fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Compensa comprar uma franquia de seguros?


Muitas pessoas que desejam ter a primeira experiência administrando um negócio podem questionar: compensa comprar uma franquia de seguros? Afinal, se trata de um negócio muito atrativo.

O mercado de franquias de seguros está em constante crescimento e atraindo cada vez mais empreendedores. Mas isso acaba ligando um sinal de alerta para eles: será que ainda vale investir nesse segmento?

Outro ponto que também faz parte da maioria dos questionamentos, é o que é necessário para abrir uma franquia de seguro atualmente e o que o empresário precisa ficar atento antes de fechar o contrato e começar a operar.

Pensando nisso, preparamos o texto a seguir para mostrar quais são os reais benefícios de oferecer serviços ligados de seguros e como o setor consegue oferecer experiências que vão além das apólices. Acompanhe!

Compensa comprar uma franquia de seguros?

O mercado de seguros no Brasil vem em constante crescimento há anos. Com o passar dos anos o setor vem registrando bons números e movimentações, como mostra o levantamento feito pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização – Confederação Nacional das Seguradoras (Cnseg).

De acordo com eles, em 2019 foi registrado um faturamento próximo a R$ 200 bilhões, 12,3% a mais que o ano anterior, 2018.

Esse avanço se deu graças a procura dos brasileiros por seguros. A Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), detectou um aumento de 14,8% na contratação de seguros em geral, tendo o seguro de vida e automóvel como os principais.  

De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), ambos os segmentos movimentaram aproximadamente R$ 73 milhões só em 2018. Já os seguros de vida mantiveram o crescimento que vem ao longo de cinco anos. 

Com o número de pessoas buscando serviços ligados ao setor, naturalmente que a quantidade de franquias corretoras de seguros também acompanha a movimentação. A Associação Brasileira de Franchising (ABF), apontou o setor como o 4º maior do Brasil. 

Veja o vídeo abaixo para entender melhor como pode ser rentável investir em uma franquia de seguros!

Por que comprar uma franquia de seguros?

Esse é um setor que aceita cada vez mais representantes, principalmente pelo número cada vez maior de pessoas atrás de seguros. Mas além disso, há outras razões para um empresário investir no segmento. 

Mais bens assegurados

Talvez o primeiro indício que compensa sim comprar uma franquia de seguros seja o tópico anterior, afinal com o mercado inflamado e acumulando crescimento, nada melhor do que aproveitar a movimentação para obter uma boa rentabilidade. 

Além disso, há uma tendência do mercado continuar crescendo e acumulando bons resultados pelos próximos anos, principalmente com a economia do país voltado a aquecer e permitindo que o brasileiro aumentar seu poder de compra e assim, obter mais bens passíveis de serem assegurados.

Baixo investimento

Outro ponto importante de observarmos é o investimento inicial para quem deseja abrir uma franquia do segmento. Na maioria dos casos, as empresas que oferecem um modelo de negócio para a área cobram valores mais baixos que outras franqueadoras.

Isso acontece devido a estrutura mais simples, que não exige um gasto muito alto. Em muitos casos, basta internet e um notebook para fechar a venda de um seguro. Esse formato é conhecido como home office. 

Para saber mais sobre como conseguir trabalhar com o home office, acompanhe o vídeo a seguir!

Parceiros reconhecidos pelo público

As franquias de seguro trabalham com grandes parceiros. Ou seja, marcas conceituadas e com história no mercado. O que aumenta a confiança do consumidor com o franqueado.

Dessa forma, o empreendedor consegue comparar o preço que cada empresa está operando e assim, oferecer o melhor serviço em relação ao custo-benefício para que deseja se tornar um segurado. 

Mais um ponto que chama a atenção para quem deseja entrar nesse tipo de empreendimento, é a possibilidade de trabalhar com outros serviços também. 

São raras as seguradoras que oferecem apenas os tradicionais tipos de seguros, na maioria dos casos existem outros serviços.

O empreendedor pode oferecer a seus clientes: consórcios, financiamento, refinanciamento, previdência etc. Para se ter ideia, a Quisto Corretora de Seguros oferece 90 tipos de serviços para seus consumidores, um dos maiores leques do segmento.  

Como é o trabalho de um franqueado de seguro?

Franqueado fechando negócio com clientes
O franqueado realiza as vendas de forma direta e funciona como um intermediário

O primeiro passo é entender que nenhuma franqueadora de seguro irá exigir que você já tenha experiência na área para atuar, mas é importante que tenha um conhecimento, básico pelo menos, para desenvolver o empreendimento. 

Como o franqueado trabalhará diretamente realizando vendas, é importante que ele tenha aptidão e vontade de atuar com esse contato direto e utilizando de técnicas persuasivas para fechar os contratos. 

Dessa forma, ele terá algo a mais em relação a seus concorrentes e saberá melhor como agir para ampliar os seus lucros. 

Outro fator que deve ser levado em conta, é a capacidade administrativa do franqueado. No modelo de franquia para seguros, é mais comum encontrar unidades home office como falamos anteriormente. 

Esse tipo de atuação exige muito do empresário. É preciso entender que o tempo necessário para tocar o negócio será maior que as tradicionais oito horas de trabalho. 

Afinal, o trabalho não é só vender, tem também a administração dos recursos recebidos, as contas a pagar, gestão de horários etc. 

Os seguros mais comuns do Brasil

Trabalhar com seguros no Brasil é a garantia de que irá oferecer serviços que vão ajudar pessoas a resolverem situações que em muitos casos serão de extrema dificuldade. A maioria das franquias do segmento trabalham negociando os seguintes contratos.

Seguro Automóvel

Esse é um contrato no qual a seguradora fica responsável por cobrir todos os riscos contratados pelo cliente. Essa cobertura é definida em contrato e pode prever diversas situações como colisão, roubo, furto, desastres naturais etc. 

Porém, para que esse documento — conhecido com apólice — tenha valor, é preciso que o segurado siga as regras que estão determinadas nele. São condutas que irão reduzir as chances de um risco fora do normal.

Seguro Acidentes Pessoais

O seguro de acidentes pessoais é responsável por cobrir a morte, invalidez ou riscos causados por causa de algum tipo de acidente. Ou seja, algum fato que aconteça de forma súbita, violenta e involuntária que causou lesão física ou o óbito do segurado. 

Caso necessário, essa apólice também garante o atendimento médico. Caso alguma situação como essa aconteça, a seguradora indenizará o contratante ou seus beneficiários. Vale ressaltar que esse tipo de seguro considera apenas o acidente e não as suas consequências. 

Seguro Empresarial

Voltado para a proteção do patrimônio de uma empresa, esse tipo de seguro visa garantir a indenização caso aconteça alguma explosão, enchente, doença, furto, roubo, incêndio ou acidente que tenha prejudicado o andamento do empreendimento. 

Vale ressaltar que esse tipo de seguro vale para qualquer tipo de empresário e tamanho de empresa. Abrange todas as categoria. Cabe ao segurado escolher o melhor tipo de cobertura para ele. 

Seguro Pet

Não é novidade que muitas pessoas tratam seus pets como membros essenciais de suas famílias. Por isso, essa modalidade vem crescendo e tornando mais atrativa para os clientes. 

O objetivo desse serviço é garantir o pagamento de uma indenização ao segurado em caso de doenças súbitas e acidentes sofridos pelo animal. 

A grande vantagem é que esse seguro permite a inclusão da quantidade que o segurado quiser de pets, desde que as despesas não ultrapassem o valor estipulado pela empresa caso o plano seja acionado. 

Seguro de Vida

Um dos mais populares junto com o de automóveis como vimos ao longo do texto, o seguro de vida é responsável por garantir a cobertura em caso de morte, invalidez ou doenças graves. 

Um dos motivos que fazem deste seguro tão procurado é a forma que ele permite que o segurado utilize sua indenização. 

Em caso de morte, esse valor é repassado para a família. Se a pessoa for considerada inválida, a apólice permite que o dinheiro seja entregue para suprir suas necessidades.

Já quem for diagnosticado com uma doença grave, pode receber parte do valor para ajudar no tratamento. Caso seja de sua vontade esse dinheiro pode ser integral, porém a apólice se encerra. 

Seguro Máquinas e Equipamentos

O seguro de Máquinas e Equipamentos é uma solução que visa cobrir acidentes externos, roubos, furtos, incêndios, defeitos de fabricação, danos elétricos etc. Situações que comprometem o andamento de uma empresa e causam quedas no faturamento da mesma. 

Grande parte das seguradoras aceitam vários tipos de maquinários, porém o valor da apólice depende do tipo de equipamento consta nele e qual o tipo de empreendimento ele está envolvido. 

Seguro Frotas de Veículos

Para as empresas ou empresários que possuem algum tipo de frota, esse seguro é essencial para garantir a operação dos veículos. Esse seguro cobre danos acidentais, roubos, furtos, danos causados por terceiros, pane etc. 

Além disso, os veículos assegurados garantem indenização para os passageiros (ou seus beneficiários) em caso de acidente. Também é oferecido a assistência para o carro, caminhão ou ônibus e seus ocupantes em caso de algum problema. 

Seguro Viagem

Para os viajantes, este seguro presta todo o suporte necessários para que ele possa resolver vários problemas durante seu trajeto. 

A sua cobertura visa ajudar as pessoas com as despesas médicas-hospitalares, repatriação, traslado médico ou de corpo, invalidez causado por algum tipo de acidente durante a viagem. 

O que o franqueado pode esperar de uma franquia de seguro?

Mais um fator que mostra como compensa comprar uma franquia de seguros está na relação entre franqueadora e franqueado. Esse é o ponto que irá nortear todo o trabalho de empresário e o ajudará a alcançar os seus objetivos financeiros.

Vale lembrar que uma franquia é a concessão de direito para um terceiro comercializar um produto ou serviço, tendo como base o know how e o modelo de negócio consolidado e estruturado ao longo dos anos. 

Tendo esse conceito de franquia em mente, identificamos o primeiro passo que demonstra a importância dessa relação. Toda marca irá trabalhar para ajudar seus franqueados por meio de treinamentos que demonstram como devem ser as operações.

Além disso, as empresas também devem contar com um suporte disposto a atender os empresários a qualquer momento e ajudá-lo assim, a esclarecer suas dúvidas e colocar em prática as melhores técnicas para fazer sua unidade manter os bons números.

Para saber como esse trabalho funciona na prática, o candidato pode entrar em contato com outros franqueados e pesquisar sobre como é a relação de fato entre as partes. Com essa informação em mãos, fica mais fácil decidir por qual marca trabalhar. 

Como encontrar as informações sobre a franquia de seguros?

Todas as informações referentes ao papel da franqueadora para com o franqueado devem estar presentes na Circular de Oferta de Franquia (COF)

Esse documento é responsável por conter todos os dados da empresa, tais como o histórico da marca, o balanço financeiro, pendências judiciais, descrição do negócio, valores, taxas, estimativa de ganho, franqueados ativos e que se desligaram entre outros. 

É por meio desta circular, criada por meio da Lei de Franquias, que o empresário consegue ter transparência e certeza de que está entrando em um negócio realmente vantajoso para ele.

Uma dica é procurar um advogado para fazer a análise completa e ajudar a esclarecer algumas dúvidas. Vale lembrar que a lei permite que esse documento só seja assinado após 10 dias da entrega. Caso isso não ocorra, o contrato perde a validade jurídica. 

Para saber mais sobre a COF, veja o vídeo a seguir!

Como vimos ao longo do texto, investir em uma franquia de seguros pode ser uma boa solução para quem deseja ter um empreendimento e pensa em entrar nessa área. 

Os números do mercado são positivos e a tendência é que continue crescendo a cada ano, principalmente depois da melhora do poder de compra dos brasileiros. 

Mas para que seja bem aproveitado, é importante que o franqueado tenha dedicação e dedicação para estar à frente do negócio. 

E então, você também acha que compensa comprar uma franquia de seguros? Caso queira receber mais dicas como essa sobre esse segmento, assine nossa newsletter e receba conteúdos novos toda semana!

Autor: Rodrigo Brito
31 de março de 2020

Ficou interessado em alguma franquia?

Preencha o formulário e fale com um consultor das nossas marcas.

Matérias relacionadas:

No Porn Or Masterbation Get Penis Harder||Nuleaf Naturals In Anderson Indiana