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Franquia é bom negócio para crise? Vantagens e cuidados


Anda se perguntando se abrir franquia é um bom negócio na crise? Essa é uma dúvida comum, especialmente considerando que um negócio sempre gera inseguranças.

Será que este é o momento certo? Vou conseguir lucrar? Como uma franquia pode facilitar o sucesso?

São tantas perguntas, que muita gente acaba desistindo de abrir um negócio. Seja durante a crise, seja fora dela.

Mas esse não precisa ser o seu caso. Até porque, existem várias vantagens de optar por uma franquia como seu empreendimento. Inclusive a segurança desse negócio.

Para se ter uma ideia, o índice de mortalidade das franquias é bem menor que os negócios comuns. A cada 100 franquias, apenas 5 fecham as portas em dois anos de operação. No caso dos negócios iniciados do zero, são 23 fechados para cada 100 no mesmo período.

Assim, com a intenção de ajudar você a tomar uma decisão, apresentamos neste texto as vantagens que tornam a franquia um bom negócio na crise. 

Também será possível acompanhar os cuidados importantes que você deve tomar para que o empreendimento tenha sucesso e lucre. Continue lendo!

Franquia é bom negócio na crise? Veja vantagens

Existem vários pontos atrativos de investir em uma franquia. Especialmente durante uma crise, já que, como citado, esse tipo de negócio é mais seguro. 

Mas antes de apresentar essas vantagens, é preciso destacarmos um ponto. Antes de investir, em qualquer negócio, você deverá se sentir seguro sobre ele. 

Principalmente em momentos de crise, as pessoas costumam tomar decisões precipitadas. E um negócio não pode ser iniciado com esse tipo de atitude, pois poderá ter péssimos reflexos.

Considerando esse aspecto, sempre avalie, com cuidado, o ramo no qual você vai investir. No caso de uma franquia, você também deverá analisar a empresa e ter a certeza de que ela é confiável.

Para isso, até, é interessante conversar com franqueados da marca. Tanto com os que atuam hoje, quanto com aqueles que já saíram da rede.

Alguns franqueados não estarão dispostos a falar, por considerarem você um concorrente. Mas a maioria dele entende que serão parceiros e terão prazer em conversar.

Um empreendedor que já atua com a empresa poderá apresentar a você as vantagens dela e as dificuldades encontradas no negócio.

Outra forma de descobrir essas opiniões é visitar uma unidade como cliente. Conheça o que é oferecido e como o trabalho será feito. Sua unidade deverá oferecer o mesmo, então é importante que você se sinta atraído pelo negócio.

Com esses cuidados prévios, será possível escolher uma franquia que é, realmente, um bom negócio para a crise. E não uma marca que promete, mas não entrega o esperado. Dito isso, é hora de você conhecer as vantagens de investir em uma franquia. Acompanhe!

Marca conhecida

Uma das primeiras vantagens de investir em uma franquia durante a crise é que você vai contar  uma marca já reconhecida no mercado.

Isso porque, ao iniciar uma franquia, você vai abrir uma nova unidade de uma empresa que já existe. Ou seja, irá oferecer os mesmos produtos e serviços que o consumidor já conhece da marca.

Sabendo o que esperar, o usuário tem mais confiança de visitar o seu negócio e comprar com ele. Algo bem diferente de quando o negócio é aberto do zero. Neste caso, você precisa apresentar seus produtos e serviços e conquistar o consumidor, informando a ele que você, realmente, tem algo de bom para oferecer.

Capacitação do franqueado

Outro ponto que torna a franquia um bom negócio, para a crise ou fora dela, é a capacitação do franqueado. Isso já que o empreendedor recebe todo o treinamento da franqueadora. 

O objetivo desse treinamento é permitir que o franqueado atue da mesma forma que todas as outras unidades. Com a padronização, a franquia vai conseguir manter a confiabilidade citada no tópico anterior. Assim, os consumidores serão mais atraídos para as unidades.

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Aulas de capacitação do franqueado podem ser realizadas de forma on-line.

A forma como essas capacitações são realizadas varia de acordo com a marca. Mas, basicamente, é comum que as empresas ofereçam primeiro o treinamento on-line. Por meio de uma plataforma de vídeos e conteúdos, que poderão capacitar o empreendedor.

Depois, dependendo da atividade, o empresário também receberá um treinamento presencial, para ele e sua equipe. Assim, o empreendedor vai aprender, na prática, como realizar os serviços ou a venda de produtos que a marca oferece.

Além da padronização das unidades da empresa, essa capacitação facilita o dia a dia do empreendedor. Afinal, ele saberá exatamente como atuar, como agir para gerenciar a sua unidade.

Fornecedores parceiros

Também para manter a padronização das suas unidades e a facilidade de trabalho do empreendedor, as marcas de franquias contam com fornecedores homologados. São empresas que vão oferecer todos os produtos ou insumos necessários para venda ou serviços da unidade.

A principal vantagem de contar com os fornecedores parceiros é que não é preciso buscar pelos insumos necessários. Na verdade, você terá uma lista de onde comprar e facilidade de acesso aos itens.

Outro ponto é que, como toda a rede compra do mesmo fornecedor, será fácil obter bons preços de aquisição.

Suporte da franqueadora

Para facilitar o sucesso da sua empresa, é interessante o empreendedor conte com o auxílio de alguém que já passou pelos mesmos processos. É exatamente isso que a rede de franquias oferece: uma série de suportes que vai facilitar o dia a dia do empreendedor.

Um dos apoios comuns é o suporte comercial. Por meio dele, a franqueadora dá dicas e sugestões sobre como o empreendedor pode conseguir parceiros comerciais para sua franquia. 

Você pode, por exemplo, fazer parceria com uma empresa e oferecer descontos aos funcionários dela. Então, sua unidade vai atrair esses colaboradores como clientes.

Outro suporte comum é o suporte de marketing. Com ele, o franqueado tem acesso a uma série de conteúdos, suporte digital e materiais gráficos. Tudo para divulgar a sua unidade.

A divulgação da empresa é essencial para conquistar clientes. Isso já que a pesquisa on-line é um dos passos importantes no processo de compra dos consumidores hoje.

Ainda são comuns suportes como o apoio jurídico, de operação, dicas para um faturamento melhor e mais.

Mas os tipos de suportes oferecidos ao franqueado variam de acordo com a marca da empresa. Então, para saber com o que você poderá contar, é essencial ler a COF da marca.

A COF é a Circular de Oferta de Franquia, o documento que apresenta todas as informações sobre o negócio. Nela, devem aparecer não apenas os suportes que você terá acesso, mas também o histórico da marca, a lista de franqueados e mais.

Previsão de valores

Abrir uma franquia também é um bom negócio para a crise porque a franqueadora determina todas as previsões de lucros e custos da unidade.

Na COF, por exemplo, aparecem os valores necessários para reforma do espaço da loja, as taxas mensais à franqueadora, custos com capital de giro etc.

Já no caso do lucro, a empresa apresenta a previsão de ganho mensal do franqueado e o tempo estimado para retorno do investimento.

Com todos esses dados, o empreendedor consegue planejar melhor o seu capital e o desenvolvimento da empresa.

Como lucrar com uma franquia na crise?

Contar com todas as vantagens que citamos acima é facilita muito lucro de uma franquia. Seja na crise ou fora dela.

Ainda assim, é preciso que o franqueado tome alguns cuidados para garantir que a sua unidade vai ter ganhos. Mesmo quando os consumidores têm um poder de compra menor.

Divulgação da unidade

Um dos primeiros cuidados necessários é estabelecer uma forte presença on-line. Como citamos antes, a pesquisa on-line já faz parte do processo de compra dos consumidores. Então, para que sua empresa seja descoberta pelos usuários, chamando a atenção de novos potenciais clientes, é preciso investir em uma presença on-line forte, frequente e eficaz.

Ao optar pela franquia, o empreendedor vai poder contar com a franqueadora para esse tipo de ação. Ainda assim, será seu trabalho fazer todas as publicações, anúncios on-line, solicitar conteúdo e mais.

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Para o marketing da franquia, é essencial ter uma estratégia em redes como o Instagram e Facebook.

A franqueadora tem como papel oferecer parte do conteúdo e um planejamento padronizado. Mas será essencial que o franqueado pense ações locais, que atinjam diretamente seus clientes.

Mas lembre-se: é essencial manter a padronização da rede de franquias. Então, mesmo que você precise pensar ações específicas para o seu público, será essencial buscar pelo suporte da franqueadora.

Economize!

A crise também pode ser o momento de buscar por aluguéis mais baratos e ter acesso a mão de obra mais disponível e qualificada.

Infelizmente, nas crises, muita gente perde o emprego. No caso de uma empresa que busca crescer, esta pode ser uma oportunidade de encontrar profissionais disponíveis, qualificados e dispostos a trabalhar pela meta da franquia.

Adaptação das estratégias do negócio

Para lucrar durante a crise, também se torna necessário rever todas as suas estratégias, sempre que necessário. Especialmente em relação às suas ações de divulgação.

Lembre-se, ainda, que o dinheiro do consumidor também costuma ficar uma pouco mais escasso durante a crise.

Pensando nisso, é necessário compreender o seu consumidor e buscar formas de atendê-lo sem afetar o seu bolso.

Os programas de fidelidade podem ser bastante eficazes. Com ele, o usuário terá vantagens, comprando com você, mas economizando. Por exemplo, ganhando um serviço extra ou um brinde a cada vez que completar um número específico de compras.

Cuidados para abrir uma franquia na crise

Agora que você já sabe as vantagens de abrir uma franquia e modos de lucrar com o seu negócio, é importante destacarmos os cuidados necessários para o que você inicie a sua empresa.

Durante incertezas econômicas, esses cuidados vão facilitar o sucesso da sua empresa. Você só vai precisar escolher o ramo certo e se dedicar a ele para alcançar bons resultados. Veja nossas dicas abaixo.

Pesquisa do mercado

Sem dúvida, a pesquisa de mercado é um dos pontos mais importantes na hora da escolha da sua franquia.

Existem muitos segmentos para investir, e cada um deles tem um potencial diferente. É necessário escolher um setor que continua a lucrar mesmo em momentos difíceis. Nós já fizemos um texto sobre esse assunto e você pode conferir clicando aqui.

Basicamente, existem sete setores muito interessantes para se investir. Eles têm bom faturamento em qualquer momento, desde, é claro, que você se dedique bastante ao negócio.

Planeje o negócio

Com uma franquia, você receberá o plano de negócios completo da marca. Será preciso apenas colocá-lo em prática.

Mas você também precisa planejar o seu negócio. Como você vai trabalhar, com quem vai trabalhar, onde, quando e quais as suas metas.

Esse seu planejamento pessoal vai facilitar a operação do seu negócio no dia a dia. Especialmente porque vai estabelecer uma rotina e objetivos.

Público consumidor

É necessário conhecer o seu público consumidor e atendê-lo. Como citamos antes, o marketing da empresa e outras ações, como parceiros comerciais, serão sugeridas e até orientadas pela franqueadora. Mas você é quem conhece seu público local, as pessoas que visitam o seu negócio.

Logo, será mais simples para você descobrir o que os consumidores esperam da sua unidade. Então, você poderá garantir um bom atendimento a eles e ações de fidelização eficazes.

Aptidão para o segmento

Na hora de investir em um franquia, é essencial que você tenha aptidão para o negócio. E, com aptidão, não estamos dizendo exatamente experiência no ramo.

Na verdade, você precisa gostar da atividade e acreditar na marca na qual vai investir. Esse interesse no negócio vai garantir que você mantenha o seu entusiasmo em investir tempo e dinheiro na empresa.

Viu só como abrir uma franquia é um bom negócio para a crise? Não se esqueça de pesquisar bem sobre a marca na qual você vai empreender. É essencial que a empresa ofereça o suporte necessário ao franqueado e que ela seja reconhecida pelos consumidores.

Para isso, pesquise nas redes sociais e em sites como o Reclame Aqui. A marca precisa acumular mais boas opiniões do que críticas. Assim, ao pesquisar pela empresa, os consumidores da sua região terão maior confiança na sua unidade.

Quer saber como abrir uma franquia? Acompanhe nosso texto com o passo a passo para iniciar o seu negócio desse tipo!

Na dúvida sobre qual franquia investir, você também pode acompanhar nosso ebook sobre o assunto. Basta clicar no banner abaixo.

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30 de abril de 2020

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