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Eu devo empreender em momento de crise?


Especialista explica em quais situações é vantagem investir durante períodos de crise.

A economia brasileira não passa por um bom momento e, com isso, as estatísticas não são animadoras para os empreendedores.

De acordo com o levantamento da Neoway, consultoria especializada em inteligência de mercado, somente em 2015, 1,8 milhão de empresas fecharam as portas em 2015. O número é três vezes maior que o registrado em 2014 e mostra como a crise afeta os empresários brasileiros.

Porém, nem todos estão em processo de falência. Alguns segmentos estão em constante crescimento, como as franquias que tiveram aumento de 8,3% no ano passado, com faturamento de R$ 139 bilhões.

Para o coordenador do curso de economia da Ibmec/BH, professor Márcio Salvato, a crise apresenta dois aspectos para quem deseja empreender. “O primeiro é que, em momentos de crise, a demanda fica reduzida para produtos comuns. Se você for entrar em um mercado saturado isso se torna difícil.

Acredito que, nessa situação, é melhor esperar”. Todavia, ainda há oportunidade para quem deseja entrar nesse tipo de segmento.

“Você pode criar um atrativo diferente para o produto: uma estratégia de marketing diferente, algo ainda não utilizado no mercado ou uma especificação que só você tenha. Isso funcionará porque ainda não há a demanda para esse produto. É você quem estará iniciando na sua região”, explica o professor.

O segundo aspecto que deve ser analisado se trata da inovação no mercado. “Não existe crise para produtos inovadores, que ainda não têm definição a demanda. Em casos como esse, sempre haverá oportunidades que devem ser aproveitadas”.

Neste texto, você vai ler:

Franquias e crise

Segundo Márcio, em momentos difíceis, as franquias sempre são boas opções, mas devem ser analisadas com cautela. “Se pegarmos o somatório de recursos das franquias, veremos que há muitas vantagens. O setor em 2015, no geral, teve um aumento de 8%, porém alguns segmentos cresceram mais que os outros e é aí que a oportunidade deve ser enxergada”.

O professor acredita que o empreendedor, na hora de escolher uma marca deve priorizar os setores que estão em expansão, iniciando as operações e pela instalação em locais com pouca ou nenhuma oferta daquele serviço ou produto.

Segredo do sucesso

Entender o negócio é a principal atribuição que o empreendedor deve ter, segundo Márcio. “Você deve sair da euforia do primeiro momento e entender como é a gestão do negócio e as pedras no caminho.

Caso você consiga se antecipar, irá manter o controle do custo do empreendimento e estar um passo a frente da concorrência”, finaliza.

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