fbpx
  • Fale Conosco:

    (31) 3654-5664

  • E-mail:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Encontre sua Franquia

Discurso: Dicas para diretores de franquias virtuais – 1ª Parte


Saber se expressar é fundamental para a atingir qualquer objetivo que dependa de uma ou mais pessoas. Daí vem a Importância do Discurso.

Fazemos isso, muitas vezes, quando tentamos nos defender de algo, fazer com que a pessoa ache certo o nosso modo de pensar. Seja qual for o meio, o fim é o mesmo: convencer o outro!

Na primeira parte do post, você aprenderá algumas técnicas de persuasão e como passar uma boa imagem e confiança em suas palavras. Boa leitura!

Importância do Discurso: Dicas Para Diretores de Franquias Virtuais – 1ª Parte

Olhe e Aprenda

Como diz a frase do médico e escritor Augusto Cury Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, uma pessoa sábia aprende com os erros dos outros”. 

Se você nunca foi numa palestra ou já foi, mas não prestou muito a atenção, na próxima vez que participar de uma observe atentamente o palestrante e pense: será que a linguagem corporal condiz com o que ele diz?

Ele está conseguindo me convencer de que é isso mesmo? Será que o tema principal da palestra tem realmente a ver com o discurso dele?

Estes e outros questionamentos devem ser levados em consideração como aprendizado. Se ele cometeu algum erro, atente-se para evitar que você cometa o mesmo na sua vez de discursar.

Faça Ensaios

Dependendo da importância do seu tema e do seu público-alvo, ensaiar pode fazer uma grande diferença. Procure esboçar os tópicos importantes numa folha de papel e faça o discurso para si mesmo, sozinho, dentro de um quarto.

Quanto menos você olhar o papel para falar e não efetuar pausas muito longas, melhor. Isso porque prova que está, aos poucos, dominando o assunto.

Assim que terminar de ensaiar sozinho peça para uma pessoa de confiança assistir sua apresentação e dê uma verdadeira aula de tudo o que você aprendeu para ela.

Corrija Sua Postura

Como disse em outro post, a linguagem corporal é fundamental para uma comunicação mais eficaz. Ao mesmo tempo que fizer ensaios no seu quarto, procure discursar na frente do espelho. Desta maneira, além de forçar a si mesmo a olhar pouco para o papel, estará prestando atenção nos seus gestos, tiques e manias.

Quando estiver mais confiante, peça para a mesma pessoa que assistir seu ensaio avaliar também sua linguagem corporal. Caso ela não saiba avaliar tecnicamente, basta pedir ao final da apresentação uma opinião sobre sua postura, gestos e se o seu corpo condiz com tudo o que você falou.

Evite Erros de Português

Os donos de franquias virtuais, seja por e-mail, pessoalmente, telefone ou video conferências, não podem cometer erros de português. Um dos piores e mais comuns acontecimentos num discurso é quando você repara que o palestrante cometeu um grave erro de português.

Por isso, na hora de escrever seu ensaio, certifique-se de que tudo está escrito com a ortografia correta e se as frases fazem sentido.

Esteja Preparado Para Perguntas

De nada adianta preparar um belíssimo discurso se você não souber responder a nenhuma das perguntas do público. Perguntas ao final da apresentação são um ótimo sinal. Significa que o público prestou atenção em você e está interessado no que tem a dizer.

Sair

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *