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Conheça 5 vantagens de investir em uma franquia de serviço


Quem tem o desejo de empreender deve olhar com bons olhos para uma franquia de serviço. Afinal de contas, trata-se de um investimento de menor risco, uma vez que você trabalha com um modelo que já foi testado e aprovado pelo mercado.

E erra quem pensa que o mercado de franchising se resume a varejo e restaurantes fast food. Se fazer contagem de estoque, ficar de olho na validade de produtos e ter um ponto fixo de venda não estão nos seus planos, investir em uma franquia de serviço pode ser a sua solução.

Felizmente, nem só do comércio de produtos é que as empresas vivem e quem trabalha com serviços também tem ótimas possibilidades de negócios para investir.

É claro que, como acontece em qualquer outro setor, há desvantagens e, muitas vezes, quem escolhe esta área para atuar pode sentir um pouco mais de dificuldade em vender um serviço, que não é palpável, do que um produto que pode ser visto e tocado pelo consumidor.

No entanto, os benefícios do segmento podem superar os desafios, se o franqueado estiver preparado para se dedicar à administração da sua franquia e escolher a rede certa para investir.

Se você não tem a intenção de trabalhar com varejo, mas ainda não tem certeza se os serviços são realmente uma boa ideia, confira, na sequência, cinco razões para acabar com suas dúvidas.

5 vantagens de investir em franquia de serviço

Muitas pessoas possuem o sonho de empreender em alguma coisa para mudar de vida ou buscar novas maneiras de crescer profissionalmente. Porém, esse pode ser uma passo arriscado quando pensamos em quem vai começar do zero. 

Para os empreendedores que buscam mais segurança, encontrar uma franquia para investir pode ser uma boa escolha. Afinal, o empresário usará um modelo já testado e aprovado pelo público.

Além de ser um formato atraente e que reduz os desafios de um negócio, existem outras vantagens para quem quer se tornar franqueado de alguma marca. A seguir, listamos cinco benefícios de atuar oferecendo algum tipo de serviço. 

1. Mercado em expansão

Investir em uma franquia de serviço significa entrar em um mercado em crescimento e que pode oferecer excelentes oportunidades para o franqueado.

Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontam que em 2019, o setor de serviços em geral, cresceu 12%, em comparação com o ano anterior. Com isso, o setor foi um dos responsáveis pelo franchising brasileiro ter crescido 4,7% e faturado mais de 186 bilhões de reais no período analisado.

Outro dado bastante interessante fornecido pela ABF demonstra que, entre as dez maiores redes do país, quatro são de franquias de serviço, o que dá uma boa noção da importância deste segmento no mercado de franchising.

Enfim, iniciar um negócio em um setor que cresce e que tem redes bastante reconhecidas no mercado é uma ótima forma de começar no mundo das franquias.

2. Variedade de segmentos

O setor de serviços é um dos que apresenta mais variedade no franchising. Há, aliás a possibilidade de focar em nichos específicos, se assim o franqueado desejar.

Aqui, podemos destacar as franquia de serviço automotivos, que incluem limpeza, estética e manutenção de veículos; as franquias de educação, que oferecem cursos de idiomas, profissionalizantes e de atualização; as franquias de corretora de seguros, que comercializam planos de de saúde e seguros de vida, carros, entre outros; e por aí vai.

Com um leque tão grande de segmentos para atuar, fica mais fácil para o franqueado encontrar uma área que o agrade, em que ele tenha conhecimento e esteja disponível a se dedicar e, claro, investir.

3. Alta demanda e baixa sazonalidade

investir em uma franquia de serviço
A busca por serviços pelos consumidores não costuma diminuir, mesmo em caso de crises econômicas.

Em um momento de instabilidade econômica, a compra de produtos, como roupas e acessórios, pode diminuir drasticamente. No sentido contrário, a  busca por serviços tende a continuar em alta, na maioria dos segmentos.

Quer um exemplo? As marcas de capacitação profissional tiveram um aumento no número de alunos depois que muitos saíram dos seus empregos formais e se viram obrigados a investirem em educação para se atualizarem.

As franquias que trabalham com o varejo de produtos também têm muito mais chances de sofrer com a sazonalidade. Isto é, de apresentar queda de vendas em determinados períodos do ano. 

Vamos a um novo exemplo para você entender. As marcas que vendem sorvetes e milk-shakes, geralmente, faturam menos durante o inverno. Isso dificilmente acontece nas franquias de serviço.

Carros, motos e caminhões precisam de limpeza e manutenção periódicas, independente da época do ano. 

Nesse sentido, as franquias automotivas conseguem se manter em operação ao longo do ano sem dificuldades. 

Quem busca por um curso de idiomas também não o faz apenas em uma determinada época do ano. Logo, as redes de serviços educacionais têm alunos o ano inteiro.

Isso representa uma excelente vantagem competitiva para quem pretende investir em uma franquia de serviço, além de dar maior tranquilidade para o franqueado projetar os seus recebimentos.

4. Possibilidade de ter custos menores

Outro importante atrativo de investir em uma franquia de serviço é a chance de diminuir os custos, tanto no que diz respeito ao investimento inicial quanto às despesas do dia a dia da operação.

Quem trabalha com produtos precisa ter um estoque e, por si só, ele já representa um investimento bastante expressivo. 

Isso porque, além da compra das mercadorias, pode ser necessário ter um espaço adequado para armazená-las. Isso sem contar que produtos físicos, sobretudo os perecíveis, exigem cuidado no manuseio e um controle constante.

Uma franquia de serviço não precisa se preocupar com isso. De quebra, elas ainda podem ter despesas menores com mobiliário, equipamentos, layout e outros elementos que são primordiais em muitas franquias de varejo.

5. Modelos home based

Quem quer trabalhar em casa para ter mais flexibilidade e reduzir custos também tem nas franquias de serviço uma alternativa excelente. 

Isso porque, muitas redes oferecem, além dos formatos de loja e quiosque, o modelo home based, que pode ser sinônimo de mais autonomia para os franqueados.

No caso das franquias de limpeza e conservação de residências, por exemplo, o franqueado pode atuar com delivery, fazendo a divulgação dos seus serviços em casa e saindo para prestar o serviço apenas quando um consumidor solicitar.

Já nas franquias de consultoria, que também são opções bem populares entre os investidores, todo o trabalho pode ser feito pela internet. 

Aqui, o franqueado e o cliente podem manter contato por mensagens de texto e fazer conferências periódicas.

Além de fazer com o que trabalho seja mais flexível, podendo, inclusive, ser conciliado com outra atividade profissional, ter uma franquia home office também ajuda a diminuir os custos. 

Afinal de contas, não há necessidade de alugar um ponto comercial, e nem fazer um grande investimento de estrutura.

Dessa forma, tanto o investimento inicial, quanto os custos para manter a operação podem ser drasticamente reduzidos.

Convencido de que investir em uma franquia de serviço é uma boa ideia?

Sugestões de franquia de serviço

Agora que vimos as principais vantagens de aderir a uma franquia de serviço, vamos apresentar algumas marcas que são conhecidas e consolidadas no mercado por causa de seus modelos de negócio. Elas proporcionam aos franqueados boa rentabilidade, baixo investimento e lucros atrativos. 

Acquazero

O número de pessoas buscando serviços mais ligados à preservação do meio ambiente tem crescido a cada ano. Como mostra um estudo Panorama do Consumo Consciente no Brasil

Ao analisarem um período entre 2012 e 2018, foi identificado que 62% da população busca por empresas sustentáveis. Além disso, a maioria dos entrevistados não se importae em trocar de marca, mesmo sendo cliente há algum tempo, por causa desse fator. 

Esse é um dos grandes diferenciais da Acquazero, uma empresa paulista que começou a operar em 2009 e hoje já conta com unidades espalhadas pelo Brasil e Estados Unidos. Não à toa, a marca é considerada a maior do segmento de estética automotiva. 

O seu serviço, de forma resumida, faz a limpeza completa de um veículo com apenas 300 mililitros de água. Um gasto quase 1000 vezes menor que um lava-jato convencional e 30 vezes menor que o uso recomendado de água por pessoa, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU).

Ao se alinhar aos números crescentes do mercado automotivo e à vontade dos consumidores, o franqueado da Acquazero pode atingir um faturamento médio a partir de R$ 12 mil.

A Acquazero conta com modelos para home office e lojas físicas. Os valores e objetivos vão depender dessa escolha que o empreendedor fizer. O formato mais básico parte do seguinte:

  • Taxa de Franquia: a partir de R$ 5 mil
  • Abertura da Empresa: R$ 600
  • Capital de Giro: R$ 2 mil
  • Investimento para Operação: R$ 5.820
  • Total Aproximado do Investimento: R$ 13 mil

Para saber mais sobre as vantagens de atuar com a Acquazero e conhecer seu modelo, veja o vídeo abaixo!

Suav

A Suav é uma marca que surgiu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 2010. Com o objetivo de transformar o atendimento estético em algo mais rápido e adaptável para todos os consumidores, a empresa vem se consolidando no mercado. 

Ou seja, uma das grandes vantagens de ser franqueado da Suav é permitir que qualquer pessoa seja atendida independentemente da hora que chegar. Nenhum cliente marca horário.

Esse movimento express é considerado tendência pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A relação entre consumo, tempo e preço é determinante para sucesso de negócios dessa área.

Ao mesmo tempo, Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) acredita que o mercado de beleza e estética alcançará um crescimento de 10% ao ano. 

A marca oferece procedimentos de depilação, design de sobrancelha e esmalteria. A Suav também vem apostando em escovaria e buscando novas vertentes para ampliar ainda mais o seu leque de serviços. 

Caso o empresário deseje iniciar sua franquia, precisará encontrar um espaço médio de 80 m² no formato básico. Caso queira ofertar mais serviços, será necessário um investimento maior e uma área de 150 m². 

  • Taxa de franquia: a partir R$ 35 mil
  • Instalação, montagem e outros: valor base de R$ 96,6 mil
  • Capital de giro: R$ 36 mil
  • Investimento inicial previsto: R$ 167,6 mil
  • Retorno sobre o investimento: entre 16 e 36 meses

Descubra mais sobre a Suav no vídeo a seguir!

Encontre Sua Viagem

Uma ótima opção para quem deseja trabalhar com franquia de serviço é a Encontre Sua Viagem. Fundada em 2011, a empresa é especializada em turismo e conta atualmente com cerca de 500 franqueados. 

Dessa forma, a marca oferece para seus consumidores passagens aéreas, pacotes turísticos aéreos e terrestres, aluguel de carro, venda de seguro de viagem e várias outros produtos. 

Já o empreendedor que abrir uma unidade da ESV terá acesso a uma das melhores comissões por venda do setor. Os valores podem variar entre 5% e 45%, dependendo do que for contratado pelo cliente. 

E o melhor: mesmo que seja pago parcelado, o franqueado recebe a quantia da comissão de maneira integral. 

Se sua vontade é realmente entrar para o ramo do turismo, saiba que esse é um bom momento. O governo federal vem investindo em ações para aumentar o número de brasileiros circulando em território nacional.

Além disso, esse é um setor que acumula crescimento há anos. A Organização Mundial do Turismo (OMT) registrou, em 2019, mais um ano de sucesso do setor, somando 8,8 trilhões de dólares movimentados pelos viajantes. 

Com planos a partir de R$ 5 mil de investimento inicial, a Encontre Sua Viagem dispõe de modalidades de franquias home office ou loja física. A rede tem um prazo de retorno curto em comparação a outras empresas.

  • Investimento total: R$ 5 mil a R$ 40 mil
  • Taxa de franquia: R$ 3 mil
  • Royalties: R$ 250 a R$ 350
  • Faturamento médio: R$ 70 mil a R$ 200 mil
  • Prazo de retorno: 3 a 24 meses

Conheça mais sobre a Encontre Sua Viagem no vídeo a seguir.

Quisto Corretora de Seguros

O mercado de seguros no Brasil está em crescimento há anos. A cada período que passa, o setor vem registrando bons números e movimentações, como mostra o levantamento feito pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi).

A instituição detectou um aumento de 14,8% na contratação de seguros em geral, tendo o seguro de vida e automóvel como os mais procurados. 

Como resultado dessa procura maior por serviços ligados a seguro de bens, naturalmente que a quantidade de franquias corretoras também acompanharia a movimentação. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor é o 4º maior de franquias no Brasil. 

Para quem deseja trabalhar com essas operações, a Quisto Corretora de Seguros é uma ótima opção. A marca consegue oferecer as melhores ofertas para seus clientes, com mais de 90 tipos de soluções diferentes. 

Isso só é possível graças ao seu sistema de gestão comercial. O software utilizado pelos franqueados compara e gera cotações em mais de 20 seguradoras parceiras da Quisto.

Dessa forma, graças a essa eficiência, a Quisto vem se consolidando no mercado e ganhando destaque entre os consumidores. Uma ótima oportunidade para os empreendedores que buscam uma forma de iniciar um negócio.

  • Taxa de franquia: R$ 15 mil
  • Abertura da empresa: R$ 600
  • Capital de Giro: R$ 2 mil
  • Royalties: R$ 200
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: 6 a 18 meses

Além dos treinamentos, suporte e auxílio jurídico, a Quisto Corretora de Seguras permite a adoção de dois modelos de negócio: homeoffice ou unidade física. Conheça um pouco mais sobre a Quisto no vídeo a seguir!

Quais as características das franquias de serviço?

Trabalhar com empresas que oferecem algum tipo de serviço é uma boa aposta para quem está começando. Devido ao rápido retorno do seu público-alvo, é possível identificar os pontos fortes e problemas durante a execução do que é proposto. 

Para isso, é importante que você conheça bem a franquia que vai empreender. Porém, em uma franquia de serviço, não basta apenas saber sobre o modelo de negócio. Também é necessário compreender como os clientes avaliam suas experiências com a marca. 

Nesse tipo de empreendimento, é preciso observar quais os gastos para abrir e manter a unidade funcionando sem grandes problemas. E, por ser um modelo que não tem necessidade de um espaço muito grande ou um estoque, o investimento se torna muito mais palpável.

Por fim, mas não menos importante, trabalhar com algum tipo de serviço permite que o empresário tenha um leque enorme de possibilidades. Podendo atuar em várias frentes, como turismo, beleza, limpeza, corretagem de seguros, automotiva, manutenção etc.  

Trabalhar atendendo as necessidades das pessoas tem grandes vantagens, como atuar em um mercado que está cada vez mais em expansão e com alta demanda. 

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