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8 dicas para fidelizar clientes no mercado de beleza e estética


Quer saber como, e porque, fidelizar clientes no mercado da beleza? Acompanhe o texto e descubra tudo o que você precisa sobre o assunto!

Fidelizar clientes no mercado de beleza e estética é algo relativamente simples. Afinal, o bom trabalho gera confiança — e confiança no produto ou serviço é parte fundamental da decisão de compra. Especialmente quando o assunto é beleza! 

Você não prefere manter um bom shampoo em vez de experimentar outro? E não tem maior segurança quando corta os cabelos com um cabeleireiro que já conhece? O mesmo acontece com o seu cliente. 

Muitas empresas se empenham bastante em adquirir novos clientes. Essa é uma preocupação válida, já que, quanto mais você vende, mais lucra.

Mas alguns empreendedores não dão tanta atenção assim em fidelizar esses consumidores. Ou seja, em transformá-los em clientes recorrentes do seu negócio. Grave erro. A seguir, nós falamos mais sobre o assunto. Continue acompanhando.

Por que fidelizar clientes?

Fidelizar clientes no mercado de beleza é, primeiro, uma estratégia para economizar. De acordo com especialistas, conquistar um novo usuário é 7 vezes mais caro que manter um atual. Isso porque, a conquista de um novo consumidor exige marketing e dedicação para expor as vantagens da sua marca. 

Outro ponto interessante é que clientes fiéis têm prazer em dar feedback sobre a sua empresa. Até porque, eles continuarão a utilizar da sua marca. Por que não ajudariam a melhorá-la? Uma conversa sobre o seu produto, ou mesmo uma pesquisa de satisfação, tendem a ter opiniões muito mais honestas.

Sem contar que esse tipo de consumidor se torna um promovedor da marca. Isso é essencial, especialmente levando em conta a beleza. Quando alguém indica um produto ou serviço que utiliza para a sua estética, tende a convencer o outro, pois transparece bons resultados.

Ter o “selo de aprovação” do seu cliente criará mais segurança aos que receberem essa indicação.

Clientes satisfeitos são os principais responsáveis por recomendar uma marca para amigos, colegas de trabalho e familiares. Quanto maior for o número de recomendações, mais as suas vendas aumentam.

Cliente fiel = faturamento maior

Um cliente habitual também compra mais. Segundo dados da Econsultancy, um indivíduo que já comprou com a sua marca gasta 31% mais do que um novo cliente.

Além disso, 50% dos usuários frequentes experimentam novos produtos e serviços da empresa. Logo, aumentam suas possibilidades de gerar lucro.

Ao mesmo tempo, o faturamento de uma empresa com clientes fiéis se torna mais previsível. Isso porque, é possível estimar, por exemplo, quantas vezes aquele consumidor vai visitar a sua clínica no mês. Ou mesmo quantas unidades do seu produto ele precisará adquirir para o tratamento indicado para os cabelos.

Saber quanto você vai ganhar no mês é interessante para prever seus lucros e possibilidade de investimento. Deixar as contas da empresa no azul será muito mais simples.

Segundo dados do Euromonitor, o Brasil tem o terceiro maior mercado consumidor de produtos e serviços de beleza no mundo. A previsão de crescimento do ramo é de 4,5% ao ano até 2021. Logo, há enorme potencial de ganho no setor.

Devo fidelizar em uma franquia de beleza?

fidelizar clientes no mercado de beleza
Nas franquias e negócios próprios, a fidelização de clientes é essencial para um bom lucro mensal.

Mesmo em franquias de beleza, é preciso se preocupar em manter os clientes fiéis. A franquia é uma nova unidade de uma empresa que já existe. Por isso, vem acompanhada da credibilidade da marca e de seus produtos, serviços e modo de fazer.

Mas não é porque tem um nome forte no mercado que uma franquia não deve se preocupar em conquistar seus clientes.

No mercado de beleza e estética, a competição é extremamente acirrada. Para se ter uma ideia, só salões de beleza, e trabalhando de modo formal, são 500 mil pelo Brasil. As exigências por parte do público são altas, e fidelizar o consumidor é uma das melhores formas de sair na frente da concorrência.

Para te ajudar com isso, separamos oito dicas para fidelizar clientes no mercado de beleza e estética. Confira a seguir!

Como fidelizar clientes no mercado de beleza?

1. Conheça o cliente

Para conquistar o seu cliente é preciso, primeiro, conhecê-lo muito bem. Faça uma boa análise do seu público-alvo para determinar:

  • Sexo;
  • Idade;
  • Onde mora;
  • Quanto costuma gastar;
  • Quais os procedimentos e serviços preferidos;
  • Quando procura a sua empresa;
  • Quais são seus objetivos, e por aí vai.

Conhecendo e entendendo melhor o seu consumidor, vai ficar muito mais fácil encontrar formas de abordá-lo.

Essa abordagem deverá ser feita por meio do marketing, mas também com o atendimento personalizado. Se você entregar o que o seu consumidor espera, ele terá prazer em comprar novamente.

2. Use bem o meio digital

Hoje, o relacionamento com o cliente não começa quando ele entra pela porta da sua loja.

Na maioria das vezes, antes de marcar horário, o consumidor faz uma pesquisa na internet sobre o seu estabelecimento. Por isso, é preciso pensar com carinho nesse contato inicial.

Pare para pensar: quando pesquisam pelo nome da sua clínica ou salão, o que os clientes encontram? Seu site? Suas redes sociais? E como esses canais estão? Bem atualizados? Com informações importantes para o contato? Alinhados com a comunicação que sua empresa faz off-line?

Se, nessa pesquisa, o visitante encontra reclamações não solucionadas ou um site com aparência ruim e sem atualizações, ele pode ficar bastante inseguro. Talvez até, ele desista de visitar o seu salão ou clínica. Por isso, ter esse cuidado com a “primeira impressão digital” é importante.

3. Divulgação segmentada

Provavelmente, você conta com vários tipos de serviços no seu negócio. Eles são ideais para clientes com perfis e necessidades diferentes, certo? 

Pensando nisso, é importante criar ações de divulgação bem segmentadas. Assim, o consumidor perceberá que a sua empresa tem exatamente o que ele procura. 

Para essa e a estratégia do tópico anterior, vale a pena contar com o auxílio de especialistas em Comunicação. Profissionais da área têm maior facilidade em definir ações realmente eficazes. É por isso que, em uma franquia, o franqueado tem um departamento completo de marketing à sua disposição.

4. Tenha um atendimento consistente

fidelizar clientes no mercado de beleza atendimento
O atendimento atencioso ao cliente aumenta seu bem-estar e suas chances de retorno.

O bom atendimento é um dos pontos mais importantes na experiência do consumidor. Provavelmente, o que vai levá-lo a se tornar um cliente fiel. Mas é importantíssimo que ele seja consistente e adotado por toda a equipe.

Nada adiantará, por exemplo, que o atendimento da sua manicure seja ótimo, se a recepcionista do espaço de estética não for cordial. Uma padronização torna mais fácil fidelizar clientes no mercado de beleza e estética.

Nesse sentido, é essencial criar protocolos de atendimento que transmitam cordialidade, disponibilidade e simpatia. Por meio deles, toda a equipe terá condições de atender com a mesma qualidade.

5. Ofereça uma experiência completa

Quem atua com beleza e estética tem como objetivo fazer o consumidor se sentir melhor consigo mesmo, o que conta pontos. Porém, o que vai fazer a diferença no processo de fidelização é mostrar o quanto ele é importante para você.

O segredo para isso é fazê-lo se sentir especial e oferecer muito mais do que o serviço que ele contratou.

Oferecer algo para beber, perguntar como o cliente está se sentindo e se mostrar preocupado com a sua comodidade são atitudes que fazem a diferença. Ao se sentirem à vontade, os usuários terão prazer em voltar ao seu estabelecimento.

6. Tenha o melhor serviço

Não podemos deixar de mencionar: a qualidade nos serviços oferecidos é extremamente importante para fidelizar clientes no mercado de beleza. Afinal, um cliente totalmente satisfeito com o resultado de seu investimento tem muito mais chances de retornar. 

Mesmo que seu atendimento seja perfeito, o usuário não se sentirá atraído se você proporcionar serviços ruins. Quantas vezes você já pensou: “o serviço é péssimo, mas o atendimento é tão bom que vou voltar àquela loja”. Provavelmente nenhuma, não é mesmo?

No mercado de beleza e estética, é imprescindível estar sempre investindo em produtos, equipamentos, profissionais e outros recursos que garantam a qualidade dos seus serviços. Nesse sentido, estar atento às tendências e ouvir o feedback dos consumidores devem fazer parte do seu dia a dia.

7. Informe o cliente

No setor de beleza e estética, o profissional atua diretamente com o corpo do seu cliente e sua autoestima. Aqui, uma das formas de fazê-lo se sentir mais confiante e seguro com isso é mantê-lo sempre muito bem informado.

Se uma cliente vai fazer um tratamento para celulite, por exemplo, é importante explicar como o procedimento será feito, o que ela vai sentir e qual será o resultado. Sentindo que tem controle sobre o que o profissional fará, o consumidor estará muito mais confortável e seguro com o seu trabalho.

Você também pode informar o cliente após um procedimento, mesmo que simples. Após fazer as unhas, por exemplo, sua cliente pode receber dicas e/ou um folheto sobre como manter o esmalte bonito por mais tempo. 

Outra dica é enviar e-mails informativos sobre os seus serviços. Não para divulgá-los, mas com textos sobre seus benefícios e outros. Esse tipo de estratégia faz parte do Inbound Marketing. 

Ao “alimentar” seus clientes com informações e mantê-los em contato direto com a sua marca, você terá mais facilidade em fidelizá-los. 

Mas atenção: só encaminhe e-mails para os consumidores que lhe derem autorização. O mesmo vale para mensagens em aplicativos como o WhatsApp. Encher o seu cliente com informes que ele não deseja pode ter o efeito contrário, causando mal-estar.

8. Tenha programas para fidelizar clientes no mercado de beleza

Por fim, vale sempre a pena investir nos programas de fidelidade. Ou seja, programas que recompensam o cliente que retorna ao seu estabelecimento.

A sua estratégia deve se basear no seu negócio e no que pode ser mais atrativo para o seu público. Invista na criatividade! Opções não faltam. Você pode: 

  • Oferecer um cupom de desconto para o cliente que retornar;
  • Oferecer um procedimento gratuito depois que ele adquirir um número mínimo de serviços;
  • Dar brindes que demonstrem o quanto você valoriza um consumidor que está sempre com você.

Dica extra: conheça a franquia SUAV

Outra maneira fácil de fidelizar clientes no mercado de beleza é investir em uma franquia SUAV. Afinal de contas, a marca já tem serviços e um modo de trabalhar estabelecidos, e que agradam os consumidores.

Uma franquia SUAV oferece três dos serviços mais procurados no mercado de beleza: depilação, design de sobrancelha e esmalteria.  Por isso, os franqueados da marca já conseguem atrair muitos clientes.

Ao mesmo tempo, é possível combinar atendimentos. Se a cliente gostar do serviço de depilação, por exemplo, é possível que ela aproveite o tempo para solicitar um outro cuidado.

Mas as vantagens vão além. A SUAV oferece suporte mercadológico para todos os franqueados, informando sobre lançamento de produtos, tendências de mercado e novos hábitos de consumo.

Para que o atendimento de excelência seja padronizado, a rede ainda fornece apoio na contratação de funcionários e faz treinamentos.

Outro diferencial da SUAV está no atendimento sem hora marcada. A ideia é prestar um serviço de qualidade de forma ágil, para que as clientes não percam tempo no dia a dia. Pode ser mais uma maneira para fidelizar clientes no mercado de beleza.

Por fim, a franquia possui uma gestão simples. Seu faturamento médio mensal é estimado em R$ 70 mil, com margem de lucratividade de 20%.

Para se tornar um franqueado, é preciso um espaço de, pelo menos, 20 metros quadrados e um investimento inicial a partir de R$ 69.900,00.


2 Comentários

    Joel Martins
  • Opa.. esse artigo ficou muito bom! Demorou mas finalmente achei um artigo top sobre esse assunto.
    Obrigada por compartilhar!

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