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10 dicas para fidelizar clientes no mercado de beleza e estética


Quer saber como, e porque, fidelizar clientes no mercado da beleza? Acompanhe o texto e descubra tudo o que você precisa sobre o assunto!

Fidelizar clientes no mercado de beleza e estética é algo relativamente simples. Afinal, o bom trabalho gera confiança — e confiança no produto ou serviço é parte fundamental da decisão de compra. Especialmente quando o assunto é beleza! 

Você não prefere manter um bom shampoo em vez de experimentar outro? E não tem maior segurança quando corta os cabelos com um cabeleireiro que já conhece? O mesmo acontece com o seu cliente. 

Muitas empresas se empenham bastante em adquirir novos clientes. Essa é uma preocupação válida, já que, quanto mais você vende, mais lucra.

Mas alguns empreendedores não dão tanta atenção assim em fidelizar esses consumidores. Ou seja, em transformá-los em clientes recorrentes do seu negócio. Grave erro. A seguir, nós falamos mais sobre o assunto. Continue acompanhando.

Por que fidelizar clientes?

Fidelizar clientes no mercado de beleza é, primeiro, uma estratégia para economizar. De acordo com especialistas, conquistar um novo usuário é de 5 7 vezes mais caro que manter um atual. Isso porque, a conquista de um novo consumidor exige marketing e dedicação para expor as vantagens da sua marca. 

Outro ponto interessante é que clientes fiéis têm prazer em dar feedback sobre a sua empresa. Até porque, eles continuarão a utilizar da sua marca. Por que não ajudariam a melhorá-la? Uma conversa sobre o seu produto, ou mesmo uma pesquisa de satisfação, tendem a ter opiniões muito mais honestas.

Sem contar que esse tipo de consumidor se torna um promovedor da marca. Isso é essencial, especialmente levando em conta a beleza. Quando alguém indica um produto ou serviço que utiliza para a sua estética, tende a convencer o outro, pois transparece bons resultados.

Ter o “selo de aprovação” do seu cliente criará mais segurança aos que receberem essa indicação.

Clientes satisfeitos são os principais responsáveis por recomendar uma marca para amigos, colegas de trabalho e familiares. Quanto maior for o número de recomendações, mais as suas vendas aumentam.

Cliente fiel = faturamento maior

Um cliente habitual também compra mais. Segundo dados da Econsultancy, um indivíduo que já comprou com a sua marca gasta 31% mais do que um novo cliente.

Além disso, 50% dos usuários frequentes experimentam novos produtos e serviços da empresa. Logo, aumentam suas possibilidades de gerar lucro.

Ao mesmo tempo, o faturamento de uma empresa com clientes fiéis se torna mais previsível. Isso porque, é possível estimar, por exemplo, quantas vezes aquele consumidor vai visitar a sua clínica no mês. Ou mesmo quantas unidades do seu produto ele precisará adquirir para o tratamento indicado para os cabelos.

Saber quanto você vai ganhar no mês é interessante para prever seus lucros e possibilidade de investimento. Deixar as contas da empresa no azul será muito mais simples.

Segundo dados do Euromonitor, o Brasil tem o terceiro maior mercado consumidor de produtos e serviços de beleza no mundo. A previsão de crescimento do ramo é de 4,5% ao ano até 2021. Logo, há enorme potencial de ganho no setor.

Devo fidelizar em uma franquia de beleza?

fidelizar clientes no mercado de beleza
Nas franquias e negócios próprios, a fidelização de clientes é essencial para um bom lucro mensal.

Mesmo em franquias de beleza, é preciso se preocupar em manter os clientes fiéis. A franquia é uma nova unidade de uma empresa que já existe. Por isso, vem acompanhada da credibilidade da marca e de seus produtos, serviços e modo de fazer.

Mas não é porque tem um nome forte no mercado que uma franquia não deve se preocupar em conquistar seus clientes.

No mercado de beleza e estética, a competição é extremamente acirrada. Para se ter uma ideia, só salões de beleza, e trabalhando de modo formal, são 500 mil pelo Brasil. As exigências por parte do público são altas, e fidelizar o consumidor é uma das melhores formas de sair na frente da concorrência.

Para te ajudar com isso, separamos oito dicas para fidelizar clientes no mercado de beleza e estética. Confira a seguir!

Como fidelizar clientes no mercado de beleza?

São vários os modos de fidelizar os usuários em seu negócio de beleza. Mas é essencial manter as ações ao longo do tempo. 

Isso porque, a fidelização é algo que ocorre em longo prazo. Além disso, ela pode ser “levada por água abaixo” se o usuário não encontrar um bom atendimento sempre. Um erro, e a reputação do seu negócio pode sofrer sérios danos.

A seguir, listamos algumas dicas importantes para fidelização dos seus clientes. Acompanhe!

1. Conheça o cliente

Para conquistar o seu cliente é preciso, primeiro, conhecê-lo muito bem. Faça uma boa análise do seu público-alvo para determinar:

  • Sexo;
  • Idade;
  • Onde mora;
  • Quanto costuma gastar;
  • Quais os procedimentos e serviços preferidos;
  • Quando procura a sua empresa;
  • Quais são seus objetivos, e por aí vai.

Conhecendo e entendendo melhor o seu consumidor, vai ficar muito mais fácil encontrar formas de abordá-lo.

Essa abordagem deverá ser feita por meio do marketing, mas também com o atendimento personalizado. Se você entregar o que o seu consumidor espera, ele terá prazer em comprar novamente.

2. Use bem o meio digital

Hoje, o relacionamento com o cliente não começa quando ele entra pela porta da sua loja.

Na maioria das vezes, antes de marcar horário, o consumidor faz uma pesquisa na internet sobre o seu estabelecimento. Por isso, é preciso pensar com carinho nesse contato inicial.

Pare para pensar: quando pesquisam pelo nome da sua clínica ou salão, o que os clientes encontram? Seu site? Suas redes sociais? E como esses canais estão? Bem atualizados? Com informações importantes para o contato? Alinhados com a comunicação que sua empresa faz off-line?

Se, nessa pesquisa, o visitante encontra reclamações não solucionadas ou um site com aparência ruim e sem atualizações, ele pode ficar bastante inseguro. Talvez até, ele desista de visitar o seu salão ou clínica. Por isso, ter esse cuidado com a “primeira impressão digital” é importante.

3. Divulgação segmentada

Provavelmente, você conta com vários tipos de serviços no seu negócio. Eles são ideais para clientes com perfis e necessidades diferentes, certo? 

Pensando nisso, é importante criar ações de divulgação bem segmentadas. Assim, o consumidor perceberá que a sua empresa tem exatamente o que ele procura. 

Para essa e a estratégia do tópico anterior, vale a pena contar com o auxílio de especialistas em Comunicação. Profissionais da área têm maior facilidade em definir ações realmente eficazes. É por isso que, em uma franquia, o franqueado tem um departamento completo de marketing à sua disposição.

4. Tenha um atendimento consistente

fidelizar clientes no mercado de beleza atendimento
O atendimento atencioso ao cliente aumenta seu bem-estar e suas chances de retorno.

O bom atendimento é um dos pontos mais importantes na experiência do consumidor. Provavelmente, o que vai levá-lo a se tornar um cliente fiel. Mas é importantíssimo que ele seja consistente e adotado por toda a equipe.

Nada adiantará, por exemplo, que o atendimento da sua manicure seja ótimo, se a recepcionista do espaço de estética não for cordial. Uma padronização torna mais fácil fidelizar clientes no mercado de beleza e estética.

Nesse sentido, é essencial criar protocolos de atendimento que transmitam cordialidade, disponibilidade e simpatia. Por meio deles, toda a equipe terá condições de atender com a mesma qualidade.

5. Ofereça uma experiência completa

Quem atua com beleza e estética tem como objetivo fazer o consumidor se sentir melhor consigo mesmo, o que conta pontos. Porém, o que vai fazer a diferença no processo de fidelização é mostrar o quanto ele é importante para você.

O segredo para isso é fazê-lo se sentir especial e oferecer muito mais do que o serviço que ele contratou.

Oferecer algo para beber, perguntar como o cliente está se sentindo e se mostrar preocupado com a sua comodidade são atitudes que fazem a diferença. Ao se sentirem à vontade, os usuários terão prazer em voltar ao seu estabelecimento.

6. Tenha o melhor serviço

Não podemos deixar de mencionar: a qualidade nos serviços oferecidos é extremamente importante para fidelizar clientes no mercado de beleza. Afinal, um cliente totalmente satisfeito com o resultado de seu investimento tem muito mais chances de retornar. 

Mesmo que seu atendimento seja perfeito, o usuário não se sentirá atraído se você proporcionar serviços ruins. Quantas vezes você já pensou: “o serviço é péssimo, mas o atendimento é tão bom que vou voltar àquela loja”. Provavelmente nenhuma, não é mesmo?

No mercado de beleza e estética, é imprescindível estar sempre investindo em produtos, equipamentos, profissionais e outros recursos que garantam a qualidade dos seus serviços. Nesse sentido, estar atento às tendências e ouvir o feedback dos consumidores devem fazer parte do seu dia a dia.

7. Informe o cliente

No setor de beleza e estética, o profissional atua diretamente com o corpo do seu cliente e sua autoestima. Aqui, uma das formas de fazê-lo se sentir mais confiante e seguro com isso é mantê-lo sempre muito bem informado.

Se uma cliente vai fazer um tratamento para celulite, por exemplo, é importante explicar como o procedimento será feito, o que ela vai sentir e qual será o resultado. Sentindo que tem controle sobre o que o profissional fará, o consumidor estará muito mais confortável e seguro com o seu trabalho.

Você também pode informar o cliente após um procedimento, mesmo que simples. Após fazer as unhas, por exemplo, sua cliente pode receber dicas e/ou um folheto sobre como manter o esmalte bonito por mais tempo. 

Outra dica é enviar e-mails informativos sobre os seus serviços. Não para divulgá-los, mas com textos sobre seus benefícios e outros. Esse tipo de estratégia faz parte do Inbound Marketing. 

Ao “alimentar” seus clientes com informações e mantê-los em contato direto com a sua marca, você terá mais facilidade em fidelizá-los. 

Mas atenção: só encaminhe e-mails para os consumidores que lhe derem autorização. O mesmo vale para mensagens em aplicativos como o WhatsApp. Encher o seu cliente com informes que ele não deseja pode ter o efeito contrário, causando mal-estar.

8. Tenha programas para fidelizar clientes no mercado de beleza

Por fim, vale sempre a pena investir nos programas de fidelidade. Ou seja, programas que recompensam o cliente que retorna ao seu estabelecimento.

A sua estratégia deve se basear no seu negócio e no que pode ser mais atrativo para o seu público. Invista na criatividade! Opções não faltam. Você pode: 

  • Oferecer um cupom de desconto para o cliente que retornar;
  • Oferecer um procedimento gratuito depois que ele adquirir um número mínimo de serviços;
  • Dar brindes que demonstrem o quanto você valoriza um consumidor que está sempre com você.

9. Ouça feedbacks

É sempre importante mostrar ao cliente que você se preocupa com a opinião dele. Por isso, vale a pena pensar em formas de ouvir feedbacks do negócio.

Uma opção é enviar uma pesquisa on-line ao consumidor assim que ele sair da loja. Pode ser por e-mail, WhatsApp ou SMS. 

moça mexendo celular
Invista em pesquisas rápidas, que possam ser respondidas pelo celular e em qualquer momento.

As perguntas precisam ser simples e rápidas de serem respondidas. Imagine uma pesquisa enviada por uma loja virtual, sempre que o produto chega em sua casa. As perguntas são básicas: “você gostou do produto? A entrega foi satisfatória? Você indicaria a loja a amigos?”.

Seguindo essa linha, você poderá fazer perguntas como “o atendimento foi satisfatório? Você indicaria os serviços a amigos? Algo te incomodou durante o atendimento?”.

A pesquisa deve dar espaço para que o cliente exponha sua opinião, mas também não deve ser maçante. Dificilmente alguém está disposto a responder perguntas e mais perguntas sobre um atendimento do dia a dia.

Outra opção é realizar essa pesquisa de satisfação na loja mesmo. Neste caso, basta disponibilizar um questionário simples e caneta. Os clientes podem se identificar, ou então depositar suas opiniões em uma urna.

Aliás, deixar uma urna disponível para reclamações e sugestões também pode ser eficaz. Isso vai mostrar que a loja se preocupa com o usuário e que está disposta a ouvi-lo e fazer mudanças. Sempre em busca de um atendimento mais eficiente.

10. Cuide da sua equipe

Como dissemos antes, é muito importante manter o bom atendimento do cliente. Assim como garantir excelência nos serviços e uma experiência completa e personalizada. 

Quem vai cuidar de tudo isso é a sua equipe. Então, o cuidado com ela também é essencial para manter os clientes satisfeitos e frequentes em sua loja.

Para isso, comece escolhendo bons profissionais. Evite contratar alguém só porque ele é conhecido, um amigo, ou da sua família. Esse tipo de contratação pode se tornar uma dor de cabeça no futuro.

Claro que nada impede a contratação dessas pessoas. Mas elas devem ser boas no que fazem. Entenda que um negócio vai além de boas relações interpessoais. Se você não entregar o atendimento que o consumidor espera, ele vai procurar a concorrência.

Assim, sempre realize uma seleção criteriosa de quem vai trabalhar com você. Avalie as experiências dessas pessoas, a sua personalidade e se ela está realmente disposta ao trabalho.

Outra dica é verificar se os valores e metas da empresa se encaixam com o que o colaborador pensa. Isso vai garantir que todos estejam na “mesma página”, em busca de resultados para o empreendimento.

Com todos contratados, você precisará trabalhar no bem-estar da equipe. Tenha sempre o cuidado de manter um ambiente de trabalho agradável, garantindo condições confortáveis para cada um.

Isso significa garantir, pelo menos, o mínimo: um ambiente acolhedor, os materiais adequados para o trabalho e uma boa relação com todos.

Também aprenda a dar feedbacks. Faça elogios na frente de todos, mas dê “broncas” em particular. Nunca constranja um colaborador na frente de outras pessoas, pois isso pode causar imenso mal-estar.

Sem contar que os feedbacks precisam ser consistentes e construtivos. Criticar por criticar não levará ninguém a lugar nenhum

Lembre-se: um funcionário feliz trabalha melhor pelo negócio. Inclusive fidelizando os consumidores.

Tipo de negócio é essencial para fidelização

Para fidelizar clientes, é preciso ir além de cuidar do dia a dia do negócio. Na verdade, o modelo do empreendimento também fará toda a diferença nesse processo.

Isso porque, existem dois modelos básicos de negócio. São eles: a empresa aberta do zero, e as franquias.

Ambos têm vantagens e desvantagens, e merecem sua consideração. Mas se você vai iniciar um empreendimento, uma franquia pode ser mais interessante para fidelização.

Isso porque, uma franquia trabalha com uma marca já conhecida. Por isso, os clientes encontram mais informações sobre ela, o que aumenta sua confiança. Eles também sabem o que esperar do atendimento, já que o negócio mantém a padronização das suas unidades.

Mas claro que isso não é suficiente para fidelização do usuário no mercado de beleza e estética. Então, é fundamental seguir as dicas que listamos até aqui. Assim como utilizar do suporte da franqueadora. Como a empresa tem experiência no mercado, saberá como atuar.

Vale dizer que o tipo de suporte da franqueadora varia conforme a sua marca. Então, é essencial verificar a Circular de Oferta de Franquia (COF) da empresa. No documento, ficam listados todos os apoios oferecidos e regras para relação entre franqueador e franqueado.

Quer saber por que investir em um negócio de beleza? Acompanhe nosso texto sobre o assunto: Mercado de beleza: vantagens e desafios do setor.

2 Comentários

    Karen Costa (Editora Encontre Sua Franquia)
  • Opa.. esse artigo ficou muito bom! Demorou mas finalmente achei um artigo top sobre esse assunto.
    Obrigada por compartilhar!

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