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8 dicas para fidelizar clientes no mercado de beleza e estética


Muitas empresas se empenham bastante em adquirir novos clientes. Essa é uma preocupação bem comum e válida, mas algumas não dão tanta atenção assim em fidelizar esses consumidores, ou seja, transformá-los em clientes recorrentes do seu negócio.

No mercado de beleza e estética, em específico, onde a competição é extremamente acirrada e as exigências por parte do público são altas, fidelizar o consumidor é uma das melhores formas de criar um público recorrente e sair na frente da concorrência.

Mesmo em franquias de beleza a preocupação em manter os clientes deve existir. Não é porque tem um nome forte no mercado que os clientes não exigem serviços de qualidade. E fidelizar clientes também é uma estratégia de economizar. De acordo com o Marketing Metrics, conquistar um novo cliente é 14 vezes mais caro que manter um atual.

Para te ajudar com isso, separamos oito dicas para fidelizar clientes no mercado de beleza e estética. Confira quais são elas a seguir!

Conheça o cliente

Para conquistar o seu cliente é preciso, primeiro, conhecê-lo muito bem. Faça uma boa análise do seu público-alvo para determinar sexo, idade, onde mora, quanto costuma gastar, quais os procedimentos e serviços preferidos, quando procura a sua empresa, quais são seus objetivos e por aí vai.

Conhecendo e entendendo melhor o seu consumidor, vai ficar muito mais fácil encontrar formas de abordá-lo e, por consequência, conquistá-lo a ponto dele se transformar em um cliente fiel.

Canais alinhados na comunicação

Muitas empresas ainda não sabem, mas hoje o relacionamento com o cliente e a fidelização não começam quando ele entra pela porta do seu espaço.

Na maioria das vezes, antes de marcar um horário, o primeiro passo dele é fazer uma pesquisa na internet sobre o seu estabelecimento. Nesse sentido, é preciso pensar com carinho nesse contato inicial.

Pare para pensar: quando pesquisam pelo nome da sua clínica ou salão, o que encontram? Seu site? Suas redes sociais? E como esses canais estão? Bem atualizados? Com informações importantes para o contato? Alinhados com a comunicação que sua empresa faz offline?

Se nessa pesquisa o visitante encontra reclamações não solucionadas ou um site com aparência ruim e sem atualizações, ele pode ficar bastante inseguro. Talvez, até desista de visitar o seu salão ou clínica. Por isso, ter esse cuidado com a “primeira impressão digital” é importante.

Divulgação segmentada

O approach no momento da divulgação dos serviços também é um ponto bastante relevante para começar uma relação com o pé direito.

Provavelmente, você conta com vários tipos de serviços no seu negócio e que são ideais para clientes com perfis e necessidades diferentes, certo? Pensando nisso, é importante criar ações de divulgação bem segmentadas, de forma que o consumidor perceba que a sua empresa tem exatamente o que ele procura.

Tenha um atendimento consistente

Um bom atendimento é um dos pontos mais importantes na experiência do consumidor. Talvez, o que vai levá-lo a se tornar um cliente fiel. Mas é importantíssimo que ele seja consistente e adotado por toda a equipe.

Afinal, não adianta, por exemplo, se o atendimento de um esteticista for ótimo, se a pessoa que recebe o consumidor não prestar o mesmo tipo de atendimento. Assim, fica mais fácil fidelizar clientes no mercado de beleza e estética.

Nesse sentido, criar protocolos de atendimento que transmitam cordialidade, disponibilidade e simpatia são essenciais para garantir que toda a equipe terá condições de atender com a mesma qualidade.

Ofereça uma experiência completa

Quem atua com beleza e estética está em um mercado que tem como objetivo fazer o consumidor se sentir melhor consigo mesmo, mas o que vai fazer a diferença no processo de fidelização é mostrar o quanto ele é importante para você. E o segredo para isso é fazê-lo se sentir especial e oferecer muito mais do que o serviço que ele contratou.

Oferecer algo para beber, perguntar como o cliente está se sentindo e se mostrar preocupado com a sua comodidade são atitudes que fazem a diferença. De tão à vontade que os clientes vão se sentir, eles não vão pensar duas vezes em voltar no seu salão.

Tenha o melhor serviço

Não podemos deixar de mencionar, também, o quanto a qualidade nos serviços oferecidos é importante para fidelizar clientes no mercado de beleza. Afinal, um cliente totalmente satisfeito com o resultado de seu investimento tem muito mais chances de retornar.

No mercado de beleza e estética, é imprescindível estar sempre investindo em produtos, equipamentos, profissionais e outros recursos que garantam a qualidade dos seus serviços. Nesse sentido, estar atento às tendências e ouvir o feedback dos consumidores devem fazer parte do seu dia a dia.

Informe o cliente

No setor de beleza e estética, o profissional atua diretamente com o corpo do seu cliente e sua autoestima. Aqui, uma das formas de fazê-lo se sentir mais confiante e seguro com isso é mantê-lo sempre muito bem informado.

Se uma cliente vai fazer um tratamento para celulite, por exemplo, é importante explicar como o procedimento será feito, o que ela vai sentir e qual será o resultado. Sentindo que tem controle sobre o que o profissional fará com sua aparência e saúde, o consumidor estará muito mais confortável, e isso também faz diferença.

Tenha programas para fidelizar clientes no mercado de beleza

Por fim, vale sempre a pena investir nos programas de fidelidade, aqueles que recompensam o cliente que retornar ao seu estabelecimento. A estratégia do seu programa de fidelidade vai depender do seu tipo de negócio e do que pode ser mais atrativo para o seu público.

Você pode oferecer um cupom de desconto para o cliente que retornar, oferecer um procedimento gratuito depois que ele adquirir um número mínimo de serviço ou entregar algum mimo que demonstre o quanto você valoriza um consumidor que está sempre com você. Opções não faltam.

Quer atuar no mercado de beleza? Conheça a franquia SUAV

Uma maneira fácil de fidelizar clientes no mercado de beleza está em investir em uma franquia SUAV. Em primeiro lugar, a marca trabalha com os três serviços mais disputados no segmento em um único espaço: depilação, design de sobrancelha e esmalteria.  Aqui, você já consegue atrair muitos clientes. Se prestar um ótimo serviço de depilação, é possível que a cliente aproveite o tempo lá para solicitar um outro serviço.

Mas as vantagens vão além. A SUAV oferece suporte mercadológico para todos os franqueado, informando sobre lançamento de produtos, tendências de mercado e novos hábitos de consumo. Para que o atendimento de excelência seja padronizado, a rede fornece apoio na contratação de funcionários e faz treinamentos com eles.

Outro diferencial da SUAV está no atendimento sem hora marcada. A ideia é prestar um serviço de qualidade de forma ágil, para que as clientes não percam tempo no dia a dia. Pode ser mais uma maneira para fidelizar clientes no mercado de beleza.

Por fim, a franquia possui uma gestão simples, com um faturamento médio estimado em 70 mil reais e margem de lucratividade de 20%. Para se tornar um franqueado é preciso um espaço de pelo menos 80 metros quadrados e um investimento inicial a partir de 125 mil reais.

Investimento total: R$ 127,8 mil
Taxa de franquia: R$ 35 mil
Royalties: R$ 1,5 mil
Faturamento médio: R$ 70 mil
Prazo de retorno: 24 a 36 meses