fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Encontre sua Franquia

Entenda Como Funciona a Gestão de Franquias


Entenda Como Funciona a Gestão de Franquias. Implantar um sistema de franquias é um tanto complexo e desafiador, uma vez que abrange várias pessoas com características e perspectivas diferentes.

Entretanto, o desmembramento estratégico de um negócio em várias unidades, vinculadas à sede, permite a rápida expansão e consolidação da marca no mercado consumidor.

Entenda Como Funciona a Gestão de Franquias

Assim, o desenvolvimento de rede de empresas conta com um importante aliado, que se denomina a tecnologia da informação e comunicação, que viabilizou o crescimento desse formato de negócio, devido às facilidades de integração das tarefas.

Este novo conceito empresarial retribui a uma decisão estratégica complexa, uma vez que abrange inúmeras variáveis que comprometem a organização e a necessidade do rompimento dos paradigmas organizacionais.

Novos parâmetros induzem as organizações em rede, tais como: dinamismo, flexibilidade, liderança, visão holística.

Constado à sua formação em rede, as franquias necessitam de uma gestão moderna, diferenciada do estilo clássico de administrar. Neste modelo empresarial de organização em rede, as informações e disposições devem ter uma dinamismo bastante rápido e coerente.

Princípios e valores, como: hierarquização, autoritarismo, burocracia, não combinam com a natureza das organizações em rede.

Perante da gama de possibilidades para formação de rede de empresas, destaca-se o sistema de franquia, estratégia empresarial adotada como alternativa para a comercialização e distribuição de produtos ou serviços em diversos mercados.

No nosso cotidiano é cada vez mais constante o volume de empresas que trabalham no sistema de franquia. O desenvolvimento deste tipo de organização em rede é bem significativo, não apenas em termos quantitativos, mas também qualitativos.

As redes de franquias estão aumentando em um fluxo grande no mundo inteiro e em particular no Brasil. Trata-se de uma estratégia empresarial para expansão rápida, segura, e menos onerosa, para localidades distantes da sede.

A extensão empresarial através de franquias ocorre quando a empresa matriz, denominada franqueadora, titular da marca ou produto, abre seu negócio para participação de terceiros, denominados franqueados, mediante pagamentos diretos e indiretos, estabelecendo uma relação de parceria baseada em direitos e obrigações para ambos.

Algumas franquias se tornaram bastante conhecidas do grande público, tendo uma marca já consolidada no mercado.

“(…) a experiência histórica recente já oferece algumas das respostas sobre
as novas formas organizacionais da economia informacional. (…) As redes
são e serão os componentes fundamentais das organizações.E são capazes
de formar-se e expandir-se por todas as avenidas e becos da economia
global porque contam com o poder da informação propiciado pelo novo
paradigma tecnológico.” Castells (2000, p.188)

Características da gestão de franquias

A analogia de negócio que se propõe entre a franqueadora e os franqueados exige uma gestão adequada, uma vez que o sucesso do empreendimento é proporcional à interação entre os membros da rede. As franquias possuem características bastante peculiares.

O franqueado é um híbrido de empregado e dono do negócio, pois tem que obedecer aos padrões definidos pelo franqueador e gerenciar a sua unidade franqueada.

Como qualquer situação envolvendo pessoas, as relações interpessoais na rede de franquias estão permeadas por conflitos,encontros e encantos, pois os interesses, objetivos e expectativas individuais nem sempre coincidem com os do grupo, devido à heterogeneidade dos que fazem parte da rede.

A complexidade aumenta quando a rede é formada por pessoas de diferentes países, idiomas e culturas. Não obstante, todos os esforços devem convergir para o objetivo maior que os une: o sucesso da rede. Para tanto, o empenho e a dedicação de cada um é importante para o desempenho do conjunto.

Assim, é imperativa uma forte conexão entre as pessoas envolvidas, baseada em um relacionamento de confiança recíproca e cooperação. A busca de harmonia na rede é fundamental, mas um certo grau de conflito sempre existirá onde houver relacionamentos entre pessoas e é até desejável que ocorra, pois a partir dos conflitos podem ocorrer novas ideias interessantes para o negócio.

Todavia, o conflito em excesso pode emperrar a organização. Os conflitos na rede podem ser amenizados se no processo de concessão da franquia ocorrer uma escolha de franqueados com perfil adequado e sintonizados com o conceito da empresa, pois essa é condição essencial para o sucesso da rede.

O sentimento de pertencer a uma rede nem sempre é fácil de ser desenvolvido nas pessoas acostumadas a agirem por conta própria.

A normatização dos procedimentos e atividades, seguindo padrões rígidos, deixa pouco espaço para inovações e criatividade para as pessoas de perfil empreendedor. A sua liberdade de ação está restrita a alguns aspectos da sua franquia que não descaracterizem a rede.

Uma forma de consolidar as parcerias formadas é envolver nas decisões estratégicas da rede também os franqueados. Podemos ainda citar outros aspectos importantes na gestão de uma rede de franquia, tais como: a transparência e o profissionalismo, como condições prioritárias para se obter o comprometimento de todos com o sucesso do negócio.

Além disso, para que o mercado de franquias consiga se consolidar, aprimorar e desenvolver é necessário que esteja ancorado em uma rede de informação ampla, sólida e confiável, que facilite a rápida comunicação entre o franqueador e os franqueados e entre estes.

No sistema de franquia a ligação entre franqueador e franqueados é bastante intensa e contínua, devendo todos os esforços serem canalizados para a continuidade e crescimento da rede.

Mais que uma boa gestão no negócio a Encontre Sua Franquia tem toda a experiência de anos no mercado Franchising. Com todo o suporte real do grupo, os franqueados conquistam vitórias e lucro financeiro. Faça parte desta equipe.

Conheça um pouco mais sobre as várias marcas Encontre Sua Franquia.

Quisto: Corretora de Seguros

Acquazero: Setor automotivo

Gemotion: Diversão e Entretenimento

Encontre sua Viagem: atuação como Agência de Viagens

Fórmula Pizzaria: Modelo no setor alimentício (pizzas)

Suav: Beleza e estética

Modelos a partir de 5 mil reais de custo inicial de investimento.

Confira todas aqui.

1 Comentários

    henrique
  • Muito bem explicado, a maioria dos pontos abordados eu tinha muita dúvida de como funcionava. Ultimamente, muito tem se falado de franquia no mundo dos negócios, principalmente no online que é onde mais acompanho.

Sair

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *