fbpx
  • Fale Conosco:

    (31) 3654-5664

  • E-mail:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Encontre sua Franquia

Fatores Importantes Para Quem Deseja Abrir Uma Franquia


Ao abrir uma franquia você deve começar analisando o produto e serviço que o segmento ou a marca que você busca, e principalmente se aquela franquia possui o seu perfil.

Alguns procedimentos devem necessariamente ser cumpridos para manter a padronização da marca em qualquer lugar do mundo, porém, as marcas não desejam que você se torne apenas um executor de tarefas, elas buscam um espírito empreendedor no franqueado e apreciaram suas sugestões.

Além das questões já citadas anteriormente, precisamos lembrar que fazer a escolha errada pode dar muita dor de cabeça, pois as rescisões de contratos tendem a ser dolorosas e com muitas penalidades.

Vamos dar aqui algumas dicas que deve seguir antes de abrir uma franquia, algumas também servem para qualquer tipo de negócio próprio.

 

 

Comprar uma franquia para outra pessoa administrar

Pode até parecer estranho, mas é uma atitude muito comum das pessoas presentearem familiares, ou alguém que tenham muito afeto, com uma franquia para esta administrar.

O resultado desta ação pode ser muito negativo, pois o profissional que estrará no comando pode não ter qualificação e nem condições necessárias para administrar este estabelecimento.

A dica para não cair nesta armadilha, é traçar o perfil de quem conduzirá a franquia, e não impor que ela aceite “de cara”, e sim oferecer de maneira esclarecedora, com todos os pós e contras, além de pedir ajuda, caso necessário para um profissional.

Circular de Oferta de Franquia

Conhecida como COF, a Circular de Oferta de Franquia, é recebida pelo franqueado para analisar em 10 dias, informações como prazo de contrato, território de atuação, taxas, essas que são cobradas de maneira diferentes quando se trata de royalties – mesmo sendo franquias do mesmo segmento, existem politicas diferentes.

Outra clausula importante é o tempo de duração do contrato, por se tratar de um documento de extrema importância, sugerimos a necessidade é em submetê-lo a um advogado para devidos esclarecimentos.

Nunca deixe de falar com franqueados (ex ou atuais)

A COF possui uma lista com todos os franqueados. É de suma importância que o franqueado descubra os pontos negativos da franqueadora, falando com ex-franqueados que também constam na lista da COF.

Quanto aos atuais, não vá perguntar diretamente “Quanto é seu faturamento?” existem maneiras mais singelas de abordar, pois a pessoa pode se sentir insegura para responder. Tente fazer com que ela fale sobre seu empreendimento, seus sentimentos, se está dentro do prometido, se ela abriria uma segunda unidade. Isso facilitará muito a sua escolha.

Faturamento

Nunca se esqueça de observar o faturamento médio da rede, pois ele precisa ser coerente com o investimento. Também levante a situação financeira da empresa, procurando órgãos governamentais e entidades comercias, a fim de não estar entrando em uma roubada.

Os profissionais que optam por abrir seu próprio negócio precisam tomar alguns cuidados e fazer uma avaliação para ter certeza que se encaixa neste mercado.

É necessário começar sabendo quais são as regras das franquias, os padrões, como são feitas as prestações de contas à franqueadora, pois é a partir disso que começa realmente a busca pela melhor franquia, aquela que melhor vai de adequar àquilo que você empreendedor procura.

Sair

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *