fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Franquia em 2021: vale a pena? CUIDADOS e dicas para investir e lucrar


O ano de 2020 se mostrou conturbado para muitas pessoas que pensavam em empreender, mas saiba que ainda é possível começar a planejar abrir uma franquia em 2021.

Vivemos em um momento onde a crise na saúde mundial pegou todos os países de surpresa. Diversas empresas fecharam, pessoas ficaram desempregadas e o sonho de empreender acabou ficando de lado em alguns caso. 

Porém, por mais louco que isso possa parecer, é durante uma crise que podemos encontrar os melhores investimentos para serem feitos. Por isso, existe uma grande expectativa para o mercado começar a se reerguer em 2021. Não à toa, diversas empresas e franqueados conseguiram se manter de pé e tendo bons resultados. 

A seguir, preparamos o texto apresentando dicas para que você possa finalmente mudar de vida e atingir os seus objetivos como empresário. Acompanhe a leitura. 

Por que adquirir uma franquia em 2021?

Abrir uma franquia em 2021 pode ser o primeiro passo para finalmente conseguir empreender e mudar a sua carreira profissional. Para começarmos a passar a você as vantagens desse modelo de negócio, precisamos explicar brevemente como funcionam as franquias. 

Esse empreendimento é sucesso no mundo todo por oferecer uma maneira mais segura e eficaz de fazer negócio. Isso acontece pois as franquias funcionam como uma cópia autorizada de uma marca que possui sucesso e reconhecimento no mercado.

Dessa forma, o empresário, conhecido como franqueado, precisa apenas seguir a padronização repassada pelos representantes da rede.

Para que a rede de franquias tenha o sucesso esperado, não apenas para a franqueadora, mas também para o empreendedor, é preciso que algumas situações sejam padronizadas. Assim, todas as empresas oferecem treinamentos e suportes, permitindo que faça a transferência de know how e expertise.

Esse trabalho de padronização está relacionado com a identidade visual da marca, estrutura dos locais de atendimento, tipo de serviços que são oferecidos aos clientes, produtos exclusivos que podem ser utilizados ou comercializados etc.
Por mais que pareça algo bobo, é por causa dessa atitude que os franqueados conseguem ser reconhecidos onde quer que decidam abrir a franquia.

Afinal, imagine que você é dono de uma rede de franquias onde cada uma faz o que quiser, trabalha da forma que acha mais correto, cada unidade tem a sua própria identidade visual e outras pontos totalmente desconectados com a sua marca. Certamente, as chances de ter algum tipo de sucesso são baixíssimas. 

Porém, abrir uma franquia em 2021 pode ter outros benefícios que irão facilitar a sua jornada como empresário. São diversos fatores que transformam esse empreendimento em um dos mais seguros, principalmente para quem está iniciando a carreira e não possui experiência à frente de negócios.

Vantagens de abrir uma franquia

blocos empilhados mostrando como é uma franquia
Abrir uma franquia em 2021 permite que tenha acesso a uma rede sólida e segura

Entre as vantagens de abrir uma franquia podemos trazer diversos pontos que vão além da transferência de know how e expertise.

Na verdade, todas as ações que serão oferecidas por esse tipo de negócio irão contribuir para que você receba a maior quantidade possível de conhecimento para o seu negócio. 

Para que isso seja feito, um dos passos mais importantes para a segurança do negócio são os treinamentos ofercidos pela franqueadora.

Existem diversas formas para que isso aconteça: você pode encontrar marcas que optam por atividades presenciais, on-line ou até juntando as duas opções, fazendo um modelo mais híbrido. 

Além disso, como franqueado, não é preciso se preocupar com o marketing da sua unidade. Isso acontece pois essa é uma questão que fica sob responsabilidade da própria franqueadora. Ela cria ações e campanhas pensando na saúde de toda a sua rede e nunca para um empresário apenas. 

É muito importante que você fique atento a essa questão. Não é permitido fazer publicidade por conta própria, e caso sinta essa necessidade, tudo deve ser informado e autorizado pela franqueadora.

Lembre-se que você faz parte de uma empresa que está a anos no mercado cuidando da sua imagem e uma ação sem autorização pode fazer você perder o investimento. 

Por fim, uma das maiores vantagens de se tornar um franqueado é não precisar de passar pelas etapas de abertura de um empreendimento do zero. Ou seja, você não precisará criar um plano de negócio, estudar, correr atrás de crédito, fornecedores, ganhar respeito do público etc. Afinal, tudo isso já estará pronto para você. 

Para que entenda um pouco mais sobre como funciona as franquias, separamos o vídeo a seguir. Confira. 

Qual a expectativa do mercado para franquia em 2021?

Antes da virada do ano, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) tinha uma expectativa sobre o mercado das franquias em 2020.

Durante o ano, eram esperados um aumento ainda maior no faturamento geral, crescimento nas unidades e maior geração de empregos. Se posicionando acima da expectativa do Produto Interno Bruto (PIB) de 2020.

Porém, durante a crise que atingiu diversos países ao longo do ano, essas previsões foram alteradas. Mas se engana quem acredita que o mercado sofreu grandes impactos.

Em uma análise sobre o primeiro semestre, podemos reparar uma queda razoável na confiança dos empresário e consumidores em Abril. Porém, dois meses depois a situação já era totalmente diferente. 

Quando analisamos o faturamento acumulado durante o período, é possível enxergar uma queda de apenas 4,7%, fechando os 12 meses com R$ 171,4 bilhões. Muito desse movimento se deu pelas novas maneiras de fazer negócio que as empresas encontraram. Como por exemplo por meio do e-commerce ou delivery. 

Por fim, mesmo com o período de isolamento, o primeiro semestre mostrou quatro regiões do País tendo uma participação maior no faturamento geral. A única que teve queda nesses números foi a região Sudeste, uma das mais afetadas pela crise. 

Porém, para 2021, a própria ABF acredita que o mercado terá um momento mais positivo, principalmente diante das expectativas para o segundo semestre.

Esse período do ano é visto com bons olhos pela entidade, principalmente diante dos números que vem se recuperando rapidamente após o impacto. 

Dicas para se tornar um franqueado em 2021

Para que você possa ser um franqueado de sucesso em 2021, separamos algumas dicas importantes sobre a melhor maneira de encontrar a marca que irá melhor lhe representar. Por ser um empreendimento que exige uma dedicação mútua, é necessário que a relação seja perfeita.

Para se ter uma ideia de como isso é fundamental para o desenvolvimento de um negócio como as franquias, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apenas 15% das unidades franqueadas fecham as portas antes de completar 10 anos. Enquanto isso, empresas normais chegam a uma mortalidade cinco vezes maior. 

Ou seja, você precisa conhecer todos os pontos positivos e negativos do negócio, identificar as situações que fogem do que você planeja ou acredita, ter confiança para tocar o empreendimento e, principalmente, ter uma boa relação com o franqueado.

Será por meio desses cuidados, que vamos ensinar como descobrir a seguir, que você terá a tranquilidade para desenvolver sua franquia. Assim, durante os anos de contrato, você tenderá a entrar num negócio tranquilo e sem grandes problemas. Esse cuidado é fundamental, afinal as franqueadoras são responsáveis por diversas ações, como vimos. 

Estude o setor de interesse

O primeiro passo para conseguir abrir uma franquia em 2021 é encontrando o setor que realmente lhe agrada.

Esse é a dica mais importante que podemos passar para você, pois a escolha errada aqui prejudica toda a sua experiência como franqueado. É muito comum encontrar empresários que optam por um segmento apenas por causa do retorno financeiro. 

Se guiar pelo dinheiro é o maior erro na hora de empreender. Afinal, se você é um empreendedor que tem mais afinidade com serviços automotivos, se identifica mais com os serviços e produtos comercializados, por quê entrar num negócio voltado para saúde, por exemplo? 

Isso quer dizer que a rentabilidade não é importante? Certamente não. Mas de nada adianta você optar por algo que tende a lhe oferecer um bom retorno financeiro e ser uma área que não traz nenhuma outra motivação. A ideia de empreender, além de ser dono do seu negócio, é fazer algo que goste. 

Você irá cuidar da sua unidade dia e noite, serão horas de dedicação, algo maior que o que está acostumado como carteira assinada.

Agora, pense na pressão que irá sentir para ter os resultados que você espera e está em um setor que não lhe motiva a nada, que não da vontade acordar cedo para começar o dia etc. 

Mesmo que isso pareça besteira a primeira vista, toda a sua jornada a partir das dicas que vamos oferecer nesse artigo depende disso. Empreenda no segmento que faz você feliz, o resultado pode ser mais demorado, mas vale a pena. Sem contar nos riscos ainda menores de fracassar. 

Faça um planejamento financeiro

Franquia em 2021: notas de dolares
Para que consiga desenvolver a sua franquia é preciso ter conhecimento do poder de compra do seu dinheiro

Agora que você conhece qual a área será a sua franquia em 2021, a nossa segunda dica é que você conheça a sua capacidade financeira.

Se não tem esse hábito, é aconselhável o adquirir para que possa ser um empreendedor de sucesso. Afinal, se perder diante das contas do seu negócio, pode se tornar uma bola de neve impossível de ser parada. 

Para você começar a conhecer o seu poder de compra, pode começar fazendo um mapeamento de todos os seus gastos, para entender para onde o seu dinheiro vai após bater na sua conta. Identifique os gastos bobos e que não precisam ser mantidos. Saiba onde é possível economizar. 

No primeiro mês dessa prática, será possível ver os bons resultados. Em seguida, para aprimorar a dica que estamos passando, você pode negociar os seus planos de telefone, internet e televisão.

As empresas costumam oferecer boas condições para manter os seus clientes. É possível conseguir uma gama de possibilidades, basta tentar e negociar. 

Caso possua alguma dívida, não deixe de entrar em contato com o credor para achar uma condição mais especial de pagamento. Como eles vão em busca daquilo que é direito da empresa, não irão poupar esforços para reduzir os juros, aumentar o número de parcelas, dar outro prazo etc. 

Inclusive, antes de iniciar a sua jornada como franqueado, caso esteja com dívidas a algum tempo, se certifique que o nome não está cadastrado em algum órgão de analise de crédito como o Serasa. Isso pode prejudicar você a conseguir uma boa marca, principalmente se recorrer a financiamento. 

Analise as marcas disponíveis no mercado

Fechando a primeira trinca de dicas que envolvem mais a estruturação da sua ideia de tornar um franqueado, é hora de fazer uma analise das marcas que estão disponíveis no mercado. Antes de tudo, mais um vez, não analise as empresas apenas por causa do dinheiro. 

Assim, como na análise do segmento, você precisa optar por aquela que entrega o melhor custo-benefício dentro do que espera. Por causa disso, é tão importante saber fazer esse estudo. Lembre-se que as franquias são empresas que possuem know how e expertise para serem transferidas a você. 

Caso isso não aconteça da forma correta, certamente você terá entrado em um empreendimento condenado ao fracasso. Afinal, mesmo que tenha uma grande experiência a frente de negócios, você ainda está limitado as padronizações da empresa e qualquer alteração pode ser o suficiente para jogar o seu investimento fora. 

Por isso, busque listas de sites e portais confiáveis sobre franquias, analise o que eles dizem sobre o trabalho e produtos que são oferecidos por cada uma. Se tiver lendo esse texto com uma empresa na cabeça, certifique-se que a suas impressões casam com o que é apresentado. 

Você também pode analisar as notícias que circulam nos veículos de imprensa sobre algumas franquia em 2021 do segmento em que está disposto a investir. Esse será a primeira etapa do funil que estamos criando, em que no final só restará apenas uma franqueadora. 

Pesquise mais a fundo sobre as empresas

franquia em 2021: homem estudando
Uma das saídas para encontrar a melhor franquia é fazendo um estudo sobre a reputação delas

Tendo em vista as melhores marcas que você pesquisou anteriormente, chegou a hora de fazer uma pesquisa mais detalhada sobre as empresas que mais chamaram a sua atenção. Para isso, você pode fazer duas coisas bem simples, sendo uma delas bem cotidiana para a maioria das pessoas. 

Hoje em dia, as pessoas estão praticamente o dia todo com o celular na mão e consumindo conteúdos em suas redes sociais. Logo, a primeira orientação é relacionada a você visitar as páginas de cada uma das empresas que você selecionou. Não importa se no Facebook, Instagram, Twitter ou qualquer outra rede social, todas têm algo para lhe apresentar. 

Afinal, se uma das maiores vantagens das franquias é o público que ela carrega, qual a vantagem de investir em uma empresa que não possui boa imagem com os clientes. Ou seja, se tem muitos comentários com reclamações, pessoas criticando alguma experiência com a marca. 

Sabemos que nenhuma empresa é totalmente perfeita, mas uma boa forma de filtrar e reduzir o impacto dessas situações desconfortáveis, são o que os outros clientes falam com base nos comentários. Se a marca for boa, pode ter certeza que sempre haverão clientes a defendendo. 

A outra prática interessante para quem vai abrir uma franquia em 2021, é fazendo uma pesquisa detalhada no “Reclame Aqui”.

Esse site, como o próprio nome diz, reúne diversas reclamações sobre marcas e empresas. A vantagem do sistema é que além de ver o que o público pensa, consegue observar outros franqueados e como a empresa lida com questões embaraçosas. 

Entre em contato com a franqueadora

Levando em consideração os pontos que levantou anteriormente para chegar até as franqueadoras mais promissoras, chegou o momento de demonstrar o seu interesse a elas. Para isso, basta acessar o site da franqueadora, preencher o formulário e aguardar o contato dos representantes comerciais. 

Nessa primeira etapa, é aconselhável que você reúna todas as suas dúvidas referentes ao empreendimento.

Afinal, esse será o seu primeiro contato de fato com a empresa e poderá sentir como ela trata os futuros franqueados, se o negócio ainda está dentro do que você esperava etc. São diversos pontos que podem ser questionados durante essa etapa.

Um fato importante que acontece ao demonstrar o seu interesse é a entrevista. Essa é uma prática muito comum entre as franquias mais respeitadas. Assim, a marca conhece mais sobre o seu perfil, o que ela pode esperar tendo você como franqueado e outras questões importantes para o desenvolvimento do negócio. 

Lembra que falamos que essa relação precisa ser boa para ambas as partes? Assim, como a marca irá permitir que você a utilize para comercializar os produtos ou serviços, nada mais comum do que conhecer a pessoa que ela está prestes a confiar a sua reputação. 

O importante aqui é conseguir manter a calma e nunca mentir para ela. Na entrevista será levantado se você é uma pessoa organizada, dedicada e preparada para assumir o empreendimento dentro do que ela espera de seus franqueados.

Caso tenha algum sócio, a entrevista será feita com os dois, porém as demais reuniões podem ser feitas apenas com uma parte. 

Confira a Circular de Oferta de Franquia

A última dica para que você consiga abrir uma franquia em 2021 com tranquilidade é estudando a Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse documento é responsável por apresentar diversos fatores sobre o negócio que você está prestes a fechar. Nada impede que você pegue a COF de diferentes marcas, mas é preciso tomar cuidado. 

Na Circular são apresentados dados densos como o balanço financeiro da marca, as taxas que serão cobradas, limitação da área de atuação, regras que precisam ser cumpridas por ambas as partes, treinamentos oferecidos etc.

Mesmo que eles precisem ser redigidos de maneira simples e fácil, como prevê a Lei de Franquias, pode gerar confusão se não analisar com cuidado. 

Por isso, uma das dicas é estudar no máximo três documentos, um número maior que isso já pode fazer você se perder nas informações. E como abrir uma franquia é um processo que exige cuidado, qualquer mal entendido pode ser prejudicial para você ao longo da sua vida de franqueado. 

Vale destacar também que não é preciso ter pressa para estudar a Circular. De acordo com a norma das franquias, o documento deve ser entregue pelo menos 10 dias antes da assinatura do contrato final. É um maneira de preservar os candidatos de sofrer algum tipo de pressão por meio das marcas para fechar o contrato. 

Assim, a nossa última dica é procurar um advogado para lhe auxiliar ao longo desse estudo. Também não deixe de ligar para o representante comercial da sua futura franqueadora para esclarecer as dúvidas que surgirem. 

A seguir, separamos um infográfico com o passo a passo para você se tornar um franqueado. Confira. 

Infográfico passo a passo para adquirir uma franquia

Quais os cuidados para se tornar um franqueado?

Para que você possa se tornar um franqueado sem correr muitos riscos, é preciso fazer um planejamento adequado para as condições que irá encontrar ao longo da sua jornada. Por mais que esse seja um empreendimento mais seguro que o demais, como vimos ao longo do texto, todo cuidado é pouco. 

Afinal, agora estamos falando da saúde do seu negócio e todas as demais conquistas que tiver como empreendedor irão depender exclusivamente do seu sucesso na jornada.

Dessa forma, podemos identificar que o estudo continuará mesmo após a escolha e abertura da sua franquia em 2021, que tende a ser um ano de recuperação. 

Não financie todo o valor da franquia

Primeiramente, é muito comum empresários recorrer a bancos para fazer o financiamento do negócio. Inclusive, os principais bancos brasileiros trabalham com essa possibilidade e oferecem condições exclusivas para quem vai abrir franquia. Criando taxas e benefícios bem específicos. 

Porém, é preciso tomar cuidado para que não coloque a sua franquia em risco antes mesmo dela começar a ser rentável.

Lembre-se que um dos objetivos de empreender é que você tenha uma fonte de renda boa o suficiente para que mude de vida. Assim, todo cuidado é pouco na hora de buscar um financiamento. 

A dica principal que podemos oferecer para quem deseja recorrer a essa solução é não ultrapassar o valor referente a metade do investimento total. Ou seja, trabalhe apenas com o dinheiro que tem duplicado. Qualquer marca que estiver dentro dessa margem é boa para você investir. 

O grande problema de fazer um financiamento 100% referente ao valor da franquia é com relação as suas contas.

Dificilmente você encontrará condições que dão vários meses para você quitar o empréstimo, geralmente o existe um número máximo que pode ser solicitado. Dessa forma, quanto mais alto for o valor, maior serão as parcelas. 

No começo da sua jornada, você ainda não terá um faturamento bom suficiente para quitar parcelas tão altas. Como resultado, terá mais juros para pagar e acabará entrando numa bola de neve. O ideal é pegar o menor valor possível para que tenha um controle melhor das finanças.  

Identifique o seu perfil de empreendedor

Outro fator que irá ajudar você a abrir sua franquia em 2021 é conhecendo o seu perfil de empreendedor. Essa é uma etapa fundamental na jornada de um empresário. Afinal, somente dessa forma, você será capaz de encontrar o empreendimento perfeito para o que busca nos próximos anos. 

Sabemos que existem dois tipos principais de empreendedores. Um deles é referente aquelas pessoa que lida melhor com vendas. Geralmente esses empresários conseguem reverter situações delicadas com mais facilidade, sabe como lidar com o público, está preparado para vender seu negócio a qualquer momento e é bom em persuasão. 

Do outro lado, encontramos os empreendedores mais direcionados a gestão da franquia. Eles lidam melhor com números, possuem uma visão estratégica mais aguçada, lidam com mais facilidade nas crises e identificam os movimentos do mercado sem muito esforço, apenas com seus dados e feeling. 

Isso não quer dizer que você não possa abrir uma loja ou ficar por conta de gerir um empreendimento, muito pelo contrário. Isso mostra as suas características básicas, mas não definitivas. Existem diversas maneiras de você se preparar para uma função, treinamentos, aulas, cursos etc. 

Inclusive, saber os seus pontos fracos e ir atrás para modificá-los é uma característica muito importante em qualquer empresário. Sem contar que serve como motivacional e inspiração para os demais colaboradores da sua unidade. Quanto mais você conseguir se aprimorar ao longo dos anos, melhor para a sua franquia. 

Não deixe de fazer esse levantamento antes de escolher a marca que irá representar nos próximos anos. Poupará esforço e irá permitir que seja mais direto na sua decisão. 

Pague um aluguel justo

Mulher colocando dinheiro no cofre
O preço do aluguel tem papel fundamental no desenvolvimento da sua unidade

Durante o processo de busca pelo ponto comercial ideal, é necessário ficar atento às questões que envolvem a estrutura do local. Mesmo que a franqueadora ajude você a achar a região melhor para a atividade, é necessário descobrir algumas questões que vão fazer você identificar se vale a pena ou não seguir com o local proposto. 

Não se esqueça que a palavra final é sua, então se um lugar não for do seu agrado e identificar que terá mais gastos do que o necessário para transformar o espaço, comunique a franqueadora. Você deve observar se a fiação está em boas condições, como está o sistema de abastecimento, paredes e outros questões estruturais. 

Além de servir como um parâmetro para você identificar se é um bom espaço ou não, esses pontos devem refletir diretamente ao aluguel.

Afinal, de nada adianta pagar uma taxa alta todo mês ao proprietário do espaço e ter que reformar todo o espaço. Em alguns casos, se estiver um preço acessível e eu uma região boa, pode ser uma boa. 

Para que você identifique se o proprietário está cobrando um bom preço de aluguel, você pode fazer um exercício bem simples. Todas as franqueadoras apresentam um faturamento médio para suas unidades. Assim, o cálculo recomendável é que consiga um local que cobre o equivalente a 11% da sua receita média, no máximo. 

Um valor maior pode prejudicar o seu negócio em vários aspectos, principalmente nas questões que envolvem a rentabilidade. Como consequência, você terá que esperar mais tempo para reaver o dinheiro investido. Não deixe de considerar também o financiamento, caso tenha optado. 

Converse com outros franqueados

Uma das coisas que permitem que você tome ainda mais cuidado para definir a sua franquia em 2021 é conversando com os demais franqueados da rede. Para ter acesso a eles você pode inicialmente ver as informações apresentadas na Circular de Oferta de Franquia.

Esse é um dos tópicos que devem ser apresentados e a grande vantagem dessa lista é que aparece os ex-franqueados dos últimos dois anos. Assim, fica mais fácil para você fazer um levantamento para identificar se esse é um bom negócio ou não. O acesso a eles é bem simples, uma vez que a COF apresenta os dados. 

Pode ser que alguns empreendedores não queiram falar com você inicialmente. Muitos consideram outros franqueados como concorrentes, mesmo isso não sendo possível. Por questões contratuais e, principalmente, estratégicas, não é viável colocar duas unidades da mesma empresa competindo por um público. 

Durante a sua busca irá reparar que muitas empresas limitam a suas atuações com base no número de habitantes que uma determinada região possui.

Dessa forma, nem você e nem ele devem temer a concorrência de empresários da mesma rede. Caso encontre com um franqueado tendo esse pensamento, tente lembrá-lo sobre essas questões. 

Durante a conversa com os demais empreendedores, seja o mais objetivo possível e tente arrancar as opinões. Evite perguntas que podem ser respondidas apenas com “sim” ou “não”. Isso não irá ajudar você a ter uma visão do negócio. Outra dica importante durante esse processo é não entrar em debates. 

O objetivo é você ouvir o que eles têm a dizer e não o contrário. Rebater uma opinião nesses casos irá causar mais dor de cabeça para você e pode ser o fim da sua entrevista. Por fim, pergunte se gostaria de falar algo mais além do que foi perguntado.

Opte pelas marcas que possuem registro na ABF

A Associação Brasileira de Franchising é uma entidade que está há mais de 30 anos trabalhando para ajudar no desenvolvimento das franquias no País.

Ao todo, ela conta com aproximadamente mil associados. Por causa das ações praticadas pela ABF, diversos pontos foram conquistados juntos aos órgão públicos, por exemplo. 

O objetivo da entidade é criar uma rede sólida e capaz de unir todas as partes do franchising em torno de um sistema forte, próspero e ético. Dessa forma, ela estabelece seus próprios padrões para garantir que os empreendedores tenha a segurança necessária para ter a sua unidade franqueada. 

Para que você identifique as marcas que estão ligadas a ABF, basta procurar pelo Selo de Excelência em Franchising que a entidade oferece. Esse é um reconhecimento para as marcas que estão de acordo com as éticas necessárias para que a rede de franquia seja reconhecida com um bom investimento. 

Em suma, grande parte das empresas que possuem o selo podem ser consideradas boas para abrir uma franquia em 2021.

Assim, você evita de entrar em negócios que não possuem um grande reconhecimento. Sem contar que, para um investidor de primeira viagem, muitas questões podem ser deixadas de lado em uma marca que não faça parte da ABF. 

Ao longo do texto, a gente pode apresentar para você diversos pontos que são importantes na hora de definir qual o negócio você irá abrir.

São diversas análises que precisam ser levadas em conta para que tenha o segredo do sucesso. As franquias são empreendimentos que valem a pena, mas por mais seguro que seja, ainda existem riscos. 

Gostou do nosso conteúdo? Pretende abrir sua franquia em 2021? Então continue explorando o nosso blog por meio do artigo “O que significa franquia? GUIA COMPLETO: o que é franquia, taxas, tipos

Autor: Rodrigo Brito
1 de outubro de 2020

Ficou interessado em alguma franquia?

Preencha o formulário e fale com um consultor das nossas marcas.

Matérias relacionadas: