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Franquia de beleza e centro de estética: opção com formato nunca antes visto


Abrir uma franquia de beleza e centro de estética pode gerar algumas dúvidas nos empreendedores. Não apenas pelo momento delicado que estamos vivenciando, mas também devido às dúvidas sobre o que pode ou não ser feito. 

Um centro de estética possui diversas diferenças com relação a outros locais voltados para tratamentos de beleza. Não pode ser considerado simplesmente um salão de beleza, spa ou uma franquia de depilação. E muito menos uma clínica. 

Para atuar nesse tipo de empreendimento é necessário conhecer um pouco de tudo, mas sempre respeitando os limites do espaço. Por isso, é importante que as dúvidas sejam sanadas para que você conheça o leque de oportunidades ao apostar em uma franquia de beleza e centro de estética.

Por isso, preparamos o texto a seguir explicando a finalidade de cada área, quais os serviços podem ser prestados, as diferenças para as clínicas de estética e como escolher a melhor opção de negócio. Acompanhe a leitura.  

Saiba o que é uma franquia de beleza e centro de estética

As franquias de beleza e centro de estética são um tipo empreendimento que tem como objetivo oferecer diversos tipos de procedimentos dentro de um mesmo ambiente. Como corte, depilação, embelezamento do olhar, esmalteria, tratamentos de pele etc. 

Para que esse procedimento possa funcionar, é necessário que o franqueado siga os padrões estabelecidos pela franqueadora. Afinal, esse é um dos motivos que fazem das franquias um negócio tão seguro para empreender. 

Dentro desse tipo de empreendimento, a marca é responsável por passar todo o know how e expertise para o empresário terceiro. Sem contar no direito de comercializar o nome da empresa pelo novo franqueado.

Porém, para que isso tenha efeito e seja sinônimo de sucesso, a rede oferece suporte e treinamentos direcionados para o tipo de empreendimento. Ou seja, cursos voltados para as diversas funções estéticas do centro. Não só para o empresário, mas também para todos os colaboradores. 

Por causa dessa troca de funções, no qual ambas as partes se beneficiam com o trabalho, esse formato pode ser considerado “semi-independente”.  

Apesar de ser um negócio com um investimento um pouco mais caro, ele se torna uma boa oportunidade para quem deseja mudar de vida. Não apenas pela sua estrutura e mercado, mas também por aceitar diversas opções de modelos de investimento para qualquer perfil de empresário.

Mesmo sendo tão atrativo, é necessário tomar alguns cuidados para que consiga fazer parte de uma rede de franquias de reconhecimento com o público. Afinal, de nada adianta abrir sua unidade se ela não for bem vista e reconhecida pelo seu trabalho. 

Como funciona um centro de estética?

franquia de esmalteria
Os centros de estética possuem atendimentos voltados a beleza e podem oferecer atendimentos específicos ou amplos para o publico que busca por tais atendimentos

Para adentrar um pouco mais afundo sobre os centros de estética, é importante entender como funcionam. Esses locais oferecem tratamentos voltados para o corpo e face por meio de cosméticos e equipamentos direcionados para essa função. 

Uma das grandes vantagens de apostar nesse tipo de empreendimento, é contar com diversos colaboradores que não precisam ser técnicos ou alguma outra formação na área. Apesar de ser sempre recomendável, os trabalhos são simples. 

Ou seja, não é permitido nenhum tipo de procedimentos médicos, seja invasivo ou não. O foco deve ser apenas em terapias e bem-estar dos seus pacientes. Além disso, é expressamente proibido a prescrição ou administração de medicamentos aos clientes. 

Essas normas são fiscalizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Conselho Regional de Medicina (CRM). Caso não seja respeitado, pode haver punição, multa e até o fechamento da unidade. 

Outro fator que torna o centro de estética atrativo, está na estrutura do local. O espaço não precisa ser do mais grandiosos, apenas com alguns metros quadrados. Dentre as operações, podem ser feitos trabalhos de manicura, cabeleireira, massoterapia e esteticista.

Por fim, nada impede de comercializar produtos destinados a estética, mas respeitando as características de ser apenas voltados para a este fim, sem vínculo médico.

Existem marcas que contam com um centro de pesquisa para desenvolver produtos de extrema qualidade e alcançar reconhecimento maior ainda. Mesmo oferecendo serviços de beleza, estética e bem estar, o negócio tem grande perspectiva no mercado. 

Quais as diferenças entre centro e clínica de estética?

mulher com alguns instrumentos de estética ao lado
As clínicas de estética permitem tratamentos mais invasivos

Enquanto os centros de estética possuem limitações quanto a sua atuação, as clínicas são totalmente diferentes. Dentro desse ambiente, é necessário profissionais como médicos, enfermeiros e técnicos. Todos com registro dentro dos órgãos regulamentadores. 

Esses locais tem como objetivo entregar serviços estéticos voltados para a saúde e de imagem pessoal. Ou seja, os tratamentos de pele, procedimentos mais invasivos e que necessitam de um local mais específico para realizar os trabalhos.

Para ficar mais fácil entender os serviços que podem ser feitos estão as cirurgias plásticas, lipoaspiração, varizes, carboxiterapia, cellutec etc. Tudo sempre orientado por profissionais da área. 

Este tipo de empreendimento exige um pouco mais de investimento por parte dos futuros franqueados. São diversas normas que precisam ser cumpridas para adequar o estabelecimento às exigências dos órgãos fiscalizadores. 

São salas preparadas e isoladas, equipamentos adequados, peças, macas, respiradores, medicamentos etc. Sem contar no tamanho do local e as medidas de isolamento e higiene que precisam ser cumpridos. 

Dados sobre o setor de estética no Brasil

Homem recebendo tratamento estético franquia beleza centro estética
Apesar de ter um público feminino maior, os homens tem procurando cada vez mais esse tipo de tratamento.

O Brasil é um dos países onde as pessoas mais prezam pela aparência, em especial o público feminino. Mas mesmo diante de uma crise, esse é um dos setores que menos sentem o efeito das mudanças do comportamento do público alvo. 

Por mais que diversos cortes sejam feitos, alguns procedimentos ainda são mantidos. Como mostra um levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) em 2019.

De acordo com a instituição, o país é o 4º que mais consome produtos voltados para higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Além disso, a média de crescimento dos últimos 10 anos foi superior a 4%. Ou seja, mesmo diante da crise conseguiu se manter de pé. 

Por mais que tenhamos levantado que a maior parcela é do público feminino, os homens têm consumido cada vez mais as possibilidades desse segmento. Segundo uma pesquisa Cosmentology, feita pelo Grupo Croma, em parceria com a Netquest, 39% dos homens passaram a se preocupar mais com a estética. 

Dessa forma, o mercado brasileiro passou a ser o segundo maior quando se trata da comercialização de produtos de estética para o público masculino. 

Qual o perfil ideal para trabalhar com franquias de beleza e centros de estética?

Um segmento promissor como o de beleza e estética está sempre bem posicionado no mercado. Diante da busca constante por clientesque não abrem mão desses cuidados, ser um profissional diferenciado é uma forma de se destacar entre os demais.

Por isso, avalie aqui neste tópico algumas características fundamentais que vão além das habilidades técnicas. Ou seja, é necessário inclusive algumas habilidades comportamentais.

Assim, você terá mais assertividade no seu ramo de atuação, além de uma clientela fidelizada pela qualidade dos serviços e pelo seu diferencial de atendimento.

Seja receptivo e comunicativo

franquia beleza centro estética mulher recebendo cliente
O bom atendimento é ponto fundamental para quem deseja trabalhar com beleza e estética

O primeiro ponto a ser lembrado nesse segmento é o da receptividade. Afinal, você será a porta de entrada do seu negócio. Ou seja, irá representá-lo. Assim, o seu cliente já perceberá o seu nível de atendimento logo na primeira visita.

Quem nunca esteve em um local e não foi bem recepcionado na chegada? Não é nada agradável, não é mesmo? Pois é partindo desse princípio que nós, enquanto clientes, percebemos o quão importante é um bom atendimento e a receptividade de um estabelecimento.

As pessoas que procuram por centros de estética e beleza vão em busca de um ambiente agradável onde serão bem atendidas e acolhidas. Para isso, é necessário que os colaboradores sejam comunicativos, agradáveis e receptivos.

Saiba lidar com imprevistos

Em qualquer atividade que se desenvolva, os imprevistos são situações que podem ocorrer. Diante disso, as atividades relacionadas a beleza e estética não estão livres de passarem por alguma eventualidade.

Dessa forma, saber administrá-los “com jogo de cintura” é uma aptidão também necessária para quem deseja estar à frente de um negócio neste segmento.

Esteja sempre atento e apto a resolver qualquer situação de forma equilibrada e eficiente, sempre buscando uma solução personalizada.

Seja flexível

A flexibilidade é uma característica de adequação. Saber ser flexível quando necessário faz toda diferença em várias situações. Seja para administrar melhor uma equipe, ou para solucionar alguma necessidade dos clientes.

Esse tipo de característica demonstra que você tem empatia e não se exime de tentar mediar da melhor forma possível as necessidades dos outros também.

Ser flexível é outro ponto positivo para quem gosta e deseja trabalhar com pessoas. Haverá sempre em algum momento a necessidade de se adequar às situações de acordo com as demandas do dia a dia.

Se mantenha sempre atualizado

O setor de Saúde, Beleza e Bem-estar está sempre passando por mudanças e inovando com novas tendências e produtos no mercado. Por isso, você que deseja atuar no ramo precisa estar sempre alerta a essas mudanças.

Assim, você será um ponto de orientação dentro do seu próprio negócio, oferecendo as melhores soluções, demonstrando estar antenado sobre todas as novidades do segmento.

Isso faz com que as pessoas, no caso seus clientes, tenham mais segurança em seus serviços. Por que sabem que você está atento as oportunidades estuda o mercado.

Por mais que nas franquias a inovação deva ser tomada por parte da franqueadora, você pode e deve conhecer tudo a respeito do seu mundo profissional para se tornar uma referência no serviço que está prestando.

Tenha iniciativa

Iniciativa. Essa palavra diz muito sobre a sua forma de agir a frente do seu empreendimento. É necessário ter iniciativa no seu negócio para tomar providências, resolver conflitos e administrar a unidade de modo geral.

Por isso, proponha sempre as melhores soluções, demonstre que está ciente de tudo que acontece dentro da sua empresa.

Mostre que você está presente e preocupado em atuar à frente de todas as situações que sejam necessárias. Seu comportamento deve ser de dono o que, na verdade, você será da sua unidade.

Senso de liderança

Em todas as características aqui apresentadas, falamos de comportamentos que devem ser desenvolvidas no perfil de quem deseja atuar à frente de uma franquia de beleza e estética. Mas uma que é fundamental para um bom gestor da equipe é o senso de liderança.

É preciso saber administrar o negócio, não somente nas questões financeiras e burocráticas. É essencial saber fazer uma boa gestão da sua equipe de trabalho, se posicionando como lider, não apenas como o dono do negócio.

Vale lembrar que essas características são muito importantes, mas podem ser trabalhadas ao longo do tempo. Sendo assim, se você não tiver todas elas em seu perfil, com o tempo poderá desenvolvê-las.

Saiba como escolher uma franquia para investir

franquias baratas e lucrativas em Bh (franquia beleza centro estética
A diversidade de franquias do segmento de beleza é ampla, por isso deve analisar a melhor opção para o seu desejo de investimento

Para que você consiga abrir uma franquia de beleza e centro de estética, é necessário seguir alguns procedimentos recomendáveis. Ou seja, um passo a passo para que consiga escolher a melhor marca e encontrar um negócio que realmente valha a pena para você. 

Tenha certeza que quer trabalhar com estética

Primeiramente, é importante ter a certeza de que essa é uma área que realmente faz você ficar motivado no dia a dia. De nada adianta empreender em um segmento que não faça você se mover e sonhar.

Serão diversos desafios, problemas e situações que colocarão à prova a sua vontade de decolar realmente com o negócio. Se for apenas por causa do dinheiro, talvez não funcione tão bem quanto imagina. 

Por isso, estude muito bem a área, conheça os pontos que fazem você levantar da cama motivado. Afinal, é o seu dinheiro que está em jogo e nada melhor do que apostar em algo que faça você feliz. 

Estude o seu dinheiro

Em seguida, o próximo ponto é estudar a sua capacidade financeira. Essa é uma prática recomendável para qualquer nível de investimento, mas principalmente para os mais altos como um centro de estética. 

Para que isso aconteça, é necessário encontrar o caminho que seu dinheiro faz. Quanto entra, quanto sai e os motivos de fechar o mês no vermelho ou azul. Mesmo que pareça uma situação complicada, é possível encontrar soluções. 

A dica fundamental, após fazer esse mapeamento do dinheiro, selecione os gastos bobos e busque eliminá-los ou reduzi-los.

Negocie as suas dívidas. É importante entender que os credores querem receber a quantia emprestada, por isso não vão poupar esforços para negociar e achar um caminho mais tranquilo. 

Busque também outras maneiras de economizar como nos pacotes de internet, televisão, telefonia etc. Após esse processo, é possível buscar linhas de crédito para ajudar no investimento. Ou caso queira, uma sociedade pode ser mais vantajosa. 

Encontre as opções de franquias

O próximo passo é começar a pesquisar as opções de franquia de beleza e centro de estética. A partir das certezas que você terá com base nas dicas anteriores, será possível encontrar o empreendimento que melhor se encaixa a sua necessidade. 

Nessa busca, é importante buscar por empresas que conseguem entregar um bom custo benefício para o seu perfil. Mais uma vez, não pense apenas no dinheiro que pode render, mas sim no prazer que ela pode entregar. 

Não adianta se tornar um franqueado e a empresa não cumprir com as suas obrigações, ou entregar um suporte e treinamento falho. Além de fazer você perder tempo, clientes e ter um atendimento ruim, você corre o risco de jogar o seu dinheiro fora. 

Por isso, busque nas redes sociais como o público alvo enxerga a franqueadora, como ela lida com as reclamações e elogios. Também é possível olhar essa fama por meio do site “Reclame Aqui!”. Com base nisso, selecione as melhores e entre em contato.  

Converse com as marcas

Para demonstrar o interesse a uma franqueadora, basta entrar em seu site, preencher o formulário e aguardar o contato dela. Nessa primeira conversa, a marca irá conhecer mais o seu perfil e ver se você se adequa realmente as necessidades da marca. 

Lembrando que para ser um bom empreendedor no ramo de estética é necessário saber lidar com o público, estar preparado para atuar na linha de frente, ser persuasivo, determinado, focado e organizado. 

Após conhecer um pouco mais sobre as suas habilidades, se for aprovado e conseguir mostrar para a marca que é capaz de tocar uma unidade dela, a franqueadora irá encaminhar para você a Circular de Oferta de Franquia (COF).

Analise a COF

homem lendo cof da franquia (franquia beleza centro estética)
Um dos principais momentos de análise do seu negócio é a leitura da COF. Fundamental na sua decisão de escolha pela franquia ideal

A COF é um documento que conta com diversas informações sobre o empreendimento em geral. É com base nela que você irá conhecer pontos importantes como as regras, valores, tipo de suporte, auxílio, treinamentos, modelo de franquias etc. 

É importante estudar com calma todos os detalhes apresentados na Circular para evitar que tenha alguma surpresa depois de assinar o contrato. Por isso, de acordo com a Lei de Franquias, ela precisa ser entregue 10 dias antes de firmar o acordo final. 

Caso isso não aconteça, o negócio pode ser quebrado e o seu investimento perdido. Caso tenha dúvidas sobre qualquer um dos pontos apresentados na COF, não deixe de procurar um advogado para conversar. Se tiver um sócio, estudem juntos e vejam a viabilidade do projeto. 

Na Circular você irá encontrar os seguintes tópicos detalhados. Lembrando que, assim como os contratos, o documento precisa ter uma linguagem simples e de fácil entendimento. 

  • Dados sobre a franqueadora, como CNPJ e endereço da sede;
  • Histórico da marca;
  • Balanço e demonstrações financeiras;
  • Pendências judiciais;
  • Relação de franqueados;
  • Franqueados ativos e que se desligaram nos últimos 24 meses;
  • Equipe da franqueadora;
  • Informações sobre o mercado;
  • Descrição do negócio;
  • Cota mínima de compra;
  • Características dos modelos de negócio da marca de franquia;
  • Perfil desejado do franqueado;
  • Estimativa de investimento pelo franqueado, com descrição das taxas cobradas;
  • Estimativa de ganhos financeiros;
  • Regras sobre território (se haverá exclusividade ou não de atuação por um franqueado em determinada área);
  • Regras para sucessão ou transferência de proprietário;
  • Lista de fornecedores para atuação na franquia;
  • Lista de apoios prestados pela franqueadora;
  • Situação do franqueado após o término ou rescisão do contrato de franquia.

Inicie suas operações

Após receber a COF, estudá-la e definir a franquia de beleza e centro de estética que você vai trabalhar, é hora de assinar o contrato e dar início as preparações. 

Nesse momento, você poderá apresentar sugestões de pontos comerciais para a marca. Esses locais serão estudados para conhecer a real capacidade que a área pode ofertar de clientes. 

Com o local aprovado, seja indicação sua ou da franqueadora, será necessário negociar o aluguel, conhecer a estrutura interna, realizar as reformas para adequar o espaço, preparar os treinamentos e começar a captar os colaboradores. 

Quais os serviços oferecidos em centros de estética?

Com uma variedade ampla de serviços uma franquia de beleza e centro de estética pode oferecer opções de serviços variadas. Com o objetivo de atender as diversas necessidades de quem busca tudo em um só lugar.

Tudo vai depender da sua intenção em investir e também da sua capacidade financeira. Mas não se preocupe.

No franchising existem diversas opções que podem ser específicas ou ampliadas. Assim, possuem valores acessíveis que não chegam a ser franquias baratas, mas com valores que correspondem ao custo-benefício que você procura.

Conheça algumas das opções de atuação disponíveis no segmento de franquia de beleza e centro de estética.

Esmalteria

moça fazendo unha (franquia beleza centro estética)
As esmalterias fazem sucesso entre as franquias do segmento de beleza e estética

As esmalterias chegaram para ficar no franchising. Acompanhando uma nova  tendência de mercado, os serviços que antes eram conhecidos como manicure e pedicure nos salões  se especializaram e criaram um espaço só delas.

As unhas e os cuidados com mãos e pés se destacaram com uma nova atuação específica mais conhecida como “nail art”. Dessa forma, as esmalterias vêm alcançando cada vez mais espaço nesse mercado.

Com o diferencial de serviços especializados e ampliados para o publico que gosta de investir nesse tipo de serviço.

Elas são encontradas em versões mais compactas, porem com alternativas de serviço ampliada onde oferece também outras soluções em beleza e estética.

Salão de beleza

Tradicionais no segmento de beleza e estética, os salões de beleza são focados nos cuidados com cabelos mas oferecem outros serviços para ampliar o leque de soluções aos clientes.

Com modelos mais robustos e completos as redes de franquias de salão de beleza se destacam para um publico mais selecionado e que busca atendimento diferenciado.

Normalmente por serem grandes redes já de destaque do setor tendem a ter custos mais altos. Devido a amplitude de serviços o que demanda um espaço mais amplo e com maquinários e adequação de espaço maiores.

Sobrancelhas

Cuidar das sobrancelhas se tornou um habito entre a maioria das mulheres. Atualmente existem várias técnicas voltadas para o embelezamento do olhar que reforçam a tendência desse mercado promissor que é o de design de sobrancelhas.

Entre as diversas opções existem franquias que oferecem o designer tradicional apenas com a limpeza dos pelos, aplicação de henna e técnicas mais duradouras como o design fio a fio ou com técnicas de preenchimento definitivo.

Depilação

Mulher preparando o procedimento de depilação a cera
Franquias de depilação também estão entre as mais cotadas no franchising

Da mesma forma que as demais opções de negócios o subsegmento de depilação também agrega muito valor e oportunidade ao setor de beleza e estética.

Entre as opções de serviços existem também técnicas tradicional com a utilização de cera a quente e a frio. Também com outras opções mais específicas, como fotodepilação e depilação a laser.

Dessa forma, os clientes tem uma gama de variações, e optam por serviços que se identificam mais com o seu perfil de adaptação.

Assim, com oportunidades que variam entre opções maiores com as técnicas mais avançadas, e com outras oportunidades menos onerosas com as técnicas tradicionais.

Ainda existem opções que permitem a variação de serviços, ficando a critério do cliente a forma de utilização mais favorável.

Emagrecimento

Entre as franquias de beleza e centros de estética as franquias de emagrecimento não poderiam ficar de fora.

São oportunidades de negócio mais focado no tratamento e acompanhamento de emagrecimento saudável aliado a tratamentos estéticos mais avançados.

Ainda é possível associar nessa modalidade um processo mais completo com emagrecimento, cuidados estéticos e acompanhamento nutricional.

Deu para perceber que o nicho de atuação é bem amplo e faz parte de um segmento que não fica de fora dos serviços considerados essenciais para um publico cada vez mais atento as novidades e tendências desse mercado. Portanto, um ambiente muito atrativo para investimento.

A seguir conheça algumas opções de negócios que se destacam como franquia de beleza e centro de estética no franchising.

Opções de franquias de destaque no mercado

Até aqui vimos o quanto o ramo de atuação de franquias é amplo e com oportunidades variadas de investimento. Na hora de escolher uma franquia, é importante avaliar a que esteja mais adequada ao seu desejo de atuação.

Lembre-se sempre de procurar pelo modelo que atenda as suas expectativas avaliando com cautela a Circular de Oferta de Franquia (COF), mencionada ao longo deste conteúdo.

Conheça algumas opções de negócios bem interessantes para investir nessa área.

Suav

Falando de opções de negócios favoráveis no franchising, a Suav é uma rede que atua como franquia de beleza e centro de estética bem atrativa. Isso porque a rede apresenta uma opção de franquia com diversidade de serviços em um só espaço.

Assim, concentra em seu mix de serviços as principais atividades consideradas essenciais para o publico do setor. Entre elas, a Suav oferece como carro chefe o serviço de esmalteria, depilação e design de sobrancelha e escovaria.

Tudo em um só espaço com a qualidade e um diferencial de mercado: o atendimento express, sem hora marcada. Com tantas opções de serviços, a franquia se destaca como sendo uma alternativa de investimento com melhor custo-benefício entre os demais.

Ao se tornar um franqueado Suav, é possível contar com todo o suporte da franqueadora com orientações que vão desde a escolha do ponto, até suporte de marketing entre outros

  • Investimento inicial : R$ 168 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 70 mil
  • Prazo de retorno de investimento: 24 a 36 meses

Para saber tudo sobre a franquia Suav, assista ao vídeo a seguir.

Sobrancelha Design

Uma outra opção de negócio voltada para o embelezamento do olhar é a rede de franquias Sobrancelhas Design. Como opção de negócio específico para os cuidados com as sobrancelhas, a rede investe em tratamentos para reforçar a beleza do olhar.

Com técnicas especiais e exclusivas, a Sobrancelhas Design realiza opções de tratamentos como a retirada de pelos, design com tratamentos, outros cuidados e recuperação.

Ainda é possível encontrar na franquia uma linha completa de cosméticos para o rosto serviços, como a limpeza facial e drenagem linfática.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 131 mil
  • Faturamento médio mensal: á partir de R$ 45 mil
  • Prazo de retorno de investimento: até 18 meses

Posé Beleza

A rede de franquias Posé Beleza é uma empresa que nasceu com o intuito de transformar a depilação em um procedimento indolor.

Na cartela de serviços da franquia, estão os diferentes tipos de depilação, além de alguns procedimentos de estética em geral.

Além disso, a rede trabalha com a venda de acessórios, lingeries, bijuterias e até artigos sensuais. Nas possibilidades de franquia, existem modalidades exclusivas para atendimento aos públicos feminino e masculino.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 129 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 42 mil
  • Prazo de retorno de investimento: de 12 a 24 meses

Ao seguir todos esses passos, as chances de ter um empreendimento de sucesso e rentável, são muito maiores. Lembrando que um centro não permite a realização de procedimentos estéticos mais complexos que exigem um acompanhamento médico. 

Caso essa recomendação não seja cumprida, há risco de ser fechado por infringir as normas impostas pela Anvisa e CRM, como apontamos ao longo do texto. 

Gostou do nosso conteúdo sobre franquia de beleza e centro de estética? Quer aprender mais sobre esse empreendimento? Confira o nosso post sobre “Franquias de estética feminina: nichos rentáveis para você optar

Autor: Denise Melo
11 de outubro de 2020

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