fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Como montar uma loja de roupas segura e da forma mais simples possível


Investir em um negócio próprio tem sido uma alternativa para quem está em busca de uma mudança de vida profissional. Anda pensando em como montar uma loja de roupas mas está perdido nesse processo? Neste texto apresentamos uma forma simples e segura!

As pesquisas já demonstram que mais de 70% dos brasileiros têm o sonho de se tornar donos do próprio negócio. Porém, o que impede que muitos desses sonhos sejam realizados é a falta de estrutura para montar o empreendimento.

Entretanto, apesar dos desafios, não é necessário desistir do seu sonho. O franchising está aí para descomplicar a trajetória empreendedora.

As redes de franquias oferecemo ttoda a estrutura necessária para quem deseja ter o próprio negócio, sem os mesmos riscos de como montar uma loja de roupas do zero, por exemplo.

Nas franquias é possível seguir um planejamento financeiro e ainda contar com um plano de negócios que vai direcioná-lo nessa jornada do empreendedorismo.

Quer saber mais sobre como montar uma loja de roupas? Leia neste conteúdo que preparamos para você.

Como anda o mercado têxtil?

Para quem não sabe, o mercado têxtil no Brasil é considerado bem extenso em linha de produção. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), o País está entre os cinco maiores do mundo e corresponde a 2,4% da produção.

Boa parte dessa produção está direcionada ao vestuário, sendo 2,6%. Pesquisando sobre o mercado, ainda é possível identificar o quanto o segmento de moda e vestuário para as franquias é promissor.

De acordo com dados de uma pesquisa de mercado realizada pelo Inteligência de Mercado (IEMI), somente em 2017 o varejo movimentou R$ 220,4 bilhões em vendas no Brasil.

Ainda na pesquisa, foi identificado que resultado foi propiciado pelo aumento do número de pontos de venda de vestuários no País. Atualmente, são mais de 152 mil.

E não é só isso: em 2019, o crescimento no volume de produção foi de 3%, ultrapassando o ano anterior, 2018. Na ocasião o percentual foi de 0,8%.

Assim, com tantas referências positivas, é fácil compreender que o segmento de Moda é bem interessante para quem deseja investir.

Dicas de como montar a sua franquia de loja de roupas de forma descomplicada

Primeiramente, é preciso dizer que em qualquer negócio que se preze é preciso realizar um planejamento estratégico para definir a estrutura do seu negócio. Em uma franquia de loja de roupas isso não seria diferente.

Assim, com esse planejamento estruturado, será mais viável conseguir alcançar o seu objetivo com mais firmeza e foco dentro das suas expectativas de empreendedor.

Será possível se organizar e se preparar para iniciar o seu empreendimento. Além de saber como montar uma franquia de loja de roupas de forma simples e sem erros. Por isso, iremos mostrar como montar uma loja de roupas passo a passo. Veja.

1.  Defina o que vai vender

loja de roupas como investir lingerie
Definir o ramo de atuação que deseja no setor de moda é o primeiro passo para iniciar o seu negócio

A primeira dica é saber o ramo de atividade que você vai seguir com sua franquia. Dentro do mercado, você pode optar por vender para um público específico ou trabalhar com produtos que atendam a consumidores distintos.

Porém, essa opção de uma grande variedade de produtos para amplos públicos não é o recomendado para quem irá iniciar no franchising.

Isso porque você terá que investir em um espaço mais amplo e robusto, o que certamente irá demandar mais custos. Seria o mesmo que concorrer com as lojas de departamento. Inicialmente não seria interessante.

Assim, seria uma concorrência desleal para quem está iniciando. Para este início, foque o seu objetivo em um nicho específico, como uma loja de roupas simples, e que tipo de roupa vai oferecer.

2. Encontre seu público-alvo

Ao mesmo tempo que decidiu o segmento, você precisa decidir para qual o público vai vender. Por exemplo, se será para mulheres, qual o objetivo? Lingerie ? Uma loja de roupas Plus Size? Vestuário e calçados?

Definindo o público-alvo, você terá mais uma informação para direcionar o seu empreendimento.

3. Escolha a franquia

Agora que você já sabe o processo inicial, é o momento de definir qual a franquia você pode representar.

Como montar uma franquia de loja de roupas sem antes escolher as marcas que deseja representar? Por isso, pesquise a franqueadora, as opções de negócios e se estão dentro do que você espera e pode fazer investir. Assim que decidir por uma delas, passe para o próximo passo.

4. Faça contato com a franqueadora

Agora que você já escolheu a marca, é hora de fazer contato com a franqueadora. Nesse momento demonstre suas expectativas e possibilidades, seja sincero sobre o seu perfil para a rede entender as suas condições de atuação.

Com o seu perfil aprovado, a franqueadora entregará os documentos referentes ao investimento, sendo um dos mais importantes a Circular de Oferta de Franquia (COF).

5. Analise bem a Circular de Oferta de Franquia

contrato de franquia sendo assinado
Antes de assinar o contrato de franquia, você deve estudar com cautela a COF.

Como mencionamos anteriormente, após essa entrevista com a franqueadora você receberá a Circular de Oferta de franquia (COF).

É na COF que estão presentes todas as informações detalhadas sobre valores de investimento, taxas, características da franquia, direitos e deveres de franqueados e franqueadora.

Por isso, ressaltamos a importância do documento ser bem lido e estudado. Por serem documentos extensos, é aconselhável contar com o auxílio de um advogado para a leitura a fim de esclarecer possíveis dúvidas.

A Lei de Franquias determina que a COF seja entregue 10 dias antes do prazo de assinatura do contrato de franquia.

Esse tempo é importante para que o futuro franqueado estude as documentações com calma, e também evita que a franqueadora faça algum tipo de pressão para que o candidato assine os documentos.

6. Pague a taxa de franquia

Após a leitura da COF e a concordância com todas as informações, você precisa assinar o contrato e pagar a taxa de franquia.

Essa taxa diz respeito à aquisição da unidade franqueada por você e garante que o franqueado possa usufruir do direito de uso da marca.

7. Inicie o franqueamento

O primeiro passo, a partir do pagamento da taxa de franquia, é a regularização do negócio. Tire seu CNPJ caso não tenha.

Algumas marcas permitem que os franqueados atuem a partir da abertura de um MEI. Para isso, basta acessar o site, realizar a abertura do certificado de Microempreendedor Indivisual e o cadastrar junto a prefeitura de sua cidade.

Em seguida, a franqueadora realiza o processo de análise do ponto comercial. Caso você tenha alguma sugestão de localização, ela será avaliada de acordo com a necessidade do seu negócio. Depois, será feita a adequação da loja para entrar nos padrões da rede.

Assim que estiver definida a obra, você já pode pensar em como montar a inauguração da sua franquia de loja de roupas.

Enfim é chegado o momento de atuar no seu negócio e conquistar os resultados esperados pela franquia. A seguir veja algumas dicas de como montar uma loja de roupa de destaque no franchising.

5 dicas de como montar uma loja de roupas de sucesso

Após saber quais as ações devem ser tomadas para montar uma franquia de loja de roupas, é preciso colocar em prática a sua atuação à frente do negócio.

Mas para que tudo corra bem ao longo do investimento, você precisa desempenhar um bom papel de gestor para o sucesso de sua franquia.

Então, selecionamos cinco dicas de boas práticas para que a sua loja tenha um desempenho positivo. Independente de qual subsegmento irá atuar, elas serão fundamentais para direcionar o desenvolvimento positivo de sua loja. Acompanhe.

1. Ofereça um bom atendimento

Montar uma loja de roupas de lingerie
Um atendimento de qualidade é o primeiro passo pára fidelizar o seu cliente

Primeiramente, seus futuros clientes serão seu bem mais precioso. Por isso, ao abrir uma loja, é preciso ter uma mentalidade de consumidor.

Ou seja, o que você espera de uma franquia de loja de roupa? Como gostaria de ser atendido? Como é a receptividade do local? Essas perguntas ajudam você a compreender a dinâmica do consumo.

Por isso, valorize o acolhimento, o atendimento de qualidade, atencioso e personalizado para cada cliente. Tenha uma ótima receptividade, seja disponível, oriente e sugira opções sempre respeitando a liberdade do cliente.

Dessa forma, não será preciso ser incisivo, seja natural e conduza o atendimento de forma agrsem que ele perceba a sua orientação. Faça com que seu cliente se sinta acolhido e bem recebido, sempre isso é essencial.

2. Invista em profissionais capacitados

No segmento de franquias existe um processo de suporte preparado para auxiliar no dia a dia da sua empresa.

Sendo assim, esse suporte, oferecido pelas redes, também é voltado para contratação e capacitação de equipe de funcionários. Por isso, não meça esforços para que os funcionários sejam capacitados e também recebam atualizações nos treinamentos.

Afinal, eles serão seus colaboradores e devem conduzir o trabalho com o mesmo padrão de qualidade, orientação e atendimento que se espera no negócio.

3. Acompanhe o seu público

Seja uma referência para o público do qual ira oferecer os produtos. Se a sua franquia é uma loja que oferece produtos para o público Plus Size, você precisa se atentar a esse nicho.

Por isso, busque se atualizar sobre o setor, conheça as exigências e as novidades. Sempre preze por um atendimento de alta qualidade.

Ao mesmo tempo, estude as tendências do mercado para ser uma referência no assunto. Assim, você consegue oferecer credibilidade e confiança no que será vendido.

4. Dê atenção à ambientação da loja

Manter a ambientação do seu espaço no sistema de franquias é mais fácil. Isso porque, ao adquirir a unidade, a franqueadora auxiliará na adequação do ponto comercial conforme padronização arquitetônica da marca.

Asism, por meio de um projeto arquitetônico, será possível ter um ambiente exatamente igual aos demais da rede. Você conseguirá proporcionar ao seu cliente o conforto e o atendimento já conhecido nas demais unidades da rede.

Por isso, o seu papel será cuidar para que tudo esteja bem organizado. Preste atenção à organização do espaço, estoque, vitrines, entre outros. Esses detalhes serão funções de toda a equipe à frente da sua unidade.

5. Faça um bom controle de estoque

Uma dica muito importante e que vai ajudar você a desenvolver bem a sua lucratividade é o bom controle do estoque. Faça um planejamento, a partir de sua primeira compra, para que seus produtos não fiquem parados no estoque.

No sistema de franquias você terá uma orientação sobre como deve adquirir o primeiro montante. Os demais devem ser bem planejados, justamente para não permitir investimento paralisado.

Dessa forma, coloque sempre para fluir as mercadorias que porventura saiam menos, e faça um balanço do seu estoque mensalmente. Para isso, entenda os comportamentos de consumo dos clientes da loja e sempre esteja em contato com a franqueadora.

Assim, seguindo essas dicas, será mais fácil atuar no seu negócio com mais segurança, caminhando para uma gestão controlada e com bons resultados desde o início.

A seguir conheça algumas opções de lojas de roupa e como montar a sua franquia de loja de roupa de sucesso.

Antes de conhecer algumas opções de investimento em franquia de loja de roupa, acesse nosso ebook sobre como abrir uma franquia de sucesso. O material apresenta informações completas, basta clicar no banner a seguir.

ebook como abrir uma franquia de sucesso

3 sugestões para montar a sua franquia de loja de roupa

Enfim, depois de saber mais sobre o universo das franquias de loja de roupas e as dicas para se tornar um empreendedor do ramo, chegou o momento de conhecer algumas opções de negócios para investir.

Conheça as opções que selecionamos e se inspire para montar a sua franquia de loja de roupa. Existem oportunidades consideradas franquias baratas e até os modelos mais robustos.

1. Mardelle

Optou pelo nicho de moda íntima? Então uma ótima escolha é a Mardelle. São mais de 25 anos no mercado atuando no ramo de moda íntima, com uma extensa variedade de produtos. Sua fabricação é própria e atende a uma gama bem ampla de clientes.

A Mardelle consegue oferecer o melhor custo-benefício a clientes e franqueados graças as seis confecções que funcionam em diferentes estados do Brasil.

Dessa forma, os franqueados trabalham com preços mais justos, produtos de alta qualidade e seguindo tendências de mercado.

Nas opções de franquias da Mardelle estão os modelos de franquias de loja de rua e de shopping center.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 135 mil;
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil.
  • Prazo de retorno de investimento: 18 a 24 meses

Quer saber mais informações sobre as opções de investimento da Mardelle? Assista o vídeo abaixo.

2. Lilica & Tigor

Se o seu objetivo é uma franquia que ofereça produtos para o público infantil, a franquia de roupas Lilica & Tigor é uma das referências em moda para crianças entre zero e 10 anos.

O nome da loja se baseia em dois personagens infantis que estão sempre presente nos modelos criados pela marca. Dessa forma, a Lilica e o Tigor têm o objetivo de transmitir os valores da marca com coleções voltadas para esportes radicais, cinema, diversão em geral, música e games.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 330 mil
  • Faturamento médio mensal: não divulgado
  • Prazo de retorno de investimento: entre 18 e 36 meses

Assim, a franquia é integrante do grupo clube Marisol, só atua em centros comerciais e conta com mais de 100 unidades espalhadas pelo Brasil, e também em outros países.

3. Reserva

A Reserva é uma marca que atua no mercado de roupas masculinas desde 2004. Muito conhecida entre o público masculino, ela foi fundada na cidade do Rio de Janeiro.

O objetivo da marca é ampliar a sua rede por meio das franquias tornando a Reserva conhecida em todo o território nacional. Assim, a rede oferece produtos de qualidade e atendimento diferenciado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 600 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 100 mil
  • Prazo de retorno de investimento: entre 24 e 30 meses

Viu como é possível montar a sua franquia de loja de roupas de forma simples e ainda escolher um ramo de atuação para se destacar?

Por isso, não deixe de conhecer as oportunidades que o franchising oferece e abra logo o seu  negócio de sucesso!

É possível que queira saber mais sobre empreender em vestuário no nosso conteúdo: ” Quer investir em vestuário, confira mais opções de lojas de roupas“.

*Informações publicadas em Setembro/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.


Autor: Denise Melo
30 de setembro de 2020

Ficou interessado em alguma franquia?

Preencha o formulário e fale com um consultor das nossas marcas.

Matérias relacionadas: