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Empreendedorismo de franquia: como funciona e por que investir?


Existem duas formas principais de abrir uma empresa: pelo empreendedorismo de franquia e iniciando o negócio do zero.

As diferenças entre as opções são bastante claras. Ao iniciar uma empresa do zero, o empresário precisa estabelecer um novo plano de negócios. Esse plano vai sofrer erros, que precisarão ser corrigidos ao longo do tempo.

Essa dinâmica de erros e acertos torna o sucesso desse tipo de empresa mais lento. Também aumenta as chances de mortalidade do negócio.

Para se ter uma ideia, 23% das empresas fecham as portas em até dois anos de operação. No caso das franquias, essa porcentagem cai para 5%.

Já no caso do empreendedorismo de franquia, o investidor recebe o plano de negócios da marca. Um plano já estabelecido e testado em outras unidades. 

Suas chances de erro com o negócio são muito menores, pois o empreendedor tem um modelo a seguir. Um modelo que deu tão certo no mercado que agora é replicado em várias unidades.

Mas antes de investir no empreendedorismo de franquia, é importante saber mais sobre a opção. Continue lendo o texto.

Como funciona o empreendedorismo de franquia?

Para iniciar sua franquia, o empreendedor precisa seguir alguns passos. Começando pela pesquisa detalhada dos modelos de negócio que existem no mercado. São vários deles, assim como são diversas as marcas disponíveis no franchising.

É essencial escolher uma franquia que tenha boa reputação no mercado. Ela também deve atender ao seu perfil de interesse. Ou seja, é preciso gostar da atividade. Do contrário, o empresário vai logo perder seu entusiasmo de investir tempo e dinheiro no negócio.

Assim que adere a uma marca de franquia, o empreendedor recebe o plano de negócio da marca. Ou seja, todo o planejamento para iniciar a sua unidade.

Uma franquia nada mais é do que uma “cópia” de uma empresa que já existe. Uma nova loja (ou home office) daquele negócio, que vai oferecer os mesmos produtos e serviços que a empresa “matriz”.

O McDonald’s e o Subway são dois exemplos de sucesso do franchising. Com unidades espalhadas pelo mundo, as empresas reproduzem seus produtos e atendimento com base em seu plano de negócio. 

Essa padronização é interessante porque os consumidores sabem o que esperar da marca. Isso aumenta a confiança no negócio, mesmo que a loja nova naquele local.

Saiba mais sobre o setor de franchising e como ele funciona no vídeo a seguir!

Vantagens do empreendedorismo de franquia

Na hora de investir em um negócio, é essencial verificar suas vantagens. Isso também vale para as franquias, e precisa ir além do lucro do negócio.

Claro, o faturamento de uma empresa é o objetivo principal de um investidor. Mas apenas ele não será suficiente para garantir o sucesso rápido do negócio.

Pensando nesse aspecto, três vantagens da franquia são bastante interessantes. São elas: o reconhecimento da marca, suportes ao franqueado e planejamento dos custos. Veja abaixo.

Reconhecimento da marca

Fazer parte de uma rede também facilita as pesquisas dos consumidores. Afinal, muitos deles pesquisam on-line antes de comprar, segundo pesquisa.

Como já existirão outras unidades da marca, os resultados na internet são mais amplos. Assim, o usuário poderá formar uma opinião prévia antes de visitar a unidade.

Por isso, aliás, é tão importante investir em marcas com boa reputação. Se o negócio escolhido tiver muitas reclamações de consumidores, os clientes da sua região podem ter certo receio em visitar sua unidade. 

Isso poderia prejudicar todo o seu empreendimento. Um levantamento mostrou que o marketing boca a boca, quando ruim, pode afetar 25% da receita anual de um negócio. 

Suporte da franqueadora

Os suportes oferecidos ao franqueado variam muito de acordo com a marca de franquia. Por isso, antes de adquirir uma unidade, é essencial ler a COF da empresa.

A COF é a Circular de Oferta de Franquia, um documento completo sobre o negócio. É ele que traz, por exemplo, o histórico da marca, os valores necessários para investimento e os suportes disponibilizados.

Ter atenção aos suportes é importante porque, sem eles, seria o mesmo que abrir um negócio do zero. Ou seja, se o empresário vai atuar sozinho, por que deveria abrir uma franquia?

O apoio de marketing é um dos que costuma ser oferecido pelas marcas. Por meio dele, o empreendedor recebe dicas de como divulgar sua empresa. Tanto nos meios digitais, quanto por meio de materiais gráficos e ações no ambiente off-line.

Esse auxílio de marketing também costuma oferecer dicas para a publicidade on-line. Assim como assessoria de imprensa e publicidade para toda a rede de franquia.

Outro suporte comum é o comercial. Com ele, o empreendedor tem orientações de como realizar parcerias comerciais para atrair consumidores. Aprende, ainda, a lidar com a concorrência e com colaboradores etc.

Entre todos os suportes, porém, o mais importante é o treinamento do franqueado. Por meio dele, o empreendedor aprende como atuar com a marca. Desde seu modo de atendimento até o modo de realizar seus serviços e atendimentos.

Com esse know how, as unidades de franquia podem manter sua padronização. Principalmente: o franqueado aprende uma fórmula de sucesso, passando a oferecer exatamente o que o consumidor espera da marca.

Para esse treinamento, muitas franqueadoras disponibilizam a capacitação on-line. Assim, o empreendedor tem o primeiro contato com seu plano de operação.

Dependendo da atividade, também podem ser necessários treinamentos presenciais. Nesse caso, o franqueado pode ir à franqueadora, ou vice-versa. 

Planejamento dos custos

Na COF das franquias, ficam listados todos os custos para a montagem da franquia. Assim como o capital de giro para mantê-la funcionando. Essas informações facilitam muito o planejamento financeiro do empreendedor.

É importante conhecer os custos de um negócio desde o início. Assim, é mais simples obter todo o valor necessário, inclusive por um financiamento ou empréstimo.

Uma marca de franquia já abriu outras unidades que não a sua. Então, ela tem dados sobre os gastos de cada operação iniciada anteriormente. 

Com base nesses valores, ela pode definir estimativas mais precisas do necessário para o negócio.

Vale dizer que a previsão das franqueadoras também incluem taxas mensais. Dessa forma, o empreendedor consegue planejar seu financeiro de forma mais acertada, conhecendo bem suas despesas periódicas.

As taxas associadas à uma franquia, assim como os suportes, variam conforme a marca. Mas geralmente elas incluem valores como os royalties e a taxa de marketing. Saiba mais sobre o primeiro valor no curto vídeo abaixo!

Quer conhecer outras vantagens de investir em uma franquia? Acompanhe o nosso texto sobre o assunto! Basta clicar no link.

Perfil ideal de um franqueado

Como citado antes, existem várias opções de franquia para investir. Mas, para iniciar um negócio deste tipo, é preciso ter alguns cuidados.

Começando por pesquisar bem a marca. Se a empresa não tiver uma boa aceitação entre os consumidores, dificilmente sua unidade se desenvolverá bem. Afinal, ao pesquisarem sobre a rede, os clientes serão bombardeados com críticas ruins sobre o negócio.

Mas a opinião dos usuários não é a única a se considerar. Na verdade, também é preciso ter acesso ao que os franqueados acham da marca.

O empreendedorismo de franquia tem como principal vantagem o suporte da franquia. No entanto, esse suporte precisa ser efetivamente oferecido, sempre que o franqueado desejar.

Se isso não acontece hoje, com os franqueados atuais, a franqueadora tem problemas. E com problemas, ela também não vai te oferecer o necessário para se desenvolver.

Para conhecer a opinião dos franqueados, você pode pesquisar sobre a franquia na internet. Porém, ainda há outra opção: conversar com esses empreendedores.

Neste caso, você pode usar a lista de franqueados que a empresa disponibiliza em sua COF. Por lei, essa lista deve contar com os franqueados atuais e com os desligados nos últimos 24 meses.

Pergunte a eles o que eles acham do negócio e da franqueadora. Eles já terão certa vivência com a marca e poderão te apresentar um panorama mais cuidadoso, das suas vantagens e dificuldades.

Outro ponto essencial é ter o perfil de um franqueado. Assim, você terá facilidade em lidar com o dia a dia do negócio e a franqueadora.

Abaixo, listamos algumas características presentes em franqueados de sucesso

Ter interesse no setor

É fundamental ter interesse no ramo no qual você vai atuar. Apenas assim você terá o entusiasmo necessário para se manter trabalhando. Muito mais do que o lucro, o prazer na atividade pode ser um grande motivador.

O interessante de investir em uma franquia é que você não precisa ter experiência no ramo. Na verdade, a franqueadora te dará todo o conhecimento necessário para atuar. Logo, você pode mudar completamente de setor se tiver vontade de trabalhar nele.

Com disposição para empreendedor e o auxílio da franqueadora, as chances de sucesso do empreendedor são muito maiores.

Acreditar na marca

Outro ponto importante é acreditar na marca em você vai investir. O faturamento do negócio e os suportes da franqueadora são muito importantes, claro. Mas se o empreendedor se identifica com o modelo de negócio, isso vai afetar todo o seu trabalho. 

Considere, por exemplo, que uma marca trabalhe com a técnica A, enquanto você acredita que a B seria muito mais eficaz. Se essa sensação permanecer mesmo com o desenvolver do trabalho, o incômodo com o negócio poderá minar seu entusiasmo.  Então, voltaremos ao problema do tópico anterior.

Estar disposto a trabalhar

Muita gente acha que investir em uma franquia significa trabalhar pouco. Se a franqueadora disponibiliza todo o modo de trabalho, executá-lo não requer muito, certo? 

Na verdade, essa percepção está bem longe da realidade. Uma franquia requer muita dedicação do empreendedor, assim como qualquer outro negócio demandaria.

O franqueado precisa ter atenção a vários aspectos. O atendimento ao consumidor, aos seus colaboradores, estoque da loja, sistemas on-line, marketing on-line e off-line e mais.

São muitas as tarefas de um franqueado. E, mesmo quando ele contrata alguém para ajudar, elas são de responsabilidade dele. Afinal, o empreendedor foi quem comprou a franquia, quem investiu dinheiro e deseja ver resultados reais.

Veja um pouco mais sobre isso no vídeo a seguir!

Se adquirir a franquia e esperar que ela se desenvolva sozinha, o franqueado vai se frustrar. Até porque, a unidade terá grandes chances de fechar as portas.

Manter contato com o franqueador

Usar do suporte da franqueadora é essencial no empreendedorismo de franquia. Mas a empresa não vai manter o contato por conta própria, pois tem outras unidades para assessorar. Assim, o franqueado deve sempre entrar em contato com a marca.

Geralmente, as franqueadoras têm um setor exclusivo para atendimento ao franqueado. Mantenha contato com esse setor, solicitando auxílio no seu marketing, por exemplo.

Também é importante tirar dúvidas e pedir ajuda sempre que algo surgir na unidade. Certamente a franqueadora já terá lidado com momentos parecidos em outras operações. Assim, ela poderá te orientar quanto a melhor maneira de lidar com o problema.

Perfil “esponja”

Pensando no contato com a franqueadora, é importante que o franqueado tenha um perfil “esponja”. Ou seja, ele deve estar disposto a absorver os conhecimentos e auxílios a que a franqueadora tem a oferecer.

Por outro lado, os empreendedores que não têm essa característica podem ter dificuldades no franchising. Até porque, sua unidade deverá seguir um padrão estabelecido pela marca.

Quando não está disposto a seguir esses padrões, o empreendedor terá atritos com a franqueadora. Também verá suas ideias sendo limitadas, mesmo que ele tenha concordado, desde o início, com essa limitação.

Um empreendedor “esponja” não vê essa limitação como um problema. Mas sim como a padronização e um plano que já dá certo no mercado. Logo, um plano com grande potencial de sucesso.

Inclusive porque as franqueadoras estão sempre abertas a mudanças. Uma nova ideia pode ser estudada por ela e implementada em toda a rede, se for vantajosa. É o caso de um novo produto ou serviço ofertado, por exemplo.

Pronto! Agora você já sabe como funciona o empreendedorismo de franquia e que cuidados tomar para investir.

Não se esqueça que as franqueadoras trabalham de modo diferente. É essencial ler a COF de cada uma antes de estabelecer o negócio. Assim, você terá maior confiança na marca e com o que pode contar.

Quer conhecer mais sobre o sistema de franquias e a relação entre franqueador e franqueado? Então acesse o texto! Você também pode conhecer algumas opções de franquias para investir no vídeo abaixo.

Autor: Karen Costa (Editora Encontre Sua Franquia)
17 de abril de 2020

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