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Franquia automotiva: esse negócio é para você?


Uma franquia automotiva pode ser uma excelente opção de negócio. Especialmente para quem deseja começar sua empresa com expertise e credibilidade. 

Afinal de contas, quem adquire uma franquia obtém todo o modo de fazer de sucesso da marca. Basta colocá-lo em prática!

Além disso, o mercado de veículos no Brasil é um dos se mantém aquecidos, mesmo com o cenário de instabilidade econômica vivida pelo País.

Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), somente em janeiro de 2018 foram comercializados mais de 180 mil veículos, um aumento de 23% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Só no setor de franquias, empresas de serviços automotivos tiveram faturamento de R$ 6,3 bilhões, também em 2019. O aumento no número de unidades de franquias no setor foi de 1,2%, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Mas, para investir em uma franquia automotiva, é preciso ter atenção a alguns aspectos. Como sua aptidão em trabalhar com esse tipo de serviço. Continue lendo para descobrir.

Como investir em uma franquia automotiva?

No Brasil, já existe um carro para cada quatro pessoas. Esses milhões de veículos nas ruas precisam contar com manutenção e limpeza periódica. Então, não é difícil entender porque franquias automotivas têm tanto potencial, com flexibilidade e alta rentabilidade. 

Outro ponto atrativo do ramo é que as franquias automotivas normalmente oferecem diferentes modelos de negócio. Há redes, inclusive, que têm formato de franquia home office. Ou seja, em que o franqueado trabalha em casa e atende por delivery, realizando seus serviços onde o consumidor estiver. 

Existem também os modelos de loja física, que costumam requisitar um investimento mais elevado. 

Ainda assim, as lojas físicas têm enorme atrativo, já que sua fachada facilitará a atração de clientes. Logo, este modelo de negócio pode gerar um fluxo maior de consumidores.

Quem deseja investir em uma franquia automotiva precisa entrar em contato com a marca preferida. 

Em seu portal virtual, as empresas costumam disponibilizar um formulário para breve inscrição. Depois, a franqueadora entra em contato com o empreendedor interessado e dá início ao processo de franqueamento.

Mas será que esse tipo negócio é para você? Para responder a essa pergunta, você precisará se fazer algumas outras, que listamos logo a seguir. Acompanhe!

1. Tenho interesse pelo setor automotivo?

Gostar do setor no qual se pretende atuar é um item essencial para o bom desenvolvimento de qualquer negócio, inclusive das franquias. Se você vai trabalhar diretamente com veículos, é muito importante que tenha interesse por esse mercado.

Muitas franquias automotivas não exigem experiência anterior com reparos, limpeza ou manutenção de veículos. Isso porque, o treinamento técnico deve dar conta de instruir o franqueado e seus funcionários sobre a parte operacional do negócio.

O treinamento é promovido pela franqueadora e, normalmente, funciona por meio de aulas on-line e alguns dias de capacitação presencial.

No entanto, é essencial que o dono da franquia goste do seu trabalho, tendo ou não experiência no ramo.

Gostar do que se faz é um ponto-chave para que o empreendedor mantenha sua dedicação e prazer em aplicar seu tempo e dinheiro. A dedicação e gosto pelo negócio serão os combustíveis para a franquia prosperar.

2. Gosto de trabalhar com público?

Com certeza, uma franquia automotiva é o tipo de negócio para quem gosta de ter contato direto com o público. Afinal, é importante estar disponível para atender os consumidores, tirar dúvidas e construir um relacionamento próximo com eles. Ainda que você, enquanto gestor, não preste os serviços diretamente.

Como o carro é um bem de consumo caro e bastante desejado pelos brasileiros, muitas vezes é preciso bater um bom papo com o cliente para conquistá-lo. Só então ele decidirá por contratar o serviço.

O atendimento personalizado ao usuário é o que vai torná-lo fiel. O consumidor precisa se sentir sempre bem-vindo, bem cuidado e que teve o melhor suporte que poderia receber.

 Do contrário, ele terá enorme facilidade em simplesmente buscar pelos mesmos serviços em outro lugar. 

franquia automotiva vendedor atendendo cliente
Para a fidelização do público, é preciso oferecer um atendimento atencioso e personalizado.

3. Quero trabalhar com serviços?

Atuar com a prestação de serviços é um pouco diferente de trabalhar com a venda de produtos. É importante que o franqueado saiba disso antes de investir em uma franquia automotiva.

Diferente dos produtos, que são palpáveis, os serviços são intangíveis para a maioria dos consumidores. Isso pode exigir um maior esforço de convencimento para a prospecção de clientes.

É preciso que o empreendedor saiba mostrar para o público as vantagens dos seus serviços, como as atividades poderão agregar ao carro dele. Seja com o reforço da beleza do veículo, das suas condições de dirigibilidade, segurança ou outros. 

Uma franquia automotiva pode atuar em serviços como limpeza e estética veicular, aluguel de carros, pintura, vistorias, rastreamento e mais.

4. Consigo lidar com a padronização de serviços? 

Todo franqueado tem a chance de ser dono de um negócio que já foi testado e teve a sua viabilidade comprovada. Isso é algo extremamente positivo. Afinal, a empresa já abre as portas com muito conhecimento na bagagem e alguns anos de experiência.

Mas, para que esse modelo seja realmente funcional, é muito importante que:

  • O franqueado saiba seguir as orientações da franqueadora; e
  • Trabalhe segundo os parâmetros que ela designar.

A marca precisa garantir que a forma de trabalho nas unidades seja padronizada. Assim, terá certeza da qualidade oferecida por todas elas.  Para tanto, as franqueadoras criam alguns protocolos, que todas as franquias devem seguir. 

Essa padronização limita as chances de inovação no negócio. Se desejar oferecer um novo produto ou serviço em sua empresa, o franqueado precisará submeter sua ideia à franqueadora e esperar por sua autorização. De outro modo, será preciso manter apenas o combinado no contrato de franquia.

Isso não quer dizer que você não terá autonomia em seu negócio. Na verdade, significa que precisa saber, muito claramente, quais são as orientações da franqueadora. Elas devem ser seguidas à risca para que a franquia tenha sucesso. 

Por isso, é fundamental que você leia, com muita atenção, a Circular de Oferta de Franquia (COF) antes de fechar negócio. Fazendo isso, você terá a certeza de que o seu modo de gestão está de acordo com o protocolo da rede.

5. Estou preparado para fidelizar o público?

Uma franquia automotiva tem grandes chances de fidelizar o público e criar uma clientela garantida. Aqui, novamente, a questão da confiança é importantíssima. Afinal de contas, quem tem um carro quer que ele fique em boas mãos quando for necessário realizar manutenção ou limpeza.

Portanto, compete ao franqueado e à sua equipe conquistarem a confiança do consumidor, a ponto de fazê-lo voltar sempre. O ponto-chave da fidelização é a excelência no atendimento e nos serviços prestados.

Enfim, ser cordial, transparente e inspirar confiança no cliente ajuda a deixá-lo mais seguro. Apresentar um ótimo resultado, certamente, também vai fazer com que ele tenha vontade de retornar sempre que precisar.

6. Sou bom em planejar em longo prazo?

As franquias automotivas tendem a ter prazos de retorno um pouco mais longos, de até 24 meses. Principalmente quando o franqueado escolhe um modelo de loja física, cujo investimento é maior.

Por esse motivo, é fundamental que o empreendedor já entre no negócio com um bom planejamento financeiro. Inclusive para saber se tem os valores necessários ou se vai precisar de um empréstimo ou investidor.

O empresário também deve ter à sua disposição uma reserva de valores, para manter a franquia funcionando enquanto ela não “se paga”. Essa reserva é chamada de capital de giro.

Como escolher a melhor franquia automotiva?

Se você leu este texto até aqui, já sabe quais são as características básicas para ter sucesso com uma franquia automotiva. 

Você chegou à conclusão de que esse tipo de negócio realmente é a melhor opção de investimento para você? Então, o próximo passo para o sucesso é escolher a rede certa!

Neste momento, você precisará considerar os serviços que deseja oferecer: de limpeza, mecânica, segurança ou outro.

Abaixo, apresentamos algumas opções de franquia automotiva em que você pode investir. 

Mas antes, é importante destacar um ponto essencial para o seu sucesso: o suporte da franqueadora. A empresa precisa oferecer todo o necessário para a sua unidade. 

Suportes oferecidos ao franqueado

Como citamos anteriormente, na hora de comprar uma franquia, é essencial ler a sua COF. É este o documento responsável por apresentar tudo sobre o negócio.

Inclusive os suportes que serão oferecidos pela franqueadora. E eles variam conforme a marca da franquia. 

Todo o apoio oferecido ao franqueado é importante porque vai facilitar a sua operação. Como a franqueadora já implementou outras unidades, saberá bem o que você deve fazer para ter resultados mais eficazes.

call center
Para suporte ao franqueado, as marcas costumam oferecer atendimento por telefone.

Um dos suportes mais comuns é o treinamento do franqueado. Por meio dele, o empreendedor aprenderá a realizar os serviços e atendimento em sua unidade, mantendo o padrão da franqueadora. 

Isso é essencial, já que os consumidores esperar receber exatamente o mesmo que receberiam em outra unidade da marca. Essa padronização aumenta a confiança do usuário no negócio.

Outro suporte comum é o de marketing. Por meio dele, o franqueado recebe conteúdos para a divulgação da sua franquia. Seja essa divulgação on-line (nas redes sociais e anúncios virtuais), seja off-line (como por meio de panfletos).

Além disso, o franqueado pode contar com apoio jurídico, comercial e outros. Com o suporte comercial ele terá, por exemplo, auxílio para conquistar parcerias comerciais e atrair mais consumidores.

Mas vale lembrar que tudo isso varia muito por marca. Então, você deve ler bem a COF da empresa para saber com o quê poderá contar.

Opinião dos consumidores

Sua franquia vai oferecer exatamente o que outras unidades daquela marca oferecem. Isso significa que os consumidores já conhecerão o seu atendimento, por causa do que experimentaram na rede.

Pode ser também que os usuários ainda não conheçam sobre os serviços, mas poderão pesquisar sobre eles. Afinal, clientes de outras unidades podem ter exposto suas opiniões, especialmente na internet.

Tudo isso significa que você deve se preocupar com o quê o consumidor pensa do negócio. As opiniões sobre a rede precisam ser, em sua maioria, boas. Do contrário, os consumidores da sua região podem não se sentir atraídos à sua franquia.

Uma dica é verificar as publicações dos usuários nas redes sociais da franqueadora e outras unidades. Assim como na página do Reclame Aqui da marca. Nesses espaços, os indivíduos costumam ser bastante sinceros sobre o que pensam sobre a empresa.

Avaliação dos franqueados

Saber o que os franqueados pensam da franquia automotiva escolhida é outro ponto importante. Afinal, isso te dará maior segurança no modelo e na franqueadora desejada.

Neste caso, você pode utilizar a lista de franqueados que aparece na COF da marca. Por lei, a franqueadora deve listar no documento todos os franqueados atuais e desligados nos últimos 24 meses.

Há casos em que os empreendedores não estarão muito dispostos a conversar. Mas vários terão essa disponibilidade em conversar. 

Então, pergunte sobre as vantagens do negócio e as dificuldades que eles encontrarão. Questione também sobre o apoio dado pela franqueadora, e se ela oferece o que promete. 

Ter os suportes adequados será essencial para o sucesso da unidade. Inclusive porque, sem eles, seu negócio seria muito parecido a abrir uma empresa do zero.

Quer saber mais sobre o passo a passo para escolher uma franquia? Acompanhe nosso texto sobre o assunto:

Opções de franquia automotiva para investir 

Agora que você já sabe o que avaliar na COF, é hora de conhecer algumas opções de franquia para investir. Veja a seguir.

Acquazero

A Acquazero é uma das principais redes de limpeza ecológica e estética automotiva no País. A partir de R$ 13 mil já é possível abrir uma unidade.

Uma unidade da rede oferece mais de 15 serviços, que protegem e embelezam os veículos. Isso sem deixar de lado a preocupação com a natureza e a responsabilidade ambiental. 

Prova disso é que, a cada limpeza com o sistema inovador da Acquazero, cerca de 320 litros de água são economizados.

Além de oferecer cuidados para o carro, o franqueado consegue atender o consumidor com serviços residenciais. São atendimentos como a limpeza de carpetes e impermeabilização de tapetes. Assim, o ticket médio da franquia pode aumentar.

Os interessados em abrir uma unidade devem acessar o site da franquia Acquazero. É preciso preencher o formulário de inscrição para receber mais informações e dar início ao processo de seleção. Hoje, são mais de 240 unidades Acquazero pelo Brasil.

Os modelos de negócio disponíveis são do tipo home office e loja física. São seis no total, três de cada, com investimentos e serviços diferentes. 

Nas opções home office da Acquazero, o empreendedor não faz a montagem de uma loja. Em vez disso, ele vai até o cliente sempre que solicitado para realizar o serviço. Onde o usuário estiver.

Saiba mais sobre a marca no vídeo abaixo!

Bono Pneus

A Bono Pneus é uma loja de venda de pneus e um série de serviços Under Car. Ou seja, relacionados à parte de baixo do carro. 

Com os atendimentos, o consumidor consegue cuidar de vários aspectos do veículo em um só lugar. 

Um franqueado da marca trabalha, por exemplo, com serviços para a manutenção e troca de suspensão e amortecedores. Assim como do escapamento, embreagem, freio, injeção eletrônica e mais.

Para atuar com a franquia, é possível abrir uma loja de rua ou em shopping center. A marca Bono Pneus foi criada em 1992 e hoje já conta com mais de 50 unidades espalhadas pelo Brasil.

Na hora de montar uma loja, é preciso investir a partir de R$ 400 mil. Uma unidade da franquia tem faturamento médio mensal de R$ 158 mil. Seu prazo de retorno é de 24 a 48 meses.

Disk Reparo

A DryWash, como seu nome sugere, é uma franquia automotiva que trabalha com a limpeza do carro.

O negócio foi criado em 1994 e tem cerca de 45 unidades pelo Brasil. Seu atendimento pode ser feito em uma loja física ou home office, de acordo com o tipo de unidade escolhido pelo empreendedor.

Os atendimentos na franquia são variados. Eles podem incluir serviços como enceramento, polimento, limpeza externa, desamassado da pintura e outros.

Para investir na marca, é preciso desembolsar a partir de R$ 24,5 mil (para uma loja pequena). Seu prazo de retorno do investimento vai de de 18 a 36 meses.

Em todas as franquias apresentadas aqui, o empreendedor recebe treinamento completo para atuar com a sua unidade. Sempre mantendo a padronização da marca e entregando o que o consumidor espera dela.

Mas é preciso lembrar que as regras das franquias e seus suportes extras variam muito.

Então, antes de abrir a sua franquia automotiva, vale a pena avaliar todos os aspectos citados e conhecer as inúmeras opções de franquias automotivas do mercado. 

Assim, você terá a certeza de escolher a melhor marca e uma atividade com a qual você terá prazer em trabalhar. 

Ainda quer saber mais sobre o mercado automotivo e as suas vantagens? Acompanhe o nosso texto sobre o assunto! Basta clicar no link.

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