CNPJ do franqueado e materiais utilizados para prestar o serviço, por exemplo.

Porém, esses não são os únicos pontos em que a administração financeira precisará estar em dia. As franquias também devem se atentar ao salário dos funcionários, encargos trabalhistas, aluguel do ponto comercial, impostos etc.

Taxa de franquia

A taxa de franquia corresponde a autorização do uso da marca por um terceiro. Ela é fixa e cobrada apenas no ato de assinatura do contrato. 

Assim, ao quitar esse valor, o empreendedor passa a ter o direito de utilizar todo o know how e expertise que levou a marca ao sucesso, além de garantir o acesso ao suporte e treinamentos. 

Ou seja, podemos considerar essa despesa como um reflexo do investimento total, então quanto menor a estrutura necessária, menor é a taxa de franquia. Como por exemplo as opções oferecidas pela Acquazero.

Royalties

Enquanto as taxas de franquias permitem que você tenha o direito de utilizar a marca e receber todo o know-how da marca, a taxa de royalties é o que mantém esse autorização. 

De acordo com a legislação, essa cobrança periódica deve garantir o uso de toda a propriedade intelectual da franqueadora. 

O valor pode ser cobrado de duas formas: um valor fixado e sem reajuste durante a vigência do contrato. Ou de acordo com o percentual do faturamento bruto da unidade. Lembrando que a cobrança é feita mensalmente. 

Porém, a cobrança vai depender do tipo de unidade que deseja abrir. O mais comum é que unidades físicas sejam cobradas pela porcentagem, mas existem marcas que cobram o valor fixo também. 

Fundo de propaganda

Também conhecido como taxa de marketing, essa cobrança é feita pela franqueadora para garantir a criação e desenvolvimento de ações publicitárias institucionais com a finalidade de divulgar um produto ou serviço da rede como um todo.

Isso evita que o empresário tenha a necessidade de criar seus próprios trabalhados de marketing e possa concentrar suas forças nas atividades mais específicas da sua unidade. 

Vale ressaltar que as publicidades feitas por meio desse fundo são específicos para todos os franqueados e não exclusivo para uma unidade. Caso opte por fazer propagandas individuais, o empresário precisará de uma autorização prévia da marca. 

Assim como os royalties, a cobrança pode ser feita tanto com um valor fixado em contrato ou equivalente a uma porcentagem do faturamento bruto. 

Caso queira entender melhor sobre todos os custos que envolvem a abertura de uma franquia, baixe o ebook abaixo!

ebook todos os custos de uma franquia

Qual o faturamento esperado ao abrir uma franquia de lava rápido?

Antes de entendermos qual o faturamento um empresário que busca entender como montar um lava rápido, é necessário entender melhor o conceito por trás desse valor. Ou seja, por mais que seja uma palavra muito comum, não é difícil encontrar empresários que confundem faturamento com lucro. 

Podemos determinar que a soma das vendas de serviços em um determinado período é conhecido como faturamento. Assim, com base nessa informação é possível traçar novos investimentos, contratar novos colaboradores etc. 

Já o lucro é referente ao valor do seu faturamento subtraído por todas as despesas necessárias para manter o empreendimento. Com essa quantia é possível movimentar o capital de giro por exemplo. Ou seja, o faturamento não mostra qual o lucro da empresa, apenas quanto dinheiro entrou em seu negócio. 

Para chegar ao faturamento médio de um determinado negócio, basta somar o que foi obtido ao longo dos períodos observados e dividir pela quantidade de períodos. Ou seja, se for os ganhos de um ano, basta somar tudo e dividir pela quantidade de meses, 12.

É bom lembrar que o faturamento médio está relacionado também com a localização onde a franquia está alocada e com o seu desempenho na captação, atendimento e fidelização dos consumidores da região.

Dicas para investir em uma franquia de lava rápido

Agora que você já sabe o passo a passo para montar um empreendimento de sucesso e todos os custos e rentabilidade que esperam por você, vamos apresentar algumas dicas que podem ser importantes para que consiga atingir o sucesso com a sua franquia de lava jato.

Saiba suas limitações como empresário

Um dos maiores erros de quem busca abrir um empreendimento é ficar preso a conceitos que em alguns casos podem ser ultrapassados. Essas convicções podem ser determinantes para o fracasso de um empreendimento. 

Por isso, uma das dicas mais importantes para quem deseja saber como montar um lava rápido lucrativo, é estar sempre aberto a novos conhecimentos. Além de saber quais os seus pontos fortes e fracos como administrador. 

Assim, é possível melhorar suas características como gestor ao focar no desenvolvimento desses pontos fracos. Como resultado, as chances da sua franquia ser um sucesso aumentam. 

Pesquise a concorrência

Antes de começar qualquer tipo de empreendimento, seja uma franquia de lava jato ou qualquer outro modelo, é necessário conhecer a sua concorrência e descobrir como ela pode ajudar você a se desenvolver. 

Ou seja, observe os diferenciais dos serviços que eles prestam, como é o atendimento, encontre pontos que mostram o motivo de alguns clientes preferirem a outra marca em vez da sua. 

Dessa forma, será possível traçar planos e estratégias para aprimorar ainda mais o seu empreendimento. Vale lembrar que no caso das franquias, algumas alterações só devem ser feitas após serem autorizadas. 

Vise os resultados a longo prazo

Outro ponto interessante e que deve ser levando em consideração na hora de abrir um lava rápido, é a visão a longo prazo. Porém, ela é necessária para quem deseja entrar nesse setor. 

Apesar de ter uma grande procura de clientes, até que o seu empreendimento consiga ser bem visto pela região e tenha confiança, será preciso muito trabalho e dedicação. Só assim, você será capaz de atingir uma boa rotatividade de clientes, fazendo seu negócio andar sozinho.

Dados sobre as vantagens de investir no setor automotivo

De acordo com um estudo divulgado pelo Observatório das Metrópoles, no Brasil existem cerca de 65 milhões de carros.Ou seja, quase um veículo para cada três pessoas. Além disso, esse número cresce a cada ano, muito por causa do desenvolvimento de regiões em que não havia uma boa infraestrutura. 

Porém, esse dado contrasta com a informação de que o período em que uma pessoa fica com um carro subiu quase cinco anos em 2018. Muito por causa da crise financeira que atingiu a economia nacional e reduziu o poder de compra do brasileiro. 

Como resultado, as pessoas passaram a gastar mais com peças, serviços, seguros, impostos e acessórios para reduzir a desvalorização do veículo na revenda ou troca. Tornando o setor um ótimo investimento para quem deseja investir em franquias de carros.

Já para os empresários que estão interessados em saber como montar um lava rápido por meio de franquias, saiba que esse é o segundo setor que mais cresce no Brasil como mostra os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) de 2019, 12,7% a mais que o ano anterior. 

Para abrir um lava jato de sucesso e com base em uma franquia, é preciso seguir um passo a passo que visa garantir que o empresário não assuma um investimento que pode ser uma cilada mais a frente. 

Afinal, como vimos, a visão a longo prazo é fundamental para que consiga ter um empreendimento de sucesso. Porém, não podemos esquecer de pesquisar os concorrentes e buscar aprimorar as próprias características como gestor. 

Gostou do nosso artigo e que saber mais sobre como montar um lava rápido de qualidade? Conheça a franquia líder do setor de estética automotiva no artigo: “Acquazero: líder de serviços automotivos no Brasil”   

Autor: Rodrigo Brito
15 de Maio de 2020

Ficou interessado em alguma franquia?

Preencha o formulário e fale com um consultor das nossas marcas.

Matérias relacionadas:

sex stamina tablets|pills that take away your appetite|Buy Cbd Online From Colorado