fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Como montar um salão de beleza moderno do zero e sem gastar muito


É comum encontrar empresários buscando saber como montar um salão de beleza completo devido as boas expectativas do setor.

Mas se engana que esses estabelecimentos são voltados apenas para os tradicionais serviços de corte e unha. Atualmente, existem diversos lugares que oferecem alguns tratamentos estéticos como maquiagem, podologia e até dia da (o) noiva (o). 

Essas variações surgiram como uma forma de ajudar os tradicionais salões a se destacarem e continuarem vivos no mercado. Dessa forma, devido ao sucesso, surgiram grandes redes que foram capazes de sustentar esse empreendimento novamente. 

Para ajudar você que está pensando em abrir o seu salão de beleza sem gastar muito dinheiro, separamos o texto a seguir com algumas dicas. Acompanhe a leitura. 

Descubra o passo a passo de como montar um salão de beleza e estética do zero

Para conseguir descobrir como montar um salão de beleza simples e aconchegante sem gastar muito, o futuro empresário precisa ter em mente alguns aspectos mais importantes. Dessa forma, com base no levantamento feito, você terá maiores condições de sucesso em seu empreendimento. 

Por mais que pareça algo complicado de ser feito, os pontos que apresentamos a seguir são fáceis de serem estudados. Não exige muito e qualquer pessoa, até o mais leigo, consegue fazer o que é necessário. 

O mais importante nessas dicas é estruturar o necessário para tirar o seu projeto do papel na maior segurança possível. Empreender não é algo impossível e que apenas poucas pessoas são capazes, porém o planejamento é fundamental.  

Primeiramente, antes de iniciarmos a explicação dos pontos, você precisa ter em mente que o formato mais barato para investir é apostando em uma franquia. Assim, você paga uma quantia fixa e passa a atuar com uma marca conhecida e um perfil de público-alvo definido. 

Esse tipo de empreendimento possibilita que você consiga ter um bom movimento logo nos primeiros dias. Sem contar que você não precisará vivenciar alguns desafios referentes à abertura de um negócio do zero, comuns de serem enfrentados nos empreendimentos convencionais.

Franquia é um modelo de investimento que visa autorizar um empresário terceiro a utilizar uma determinada marca comercialmente. Com isso, ele recebe todo o know how e expertise que fizeram da franqueadora uma empresa reconhecida. 

A transferência é feita por meio de treinamentos e suportes. Todas essas informações devem estar presentes na Circular de Oferta de Franquia (COF). Para conseguir realmente saber como abrir um salão de beleza barato, separamos algumas dicas a seguir. 

Vale destacar que elas também podem ser utilizadas caso queira comprar um empreendimento estabelecido ou abrir o seu próprio, mas esses formatos terão um gasto muito maior.

Entenda sobre o setor de beleza

Homem e senhora cortando cabelo
O brasileiro é uma das populações mais preocupadas com a aparência no mundo

O primeiro passo para conseguir abrir um salão de beleza é entender um pouco sobre as características do setor. Isso não quer dizer apenas nas questões sobre o quanto ele pode ser rentável para você, mas sim nas maneiras que você tem para se tornar inovador. 

Para se ter uma ideia do impacto dos procedimentos estéticos na vida das pessoas, de acordo com um estudo feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas(CDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito(SPC), sete em cada dez pessoas são preocupadas com a aparência. 

Dessa forma, é possível observar também que 65% da população acredita que pagar por cuidados de beleza é um investimento. Com esses resultados em mente, fica mais fácil para você entender os benefícios de abrir o seu negócio. 

Porém, para conseguir obter bons resultados de fato e conseguir atrair essa parcela dos brasileiros, é necessário entregar algo que vá além do tradicional. A rotina e o comportamento das pessoas têm mudado. É um movimento natural e perceptível ao longo dos anos. 

Assim, caso queira realmente ter bons resultados e lucros, é preciso encontrar aquele empreendimento dentro do setor de beleza que ofereça algum diferencial. Além disso, uma das características do setor é que o público é muito fiel aos estabelecimentos e dificilmente mudam para um concorrente. 

Com isso, é possível ver novamente a importância de pensar “fora da caixinha” e buscar maneiras para bater de frente com os salões de beleza dos bairro e tradicionais de uma determinada região. Com esse primeiro levantamento você irá descobrir os primeiros caminhos para saber como montar um salão de beleza de sucesso.

Faça um planejamento financeiro

Após fazer a análise do mercado e identificar o que o seu negócio pode oferecer e entregar bons retornos para você, o próximo passo é fazer um planejamento financeiro para conseguir ter um empreendimento realmente benéfico para o seu bolso. 

No caso dos empresários que escolherem abrir um negócio próprio, é necessário passar por outras etapas como criar o plano de negócio, que visa analisar o mercado, trabalhar no posicionamento da futura marca e desenvolver o seu plano operacional. 

Essas etapas não são necessárias para as franquias, pois as próprias franqueadoras já desenvolveram o plano de negócio ao longo da sua experiência. Assim, basta que você apenas usufrua desses pontos para levar o seu negócio ao sucesso. 

Dessa forma, como temos o intuito de oferecer o modelo mais barato para você, no caso as franquias, vamos passar direto para a dica de como fazer o seu planejamento financeiro.

Essa é uma prática fundamental para qualquer gestor, seja franqueado ou não. Podemos dizer que é uma das poucas coisas em comum que o modelo tem com os demais. 

Para conseguir fazer uma boa projeção do seu dinheiro é necessário que consiga começar nas suas economias pessoais. Graças a essa administração que você será capaz de desenvolver a sua franquia da forma mais eficaz possível. 

Muitas pessoas têm “medo” do dinheiro ou não ligam muito para o caminho que ele faz ou deixou de fazer, apenas gastam. Essa é uma prática equivocada e que deve ser abolida de quem visa se tornar um empreendedor. 

Com isso, a dica é fazer um mapeamento completo do seu dinheiro, descobrir os consumos mais bobos e que podem ser deixados de lado. Além disso, pode negociar seus planos de celular, tv, internet e dívidas. Em poucos meses você verá a diferença e como é possível fazer seu dinheiro crescer.

Determine os serviços que irá prestar

O próximo passo, agora que você sabe as possibilidades do mercado e possui um bom planejamento financeiro, é determinar qual o tipo de serviço irá prestar. Em uma simples busca você consegue conhecer diversas marcas que irão ajudar você a entender melhor as possibilidades do mercado. 

Um ponto interessante quanto as franquias é que você consegue saber, antes mesmo de tudo abrir, o que é necessário para oferecer os serviços propostos pela marca. Dessa forma, basta procurar pelos empreendimentos que oferecem as soluções que você acredita que serão as melhores. 

Por exemplo, se observou que oferecer depilação em seu negócio pode ser um grande diferencial, pode focar a sua pesquisa nas franquias de salões que também contam com esse serviço. A mesma análise serve para todas as questões que achar relevante. 

Com base nisso, você também irá saber um pouco sobre o perfil dos profissionais que precisa ter em sua franquia. Quais os tipos de especialidades que são necessárias para que seu negócio seja uma referência na região e possa bater de frente com os concorrentes. 

Escolha o seu público-alvo

Para que você saiba como montar um salão de beleza de sucesso gastando pouco, vimos que as franquias são ótimas opções. Porém, para conseguir escolher a marca que irá representar é necessário saber o tipo de público com que deseja trabalhar. 

É graças aos seus clientes que o negócio irá crescer. Não adianta focar apenas no leque de serviços, numa grande estrutura, conforto e entre outros, se não houver atendimento diferenciado e especializado nas necessidades de cada um. 

Por mais simples e bobo que isso pareça, a escolha errada pode determinar o sucesso ou fracasso do seu empreendimento. Não apenas em questão de rentabilidade, mas nas motivações e desejos que você terá como dono do negócio. 

Se você não lida muito bem com crianças, por exemplo, abrir um empreendimento que tenha atendimento infantil talvez não seja uma boa escolha. Se pretende trabalhar apenas com mulheres, então é melhor focar nas franqueadoras que são voltadas exclusivamente para esse público. 

Além disso, é com base nessa escolha que você terá uma noção maior do que é considerado fundamental para que o empreendimento seja visto como de qualidade e possa se tornar a preferência dos clientes. 

Se você quer descobrir como montar um salão de beleza masculino simples, deve focar no que o seu público-alvo deseja encontrar neste empreendimento. Homens e mulheres possuem percepções diferentes sobre diversas questões, por isso o ideal é ficar atento. 

Procure um bom ponto comercial

Por fim, uma boa escolha para o ponto comercial é sem dúvida o motor do seu negócio. Você precisa alinhar todas as outros passos com o local em que deseja abrir a franquia. Além de estar no mesmo local que o seu público-alvo, deve observar diversos fatores. 

Entre eles, você necessita de um espaço que fique em uma rua ou avenida movimentada, precisa estar bem localizada para que o maior número de pessoas possam enxergar a sua fachada, e escolher um ponto com aluguel que valha a pena. 

Para se ter uma base, a orientação de especialistas é ter um local cujo o aluguel não ultrapasse 11% do faturamento, caso contrário pode prejudicar a saúde financeira do local. Você, ao optar por franquias, terá acesso a uma auxílio nesta etapa. 

Ou seja, a franqueadora irá ajudar você a encontrar o melhor local dentro dos seus objetivos e região que deseja atuar. Caso ela considere que a sua unidade não terá um bom retorno onde deseja, irá indicar locais próximos e com maiores possibilidades de crescimento. 

Para que fique mais fácil o seu processo de abertura de uma franquia, fizemos o infográfico abaixo explicando todas as etapas para se tornar um franqueado. Confira.  

Infográfico passo a passo para adquirir uma franquia

Quais as tendências para o mercado de beleza?

Agora que você viu algumas dicas importantes para saber como montar um salão de beleza com pouco dinheiro e bonito, é necessário conhecer algumas tendências do mercado que irão ajudar você a se desenvolver no segmento nos próximos anos. 

Inicialmente, é essencial que comece a pensar mais no público masculino. De acordo com o Grupo Croma em sua pesquisa Cosmetology, a procura por serviços ligados a estética e beleza cresceu nos últimos anos. Agora, 39% do público masculino estão atrás de salões ou centros de beleza. 

A expectativa é que nos próximos anos a presença deles se torne ainda maior, uma vez que o avanço só tem crescido. Não à toa, as barbearias registraram um crescimento de 539% entre 2012 e 2016 como mostra o levantamento da Euromonitor International.

Além disso, os empreendimentos direcionados para atendimento express tem crescido no Brasil. O modelo de negócio que já é consolidado nos Estados Unidos e países europeus, tem ganhado forma em terras tupiniquins desde o início da década de 2010. 

Para que você entenda um pouco mais sobre como montar esse tipo de negócio, separamos o vídeo abaixo explicando esse tipo de empreendimento. Confira. 

Confira algumas alternativas mais em conta que salão de beleza

Caso você queira apostar em um empreendimento mais em conta do que salão de beleza, existem outra possibilidades dentro do mercado que irão ajudar você a desenvolver o seu empreendimento. 

Inicialmente, você pode pesquisar por marcas que tenha foco em manicure ou pedicure. Além de ser um serviço que tem ganhado cada vez mais atenção dos consumidores, existem algumas tendências do mercado que estão alinhadas com as expectativas desse segmento. 

Outro ponto que é interessante você ficar atento para investir ainda menos do que um salão, são os empreendimentos direcionados para design de sobrancelhas. Esse tipo de negócio oferece profissionais e técnicas diferenciadas para proporcionar a melhor experiência possível aos clientes, é claro. 

Por fim, clínicas de depilação também podem ajudar você crescer e se desenvolver como empresário. Fazendo a sua carreira profissional decolar e mudar de rumo, como é esperado pelas pessoas que entram para o mundo do empreendedorismo. 

Estudar essa possibilidades é muito importante para que você consiga encontrar a marca que melhor atende esses quesitos, por exemplo. Atualmente, é possível encontrar franqueadoras com depilação, design sobrancelhas, manicure e escova

Para conseguir abrir o seu salão de beleza, não é preciso muita coisa. Basta saber como pesquisar alguns pontos importantes. Seguindo o passo a passo que apresentamos no texto, certamente você terá maiores chances de investir pouco e receber muito. 

Uma última dica é fazer uma busca pelas marcas em redes sociais, sites como Google e, principalmente, faça um teste para conhecer os serviços prestados. 

Gostou de saber como montar um salão de beleza gastando pouco e quer aprender mais sobre o segmento? Continue em nosso blog por meio do artigo “Franquia SUAV: como se tornar um franqueado” 

Sair

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *