fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Empreendedores de sucesso devem aproveitar oportunidades na crise


Alguns empreendedores de sucesso se desenvolvem em momentos delicados, como as crises.

As crises ocorrem e sempre vão ocorrer na história da humanidade. Normalmente, são imprevisíveis e exigem ações rápidas por parte dos empreendedores de sucesso, a fim de se chegar a uma solução efetiva.

No idioma chinês, a palavra “crise” é representada por dois caracteres, sendo que um representa o perigo e o outro a oportunidade. 

O perigo é praticamente um sinônimo de crise, portanto facilmente percebido por todos. Já a oportunidade é mais difícil de ser enxergada em cenários desoladores. Mas elas existem e podem ser a chance de desenvolver um negócio.

Por isso, preparamos o texto a seguir, para mostrar como os empresários de sucesso conseguem atingir bons resultados e mostrar como as crises podem ser uma boa oportunidade de negócio. Acompanhe!

Qual o segredo dos empreendedores de sucesso?

Os empresários que conseguem se destacar diante desse momento possuem, pelo menos, duas características importantes. A primeira é sua capacidade de enxergar soluções mesmo diante de um grande problema. 

Assim, ele encontra pontos que podem ser adaptados para que continue oferecendo o seu serviço ou produto da mesma forma.

Outra característica que destaca os empreendedores de sucesso é a sua visão sobre as tendências do mercado. Ao olhar como os consumidores estão se movendo, aumentam as chances de oferecer um empreendimento que atenda às novas demandas.

Por fim, uma dica extra está nas franquias. Um empreendedor que investe em uma franquia conta com suporte para cuidar do seu negócio, o que facilita bons resultados.

Esse modelo é um dos empreendimentos mais seguros para qualquer empresário. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas cinco em cada 100 franquias fecham as portas em dois anos. A porcentagem sobe para 23% no caso das empresas abertas do zero.

Os perigos da crise para os empreendedores de sucesso

A crise consiste em um grupo de problemas que precisam ser resolvidos rapidamente, para evitar que ainda mais problemas surjam, como em um efeito cascata.

Outra característica é que ela afeta um grande grupo de pessoas no geral e piora a vida de muita gente individualmente. 

Ela pode aparecer repentinamente, como uma catástrofe natural, ou de maneira premeditada, como pequenas falhas humanas que vão se acumulando e que, se não forem corrigidas, chegarão a uma situação insustentável futuramente.

O lado bom de tudo isso é que, uma vez resolvida, uma grande lição será aprendida, além da experiência adquirida.

É verdade que ninguém está totalmente preparado para sair ileso de uma crise. Mas é possível minimizar os prejuízos, tomando medidas preventivas e aprendendo com as crises do passado.

No mundo dos negócios, por exemplo, depois de uma grande crise, é sabido que uma ou algumas das partes seja muito prejudicada com a falta de certos produtos ou até mesmo de dinheiro.

Dicas para ser um dos empreendedores de sucesso na crise

Para fazer parte do grupo de empreendedores de sucesso, é necessário ficar atento a alguns pontos, que vão ajudar a enxergar o mercado de forma fora do convencional. Veja abaixo.

Esteja sempre preparado

É essencial encontrar uma forma de tirar proveito da crise. Assim, você vai conseguir sair com o mínimo de prejuízo e capacitado para todas as chances de crescimento que vierem logo após disso.

Lembre-se que, por mais longas que sejam, as crises não são eternas, mas mudam muitas coisas de lugar.

Menor concorrência e maior demanda

É comum os empreendedores terem medo na hora de fazer algum investimento nesse momento delicado. Porém, essa pode ser uma boa oportunidade para o crescimento do seu empreendimento.

Mesmo diante da crise, as pessoas não param de consumir produtos e serviços, apesar dos números reduzirem. Com a concorrência menor, a tendência é um acúmulo de demanda para as empresas que estão funcionando. 

Outro modo de se destacar é oferecendo formas diferentes do convencional para entregar ou oferecer um serviço/produto. Como delivery, atendimento domiciliar, novas formas de pagamento etc. 

Assim, com o passar do tempo, a curva de consumo tende a subir. As marcas que estiverem preparadas para receber esse público tendem a ter maior sucesso e domínio no mercado.  

Como nem todos os empreendedores de sucesso estão dispostos a correr o risco de manter um negócio na crise, é comum fecharem as portas e se resguardar.

Porém, vale ressaltar que esse nunca é o fator principal para a quebra de uma empresa. Ou seja, a maioria desses empreendimentos ignoraram os sinais que antecederam o momento. Além disso, certamente houveram outros fatores que, em um efeito dominó, culminaram na falência do negócio.  

Cases de sucesso de empreendedores de sucesso

Algumas empresas começaram a se destacar em momentos em que a maioria dos empresários não sabiam o que fazer para modificar o seu cenário. Ou seja, seus donos tiveram calma e tranquilidade para enxergar a nova demanda ou identificar uma tendência.

Vejamos a seguir algumas histórias de empreendedores de sucesso e como eles transformaram seus empreendimentos.

Johnson & Johnson

Em 1982, a empresa Johnson & Johnson teve seus comprimidos Tylenol contaminados com cianureto. Isso ocorreu na cidade de Chicago, nos Estados Unidos.

A solução encontrada por ela foi fazer um recall do produto, suspender as propagandas do item e adotar uma medida inédita de embalar os comprimidos em selo triplo, que é impossível de se adulterar. O público ficou seguro e voltou a confiar na empresa.

Acquazero

A Acquazero é uma empresa voltada para estética automotiva sustentável. Sua fundação aconteceu em 2009, na cidade de São Paulo.

Com a intenção de popularizar o processo de limpeza com apenas 300 ml de água, a marca contratou um químico para ajudar nas pesquisas e desenvolvimento deste método. 

Porém, o serviço não era exclusividade da marca. Afinal, havia outras empresas que faziam um trabalho parecido, mas com preços mais altos.

Apesar dos bons primeiros anos, a marca decolou mesmo a partir de 2014, quando uma crise hídrica atingiu a região Sudeste do país. Durante os dois anos de problemas com água, as pessoas passaram a procurar soluções mais sustentáveis para fazer a limpeza de seus carros. 

Dessa forma, a Acquazero, que possuía um modelo mais popular, passou a ser conhecida do público. A crise hídrica foi fundamental para o crescimento da empresa, que soube divulgar seus serviços e oferecer bons resultados.

Com o sucesso, o número de franquias também disparou e a marca logo passou a ter representantes em vários estados brasileiros. 

Hoje, a empresa é considerada a maior rede de franquias de estética automotiva do país segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF)

Apesar de ser um momento assustador à primeira vista, a crise é uma boa oportunidade para começar a empreender. Mesmo diante da baixa, as empresas que sobrevivem a esse momento tendem a se fortalecer e tornam-se referência no mercado. 

Porém, para que isso aconteça, é necessário ter uma visão inovadora, que vá além da “caixinha”.

Gostou do nosso conteúdo e deseja saber mais sobre empreendedores de sucesso? Acompanhe o ebook abaixo! Basta clicar no banner.

ebook chegou a sua hora de empreender?
Autor: Rodrigo Brito
5 de junho de 2020

Ficou interessado em alguma franquia?

Preencha o formulário e fale com um consultor das nossas marcas.

Matérias relacionadas: