fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Como funcionam franquias de esmalteria? Saiba tudo!


Como funcionam as franquias de esmalteria, você sabe? Não tem como negar que hoje em dia as diversas cores, texturas e detalhes estão fazendo cada vez mais a cabeça, ou melhor, as mãos das brasileiras. Impulsionado pelas tendências de mercado esse negócio é um bom investimento! Quer saber mais? Leia neste texto!

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o mercado de esmaltes do Brasil já é o segundo maior do mundo, perdendo apenas para o dos Estados Unidos.

O segmento de  beleza e bem estar está em alta e são uma das opções mais procuradas pelos empreendedores. De acordo com o Sebrae, as clínicas de estética e salões de beleza chegaram a 500 mil estabelecimentos no país. Somente no ano de  2019 o faturamento foi de cerca de R$107 bilhões ao todo.

Ainda de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de beleza, saúde e bem-estar é o que mais fatura no país. Em 2018, ele sozinho chegou a faturar R$ 31,9 bilhões, o que corresponde a um crescimento de 5,4% em relação ao ano anterior.

Com números tão promissores, não é de surpreender que o mercado de franchising também esteja surfando nessa tendência. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) dão conta de que houve um aumento geral dos segmentos de franquias. Quer saber como funcionam as franquias de esmalteria? Continue lendo nosso conteúdo!

Como é o trabalho nas franquias de esmalteria

unhas pintadas
Toda mulher busca manter os cuidados com as unhas por isso as franquias de esmalteria viraram tendência de mercado

No mercado de beleza e estética as franquias de esmalteria funcionam como um centro de cuidados para as unhas, tanto na preservação quanto na vaidade, tornando as unhas mais bonitas por meio do design.

O foco das esmalterias é atender as consumidoras que buscam cuidar das mãos e pés por meio de uma variação de serviços que não existem nos salões de beleza convencionais, já que a estrutura dos salões oferecem outros serviços. O propósito é justamente especializar o serviço trazendo inovação, e variedade.

É possível encontrar desde o básico já conhecido até unhas artísticas, unhas com gel, esfoliação e hidratação de cutícula, esmaltação, francesinha e inglesinha entre outras técnicas específicas do setor.

 Além do mais as franquias de esmalteria funcionam como um diferencial na variedade de produtos como esmaltes nacionais e importados  que permitem efeitos efeitos como ombré, caviar e plush nails, entre outras.

Tudo isso é fortalecido pelas franquias com custos mais atrativos já que a compra é feita em larga escala permitindo aquisição com baixo custo em comparação a uma compra independente.

Como as unhas já fazem parte de um contexto de moda, é muito importante que quem trabalha com o setor esteja sempre atualizado, de olho nas novidades do mercado para oferecer aos clientes a melhor experiência de consumo e sempre mais atualizada possível!

Quer saber tudo dobre o setor de beleza ? Aproveite o nosso ebook e saiba porque e como abrir o seu negócio!

ebook setor de beleza

Fortalecimento das esmalterias no mercado de beleza e estética

Conforme mencionamos acima em um mercado tão amplo, os serviços são disponibilizados das mais variadas formas. Antes os cuidados com as unhas estavam inclusos no atendimento dos salões de beleza, com uma variedade de produtos e serviços.

Eles continuam porem para aqueles que preferem um atendimento personalizado e exclusivo as esmalterias surgiram para melhorar e ampliar ainda mais oferecendo um atendimento personalizado.

O conceito de salão de beleza, bem consolidado no mercado, representa grande parte dos negócios no setor de serviços de estética. No salão de beleza, os clientes encontram vários serviços de embelezamento em um mesmo local.

Porém, com o aumento da concorrência, tecnologia e alto grau de exigência dos clientes, que estão sempre à procura de uma nova experiência, surgiram derivações dos serviços oferecidos por este estabelecimento, com um maior grau de especialidade.

Dessa maneira, as franquias de esmalteria têm se expandido. Os espaços são especializados e focados em serviços de manicure, pedicure e esmaltes.

Vale ressaltar que este mercado deriva de um mercado multimilionário da moda, que indica tendências e nuances estabelecidas pelos canais mais diversificados como TV, revistas com editoriais de moda elaborados, fashionistas, blogs de moda, celebridades, entre outros.

Atrativos das franquias de esmalteria

Os empreendedores que buscam esse tipo de empreendimento estão alinhados com uma prática de preço mais em conta, já que chegam a ser menos onerosos que outros modelos, como o de salão de beleza, por exemplo. Isso porque o investimento em equipamentos aumenta o custo de instalação.

Ao mesmo tempo é interessante analisar possibilidades que ofereçam tanto a especialização das esmalterias mas que também possam disponibilizar outros serviços agregados. Dessa forma é possível atender a outras demandas dos consumidores em busca de praticidade no ato de se cuidar.

Ainda que no  Brasil o segmento de esmalterias ainda seja reduzido em comparação com as grandes redes de salões que oferecem múltiplos atendimentos no mesmo local. Com isso a variedade de funcionários e estruturas gigantescas para um publico mais selecionado.

Diante desse cenário as esmalterias chegam tanto para atender uma demanda mais específica quanto para alcançar outros nichos de um publico também exigente que busca agilidade sem perder o conforto e a tranquilidade de espaços mais reservados e discretos.

Com uma variedade de oportunidades das franquias de esmalterias fica fácil optar por uma unidade que atenda  sua condição e necessidade. Para isso fique atento pesquise sobre as oportunidades. Estude bem o negócio antes mesmo de iniciar o processo.

O que eu preciso para abrir uma franquia de esmalteria?

Essa é uma pergunta recorrente em todo e qualquer ambiente de negócios, nesse caso no setor de beleza e estética. Inclusive esse é um segmento que para atuar é necessária muita atenção.

São vários detalhes que fazem toda diferença no empreendimento, primeiramente é preciso gostar do trabalho, trabalhar com pessoas exige que você esteja alinhado com o seu objetivo e focado no bom resultado. Além do mais lidar com vários tipos de pessoas de variadas personalidades e gostos não é tarefa muito fácil.

Diante desse cenário estar atento ao atendimento de excelência mantendo a atenção e o cuidado são fundamentais. Outro ponto é saber tratar o cliente pelo nome gerando uma aproximação fazendo com que se sinta importante e lembrado. Pequenos detalhes que fazem sim diferença e fidelizam o cliente.

Não só se atentar aos cuidados com o atendimento mas também com a gestão da unidade que vai ficar por conta do franqueado, no caso você! Saiba se organizar, administrar questões financeiras e burocráticas, e gerir também a parte humana do seu negócio.

Treinar funcionários, estar sempre atento ao andamento das atividades prestar orientações e alinhar sempre os procedimentos vão te ajudar a administrar bem o seu negócio. Mas se em algum momento precisar de ajuda, conte com o suporte da franqueadora!

Produtos e serviços das franquias de esmalteria

Além da qualidade no atendimento e na atualização com as inovações desse mercado,é importantre se atentar a qualidade do que está sendo oferecido na sua unidade. Buscar por franquias que trabalhem com bons fornecedores é uma forma de cuidar também do seu cliente.  

Não é só isso cuidar para que o ambiente de trabalho seja o mais confortável possível é uma forma de abraçar o cliente ter a disposição sempre algum agrado é uma forma de trazer personalização no atendimento.

Cuide para que o seu espaço seja um ambiente de tranquilidade, bem estar e satisfação. Ofereça uma bebida que pode ser um suco de fruta ou até algo mais especial para que os clientes apreciem. Essa é uma tendência desse mercado conhecida como “Nail bar”que começou nos Estados Unidos e hoje já é sucesso no Brasil.

Dessa forma o momento de fazer as unhas pode se tornar um happy hour com uma musica ambiente agradável uma boa conversa com amigos e um drink para relaxar, opções possíveis dentro de uma esmalteria com atendimento diferenciado.

Uma outra forma de atrair os clientes é proporcionar além dos serviços de esmaltação e cuidados com as unhas outros serviços menos complexos mas tão necessários quanto as unhas, como uma depilação, e os cuidados com a sobrancelha, por exemplo.

Escolher uma opção que permita maior flexibilidade de atendimento, variedade de serviços e oferta de um diferencial de mercado é uma ótima maneira de começar bem nesse setor. Fique atendo as opções de mercado e se prepare para se tornar um franqueado de sucesso nesse ramo.

Dicas de atuação em franquias de esmalteria

Por mais que tenhamos falado sobre o que é necessário para abrir uma franquia de esmalteria sempre haverá uma forma de reforçar características ideais para quem deseja abrir esse tipo de negócio.

Apesar de estar em um modelo de negócio onde terá auxilio na execução do trabalho a gestão é de responsabilidade do investidor, que é quem vai cuidar diretamente de tudo.

Para auxiliar ainda mais esse processo trouxemos aqui algumas dicas que são importantes e que podem ajudar você a pensar melhor se esse é mesmo um negócio ideal para o seu desejo de empreender.

Identificar com a atividade 

Já falamos sobre isso mas é sempre bom reforçar. Se identificar com o trabalho, gostar do que irá fazer é essencial nesse ramo. Pense que você vai se dedicar por muito tempo a esse trabalho por isso estar presente fazendo algo que se identifica fortalece o dia dia, mesmo que aconteçam imprevistos ou dificuldades será mais fácil se manter firme na atividade.

Oferecer um ambiente agradável e se manter disposto para realizar as atividades que serão de sua responsabilidade como, a gestão da empresa, os cuidados com o atendimento e os funcionários, Além de cuidar de estoque, finanças tudo isso faz parte do seu trabalho na franquia.

Se mantenha atualizado

O mercado de beleza e estética passa sempre por inovações e novidades esteja sempre atento a isso. Os clientes confiam no ambiente e no prestador de serviço que demonstra conhecimento.

Esteja apto a orientar, dar dicas aos clientes orientações e oferecer sempre o que há de melhor no setor. Tanto em produtos quanto em serviços. Nas franquias é possível que esteja sempre atualizado mas por si só deve pesquisar e se manter sempre por dentro das novidades do ramo.

Cuide dos colaboradores  

Cuidar da parte de serviços e dos colaboradores é de extrema importância, manter o nível de qualidade das relações e do serviço tanto quanto do treinamento e das atividades que são oferecidas.

Faz parte do ambiente uma equipe unida e satisfeita os resultados também se refletem positivos no ambiente de trabalho. Os clientes também percebem quando o ambiente está harmonioso. Fique sempre atento a isso.

Siga essas dicas que fazem toda diferença no momento de atuar a frente de sua franquia sabendo como organizar o seu ambiente de trabalho em todos os aspectos fica mais fácil alcançar os bons resultados.

Modelos de franquias de esmalteria baratas para investir

Diante de tantas opções de negócios do ramo de beleza e estética como as esmalterias escolher a melhor opção fica até um pouco difícil. É preciso conhecer melhor as franquias e as franqueadoras antes de iniciar o negócio.

Para que você tenha uma ideia de coo funcionam as franquias de esmalteria e possa começar diretamente a sua pesquisa trouxemos nesse tópico algumas sugestões de negócios do ramos para que você comece a sua busca. Veja a seguir!

Suav

loja da suav

A Suav é uma oportunidade de franquia de esmalteria barata que atua no ramo de beleza e estética desde 2010 e passou a fazer parte do franchising em 2017. Com um atendimento especial e ambiente que oferece conforto e personalização a Suav atua com atendimento express.

Esse diferencial permite ao cliente o atendimento na hora sem que necessite agendamentos podendo aproveitar o tempo livre entre um compromisso e outro. Apesar do atendimento de esmalteria ser o seu carro chefe a franquia também oferece os serviços de depilação e sobrancelha.

Dessa forma é possível um atendimento mais completo com o diferencial de atendimento sem hora marcada e ainda favorecendo o aumento do consumo dentro da loja.

Para o franqueado que tiver interesse é possível também a inclusão de serviços de escovaria na unidade, nesse caso alterando no preço da franquia de esmalteria. A franquia oferece treinamentos para os colaboradores e franqueados e todo o suporte da rede que permite adequação e padronização do atendimento.

São disponibilizados aos franqueados da rede  suportes como gestão, marketing, atendimento, compras, além de conhecer melhor a estrutura da marca  fazendo visitas nas unidades ativas da franquia.

  • Investimento inicial:R$ 167.6 mil
  • Prazo de retorno: 24 a 36 meses

Quer saber tudo sobre a Suav? Acesse neste vídeo!

Unhas Fast Manicure Express

O modelo de franquia da esmalteria começou em 2011 quando já expandiu para três unidades no mesmo ano. Entre os serviços oferecidos pela franquia estão manicure e pedicuro express .

A rede preza pelo atendimento de utilizando materiais de primeira linha, 100% descartáveis, a empresa também proporciona serviços de cabeleireiro, design de sobrancelhas, depilação de buço, bem como a venda de produtos.

  • Investimento inicial: R$ 150 mil 
  • Prazo de retorno: 18 a 24 meses.

Von Beauty

O conceito da esmalteria Von Beauty foi criado com um estilo bem diferenciado com a intenção de proporcionar aos usuários um ambiente requintado e sofisticado para um publico não abre mão desse tipo de ambiente.

Desenvolvido por especialistas do mercado da beleza o foco da rede é de oferecer atendimentos e serviços especializados, para um público diferenciado e exigente.

Nas opções de serviço os clientes encontram manicure e pedicure, cabelo, cílios e sobrancelha, depilação, massagens e outros serviços de estética.

  • Investimento inicial: R$ 65 mil a R$ 280 mil
  • Prazo de retorno: 18 a 24 meses

Beryllos

A Beryllos é uma esmalrtria que atende com um conceito diferenciado de fazer as unhas, seu método de cuticulagem consiste em tratar as cutículas com uma ponta debastadora, mantendo a real proteção das unhas, sem o risco de cortes e machucados. Uma forma de evitar a exposição das unhas protegendo de qualquer risco.

A rede possui dois modelos de negócio, o de quiosque, que conta com quatro atendentes, e modelo loja, que conta com oito atendentes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 200 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 14 meses

Turquesa Esmalteria

Uma outra opção de negócio é a Esmateria Turquesa, com atendimentos de SPA pára pés e tratamentos específicos de beleza a rede oferece conforto e diversidade de atendimento aos clientes.

A empresa promove por meio do conceito de “nail bar” mais que um momento de cuidados mas também de relaxamento e conforto com a oportunidade de um happy hour para as clientes.

Desde 2014 atua no franchising com atendimentos de esmalteria e cuidados para mãos e pés!

  • Investimento inicial: a partir de R$ 55 mil
  • Prazo de retorno: 18 meses

Damme Esmalteria Express

Nas franquias Damme é possível encontrar serviços de beleza e estética sem a necessidade de agendamentos. Com as opções de serviços de manicure, pedicure, depilação com cera, design de sobrancelhas, além de serviços para cabelos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: 18 a 24 meses

Viu como o segmento de beleza e estética é uma oportunidade de bons negócios? As esmalterias tem grandes atrativos e existe no mercado uma demanda cada vez maior para esse tipo de franquia.

Então aproveite que o ambiente é favorável e se torne logo um franqueado de sucesso! Quer saber mais sobre como funciona uma franquia de esmalteria e como investir no segmento de beleza e estética? Acesse gratuitamente o ebook que criamos especialmente para você que deseja entrar para o setor! ]

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Autor: Denise Melo
15 de Maio de 2020

Ficou interessado em alguma franquia?

Preencha o formulário e fale com um consultor das nossas marcas.

Matérias relacionadas: