fbpx

Quem tem o desejo de empreender deve olhar com bons olhos investir em uma franquia como seu primeiro negócio. Afinal de contas, trata-se de um investimento de menor risco, uma vez que você trabalha com um modelo que já foi testado e aprovado pelo mercado.

E erra quem pensa que o mercado de franchising se resume a varejo e restaurantes fast food. Se fazer contagem de estoque, ficar de olho na validade de produtos e ter um ponto fixo de venda não estão nos seus planos, investir em uma franquia de serviço pode ser a sua solução.

investir em uma franquia de serviço

Felizmente, nem só do comércio de produtos é que as empresas vivem e quem trabalha com serviços também tem ótimas possibilidades de negócios para investir.

É claro que, como acontece em qualquer outro setor, há desvantagens e, muitas vezes, quem escolhe esta área para atuar pode sentir um pouco mais de dificuldade em vender um serviço, que não é palpável, do que um produto que pode ser visto e tocado pelo consumidor.

No entanto, os benefícios do segmento podem superar os desafios, se o franqueado estiver preparado para se dedicar à administração da sua franquia e escolher a rede certa para investir.

Se você não tem a intenção de trabalhar com varejo, mas ainda não tem certeza se os serviços são realmente uma boa ideia, confira, na sequência, cinco razões para acabar com suas dúvidas.

Mercado em expansão

Investir em uma franquia de serviço significa entrar em um mercado em crescimento e que pode oferecer excelentes oportunidades para o franqueado.

Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontam que, até novembro de 2017, o setor de serviços tinha crescido 2,3%, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Com isso, o setor foi um dos responsáveis pelo franchising brasileiro ter crescido 8% e faturado mais de 163 bilhões de reais no ano passado.

Outro dado bastante interessante fornecido pela ABF demonstra que, entre as dez maiores redes do país, quatro são de franquias de serviços, o que dá uma boa noção da importância deste segmento no mercado de franchising.

Enfim, iniciar um negócio em um setor que cresce e que tem redes bastante reconhecidas no mercado é uma ótima forma de começar no mundo das franquias.

Variedade de segmentos

O setor de serviços é um dos que apresenta mais variedade no franchising. Há, aliás a possibilidade de focar em nichos específicos, se assim o franqueado desejar.

Aqui, podemos destacar as franquias de serviços automotivos, que incluem limpeza, estética e manutenção de veículos; as franquias de educação, que oferecem cursos de idiomas, profissionalizantes e de atualização; as franquias de corretora de seguros, que comercializam planos de de saúde e seguros de vida, carros, entre outros; e por aí vai.

Com um leque tão grande de segmentos para atuar, fica mais fácil para o franqueado encontrar uma área que o agrade, em que ele tenha conhecimento e esteja disponível a se dedicar e, claro, investir.

Alta demanda e baixa sazonalidade

Em um momento de instabilidade econômica, a compra de produtos, como roupas e acessórios, pode diminuir drasticamente. No sentido contrário, a  busca por serviços tende a continuar em alta, na maioria dos segmentos.

Quer um exemplo? As franquias de capacitação profissional tiveram um aumento no número de alunos depois que muitos saíram dos seus empregos formais e se viram obrigados a investirem em educação para se atualizarem.

As franquias que trabalham com o varejo de produtos também têm muito mais chances de sofrer com a sazonalidade, isto é, apresentar queda de vendas em determinados períodos do ano. Vamos a um novo exemplo para você entender. As marcas que vendem sorvetes e milk-shakes, geralmente, faturam menos durante o inverno. Isso dificilmente acontece nas franquias de serviço.

Carros, motos e caminhões precisam de limpeza e manutenção periódicas, independente da época do ano. Nesse sentido, as franquias automotivas conseguem se manter em operação ao longo do ano sem dificuldades. Quem busca por um curso de idiomas também não o faz apenas em uma determinada época do ano. Logo, as redes de serviços educacionais têm alunos o ano inteiro.

Isso representa uma excelente vantagem competitiva para quem pretende investir em uma franquia de serviço, além de dar maior tranquilidade para o franqueado projetar os seus recebimentos.

Possibilidade de ter custos menores

Outro importante atrativo de investir em uma franquia de serviço é a chance de diminuir os custos, tanto no que diz respeito ao investimento inicial quanto às despesas do dia a dia da operação.

Quem trabalha com produtos precisa ter um estoque e, por si só, ele já representa um investimento bastante expressivo. Isso porque, além da compra das mercadorias, pode ser necessário ter um espaço adequado para armazená-las. Isso sem contar que produtos físicos, sobretudo os perecíveis, exigem cuidado no manuseio e um controle constante.

As franquias de serviço não precisam se preocupar com isso. De quebra, elas ainda podem ter despesas menores com mobiliário, equipamentos, layout e outros elementos que são primordiais em muitas franquias de varejo.

Modelos home based

Quem quer trabalhar em casa para ter mais flexibilidade e reduzir custos também tem nas franquias de serviço uma alternativa excelente. Isso porque muitas redes oferecem, além dos formatos de loja e quiosque, o modelo home based, que pode ser sinônimo de mais flexibilidade e autonomia para os franqueados.

No caso das franquias de limpeza e conservação de residências, por exemplo, o franqueado pode atuar com delivery, fazendo a divulgação dos seus serviços em casa e saindo para prestar o serviço apenas quando um consumidor solicitar.

Já nas franquias de consultoria, que também são opções bem populares entre os investidores, todo o trabalho pode ser feito pela internet. Aqui, o franqueado e o cliente podem manter contato por mensagens de texto e fazer conferências periódicas.

Além de fazer com o que trabalho seja mais flexível, podendo, inclusive, ser conciliado com outra atividade profissional, ter uma franquia home office também ajuda a diminuir os custos. Afinal de contas, não há necessidade em alugar um ponto comercial e nem fazer um grande investimento de estrutura.

Dessa forma, tanto o investimento inicial quanto os custos para manter a operação em dia podem ser drasticamente reduzidos. Convencido de que investir em uma franquia de serviço é uma boa ideia?

Uma ótima opção para o modelo de trabalho home based, é a Encontre Sua Viagem. Com planos a partir de 5 mil reais de investimento inicial, esta franquia já superou a marca de 500 franqueados pelo país. A Encontre sua Viagem atua no setor de vendas de passagens aéreas, pacotes turísticos aéreos e terrestres, aluguel de carro, venda de seguro de viagem e várias outros produtos .

Além da modelo home office, a Encontre Sua Viagem dispõe também da modalidade de Franquia de loja física. Confira como comprar esta Franquia com exponencial crescimento ano após ano e que conta com todo o suporte da Encontre Sua Franquia.

Encontre sua Viagem, uma agência de viagens completa!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Faça parte de um dos maiores grupos de franquias do Brasil!

Preencha com seu e-mail a baixo e receba em seu e-mail as melhores dicas de franquias.

chevron-down