fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Como montar um negócio lucrativo com pouco dinheiro (e ter sucesso!)


Quer saber como montar um negócio lucrativo com pouco dinheiro? Pois saiba que essa é uma pesquisa muito comum dos aspirantes a empreendedores.

Até porque, há momentos que você pode não aguentar mais a rotina. O chefe, a pressão por resultados, um salário ruim…

Se este é o seu caso e você tem pouco capital para começar um negócio, temos uma boa notícia: não é preciso muito para ganhar dinheiro com o próprio negócio. Só é preciso escolher o modelo certo de empresa.

E o melhor modelo para quem quer investir pouco é a franquia. Ok, este é um site que fala principalmente sobre franquias, então essa resposta era um pouco previsível, certo?

Mas ela é previsível exatamente porque franquias têm ideias de negócios lucrativos. Com elas, você pode trabalhar com uma marca conhecida e um modelo de negócio já com sucesso no mercado.

Abrir uma franquia pode ser, inclusive, bem mais barato do que iniciar um negócio do zero. Isso já que o modelo da empresa já estará estabelecido, sem a necessidade de pesquisa de mercado, definição de projeto visual, marketing expressivo etc.

Sem contar que as franquias oferecem suporte completo ao empreendedor. Dessa forma, ele tem mais facilidade em estabelecer a sua unidade e conquistar público.

Abaixo, nós apresentamos as vantagens de abrir uma franquia e ideias de negócio lucrativos. Também contamos como montar um negócio lucrativo com pouco dinheiro, com dicas que vão facilitar o seu sucesso. Continue lendo!

Quais as vantagens de abrir uma franquia?

Uma franquia nada mais é do que uma “cópia”, uma nova unidade de uma empresa que já atua no mercado. Isso significa que a empresa vai reproduzir tudo o que a marca já oferece, sem precisar definir novos produtos ou serviços.

São vários os atrativos de optar por uma franquia. Conhecê-los é importante para que você tenha mais segurança no modelo e invista com todo o seu potencial. O trabalho duro, assim como em qualquer empresa, é fundamental para o desenvolvimento da sua franquia.

Plano de negócio da franquia

Ao adquirir uma franquia, o empreendedor recebe um plano de negócio bem definido da franquia. Para atuar, ele só precisará colocar esse planejamento em prática, oferecendo os mesmos serviços, produtos e atendimento da “loja matriz”.

Um dos principais benefícios deste plano de negócio é que ele já foi testado em outras unidades. Por isso, já foi corrigido sempre que necessário. Agora, então, seus resultados são mais acertados, com erros muito pouco frequentes. Os bons resultados acontecem de forma mais rápida.

Algo diferente do que ocorre ao abrir uma empresa do zero. Afinal, neste caso, os resultados vêm depois de erros e correções. O plano de negócio não terá sido testado em outro lugar, então as adaptações serão necessárias. 

Por causa dessa necessidade, os resultados de um novo negócio costumam ser mais lentos dos que o de uma franquia. Até porque, é preciso conquistar a confiança do usuário primeiro.

Marca reconhecida no mercado

Investindo em uma franquia, você trabalhará com uma marca já conhecida no mercado. Sabendo que outras unidades existem, o consumidor entende que receberá exatamente os mesmos produtos, serviços e atendimento delas. Assim, eles têm mais segurança de comprar com a empresa.

Por isso, as franquias alcançam rapidamente um lucro alto. Pesquisando sobre a marca na internet, o usuário terá acesso a opiniões de outros consumidores. Verificando críticas positivas sobre o negócio, eles hesitarão menos em fazer negócio com você.

Imagine, por outro lado, abrir seu próprio negócio. Até convencer os usuários de que você realmente tem algo bom a oferecer, pode levar meses. Neste meio tempo, sua empresa não daria tanto lucro.

Modelo home office de negócio

Muitas marcas de franquia também oferecem modelos de negócio do tipo home office. Essa opção tem investimento inicial mais baixo, pois não é necessário montar um espaço comercial para a atividade.

Mulher trabalhando no conforto de casa ilustrativo como montar um negócio lucrativo com pouco dinheiro
Trabalho home office dá mais liberdade ao empreendedor.

Ou seja, no home based, o empreendedor pode trabalhar direto de casa. Como não será preciso alugar um espaço, reformá-lo, contratar funcionários etc, os custos serão baixos. 

Esse tipo de empreendimento também garante um pouco mais de flexibilidade ao franqueado. Isso já que ele pode trabalhar quando desejar, no próprio horário.

Mas é preciso dizer que a dedicação à franquia está diretamente ligada ao lucro obtido com ela. Logo, o empreendedor precisa ter disciplina e trabalhar de forma organizada.

As franquias home office geralmente são microfranquias, com investimento máximo de R$ 90 mil. Mas algumas são franquias bem mais baratas, com custo inicial de cerca de R$ 5 mil.

Fornecedores homologados

As franquias geralmente possuem fornecedores homologados da marca. Com esses parceiros, o franqueado pode adquirir os produtos e insumos necessários com um custo mais baixo. Afinal, se o fornecedor vende para toda a rede, pode oferecer preços mais em conta.

Contar com essa parceria também facilita a padronização necessário à franquia. Contando com o mesmo que as outras unidades, a franquia tem mais facilidade de entregar exatamente os produtos e serviços esperados da marca.

Suporte ao franqueado

Sem dúvida, uma das principais vantagens de uma franquia, e que a torna um negócio lucrativo, é o suporte dado ao franqueado. Eles são oferecidos pela franqueadora, que auxilia em toda a operação do negócio.

Um dos primeiros suportes que uma franquia oferece é o treinamento do empreendedor. Por meio dele, o franqueado aprende a operar com a marca, seus produtos e serviços. 

A franqueadora transmite todo o seu know how, conhecimento acumulado sobre o mercado, consumidores, modos de fazer etc.

Outro suporte comum é o de marketing. Por meio dele, o franqueado recebe dicas e materiais para fazer a divulgação da sua unidade. O marketing de uma franquia é fundamental, pois atrai consumidores e estabelece a empresa como uma autoridade no mercado.

As franqueadoras geralmente também entregam suporte comercial, operacional, jurídico e outros às sua unidade de franquia.

Os suportes oferecidos ao franqueado variam conforme a marca de franquia escolhida. Para saber com o quê você poderá contar, leia a COF da empresa.

A COF é a Circular de Oferta de Franquia. Ou seja, o documento que apresenta todo o necessário sobre a franquia, do seu histórico aos valores necessários de investimento. Além, claro, dos apoios que serão oferecidos ao empreendedor para desenvolver o seu negócio.

Custo mais baixo de investimento

Como explicamos antes, abrir uma franquia é uma oportunidade e tanto de montar um negócio lucrativo com pouco dinheiro. Você não vai precisar, por exemplo, estabelecer um plano de negócio do zero, nem o visual da empresa.

Toda a identidade visual da marca será entregue pela franqueadora. Então, você só precisará utilizar os materiais gráficos e, no caso de uma unidade física, montar a loja seguindo os padrões.

Os suportes direcionados ao franqueado ainda permitem economia com capacitação, do empreendedor e equipe. Sem contar os valores mais baixos pagos a fornecedores homologados da empresa.

As vantagens de abrir uma franquia também incluem a redução do risco do investimento, inovação contínua, sistemas de controle de qualidade e outras.

Mas, na hora de investir neste tipo de negócio, é essencial conhecer tudo sobre ele. Assim, você terá a certeza de que está pronto para se adaptar a essa parceria com a franqueadora.

Para te ajudar a conhecer um pouco mais o sistema de franchising, selecionamos o vídeo a seguir. Acompanhe!

Dicas de como montar um negócio lucrativo com pouco dinheiro

Agora que você já sabe as vantagens de abrir uma franquia, é hora de explicarmos como montar um negócio lucrativo com pouco dinheiro.

Claro, além de optar por uma franquia, você vai precisar tomar uma série de cuidados para que sua empresa se desenvolva. O trabalho dedicado do franqueado é parte fundamental do seu sucesso. Veja abaixo.

Planeje o investimento

É muito importante planejar os valores para investir em uma franquia. Dessa forma, você saberá o quanto precisa inicialmente e o necessário para manter a empresa funcionando.

Na COF da franquia, a franqueadora faz a estimativa de todos os valores necessários para o negócio. Capital de giro, instalação do espaço, compra de equipamentos etc.

Essa estimativa é bastante precisa, sendo que sua variação ocorre, normalmente, apenas na instalação do espaço. Isso porque, o custo do aluguel e reforma do espaço pode variar conforme a região do país.

Fora isso, a franqueadora apresenta as taxas básicas de franquia. São elas:

  • A Taxa de Franquia, que estabelece o início da parceria entre franqueadora e franqueado;
  • Taxa de Marketing, que garante o suporte de marketing à unidade; e
  • Royalties, uma remuneração à franqueadora para a continuidade do uso e conhecimento da marca na franquia.

Outras taxas podem aparecer, como de sistema e produtos. Mas isso varia conforme a empresa.

Conhecendo todos esses custos, você poderá estimar o necessário. Então, se preciso, poderá buscar por um financiamento para franquia, ou ainda por um sócio.

Tente vender antes de abrir a empresa

Um dos suportes que a franqueadora oferece, que não citamos antes, é o estudo de geomarketing. Por meio dele, a marca verifica que se há público-alvo da franquia na localidade, e o melhor ponto para instalá-la.

Ou seja, sua unidade só será montada se a marca perceber que ela pode se desenvolver na sua cidade. Mesmo que o município seja pequeno. Se esse potencial não existir, a empresa vai sugerir que você pesquise por outra franquia, com mais chances de sucesso.

Ainda assim, é importante que você faça sua própria pesquisa. Por isso, tente “vender” os serviços e produtos da franquia antes de iniciá-la.

Converse com amigos, parentes e vizinhos. Explique sua ideia de negócio, e verifique a opinião deles. Eles comprariam com você? Têm interesse no que você teria a oferecer?

Essa validação, mesmo de pessoas mais próxima, poderá clarear o real potencial daquele negócio que você pretende abrir.

Invista em um ramo que você já conhece

Para abrir uma franquia, não é preciso que você tenha experiência no setor que vai investir. Já que a franqueadora vai te preparar para atuar, você poderá trabalhar com a marca já estando inserido ou não no setor.

Pensando nisso, é mais importante que você tenha interesse no ramo. Você precisará gostar de trabalhar no setor. Do contrário, seu entusiasmo em investir tempo e dinheiro na empresa pode minguar.

Em todo o caso, caso você já conheça o segmento da franquia, terá mais facilidade de atuar. Por isso, vale a pena estudar um pouco mais sobre o ramo desejado. Conheça seu público, vantagens, desvantagens e tendências.

Aprenda novas habilidades

Principalmente em uma franquia home office, pode ser que você não precise contratar funcionários. Mas, se for necessário, você diminuir o número de colaboradores aprendendo mais sobre o gerenciamento da empresa.

Por exemplo: em vez de contratar alguém que ficar responsável pelo marketing da unidade, que tal aprender mais sobre marketing digital? Assim, você mesmo poderá gerenciar as redes sociais da sua franquia.

franquias marketing digital teclado notebook
O marketing nas redes será um dos principais aliados do seu negócio.

Neste caso, como a franqueadora vai te oferecer esse suporte, a contratação de um responsável pode ser desnecessária. Logo, seus custos com a unidade serão menores.

Mas vale destacar que você não deve, de modo algum, acumular todas as funções de uma franquia. Se ela for home office, tudo bem, pois muito provavelmente o trabalho só vai precisar de uma pessoa — você mesmo.

Mas em unidades maiores, de lojas físicas, o trabalho vai demandar mais. Se acumular todas as funções, você poderá não realizar nenhuma delas com a qualidade necessária. Os resultados serão bem aquém do esperado.

Por isso, se você optar por investir em uma unidade física, dedique-se a gerenciar a unidade. Para as demais funções, de venda, marketing, contabilidade e outros, procure parceiros. 

Uma das características de um líder, e de um empreendedor de sucesso, é delegar tarefas.

Invista no marketing do seu negócio

Divulgar a sua unidade de franquia será essencial para atrair consumidores. Se os usuários não souberem da sua empresa, nem o que ela tem a oferecer, por que vão comprar com ela?

Então, trabalhe o marketing digital da sua franquia. Especialmente nas redes sociais, mas também com anúncios on-line.

Outra dica é investir em materiais, como panfletos, cartões fidelidade e vouchers de desconto. Buscar parcerias com empresas e condomínios também é interessante. Se você oferecer condições especiais a este público, e depois um bom atendimento, ele poderá se tornar fiel à sua unidade.

Claro, a franquia estará à disposição para este suporte, te oferecendo materiais e sugestões de como atuar. Mas ações locais são igualmente importantes, pois os públicos têm perfis diferentes no País.

Só não se esqueça de debater suas ideais com a franqueadora. Mesmo em ações locais, o marketing deve manter uma padronização visual e de comunicação.

Ideias de negócio para montar com pouco dinheiro

Com todas as nossas dicas de como montar um negócio lucrativo com pouco dinheiro, você deve estar se perguntando em quê investir.

Como explicamos antes, é essencial que você encontre um setor atrativo ao seu perfil. Tendo prazer em trabalhar no ramo, seus resultados serão obtidos mais facilmente.

A boa notícia é que os setores para se investir são muito diversos. Para se ter uma ideia, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), são quase 3 mil marcas de franquia no Brasil.

Muitas delas são interessantes, inclusive, para abrir um negócio na crise. Afinal, mesmo em momentos de insegurança econômica, alguns ramos não param de lucrar. Acompanhe mais sobre o assunto no texto: Abrir franquia na crise: em quais setores investir? Opções de negócio.

Para te ajudar a definir no quê investir, selecionamos algumas atividades baratas e lucrativas logo abaixo. Sempre com sugestões de franquia para investir. 

E-commerce

O e-commerce, ou seja, a venda de produtos pela internet, é um ramo de atividade que não para de crescer. Só em 2019, as vendas virtuais faturaram R$ 75,1 bilhões, um aumento de 22,7% em relação a 2018. A informação é do relatório NeoTrust 2ª edição. 

As vantagens deste tipo de negócio são diversas. Há, por exemplo, um custo menor do empreendedor, uma vez que não é necessário manter funcionários para a venda em uma loja física.

Ao mesmo tempo, a compra para a internet é prática, precisando de apenas alguns cliques pelo usuário. Isso facilita a atração dos consumidores potenciais — que são muitos. Hoje, 70% da população brasileira está conectada.

De qualquer forma, é sempre importante tomar alguns cuidados com sua loja virtual. Como  realizar um intenso marketing digital, ter uma plataforma de uso fácil e um diferencial competitivo.

Caso você se interesse pela opção, uma franquia interessante para investir é a Brasil Nutri Shop. Com a marca, o franqueado trabalha com um site próprio da sua unidade. Ele é responsável pelas vendas, enquanto a franqueadora faz toda a logística de entrega.

Com a Brasil Nutri Shop, o empreendedor vende alimentos funcionais, vitaminas, itens para a beleza e estética e mais.

Serviços automotivos

Outro ramo com grande potencial de faturamento é o de serviços automotivos. Ele engloba atendimentos para a estética automotiva, mecânico, autopeças e mais.

opção acquazero ideias de franquias
Cuidados com o carro rendem bom faturamento às franquias do ramo.

Apenas no setor de franchising, os serviços automotivos faturaram R$ 6,3 bilhões em 2019, um aumento de 7,2% em relação ao ano anterior. Falando do número de unidades de franquia, o crescimento do ramo foi de 1,2%. As informações são da ABF.

Fatores como o grande número de carros no Brasil favorecem esse tipo de negócio. Por isso os números atrativos.

Para investir no segmento, você pode optar, por exemplo, pela Acquazero. A marca é a maior rede de estética automotiva do Brasil.

Entre os seus principais serviços está a limpeza ecológica, que utiliza apenas 300 ml de água para limpar um carro. Em comparação, lava jatos comuns usam cerca de 300 litros para o serviço.

Além deste, a franquia oferece serviços como enceramento, limpeza do ar-condicionado, higienização interna do carro e outros.

São dois os modelos de negócio da franquia: o loja física e o home office. No home office, o empreendedor atua de modo delivery, indo até a casa do cliente para realizar os atendimentos.

Alimentação delivery

O setor de comida delivery movimenta R$ 11 bilhões por ano no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Além disso, o ramo faz parte do segmento de Alimentação nas franquias, que tem o maior faturamento do franchising. Apenas em 2019, seu rendimento foi de R$ 48,3 bilhões, 5,6% em relação a 2018.

Quem tem interesse em culinária pode se dar muito bem nessa atividade. Entre as opções de franquia para investir está a Light Food Way, uma marca saudável. Ela oferece, por exemplo, refeições para quem está fazendo dieta ou tem restrições alimentares.

Seguros e soluções financeiras

Outra opção de franquia lucrativa e barata é a que trabalha com seguros e soluções financeiras. Como seguro auto, seguro viagem, previdência privada e consórcios.

Com esse tipo de negócio, o empreendedor oferece proteção aos usuários. E quem não deseja contar com auxílio em momentos de necessidade? A atividade tem tanto potencial que, em 2018, o ramo movimentou R$ 154,4 bilhões no País

Se você desejar investir em uma franquia corretora, pode optar pela Quisto Corretora de Seguros. A Quisto está no mercado desde 2012 e oferece mais de 90 serviços ao consumidor. 

Para trabalhar, o franqueado conta com um sistema multicálculo, que faz cotações em vária seguradoras de uma só vez. Dessa forma, é mais simples encontrar a melhor oferta ao usuário, e realizar a venda.

O candidato a franqueado da marca pode optar por um modelo home office e outro loja física. Para o home office, é preciso contar apenas com um computador, telefone e bom acesso à internet.

Pronto! Agora você já sabe tudo o que precisa para montar um negócio lucrativo com pouco dinheiro. 

Mas não se esqueça de pesquisar bem sobre as marcas de franquias antes de investir. É essencial que elas sejam bem vistas no mercado, e que ofereçam o prometido ao franqueado. Ter certeza destes aspectos vai te dar mais segurança nos resultados do seu negócio.

Quer abrir o próprio negócio, mas não tem certeza se este é o melhor momento? Então, acompanhe o ebook a seguir e descubra algumas dicas que podem te ajudar.

ebook chegou a sua hora de empreender?
Autor: Karen Costa (Editora Encontre Sua Franquia)
29 de Maio de 2020

Ficou interessado em alguma franquia?

Preencha o formulário e fale com um consultor das nossas marcas.

Matérias relacionadas:

effective penis enlargement|Nih Dietary Supplement Measurement With New Dvunits Database|where to get cbd