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Franquia automotiva: esse negócio é para você?


Pensando em abrir uma franquia automotiva? Pois saiba que este pode ser um ótimo negócio! Acompanhe o texto e descubra se a opção é a ideal para você!

Uma franquia automotiva pode ser uma excelente opção de negócio. Especialmente para quem deseja começar sua empresa com expertise e credibilidade. Afinal de contas, quem adquire uma franquia obtém todo o modo de fazer de sucesso da marca. Basta colocá-lo em prática!

Além disso, o mercado de veículos no Brasil é um dos se mantém aquecidos, mesmo com o cenário de instabilidade econômica vivida pelo País.

Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), somente em janeiro de 2018 foram comercializados mais de 180 mil veículos, um aumento de 23% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Só no setor de franquias, empresas de serviços automotivos tiveram faturamento de R$ 5,8 bilhões, também em 2018. O aumento no número de unidades de franquias no setor foi de 0,6%, segundo a Associação Brasileira de Franchising.

Como investir em uma franquia automotiva?

No Brasil, já existe um carro para cada quatro pessoas. Esses milhões de veículos nas ruas precisam contar com manutenção e limpeza periódica. Então, não é difícil entender porque franquias automotivas têm tanto potencial, com flexibilidade e alta rentabilidade. 

Outro ponto atrativo do ramo é que as franquias automotivas normalmente oferecem diferentes modelos de negócio. Há redes, inclusive, que têm formato de franquia home office. Ou seja, em que o franqueado trabalha em casa e atende por delivery, realizando seus serviços onde o consumidor estiver. 

Existem também os modelos de loja física, que costumam requisitar um investimento mais elevado. Ainda assim, as lojas físicas têm enorme atrativo, já que sua fachada facilitará a atração de clientes. Logo, este modelo de negócio pode gerar um fluxo maior de consumidores.

Quem deseja investir em uma franquia automotiva precisa entrar em contato com a marca preferida. Em seu portal virtual, as empresas costumam disponibilizar um formulário para breve inscrição. Depois, a franqueadora entra em contato com o empreendedor interessado e dá início ao processo de franqueamento.

Mas será que esse tipo negócio é para você? Para responder a essa pergunta, você precisará se fazer algumas outras, que listamos logo a seguir. Acompanhe!

1. Tenho interesse pelo setor automotivo?

Gostar do setor no qual se pretende atuar é um item essencial para o bom desenvolvimento de qualquer negócio, inclusive das franquias. Se você vai trabalhar diretamente com veículos, é muito importante que tenha interesse por esse mercado.

Muitas franquias automotivas não exigem experiência anterior com reparos, limpeza ou manutenção de veículos. Isso porque, o treinamento técnico deve dar conta de instruir o franqueado e seus funcionários sobre a parte operacional do negócio.

O treinamento é promovido pela franqueadora e, normalmente, funciona por meio de aulas on-line e alguns dias de capacitação presencial.

No entanto, é essencial que o dono da franquia goste do seu trabalho, tendo ou não experiência no ramo. Gostar do que se faz é um ponto-chave para que o empreendedor mantenha sua dedicação e prazer em aplicar seu tempo e dinheiro. A dedicação e gosto pelo negócio serão os combustíveis para a franquia prosperar.

2. Gosto de trabalhar com público?

franquia automotiva vendedor atendendo cliente
Para a fidelização do público, é preciso oferecer um atendimento atencioso e personalizado.

Com certeza, uma franquia automotiva é o tipo de negócio para quem gosta de ter contato direto com o público. Afinal, é importante estar disponível para atender os consumidores, tirar dúvidas e construir um relacionamento próximo com eles. Ainda que você, enquanto gestor, não preste os serviços diretamente.

Como o carro é um bem de consumo caro e bastante desejado pelos brasileiros, muitas vezes é preciso bater um bom papo com o cliente para conquistá-lo. Só então ele decidirá por contratar o serviço.

O atendimento personalizado ao usuário é o que vai torná-lo fiel. O consumidor precisa se sentir sempre bem-vindo, bem cuidado e que teve o melhor suporte que poderia receber. Do contrário, ele terá enorme facilidade em simplesmente buscar pelos mesmos serviços em outro lugar. 

3. Quero trabalhar com serviços?

Atuar com a prestação de serviços é um pouco diferente de trabalhar com a venda de produtos. É importante que o franqueado saiba disso antes de investir em uma franquia automotiva.

Diferente dos produtos, que são palpáveis, os serviços são intangíveis para a maioria dos consumidores. Isso pode exigir um maior esforço de convencimento para a prospecção de clientes.

É preciso que o empreendedor saiba mostrar para o público as vantagens dos seus serviços, como as atividades poderão agregar ao carro dele. Seja com o reforço da beleza do veículo, das suas condições de dirigibilidade, segurança ou outros. 

Uma franquia automotiva pode atuar em serviços como limpeza e estética veicular, aluguel de carros, pintura, vistorias, rastreamento e mais.

4. Consigo lidar com a padronização de serviços? 

Todo franqueado tem a chance de ser dono de um negócio que já foi testado e teve a sua viabilidade comprovada. Isso é algo extremamente positivo. Afinal, a empresa já abre as portas com muito conhecimento na bagagem e alguns anos de experiência.

Mas, para que esse modelo seja realmente funcional, é muito importante que:

  • O franqueado saiba seguir as orientações da franqueadora; e
  • Trabalhe segundo os parâmetros que ela designar.

A marca precisa garantir que a forma de trabalho nas unidades seja padronizada. Assim, terá certeza da qualidade oferecida por todas elas.  Para tanto, as franqueadoras criam alguns protocolos, que todas as franquias devem seguir. 

Essa padronização limita as chances de inovação no negócio. Se desejar oferecer um novo produto ou serviço em sua empresa, o franqueado precisará submeter sua ideia à franqueadora e esperar por sua autorização. De outro modo, será preciso manter apenas o combinado no contrato de franquia.

Isso não quer dizer que você não terá autonomia em seu negócio. Na verdade, significa que precisa saber, muito claramente, quais são as orientações da franqueadora. Elas devem ser seguidas à risca para que a franquia tenha sucesso. 

Por isso, é fundamental que você leia, com muita atenção, a Circular de Oferta de Franquia (COF) antes de fechar negócio. Fazendo isso, você terá a certeza de que o seu modo de gestão está de acordo com o protocolo da rede.

5. Estou preparado para fidelizar o público?

Uma franquia automotiva tem grandes chances de fidelizar o público e criar uma clientela garantida. Aqui, novamente, a questão da confiança é importantíssima. Afinal de contas, quem tem um carro quer que ele fique em boas mãos quando for necessário realizar manutenção ou limpeza.

Portanto, compete ao franqueado e à sua equipe conquistarem a confiança do consumidor, a ponto de fazê-lo voltar sempre. O ponto-chave da fidelização é a excelência no atendimento e nos serviços prestados.

Enfim, ser cordial, transparente e inspirar confiança no cliente ajuda a deixá-lo mais seguro. Apresentar um ótimo resultado, certamente, também vai fazer com que ele tenha vontade de retornar sempre que precisar.

6. Sou bom em planejar em longo prazo?

As franquias automotivas tendem a ter prazos de retorno um pouco mais longos, de até 24 meses. Principalmente quando o franqueado escolhe um modelo de loja física, cujo investimento é maior.

Por esse motivo, é fundamental que o empreendedor já entre no negócio com um bom planejamento financeiro. Inclusive para saber se tem os valores necessários ou se vai precisar de um empréstimo ou investidor.

O empresário também deve ter à sua disposição uma reserva de valores, para manter a franquia funcionando enquanto ela não “se paga”. Essa reserva é chamada de capital de giro.

Conheça a franquia automotiva Acquazero

Se você leu este texto até aqui, já sabe quais são as características básicas para ter sucesso com uma franquia automotiva. Você chegou à conclusão de que esse tipo de negócio realmente é a melhor opção de investimento para você? Então, o próximo passo para o sucesso é escolher a rede certa!

Neste momento, você precisará considerar os serviços que deseja oferecer: de limpeza, mecânica, segurança ou outro. Uma das opções do mercado de franquias automotivas é a Acquazero.

A Acquazero é uma das principais redes de limpeza ecológica e estética automotiva no País. Uma unidade da rede é uma excelente opção para quem busca modelos de franquia flexíveis, diferentes e com alta rentabilidade. A partir de R$ 10 mil já é possível abrir uma unidade!

A rede oferece mais de 10 serviços, que protegem e embelezam os veículos, sem deixar de lado a preocupação com a natureza e a responsabilidade ambiental. Prova disso é que, a cada limpeza com o sistema inovador da Acquazero, cerca de 320 litros de água são economizados.

Os interessados em abrir uma unidade devem acessar o site da franquia Acquazero. É preciso preencher o formulário de inscrição para receber mais informações e dar início ao processo de seleção.

A seguir, listamos os custos associados à abertura de uma loja Acquazero. Logo depois, você poderá acompanhar um vídeo sobre os modelos de negócio da marca.

Quanto custa uma franquia automotiva Acquazero?


HOME OFFICESTANDARDPRIMESATÉLITE
Taxa de FranquiaR$ 5 milR$ 15 milR$ 25 milR$ 120 mil
Abertura EmpresaR$ 600,00R$ 600,00R$ 600,00R$ 600,00
Capital de GiroR$ 4.400,00R$ 19.400,00R$ 29.400,00R$ 20 mil
Capital de Giro (Caso trabalhe com serviços de Higienização Interna e Impermeabilização) R$ 7.500,00
Montagem da LojaR$ 15 milR$ 40 milR$ 15 mil
EquipamentosR$ 13 milR$ 13 milR$ 3 mil
VeículoR$ 40 mil
Total Aproximado do InvestimentoR$ 10 mil a R$ 13 milR$ 63 milR$ 108 milR$ 198.600,00

Antes de abrir a sua franquia automotiva, vale a pena avaliar todos os aspectos citados e conhecer as inúmeras opções de franquias automotivas do mercado. Assim, você terá a certeza de escolher a melhor marca e uma atividade com a qual você terá prazer em trabalhar. Esses cuidados vão garantir sucesso ainda maior neste mercado!

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