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Encontre sua Franquia

Dicas para avaliar a reputação de uma franquia


Se você se interessa por franquias provavelmente já sabe q ser franqueado é levar o nome de uma marca criada por outra pessoa como se fosse a sua.

É claro que existem diversas vantagens nisso, como o fato de poder começar o negócio contando com o know-how de quem já tem conhecimento no mercado e com um modelo empresarial que já foi testado e aprovado.

Mas quem tem interesse em se tornar um franqueado também deve considerar que, uma vez que estará representando uma grande marca, vai compartilhar da reputação que ela já tem no mercado, seja boa ou ruim.

Por conta disso, avaliar a reputação que a franqueadora tem com os seus franqueados e com os consumidores torna-se um dos passos essenciais que devem ser dados antes que o empreendedor adquira a franquia.

Vamos ver, a seguir, como fazer essa avaliação para garantir que você não acabe se decepcionando e prejudicando sua imagem por causa da franquia.

Pesquise a história da franquia

Uma boa reputação não é construída da noite por dia. As redes de franquias que são bem vistas pelo mercado, por seus franqueados e clientes batalham muito para conseguir notoriedade e isso, geralmente leva um bom tempo.

Para começar, o ideal é pesquisar sobre a história da franquia e entender como ela foi criada, com que propósito, quais foram os desafios que o negócio superou e como isso mudou a empresa.

Dessa forma, você verá se os valores e objetivos da franqueadora estão alinhados com aquilo que você procura em um negócio e poderá entender melhor que tipo de mensagem ela passa para o mercado.

Avalie o volume de críticas

Os consumidores e franqueados que não estiverem satisfeitos com a franquia, provavelmente vão reclamar. E um dos principais ambientes para isso é a internet.

Procurando em sites de buscas, canais específicos de reclamação e até nas redes sociais da franqueadora, você poderá medir o volume e o teor das críticas.

Essa avaliação é importante não só para fazer uma análise quantitativa, mas também qualitativa, uma vez que alguns problemas relatados podem não ser totalmente responsabilidade da franqueadora.

Por exemplo, se você encontra uma reclamação no Facebook da rede que está avaliando que diz que o atendimento em uma unidade está péssimo, isso pode ter sido causada por um treinamento ruim por parte da franqueadora ou pela má gestão do franqueado.

Então é preciso ter muito cuidado para medir não só quantas reclamações existem, mas sobre o que elas são.

Estude as respostas e as soluções

Considerando que é muito difícil deixar todos os clientes 100% satisfeitos, a maioria das empresas vai ter algumas reclamações e críticas. Mas além de avaliá-las, é importante analisar como a empresa, seja a franqueadora ou uma unidade franqueada responde a elas.

Empresas que ignoram comentário negativos ou os respondem com rispidez normalmente criam uma imagem ruim com o consumidor e não têm parâmetros adequados de atendimento, e isso já é um sinal vermelho para os futuros franqueados.

Se a marca e os franqueados que já tem unidades ativas já estão criando uma reputação ruim para eles por conta disso, provavelmente isso vai acabar prejudicando a sua unidade, mesmo que você tenha um atendimento excelente.

Busque por processos judiciais

Também há ferramentas online que mostram se a empresa tem ou não processos judiciais e qual a causa, sejam eles de um cliente contra a marca ou do franqueado contra a rede. Muitas vezes, só procurando pelo nome ou CNPJ da franqueadora nos buscadores já é possível encontrar esses resultados.

Dependendo do teor do processo (que geralmente não é exibido na íntegra), isso também pode prejudicar a imagem da franqueadora e de suas franquias, consequentemente. Afinal, assim como foi fácil para você encontrar acusações contra a rede, também pode ser para os consumidores.

Entenda como a marca se posiciona no mercado

Cada marca tem uma identidade própria e uma forma como quer ser vista pelo mercado, por seus clientes e franqueados, e todas as suas ações são pensadas em conformidade com essa identidade.

É muito importante que o franqueado perceba se a forma como a marca se posiciona está de acordo com seus próprios preceitos éticos e alinhada com aquilo que ele deseja transmitir para o mundo.

Do contrário o franqueado pode acabar tendo conflito com as orientações e divulgações que a franqueadora faz e a forma como ele gostaria de tocar o negócio.

Visite algumas unidades

Visitar unidades franqueadas é uma das melhores formas de conhecer o negócio na prática. É claro que isso não elimina uma análise profundo dos materiais fornecidos pela rede, mas estar em uma franquia e ver como é o dia a dia do negócio garante a chance de conferir se aquelas informações são realmente verdadeiras e funcionam na prática ou não.

Ao fazer uma visita, o franqueado pode ter duas abordagens. Inicialmente, ele pode agir como um consumidor, analisar o layout, a limpeza, os processos, produtos e a forma como os funcionários atendem, já que tudo isso, embora seja coordenado pelo franqueado que lidera a unidade, passa também pela franqueadora.

Enquanto cliente, o empreendedor pode até tentar conversar com alguns dos outros consumidores que estiverem no espaço e tentar descobrir o que eles pensam sobre o negócio e como veem a marca.

Entender se o consumidor gosta do produto, se acha que ele vale o preço pago, como percebe a qualidade e a rapidez no antedimento e como se sente consumindo os produtos da franquia é uma estratégia excelente para identificar qual a reputação da rede com o seu público.

Uma outra abordagem interessante é abrir o jogo e se mostrar como um interessado em inaugurar uma franquia. Essa é uma prática bem comum e muitas redes até fornecem os dados de contatos de empreendedores que tem disponibilidade para receber futuros investidores em suas lojas.

A intenção dessa abordagem é conversar com o dono da franquia para validar os aspectos relacionados ao que acontece “atrás do balcão” e entender como é a relação dos franqueados com a franqueadora.

Perguntar sobre o treinamento e suporte prestado pela rede, entender como funciona a supervisão e autonomia no dia a dia do negócio e até questionar se os valores de custo e retorno são realmente verdadeiros é uma ótima tática para ver que imagem o franqueado tem da rede.

 

A Encontre sua Franquia é o grupo com maior crescimento no segmento de Franchising do País. E uma importante explicação para esta crescente é a grande variação de modelos de negócio. Na sua Cartilha de Franquias, o grupo, conta também com o modelo para o trabalho Home Office. Você já viu aqui neste post as dicas para trabalhar em casa e conquistar vitórias. Agora, só falta um negócio próspero.

Confira estas duas dicas

Encontre Sua Viagem: Franquia no setor turístico, uma agência de viagens completa. Neste modelo, o franqueado pode até trabalhar de casa em vendas de pacotes turísticos, passagens aéreas e outras modalidades. Confira! 

Quisto: Esta franquia com possibilidade de trabalho home office, consiste no relacionamento e acompanhamento dos clientes, para a venda de seguros, entre as várias modalidades de seguros oferecidas. Confira!

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