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É possível abrir uma franquia com pouco investimento?


Muita gente se pergunta se é possível abrir uma franquia com pouco investimento. Isto é, encontrar um modelo de negócio de baixo custo para quem tem orçamento limitado, mas, mesmo assim, quer empreender.

A resposta, felizmente, é sim. Melhor ainda: há um número bem grande de opções de franquias baratas nas mais diversas áreas. Da alimentação à moda, passando por serviços domésticos e até seguros.

Essa variedade permite que o empreendedor escolha um negócio que caiba no bolso e seja compatível com seu perfil. 

Quer saber mais sobre como abrir uma franquia com pouco investimento? Continue lendo o texto!

Opções para abrir uma franquia com pouco investimento

De forma geral, um bom modelo de franquia com pouco investimento oferece a possibilidade de optar pelo home office. 

São as microfranquias, que têm investimento inicial máximo de R$ 90 mil. Conheça um pouco sobre esse tipo de franquia no vídeo abaixo.

Nas microfranquias home office, o franqueado não precisa montar uma loja física para atuar. Isso torna o negócio mais barato e fácil de gerenciar. Até porque, em muitos casos, não é preciso contratar funcionários.

Sabendo que é possível abrir uma franquia de baixo custo, você deve estar se perguntando sobre em que setores investir.

Afinal de contas, os ramos e marcas são variadas. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), são quase 3 mil marcas de franquias no Brasil. Conheça algumas boas opções abaixo.

O caminho dos seguros

O Brasil tem um mercado de seguros com alto potencial de crescimento. Mesmo em cenários econômicos complexo, como o dos últimos anos, a expectativa de crescimento anual do setor tem se mantido em dois dígitos. 

Isso se dá, em grande parte, a um imenso mercado a desbravar. Os seguros de carros, por exemplo: apenas 30% dos veículos brasileiros possuem um. Logo, há um grande público para ser conquistado.

A Quisto Corretora de Seguros é um bom exemplo de franquia de baixo custo nessa área. O pacote oferecido pela franqueadora possibilita a comercialização de seguros e soluções financeiras, como consórcios de veículos entre várias outras opções.

Viagens com bom retorno

O mercado de turismo mudou muito e passou a oferecer novas opções e serviços para o consumidor, diminuindo consideravelmente os gastos e a preocupação de quem quer viajar.

Isso proporcionou um espaço para agências menores e de baixo custo, que podem proporcionar consultoria e serviços bastante individualizados e focados no perfil do consumidor.

A Encontre Sua Viagem é uma das boas opções para quem quer abrir uma franquia de viagens de baixo custo. Sua franqueadora oferece suporte e ferramentas para que o franqueado possa proporcionar as melhores soluções ao cliente.

Alimentação está no cardápio

O ramo de Alimentação tem sido a opção de muita gente que quer iniciar o próprio negócio. Afinal, trata-se de um mercado que está sempre aquecido, pois a alimentação faz parte da cultura de divertimento e socialização.

No entanto, essa é uma área em que é mais difícil encontrar franquia com pouco investimento. Abrir um restaurante, por menor que ele seja, demanda uma estrutura e, portanto, gastos. 

Porém, como em todos os setores, também na alimentação há modelos com desembolso menor. São microfranquias de alimentação, geralmente em formato de quiosque ou home office.

Um dos modelos mais atraentes para quem tem pouco capital é o da Delícias de Bolos Caseiros. Seu retorno costuma vir rapidamente, em até 18 meses.

Beleza que põe mesa

Outro setor em constante ebulição, devido ao valor que os brasileiros dão à aparência, é o de negócios voltados à estética e beleza. 

Fazer cabelo, pés, unhas, sobrancelhas, depilação e toda a série de procedimentos ligados à boa aparência rende bom faturamento.

Depilação com cera ilustrativo franquia com pouco investimento
Depilação a cera é um dos serviços mais procurados pelos usuários do setor de beleza.

Nessa linha, o Spa das Sobrancelhas pode ser uma opção. Com ela, o franqueado oferece uma série de cuidados para o design das sobrancelhas dos clientes.

Marketing dos bytes

No campo do marketing digital também há boas opções disponíveis. Iniciativas que facilitam o contato de empresas com seus potenciais clientes, como a Elefante Verde, fazem sucesso no mercado e demandam um investimento baixo.

O serviço da Elefante Verde consiste em uma plataforma on-line que serve como ponto de partida para o contato das empresas com seus usuários.

Setor de cuidados automotivos

Serviços de limpeza e reparo automotivo não são apenas uma boa solução para os usuários: também podem ser uma ótima maneira de abrir uma franquia sem precisar fazer grandes investimentos. 

Nessa área, se concentram diversos negócios com investimento inicial inferior a R$ 30 mil. Em alguns casos, R$ 13 mil já são suficientes.

Há, por exemplo, a Chipbras, de reprogramação veicular; a Acquazero, de limpeza ecológica; e a Xtire, de blindagem de pneus.

Outras possibilidades de negócios

Além das áreas e franquias já apontadas, ainda há um rol de possibilidades para quem quer empreender e tem o orçamento limitado

No setor de cuidados com os pets, por exemplo, temos um mercado que só cresce. Serviços e produtos para os amigos peludos e penosos têm cada vez mais demanda. 

Outro ramo com grande potencial para bons franquia com pouco investimento é o de serviços. 

As possibilidades vão desde o mais genérico “faz tudo” a serviços extremamente especializados, como limpeza de piscina e jardinagem

Como ter sucesso com uma franquia barata?

Ter sucesso em uma franquia é uma tarefa mais fácil do que em um negócio iniciado do zero. Isso já que a marca possuirá um plano de negócio predefinido, que precisará apenas ser colocado em prática.

Junto a esse plano de negócio, vem o suporte da franqueadora. A dona da marca oferece, por exemplo, treinamento ao franqueado, para que ele saiba como atuar na sua unidade.

Geralmente, os suportes também incluem auxílio de marketing, comercial, jurídico, para contratação de funcionários etc.

Mas o suporte da franqueadora não será suficiente para te fazer lucrar com o negócio. Na verdade, outros cuidados precisam ser tomados para você veja sua empresa se desenvolver.

Dito isso, é hora de apresentar algumas dicas para montar sua franquia barata e garantir o seu sucesso.

Evite gastos desnecessários (e tenha organização de finanças)

Saber evitar o desperdício e os gastos desnecessários, além de manter uma boa organização financeira, pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de sua empresa. 

A maior parte dos empreendedores não consegue fazer um controle adequado das despesas. Nestes casos, os custos, então, acabam se tornando ponto fraco das empresas.

Mas fazer esse controle é bem menos difícil do que parece. A maioria dos passos não exige muito mais do que disciplina e comprometimento da equipe. 

No caso das franquias, os modelos e instruções oferecidos pela franqueadora costumam ser um bom atalho para alcançar uma boa gestão de custos.

Use muito o marketing digital

O marketing digital surgiu com a multiplicação espantosa do acesso das pessoas à internet, especialmente após a popularização dos smartphones. 

Ele tornou possível algo que estava cada vez mais complicado: descobrir onde está o seu cliente. A resposta, hoje, é fácil — na internet.

franquia de marketing
As redes sociais são as principais aliadas no marketing de uma franquia.

Além de eficiente, o marketing digital é mais barato. Primeiro, porque permite captar clientes com táticas variadas e que custam muito menos do que o padrão usado até então.

E-mails marketing, conteúdo e atuação nas redes sociais são algumas portas de entrada disponíveis para conquistar o cliente. É o que chamamos de inbound marketing ou marketing de entrada.

Uma vez captada a atenção do cliente, o marketing digital permite que a sua empresa passe a construir uma relação com ele.

Dessa forma, será mais simples influenciar suas decisões de compra, buscar sua fidelização e transformar essa pessoa em um defensor da marca.

Adote o home office

Já tocamos na questão do home office acima, mas esse é um tema que vale sempre a pena aprofundar. Afinal, grande parte dos modelos de franquias de baixo custo se vale desse artifício.

Trabalhar no sistema de home office oferece vantagens como a possibilidade de permanecer “pequeno” por um tempo maior e aproveitar eventuais desonerações oferecidas pelo governo aos pequenos negócios. 

Outra vantagem clara é a flexibilidade de aumentar ou diminuir a janela de atendimento ao cliente. Dá para funcionar 24 horas ou apenas um pequeno intervalo, dependendo da demanda e de sua disponibilidade.

Se você tem colaboradores, o home office também pode ser extremamente proveitoso, visto que diminui os custos deles com transportes.

Para implantar um home office eficiente, porém, é preciso ter alguns cuidados. Por exemplo: sua casa precisa ter um espaço exclusivo para o trabalho.

Também é importante ter uma conexão muito boa de internet, computador e outros equipamentos de trabalho adequados. Além de muita disciplina para trabalhar.

Passo a passo para abrir uma franquia barata

As informações que apresentamos ao longo do texto apontam para o mesmo lado: hoje está bem mais fácil abrir uma franquia com pouco investimento. 

E o que é melhor: as opções são tantas que é praticamente impossível não encontrar alguma que seja a sua cara!

Saber cortar custos e buscar um modelo mais barato e flexível são os principais segredos para ter um negócio de baixo investimento e muito retorno.

Mas também existem, claro, dicas e procedimentos específicos de cada setor que podem fazer a diferença. 

Por isso, a possibilidade de abrir uma franquia é especialmente interessante, pois os franqueados recebem informações e treinamentos que vão ajudar muito na condução do negócio.

Mas também é importante saber como abrir sua franquia, concorda? Para te ajudar, listamos abaixo o passo a passo necessário para iniciar seu negócio. Acompanhe!

Pesquise entre as marcas

As opções são muitas para quem está interessado em abrir uma franquia. Então, o primeiro passo para iniciar a sua é fazer uma pesquisa ampla. Assim, você poderá mapear quais são as opções de franquias baratas válidas aos seus interesses.

Uma vez que essas possibilidades estejam mapeadas, fica mais fácil visualizar os modelos de negócio e quais deles serão viáveis, ou não, nas suas circunstâncias. 

Na hora de escolher a melhor franquia, também é essencial ter atenção ao seu perfil. Você gosta do ramo em que a marca atua? Teria prazer em realizar as atividades da franquia?

Para abrir seu negócio, é fundamental que as respostas para as perguntas anteriores seja sim. Dessa forma, será mais simples manter o entusiasmo de investir tempo e dinheiro no negócio.

Encontrando marcas interessantes ao seu perfil, lembre-se também de verificar o que consumidores e franqueados acham dela.

As opiniões dos consumidores, especialmente na internet, devem ser positivas. Pelo menos a maioria delas. 

site reclame aqui
Sites como o Reclame Aqui são interessantes para verificar as opiniões dos clientes sobre as marcas.

Isso é importante porque você vai oferecer exatamente o mesmo que as outras unidades de franquia da marca. Os consumidores entendem isso. Se eles pesquisarem sua marca e visualizarem opiniões ruins, podem não se interessar por comprar com você.

No caso dos franqueados, ligue para eles e pergunte sobre o trabalho com a empresa. Tenha a certeza de que as franqueadoras entregam o que prometem. Especialmente em relação aos suportes e retorno de investimento.

Outra dica é utilizar de eventos e feiras virtuais para conhecer as franquias. Por meio deles, você terá acesso a uma reunião com a franqueadora, antes mesmo de mostrar interesse nela.

Entre em contato com a franqueadora

Assim que você encontrar uma marca vantajosa, que combine com você e entregue o esperado, será preciso entrar em contato com ela.

Para isso, acesse o site da empresa e procure pelo formulário para ser um franqueado. Preenchendo algumas informações básicas, como nome e e-mail, você vai logo receber um contato da empresa.

Normalmente, em seu primeiro contato, a franqueadora procura entender o perfil do franqueado. Depois, ela agenda outras reuniões, para apresentar o negócio e descobrir se ele é mesmo o melhor para você.

Leia a COF

Durante o processo de franqueamento de um negócio, o candidato a franqueado recebe a COF da franquia.

A COF é a Circular de Oferta de Franquia, um documento que apresenta todas as informações sobre a empresa. Como seu histórico, modelos de franquia, valores de investimento etc.

Basicamente, esse documento vai detalhar a relação entre franqueador e franqueado. É essencial lê-lo com cuidado e, se necessário, solicitar o auxílio de um advogado.

Cada linha da COF deve ser avaliada. Isso já que, após sua assinatura e assinatura do contrato de franquia, você terá concordado com todos os seus termos.

Também vale a pena verificar se a COF da marca segue as recomendações da Lei de Franquias. Isso te dará mais segurança na negociação.

Faça o pagamento da taxa de franquia

A taxa de franquia é o valor responsável por estabelecer a parceria entre o franqueado e a franqueadora. A partir dela e assinatura do contrato, o empreendedor já passa a fazer parte da rede de franquias.

Depois dela, será preciso arcar com outros valores. Por isso destacamos antes a importância do seu planejamento financeiro.

Na COF da marca, a franqueadora vai apresentar todos os custos associados à franquia. Geralmente, eles incluem os custos para instalação da empresa (no caso das lojas físicas), taxa de marketing e royalties.

Conhecendo essas estimativas, você poderá obter todos os valores necessários para iniciar sua unidade e mantê-la em operação. Seja por meio de um financiamento para franquia, seja buscando um sócio.

Siga as orientações da franqueadora

Contrato estabelecido, a franqueadora dará início ao seu processo de instalação. Será preciso seguir bem as orientações da empresa, para que sua franquia seja iniciada o quanto antes, dentro da legalidade e padronização da marca.

O franqueado logo tem acesso, por exemplo, aos treinamentos da franquia. Muitos deles são realizados de modo on-line, para agilizar a capacitação.

Mas, dependendo da atividade, o franqueado também realizará treinamentos presenciais. Na sede da franqueadora, ou ainda na sua unidade, quando ela for instalada.

Para facilitar a padronização da rede, a franqueadora também costuma apresentar o projeto visual da unidade. 

Assim, no caso de uma loja física, a empresa vai contar exatamente com o formato de outras unidades. Isso aumentará o reconhecimento pelo consumidor, além de prezar pelo padrão de qualidade do empreendimento.

Neste meio tempo, a nova unidade de franquia também vai iniciar seu marketing digital. Principalmente pelas redes sociais para, aos poucos, atrair os clientes. Assim, quando sua operação começar, as pessoas terão mais curiosidade de visitar a loja.

Como funciona a compra de uma franquia home office?

Todo o processo que apresentamos antes será o mesmo, independentemente do tipo de franquia que você escolher.

Ainda assim, vale dizer que o processo de implantação de uma unidade home office é bem mais simples. Normalmente, o empreendedor apenas passa pelos treinamentos e pode iniciar suas atividades.

Afinal de contas, em um modelo home office, todo o trabalho será realizado dentro de casa. Sem um espaço comercial, não é preciso aguardar procedimentos como a reforma do ambiente e autorizações governamentais.

Se você quer saber mais sobre outros aspectos de como franquia com pouco investimento e transformá-la em um negócio de sucesso, não deixe de assinar a nossa newsletter! 

Assim, você vai passar a receber textos que falam sobre o universo do empreendedorismo e receber dicas que ajudarão o seu negócio a alcançar o maior sucesso!

Outra dica é acompanhar o ebook a seguir. Nele, você vai encontrar informações ainda mais completas sobre abrir uma franquia de sucesso. Basta clicar no banner.

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Autor: Karen Costa (Editora Encontre Sua Franquia)
4 de junho de 2020

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