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Dicas para avaliar a reputação de uma franquia


Se pensa em ser franqueado um dia, certamente já se preocupou sobre a reputação de uma franquia. Afinal de contas, você irá colocar o seu dinheiro e carregará a marca como se fosse sua. 

Mas quem tem interesse em se tornar um franqueado também deve considerar que, uma vez que estará representando uma grande marca, vai compartilhar da reputação que ela já tem no mercado, seja boa ou ruim.

Por conta disso, avaliar a reputação que a franqueadora tem com os seus franqueados e com os consumidores torna-se um dos passos essenciais que devem ser dados antes que o empreendedor adquira a franquia.

Vamos ver, a seguir, como fazer essa avaliação para garantir que você não acabe se decepcionando e prejudicando sua imagem por causa da franquia.

Como descobrir a reputação de uma franquia?

Se tornar um franqueado traz consigo diversas vantagens, como o fato de poder começar o negócio contando com o know-how de quem já tem conhecimento no mercado e com um modelo empresarial que já foi testado e aprovado.

Porém, para evitar que cai em furadas e invista seu dinheiro em um negócio sem sucesso, é preciso observar alguns pontos. Tais como:

Pesquise a história da franquia

Uma boa reputação não é construída da noite por dia. As redes de franquias que são bem vistas pelo mercado, por seus franqueados e clientes batalham muito para conseguir notoriedade e isso, geralmente leva um bom tempo.

Para começar, o ideal é pesquisar sobre a história da franquia e entender como ela foi criada, com que propósito, quais foram os desafios que o negócio superou e como isso mudou a empresa.

Dessa forma, você verá se os valores e objetivos da franqueadora estão alinhados com aquilo que você procura em um negócio e poderá entender melhor que tipo de mensagem ela passa para o mercado.

Avalie o volume de críticas

Os consumidores e franqueados que não estiverem satisfeitos com a franquia, provavelmente vão reclamar. E um dos principais ambientes para isso é a internet.

Procurando em sites de buscas, canais específicos de reclamação e até nas redes sociais da franqueadora, você poderá medir o volume e o teor das críticas.

Essa avaliação é importante não só para fazer uma análise quantitativa, mas também qualitativa, uma vez que alguns problemas relatados podem não ser totalmente responsabilidade da franqueadora.

Por exemplo, se você encontra uma reclamação no Facebook da rede que está avaliando que diz que o atendimento em uma unidade está péssimo, isso pode ter sido causada por um treinamento ruim por parte da franqueadora ou pela má gestão do franqueado.

Então é preciso ter muito cuidado para medir não só quantas reclamações existem, mas sobre o que elas são.

Estude as respostas e as soluções

Considerando que é muito difícil deixar todos os clientes 100% satisfeitos, a maioria das empresas vai ter algumas reclamações e críticas. 

Mas além de avaliá-las, é importante analisar como a empresa, seja a franqueadora ou uma unidade franqueada responde a elas.

Empresas que ignoram comentário negativos ou os respondem com rispidez normalmente criam uma imagem ruim com o consumidor e não têm parâmetros adequados de atendimento, e isso já é um sinal vermelho para os futuros franqueados.

Se a marca e os franqueados que já tem unidades ativas já estão criando uma reputação ruim para eles por conta disso, provavelmente isso vai acabar prejudicando a sua unidade, mesmo que você tenha um atendimento excelente.

Busque por processos judiciais

Também há ferramentas online que mostram se a empresa tem ou não processos judiciais e qual a causa, sejam eles de um cliente contra a marca ou do franqueado contra a rede. 

Muitas vezes, só procurando pelo nome ou CNPJ da franqueadora nos buscadores já é possível encontrar esses resultados.

Dependendo do teor do processo (que geralmente não é exibido na íntegra), isso também pode prejudicar a imagem da franqueadora e de suas franquias, consequentemente.

Afinal, assim como foi fácil para você encontrar acusações contra a rede, também pode ser para os consumidores.

Entenda como a marca se posiciona no mercado

Cada marca tem uma identidade própria e uma forma como quer ser vista pelo mercado, por seus clientes e franqueados, e todas as suas ações são pensadas em conformidade com essa identidade.

É muito importante que o franqueado perceba se a forma como a marca se posiciona está de acordo com seus próprios preceitos éticos e alinhada com aquilo que ele deseja transmitir para o mundo.

Do contrário o franqueado pode acabar tendo conflito com as orientações e divulgações que a franqueadora faz e a forma como ele gostaria de tocar o negócio.

Visite algumas unidades

Visitar unidades franqueadas é uma das melhores formas de conhecer o negócio na prática. 

É claro que isso não elimina uma análise profundo dos materiais fornecidos pela rede, mas estar em uma franquia e ver como é o dia a dia do negócio garante a chance de conferir se aquelas informações são realmente verdadeiras e funcionam na prática ou não.

Ao fazer uma visita, o franqueado pode ter duas abordagens. Inicialmente, ele pode agir como um consumidor, analisar o layout, a limpeza, os processos, produtos e a forma como os funcionários atendem.

Tudo isso, embora seja coordenado pelo franqueado que lidera a unidade, passa também pela franqueadora.

Enquanto cliente, o empreendedor pode até tentar conversar com alguns dos outros consumidores que estiverem no espaço e tentar descobrir o que eles pensam sobre o negócio e como veem a marca.

Entender se o consumidor gosta do produto, se acha que ele vale o preço pago, como percebe a qualidade e a rapidez no atendimento. 

Tudo isso ajuda no desenvolvimento de uma produção mais condizente com a estratégia adotada para identificar qual a reputação da rede com o seu público.

Abra o jogo com a franqueadora

Uma outra abordagem interessante é abrir o jogo e se mostrar como um interessado em inaugurar uma franquia. 

Essa é uma prática bem comum e muitas redes até fornecem os dados de contatos de empreendedores que tem disponibilidade para receber futuros investidores em suas lojas.

A intenção dessa abordagem é conversar com o dono da franquia para validar os aspectos relacionados ao que acontece “atrás do balcão” e entender como é a relação dos franqueados com a franqueadora.

Perguntar sobre o treinamento e suporte prestado pela rede, entender como funciona a supervisão e autonomia no dia a dia do negócio e até questionar se os valores de custo e retorno são realmente verdadeiros.

Essas são boas táticas para identificar qual a imagem qual a imagem a franqueadora passa para seus franqueados. É pesquisando com quem já está no mercado, que será possível ter certeza se está no caminho certo ou não. 

Para saber mais sobre como pesquisar sobre a reputação de uma franquia, veja o vídeo abaixo!

Qual a importância da Circular de Oferta de Franquia nesse processo? 

A Circular de Oferta de Franquia(COF) surgiu por meio da Lei de Franquias em 1994 e foi reformulado em 2019. Esse documento é responsável por apresentar todas as regras que irão guiar a relação entre o franqueado e a marca.

Desenvolvido pela franqueadora, a circular precisa contar conter todas as informações necessárias para que o empresário possa tomar conhecimento sobre o negócio que irá entrar. Todos os dados devem ser descritos de forma simples, transparente e de fácil compreensão. São eles:

  • Dados sobre a franqueadora, como CNPJ e endereço da sede;
  • Histórico da marca;
  • Balanço e demonstrações financeiras;
  • Pendências judiciais;
  • Relação de franqueados;
  • Franqueados ativos e que se desligaram nos últimos 24 meses;
  • Equipe da franqueadora;
  • Informações sobre o mercado;
  • Descrição do negócio;
  • Características dos modelos de negócio da marca de franquia;
  • Perfil desejado do franqueado;
  • Estimativa de investimento pelo franqueado, com descrição das taxas cobradas;
  • Estimativa de ganhos financeiros;
  • Regras sobre território (se haverá exclusividade ou não de atuação por um franqueado em determinada área);
  • Lista de fornecedores para atuação na franquia;
  • Lista de apoios prestados pela franqueadora;
  • Situação do franqueado após o término ou rescisão do contrato de franquia.

A Cof é primordial para que o empresário conheça de fato a reputação da franquia em que está interessado. Uma dica importante é consultar um advogado para checar algumas informações referentes a franqueadora. 

Para conhecer melhor sobre algumas franquias de sucesso, acompanhe o vídeo abaixo sobre as franquias de sucesso para 2020!

Data limite para a assinatura da COF

Esse documento só pode ser assinado após 10 do seu recebimento. Isso é uma obrigação imposta na Lei de Franquias e visa segurar ao empresário o tempo suficiente para pensar e analisar os dados que foram apresentados. Caso seja assinado antes disso, o contrato perde a validade e o dinheiro é ressarcido.  

Como vimos ao longo do texto, não é muito complicado pesquisar sobre a reputação de uma franquia.

Apesar de ser um empreendimento mais seguro que um negócio aberto do zero, o modelo de franchising também encontra algumas empresas não tão boas assim. com preços altos ou sem uma boa rentabilidade. 

Por isso é tão importante buscar as informações e confirmar os dados demonstrados pela COF. Só assim o empresário terá segurança suficiente para tocar o projeto sem correr o risco de entrar em uma cilada.

Gostou e quer saber mais sobre como ficar atento a reputação de uma franquia? Assine nossa newsletter e receba conteúdos que ajudaram a entender mais sobre o mundo do franchising.

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Autor: Rodrigo Brito
26 de março de 2018

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