fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Dicas para sua franquia on-line barata vender mais pela internet


Há muita gente investindo em negócios e serviços na web, e com as franquias on-line baratas não é diferente! Existe um amplo mercado para atuação, só esperando que você invista e realize o sonho de ser dono do próprio negócio!

Porém, para obter os resultados projetados para sua franquia online barata, fique atento às nossas dicas. Neste guia, vamos apresentar a você dicas bem importantes sobre a atuação como franqueado, as vantagens do mercado, documentações que você precisa prestar atenção e dicas para impulsionar as franquias on-line baratas.

Ficou interessado? Então é só acompanhar o nosso conteúdo.

O mercado de franquias

Por quê investir em franquias? Essa é a pergunta de muita gente que ainda não sabe como funciona o sistema de franchising no país. Esse é um dos setores da economia que conseguem se manter com resultados positivos e bons números de faturamento e expansão mesmo em cenários de instabilidade econômica.

De acordo com a Pesquisa de Desempenho do Franchising Brasileiro, dentre as 50 maiores marcas de franquias, 85% operam com pelo menos um formato de franquia no modelo de loja. Em 2018, este total era de 88%, o que demonstra que as redes estão investindo na expansão por meio de novos formatos, como quiosque, unidades móveis e, claro, as franquias on-line.

Ao mesmo tempo, o número de outros formatos também cresceu. Em 2018, 12% das 50 maiores franquias operam com modelos variados de negócio. Em 2019, o número registrado foi de 15% das marcas.

Ainda de acordo com a análise da ABF, o número de marcas que trabalham com modelo de franquia home based deve aumentar ao longo dos anos. Cerca de 36% das redes têm a intenção de desenvolver formato de operação de baixo custo, o que demonstra aos empreendedores que este é um mercado em expansão.

Os números demonstram que há grande espaço para expansão das franquias on-line baratas, indicando que as possibilidades de investimento devem aumentar ao longo dos anos.

Quer entender mais sobre como funciona o sistema de franchising? A gente explica! No vídeo a seguir, contamos tudo sobre esse tipo de investimento.

Vantagens

Para quem opta por um modelo de franquia on-line barata, é bem comum encontrar opções de redes que exigem um menor capital para investimento, além de possibilitarem que os empreendedores tenham maior flexibilidade no horário de trabalho. Inclusive, é bastante comum que um franqueado gerencie uma unidade e, ao mesmo tempo, tenha outra ocupação profissional.

Pela facilidade de operação e gerenciamento das franquias on-line baratas, esses formatos de negócio servem, também, como estratégias de complementação à renda familiar. Além do baixo capital para investimento e da flexibilidade de horários, os franqueados atuam com o suporte da Lei de Franquias.

A Lei de Franquias (nº 8955/94) regulamenta todo o processo de aquisição de franquias, atuação dos empreendedores como franqueados e, também, das franqueadoras. Assim, na legislação, constam definições dos modelos de franquias, condições, regras de funcionamento e outras informações do âmbito da regulamentação deste modelo de negócio.

A legislação também estabelece todas as informações que o franqueador deve fornecer ao franqueado, por meio de documentos oficiais. O objetivo é que os empreendedores possam tomar a decisão de investir em uma franquia de forma consciente e munidos de todas as informações relativas ao modelo de negócio.

A Circular de Oferta de Franquia (COF) é um desses documentos, no qual devem constar informações completas sobre a marca, valores e condições de investimento, responsabilidades do franqueado, produtos/serviços oferecidos pela marca, taxas que o franqueado precisa pagar, entre outras informações cruciais.

Ao mesmo tempo, o candidato a atuar em franquia on-line barata deve receber o contrato de franquia. No contrato, constam informações que definem a relação entre o empreendedor que está investindo em um modelo de franquia, e o franqueador.

Franquias on-line baratas: como começar?

Não é porque o modelo de franquia on-line barata permite que você trabalhe de casa, que não é preciso comprometimento e seriedade com o trabalho. Assim como todo investimento em franquias, é importante ter uma rotina de trabalho muito bem estabelecida.

Como o empreendedor não estará trabalhando no ambiente de casa, o que facilita a organização é separar um ambiente para o gerenciamento da unidade. Dessa forma, você consegue ter maior foco para se dedicar unicamente ao modelo on-line, separando as obrigações das tarefas de casa, por exemplo.

Além de organizar um escritório em algum cômodo de casa, é essencial ter muita organização ao planejar os horários de trabalho. É verdade que a franquia on-line barata proporciona maior flexibilidade de tempo, entretanto, o comprometimento diário está relacionado com o sucesso da franquia.

Assim, organize uma rotina de trabalho de acordo com as demandas diárias e semanais. Escreva o que é preciso fazer em cada compromisso, junto do que não pode ser esquecido para resolver.

Estar sempre em contato com a franqueadora para solucionar dúvidas e desafios também é um modo de manter o comprometimento com a gestão em dia.

Cuidados no investimento

Independente do formato de franquia que você optou por investir, seja uma franquia on-line barata ou uma modalidade mais robusta, todos os empreendedores devem seguir alguns cuidados.

O primeiro, essencial para auxiliar no sucesso do negócio, é escolher um segmento e formato de franquia com que você se identifique. Mas por quê isso é tão importante? A harmonia entre os seus perfis pessoais e profissionais com a proposta de atuação da franquia no mercado, facilita bastante o dia a dia de trabalho.

Portanto, opte por um mercado que você tem interesse para que os estudos de mercado sejam mais prazerosos. Ao mesmo tempo, é essencial escolher um formato de franquia que seja condizente com o seu perfil.

As franquias on-line baratas vão exigir que você trabalhe em dinâmica home office, por isso, é importante ser organizado e ter facilidade na operação de softwares online.

Além disso, é importante estudar todas as informações e documentos que envolvem o investimento. O estudo auxilia na compreensão do modelo de negócio, valores e quais serão suas obrigações enquanto franqueado.

Com informado anteriormente, a COF e o contrato de franquia deve ser estudado com calma. São documentos completos e,por isso, só assine o contrato se você estiver de acordo com todas as cláusulas.

Dicas para que a sua franquia on-line barata venda mais:

Segundo o economista Samy Dana, o e-commerce tem grande potencial de crescimento e parece não ser tão afetado pelas incertezas econômicas.

Dana participou do seminário “Micro e Pequena Indústria – Vender Mais e Melhor” e apresentou sete dicas que ele considera essenciais para qualquer franquia online barata vender mais.

1.A construção de um bom site

As páginas devem ser interessantes, funcionais e, principalmente, com um sistema de buscas eficiente. Verifique se sua franquia oferece essa ferramenta.

2.Uso do Google Analytics

Com ele, é possível saber quantas pessoas estão na sua loja, qual foi o fluxo de usuários em um determinado período e que produtos foram os mais procurados, além de muitos outros levantamentos.

3.Destaque-se nas buscas

Utilizando o AdWords – ferramenta paga do Google que coloca links patrocinados no topo das buscas dos usuários – os donos de lojas virtuais podem mostrar seu negócio para uma grande quantidade de pessoas.

4.Investimento nas mídias sociais

Com a criação de fanpages, o empreendedor aumenta a divulgação e o engajamento de seus clientes. Disponibilize conteúdos relevantes e de interesse dos seus clientes.

Além disso, sites como o Facebook contam com links patrocinados, que mostram produtos de acordo com as buscas do usuário.

5.Anúncio nas mídias tradicionais

O investimento na publicidade nas mídias tradicionais pode ser um bom negócio, a depender do seu mercado e clientes. Observe se essa é uma boa ação para sua franquia. Consulte sempre o franqueador.

6.Ofereça a retirada dos produtos na loja

Quando o foco é a venda de produtos, um dos obstáculos na compra pela internet pode ser o valor do frete. Assim, é possível o empreendedor pensar em criar estratégias para que o produto possa ser retirado na própria sede física.

Para isso, é importante uma análise do mercado, custo-benefício e retorno financeiro.

7.Aposte em diversas formas de pagamento

No Brasil, normalmente as compras online são efetuadas com cartões de crédito ou boleto e oferecer a opção de pagamento na função débito torna-se um diferencial para sua loja virtual.

Crescer no mercado online demanda um exercício constante de inovação, estratégias e acompanhamento de resultados para um desenvolvimento sustentável do negócio.

Mais dicas para que a sua franquia on-line venda mais:

A atuação on-line facilita a penetração do negócio do mercado e, principalmente, que novos consumidores conheçam os produtos e serviços da franquia.

Entretanto, os planejamentos de atuação, vendas e crescimento devem estar de acordo com metas reais. É essencial trabalhar com números claros e condizentes com o momento da rede. Além das dicas do economista Samy Dana, a seguir, você encontra mais dicas para promover as franquias da sua franquia on-line barata.

Projete metas semanais e mensais

A organização das metas de acordo com as semanas e os meses faz parte do planejamento das metas reais. Esse tipo de entendimento permite que você defina os objetivos por semana e, assim, atue com métricas mais fáceis de serem alcançadas.

Um dica é organizar a meta que deve ser alcançada em um mês e, para isso, traçar os planos para alcançá-la ao longo de quatro semanas.

Dessa forma, você consegue acompanhar de perto os processos de evolução semana por semana. Ao realizar cada meta semanal, é possível até potencializar os próximos desafios dos meses seguintes.

Invista em geomarketing

Ao atuar a franquia de uma franquia on-line barata, o investimento em estratégias de comunicação e vendas ampliam as possibilidades de crescimento da rede.

Um dessas estratégias é a aposta no geomarketing. No mercado, existe uma gama de opções de softwares voltados para essa finalidade, no qual é permitido analisar todo o setor em que a unidade atua.

Os programas online também permitem que você monitore a concorrência, o que é uma grande ajuda para traçar novas estratégias e saber como conquistar novos clientes.

Desse modo, você tem acesso a plataformas completas, que te fornecem mapas do mercado local e estudos de comportamento do consumo dos seus clientes.

Ou seja, é muito mais fácil traçar um planejamento das regiões em que a atuação da franquia será intensificada, junto de estratégias certeiras para cada localização.

Então, gostou do conteúdo? Depois de saber sobre as dicas para impulsionar sua franquia on-line, fale com um dos nossos consultores.

Autor: Luisa Campos Batista
12 de junho de 2020

Ficou interessado em alguma franquia?

Preencha o formulário e fale com um consultor das nossas marcas.

Matérias relacionadas: