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Conheça o modelo de franquia food truck


Franquia Food Truck: um modelo que tem atraído cada vez mais pessoas. Isso tudo porque muitos empreendedores têm gostado da ideia de ter seu próprio negócio e ainda a liberdade para trocar de ponto quando achar necessário. Parece muito simples, mas também existem regras para esta modalidade e alguns “segredos” para dar certo.

Quer descobrir quais? Acompanhe!

 Processo de Transformação

Na realidade, o comércio ambulante existe há muitos anos. Feiras, camelôs, carrinhos de picolé são figuras bastante conhecidas dos brasileiros. Prova disso é que existem até hoje. Acontece que toda essa gritaria que os pequenos comerciantes faziam para chamar a atenção dos clientes e vender seus produtos, foi substituído por outra técnica para chamar a atenção do consumidor: a boa e velha aparência.

Ao contrário do que alguns imaginavam, o comércio ambulante não acabou, e sim, evoluiu. Hoje temos veículos com um design mais chamativo, mais colorido… Alguns tão enfeitados quanto carros alegóricos de escola de samba. Além da aparência, a higiene é fundamental para fidelizar o cliente, principalmente no ramo de alimentos. Alguns veículos dispõem até de energia solar para funcionar!

 

Relação Custo x Benefício

Ao contrário da tradicional franquia imóvel, como restaurantes e lanchonetes, a franquia food truck está isenta de aluguéis e IPTU. Sem falar na flexibilidade de adaptação. Se o ponto que o franqueado escolheu é ruim, por ter pouco fluxo de pessoas por exemplo, basta ele arrumar as coisas no carro e partir para outro local movimentado.

#Mas cuidado para não ficar trocando de ponto com frequência. Assim você não manterá vínculo com nenhum cliente e viverá da própria sorte, ou seja, de vendas aleatórias.

Outra estratégia para alavancar as vendas e ao mesmo tempo promover o seu negócio é participar de feiras que tenham a ver com o produto que sua franquia vende e com o público-alvo. Uma franquia de alimentos, por exemplo, pode alugar o espaço para estacionar seu veículo numa feira gastronômica e ganhar muito mais dinheiro do que num ponto normal, em um dia qualquer. Isso é exemplo de “lugar certo na hora certa”, que é o mesmo que serviço certo para o público certo e na hora certa.

Vale também alugar vagas de estacionamento em grandes centros urbanos. Isso pode valer tanto a pena que o valor do aluguel pode ser irrisório se comparado com o lucro mensal.

 

Fidelize o Cliente

Não é porque você tem uma lanchonete móvel, que você será uma lanchonete móvel qualquer! Existem várias formas de fazer o cliente se lembrar e até mesmo gostar e virar seu freguês. Uma delas é investir no conforto, colocando cadeiras e mesas próximas ao seu negócio, para que consumam por mais tempo; música ao vivo, para maior entretenimento, entre outros. Quem sabe assim possa ser considerado não apenas mais uma lanchonete, mas o novo point do bairro!

 

Dicas, Vantagens e Desvantagens do modelo de Franquia Food Truck

Principais Vantagens:

  • Os custos de manutenção de um veículo são menores que os de um aluguel e IPTU;
  • O fato do serviço ir até o cliente é uma prerrogativa que aumenta as vendas.

 

Principais Desvantagens:

  • O espaço muito limitado para estoque requer um bom planejamento;
  • O conforto de uma franquia móvel nunca vai superar a de uma franquia imóvel.

 

Dicas da Franquia Food Truck:

  • Capriche na aparência do seu veículo e aproveite a mobilidade que ele oferece para incluir o seu contato e promover seu negócio;
  • Procure saber com antecedência dos eventos que sua cidade terá, para vender mais;
  • Se o seu público alvo for jovem, invista em entretenimento como uma tela de tv para acompanhar jogos e show, música ao vivo, além de mesas e cadeiras, claro;
  • Use e abuse dos aplicativos para smartphone, para promover seu negócio e até mesmo trabalhar com pedidos on-line, frisando a qualidade e rapidez da entrega.

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