fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Conheça as melhores opções de microfranquias baratas


Anda pensando em investir nas microfranquias baratas? As microfranquias são micro apenas no nome, porque apresentam grande potencial de alcance para bons resultados! Por isso, se você busca investir no ramo e quer mais informações sobre o setor,  leia o conteúdo que trouxemos nesse texto!

Assim, as microfranquias baratas se apresentam como uma opção de investimento, principalmente para muitas pessoas que perderam seu emprego e desejam abrir o próprio negócio. Com um valor mais acessível, este modelo de negócio oferce um retorno de investimento em um tempo mais curto.

Por isso, investir em microfranquias baratas é uma oportunidade de entrar para o franchising por meio de uma experiência inicial de negócio.

Do mesmo modo, com a variedade de opções no mercado, é possível investir em uma que mais se enquadre na sua intenção e perfil comercial.

Você sabe o que é microfranquia?

Primeiro, é preciso compreender melhor o que são as microfranquias. Na verdade, dentro do mercado do franchising brasileiro, não existem grandes diferenças entre uma microfranquia e uma franquia.

Entretanto, a diferença fundamental é o valor que você vai investir para adquirir uma microfranquia. Esse tipo de classificação foi criado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) para diferenciar os modelos de microfranquias dos formatos de franquias tradicionais.

Assim, os valores das microfranquias variam e podem chegar até o limite de R$ 90 mil. Esse formato se mostra como possibilidade de investimento em franquia barata, boa opção para quem conta com capital limitado para se tornar empreendedor.

Ao mesmo tempo, as microfranquias são estruturadas de forma mais simples, apresentando operação enxuta. Uma franquia de porte menor, facilita a operação e o gerencimento, tornando o serviço um pouco mais simples, principalmente, para os empreendedores de primeira viagem.

Mas, como todo modelo do franchising, as microfranquias baratas também devem oferecer todo o apoio necessário aos franqueados, com garantia de transferência de know-how, suporte e treinamento.

Documentações necessárias

Estas capacitações são determinadas pela Lei de Franquias e, por isso, independente do valor investido para abertura de uma microfranquia, todos os empreendedores devem receber suporte completo.

Desse modo, a transferência de know-how é, ainda, um adicional para o negócio fluir da melhor maneira. As redes de franquias contam com experiência e maturidade de mercado, e todo o conhecimento deve ser transmitido ao franqueado.

Reforçando as tendências de mercado, as microfranquias baratas representam cerca de 18% das redes que atuam no Brasil. Essa porcentagem indica, ainda, grande potencial de expansão deste modelo de negócio por entre as redes brasileiras.

De acordo com informações da Associação Brasileira de Franchising (ABF) o franchising opera no país com aproximadamente 557 marcas em formatos de microfranquias. Entre as opções 79% oferecem apenas o modelo de microfranquias e os outros 20,2% estão disponíveis em duas formas, também lojas.

Por que investir em microfranquias baratas?

Inicialmente, falamos a respeito desse modelo que é de baixo investimento e tem um prazo menor, que pode variar entre 12 a 18 meses. Esse é um dos pontos favoráveis do investimento.

Outra situação, que também é favorável, é a oportunidade de que o empreendedor tenha um pró labore. O que é isso? Pró Labore é um retorno financeiro onde o franqueado recebe pelo trabalho dentro da franquia, além do lucro do negócio.

Entre as microfranquias, existem opções que permitem o trabalho home office. Esta dinâmica de trabalho de dentro de casa é bastante atrativo nos tempos atuais, principalmente para quem busca flexibilidade nos horários de trabalho, maior tranquilidade e menos despesas para abertura de um negócio.

Ao mesmo tempo, as microfranquias em formato home office também podem ser conciliadas com outros trabalhos que o franqueado desempenhar, sendo uma estratégia de complementação de renda para muitos brasileiros.

Em sintâse, as microfranquias baratas possuem o diferencial do suporte ao franqueado. Essa é a principal vantagem de se investir em um formato de franquia.

Ou seja, dentro do que é oferecido como suporte, estão englobadas todas as ações de acompanhamento dos processos, antes e após a inauguração da franquia.

Agora, se você já teve um negócio próprio que, por alguma razão não deu certo; ou se você é investidor de primeira viagem, as microfranquias além de baratas, são negócios que favorecem o seu potencial empreendedor.

O que observar antes de abrir uma das opções de microfranquias baratas?

Mulher surpresa microfranquias
Conhecer melhor o setor do franchising é a melhor forma de fazer a melhor escolha na hora do investimento

Para se tornar um empreendedor de sucesso gerenciando um dos modelos de microfranquias baratas, é essencial saber que o negócio, assim como qualquer outro, necessita de cuidados.

Todos os cuidados devem ser tomados de acordo com estudos de mercado e preparação do investidor, antes da abertura da franquia e, principalmente, durante o cotidiano de operação.

Acompanhe as dicas sobre o que fazer antes mesmo de abrir uma microfranquia:

Faça uma autoanálise

Perfil empreendedor é algo que se você não tem, precisa trabalhar para desenvolvê-lo. No franchising, desenvolver esse tipo de perfil é essencial para superar os desafios do negócio, saber gerenciar a unidade e, também, para trabalhar com foco em reusltados.

Definitivamente, será necessário que você se dedique ao seu empreendimento com garra para fazer com que tudo corra bem e possa ter resultados sempre positivos.

Portanto, se prepare! Saiba que é preciso muita força de vontade e persistência para alcançar os objetivos de sucesso que todo investidor que busca o próprio negócio deseja.

Pesquise sobre a franquia

Antes mesmo de iniciar o seu processo de franqueamento, será enviado um documento para que você analise todas as informações relativas à franquia

Para isso, a Lei de Franquias determina que as redes entreguem aos candidatos a franqueado a Circular de Oferta de Franquias (COF). Os empreendedores têm um prazo de 10 dias para estudar o documento, junto com o contrato de franquias, que só deve ser assinado se tudo estiver de acordo com os objetivos do empreendedor.

Mais conhecida como COF, esse documento trás informações essenciais para que você busque avaliar o investimento na franquia. O documento detalha valores de investimento, taxas, faturamento, lucratividade, prazo de retorno. A COF também explicita obrigações do franqueado, direitos e deveres de ambas as partes.

Portanto, busque orientação caso tenha alguma duvida sobre os termos contidos no documento como: características do negócio, os últimos dois balanços e a relação de franqueados atuantes e desistente nos últimos 12 meses entre outras informações.

Converse com outros franqueados para saber como funciona a rotina da franquia e o suporte oferecido pela marca. Isso fortalece a sua segurança para investir.

Alinhe as expectativas

Tenha sabedoria acima de tudo na hora de investir. Não adianta querer iniciar um negócio acreditando que vai ficar rico de uma hora para outra. Isso não existe!

Entretanto, as franquias são opções mais seguras e interessantes porque acompanham e orientam o franqueado em todos os processos relativos ao investimento.

Mas, é importante dizer, que o sucesso e o desenvolvimento do empreendimento dependem única e exclusivamente do desempenho do proprietário. Ou seja, por mais que exista acompanhamento da franqueadora, o empreendedor deve saber seguir os ensinamentos, padronizações e se empenhar para os resultados da unidade.

É importante dizer: nas microfranquias é comum que o franqueado seja também o funcionário, uma vez que as unidades apresentam estrutura mais enxuta. Por isso, o empreendedor precisa se dedicar bastante ao funcionamento do negócio, o que demanda tempo, dedicação e muito preparo.

Portanto, invista em treinamento, dedique-se ao atendimento de qualidade, faça valer a experiência de consumo do seu cliente e pense sempre com a mente de um proprietário.

22 opções de microfranquias baratas para investir

 Na hora de escolher o melhor negócio para investir, é importante que já esteja alinhado com o seu objetivo. Isso, porque, buscar um negócio que esteja dentro do seu objetivo e que você goste de atuar é um dos principais passos para o sucesso. Portanto, essa escolha certeira fará toda diferença na sua atuação.

A princípio, não se preocupe com as dificuldade,s principalmente se você for iniciante. Já sabemos que as franquias auxiliam nesse processo, então vá em frente com força e vontade de fazer o melhor para o seu negócio.

Assim, listamos algumas opções de negócios para você se inspirar e avaliar em qual delas está o seu potencial de empreendedor! Acompanhe!

1. Acquazero

A Acquazero é uma das principais microfranquias baratas e lucrativas para investir em 2020. Com um modelo sustentável de negócio a franquia é a maior rede de estética automotiva do país.

Existem atualmente no mercado mais de 240 unidades da franquia atuando no país. Ela se tornou referência no mercado sustentável automotivo, oferecendo aos seus clientes uma limpeza ecológica com o uso de apenas 300 ml de água.

Além disso, são oferecidos mais de 15 serviços de estética automotiva para os cuidados e conservação de veículos, fora outros serviços que podem ser realizados pela franquia.

Em suas opções de microfranquias baratas estão  três opções sendo home office: básico, intermediário e avançado.  Assim, você pode investir a partir de R$ 17.820 mil para se tornar um franqueado.

2. Encontre Sua viagem

O setor de viagens e turismo é o que você gosta? Então a Encontre Sua Viagem é uma opção interessante para quem deseja investir no ramo. 

Fundada desde 2011, a rede de franquias atua com presença forte no mercado nacional. Atualmente, a marca oferece mais de 90 soluções em viagens para o consumidor de turismo.

Para o empreendedor que busca investir narede, existem duas opções de negócios. Dentre as opções, os formatos de microfranquias baratas a home office sã uma boa escolha.

Isso, porque, com o potencial de ganhos atrativos perante o mercado de turismo, é possível adquirir sua franquia da Encontre Sua Viagem com valor inicial de R$ 12 mil.

Para saber se o setor de viagens e turismo é uma boa oportunidade de investimento, assista o vídeo a seguir!

3. Quisto Corretora de Seguros

A Quisto Corretora de Seguros é uma microfranquia que está presente no setor de Seguros como uma opção bem atraente para o ramo de corretagem de seguros

Desse modo, a franquia está ligada as principais parcerias de Seguradoras e pode oferecer por meio da parceria preços atrativos aos consumidores que buscam por soluções em seguros.

Com a Quisto o franqueado pode contar com treinamento e suporte da franqueadora em todas as etapas do processo e permite maiores ganhos com o modelo de negociações da rede.

4. Trust Intercâmbio Cultural e Turismo

Outra opção de microfranquias baratas é a franquia de turismo da Trust Intercâmbio, a rede é especialista em viagens de lazer, trabalho e estudo.

Para fazer parte da empresa que atua dentro dos padrões de qualidade, deixando seus clientes sempre satisfeitos.

O valor inicial da franquia é de  R$ 4 mil. O faturamento médio da franquia pode chegar até  R$ 25 mil com um retorno previsto entre 12 e 48 meses.

5. SuperGeeks

Já pensou em investir em um modelo de franquia de robótica ? A SuperGeeks  é a maior rede de escolas de robótica e programação para crianças e adolescentes do país.

O publico alvo da franquia são crianças a partir de cinco anos e jovens de até 17 anos que desejam saber mais sobre o universo da ciência da computação.

Assim, você pode se tornar um franqueado investindo a partir de R$ 30 mil, contando com um retorno entre 12 e 24 meses.

6. Cacau Show

Se a o universo de chocolates é a sua meta a Cacau Show é uma marca bem conhecida no mercado e pode oferecer o que Você busca. Os apaixonados por chocolate já se identificam com a m arca que é sucesso em todo Brasil.

Assim, a rede possui dois modelos de franquia: o Home Based e o quiosque. Para o primeiro, é necessário investir R$ 19 mil. Já para o segundo, R$ 35 mil.

7. Jah do Açaí/Penguins

O consumo de açai cresceu em todo Brasil e hoje já é um produto de consumo muito bem aceito pelos consumidores.

A rede Jah do Açaí/Penguins está no mercado desde 2007, sendo uma ótima opção de negócio. Logo, o investimento inicial necessário é de R$ 80 mil.

8. Doutor Resolve

A microfranquia barata Doutor Resolve oferece serviços de construção e reparos aos seus clientes.

Logo, a atividade do qual está direcionada a rede de franquias é bastante requisitada no mercado e se torna uma boa opção de investimento para quem busca por microfranquias baratas e lucrativas.

Para isso, o investimento inicial é de R$ 53 mil. O faturamento mensal gira em torno de R$ 30 mil todos meses e o tempo de retorno é de até 8 meses.

9. Padaria Pet

pet comendo microfranquias
O franchising tem segmentos de todos os nichos inclusive para os Pets

A Padaria Pet é uma rede especialista na confecção e na venda de guloseimas e petiscos para cachorros e gatos.

Então, se o seu objetivo é empreender nesse ramo, é preciso desembolsar R$ 3 mil e contar com um tempo de retorno de até 18 meses.

10. KiiP

A Kiip é uma microfranquia de serviços automotivos, que oferece diversos serviços como polimento, lavagem e enceramento de veículos, por exemplo.

Para isso, você precisa investir R$ 4 mil e contar com um tempo de retorno de até 9 meses.

11. Mister Fix

 Entre as marcas de manutenções prediais e residenciais, está a Mister Fix. O objetivo da franquia é capacitar profissionais para atender o setor de manutenção e reparo.

Com soluções de serviços rápidas, os alunos conseguem atuar com precisão e rapidez oferecendo diversos tipos de serviços aos seus clientes.

Por isso, essa é uma microfranquia que atua no modelo Home Based e para fazer parte dela, é necessário investir R$ 9 mil.

12. Mr. Kids

A Mr. Kids é uma rede de microfranquias de vending machines voltada para o público infantil, em que o consumidor precisa apenas colocar moedas de R$ 1 ou fichas e a máquina entrega um brinquedo de forma automática. 

Para se tornar franqueado, você precisa investir a partir de R$ 18,7 mil. 

13. Cooper Kap

A Cooper Kap é especialista na produção de tapetes e capachos personalizados. Ao se tornar um franqueado, você conta com o suporte da marca, além do plano de negócio e treinamento.

Assim, o investimento inicial é de R$ 9 mil e o tempo de retorno, de 6 meses.

14. Ahoba Viagens

A Ahoba Viagens é uma ótima opção d franquia do setor de turismo para quem deseja trabalhar de casa, estando entre as principais microfranquias baratas para atuação no mercado.

Em sua cartela de serviços, estão pacotes turísticos e diversos outros serviços aos viajantes. Para se tornar um franqueado, é preciso investir R$ 4 mil.

Assim, você conta com um faturamento médio de R$ 3 mil e um prazo de retorno de até 12 meses.

15. Nova Capital

A rede de franquias Nov Capital é especialista no ramo de imóveis e oferece treinamento para o ramo de imobiliárias.

Assim, a marca trabalha com três opções de negócios para investimento: Nova Capital Home, Nova Capital Express e Nova Capital Convencional. Assim, o seu investimento inicial varia de R$ 17 mil a R$ 50 mil.

Portanto, o faturamento mensal das franquias gira varia entre R$ 10 mil e R$ 150 mil dependendo do modelo escolhido.

17. Rede 10 Saúde

Em busca de soluções de saúde para seus clientes, a Rede 10 Saúde tem como público alvo as classes B e C, sendo muito eficiente em suas operações.

Desse modo, as franquias atuam através de um sistema omnichannel que faz a ligação entre paciente, médico e demais profissionais da saúde.

Dito isso, para se tornar um franqueado da rede, você precisa investir a partir de R$ 14 mil.

18. Uva e Verde

Entre as opções de microfranquias baratas está a Uva e Verde. É uma rede de franquias que oferece presentes criativos aos seus clientes. Dessa forma, é possível presentear com lembranças diferenciadas baseadas em aniversários e datas comemorativas, por exemplo.

Assim, para quem deseja investir na Uva e Verde, o valor de aquisição da franquia pode iniciar em R$ 5 mil. Para um negócio mais amplo, portanto, o investimento inicial passa a ser de R$ 20 mil mais 12 vezes de R$ 1 mil.

19. Banneg

A Banneg é uma das microfranquias baratas para você investir, principalmente se você não tiver muito tempo para se dedicar ao seu negócio.

Assim, com modelos de home office a franquia oferece oferece soluções financeiras aos seus clientes. Para se tornar um franqueado é preciso investir R$ 24 mil. O faturamento médio é de R$ 10 mil por mês.

20. Freewet

Lavagem a seco e serviços automotivos é o que você busca ? A Freewet oferece soluções de limpeza a seco de automóveis aos seus clientes. Além disso, ela possui três modelos de negócios: Light, Nano e Box.

Dessa forma, o investimento inicial necessário varia entre R$ 2,5 mil e R$ 25 mil. O faturamento mensal gira em torno de R$ 5 mil. 

21. Mordidela

Sendo uma opção de negócio do ramo alimentício que oferece aos seus clientes porções de doces e salgados A Mordidela existe desde 2014 e tem crescido bastante no Brasil.

Portanto, para investir na rede o investimento inicial é de R$ 80 mil, com um prazo de retorno de 12 meses.

Assim, depois de todo o conteúdo, viu que é possível investir em microfranquias baratas e ainda ter uma boa margem de lucros em pouco tempo?

Por isso, não perca a oportunidade de investir em opções de negócios bem interessantes e rentáveis! Agora se você quer saber mais sobre o franchising e as microfranquias acesse gratuitamente o nosso material!

ebook em qual franquia investir

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Autor: Luisa Campos Batista
4 de junho de 2020

Ficou interessado em alguma franquia?

Preencha o formulário e fale com um consultor das nossas marcas.

Matérias relacionadas: