fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Encontre sua Franquia

Franquia com Baixo Investimento: Porque a Liderança é Tão Importante?


A Liderança é fundamental para a espécie humana, pois vivemos em um meio coletivo em que sempre dependeremos uns dos outros. Todos nós já exercemos ou exerceremos um papel de liderança.

O post de hoje destaca os aspectos mais importantes de um líder e o seu papel no mercado de trabalho. Acompanhe a primeira parte deste tema muito discutido atualmente!

Franquia com Baixo Investimento: Porque a Liderança é Tão Importante?

 

Objetivos de Um Líder:

Visar a integração humana, formar equipes e estabelecer estratégias de motivação é o caminho a ser seguido pelo gestor de uma franquia com baixo investimento. Também é isso que os autores passam através de conceitos, princípios e teorias para as novas gerações.

Definindo Liderança:

De acordo com os autores Wagner III e Hollenbeck (2006), existem várias definições de liderança e elas podem entrar em conflito, por isso, é mais fácil exemplificar os líderes para estabelecer um quadro comparativo.

Exemplos de grandes líderes da história mundial: Adolf Hitler, Mahatma Gandhi, Mao Tsé-tung, Moisés e Getúlio Vargas. Foi-se identificado que a característica em comum entre eles é a capacidade de influenciar as pessoas.Necessidade de Competências Gerenciais:

De acordo com o autor Robert E. Quinn (2003), o conhecimento não basta para um líder. Ele deve ser capaz de analisar os ambientes internos e externos à organização, pois relacionam as competências e papéis dos líderes num quadro de valores competitivos.

Estilos de Liderança:

Entre as diferentes classificações de estilos de liderança, os autores Davis e Newstrom (1992), explicam os estilos que se diferem no tipo de uso, tipo de recompensas, de poder, ou a principal: ênfase sobre consideração versus estrutura.

Os tipos de líderes são:

  • Líderes positivos e negativos;
  • Líderes autocráticos, participativos e rédeas soltas
  • Uso da consideração e estrutura pelo líder.

Um líder usa todos os três tipos de estilos durante um período de tempo, mas um deles tende a ser o dominante.

#Uma ilustração dada por esses autores é a de um supervisor de fábrica que, normalmente é autocrático, mas é participativo na determinação da programação de férias e pode assumir o estilo de rédeas soltas, ao selecionar o representante do setor para o comitê de prevenção de acidentes.

 3 Qualidades de um Líder:

Os líderes que têm segurança estão aptos a obter mais alto desempenho, segundo Davis e Newstrom (1992), e também satisfação no trabalho, se a alta consideração for o seu estilo dominante de liderança.

Os líderes que “têm consideração” estão preocupados com as necessidades humanas dos seus subordinados, quanto aos problemas que possam ter.

Os líderes estruturados, orientados pela tarefa, por outro lado, acreditam que obtêm resultados mantendo as pessoas constantemente ocupadas e pressionando-as para que produzam.

Estudar liderança foi e continua sendo muito importante para as universidades e, principalmente, para as organizações, já que elas demandam ou até mesmo são responsáveis por formar grandes líderes.

Sair

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *