fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Franquia corretora de seguros vale a pena? Descubra!


Ter a certeza de que uma franquia de corretora de seguros vale a pena é essencial na hora de investir no negócio. Afinal de contas, iniciar uma empresa requer tempo e dinheiro, e você não quer começar algo que não dará retorno.

Neste texto, apresentaremos uma série de pontos essenciais para avaliar se uma franquia é o que você procura.

Só que, antes de tudo, é importante destacar um aspecto. Mesmo que uma franquia corretora valha a pena, ela pode não ser interessante para você.

Isso porque, é preciso que você se identifique com o modelo de negócio. Se não tiver nenhum interesse no mercado de seguros, é provável que sua empresa não evolua.

É preciso ter interesse no ramo para investir seu tempo e dinheiro. Do contrário, seu entusiasmo vai esmorecer. 

Com isso em mente, pesquise um pouco mais sobre o setor de seguros. Ele é vasto, cheio de possibilidades de serviços e atendimentos ao consumidor. 

Depois, acompanhe o nosso conteúdo e descubra se abrir uma franquia de corretora de seguros pode ser uma boa opção de negócio para você!

Saiba se uma franquia de corretora de seguros vale a pena

Abrir uma franquia corretora de seguros traz uma série de vantagens ao empreendedor. Especialmente porque o setor é amplo e permite uma enorme flexibilidade no trabalho. 

Ele será o ideal, por exemplo, se você for alguém que gosta de mudar a rotina e aprender coisas novas. Com a demanda dos consumidores sempre mudando, você pode ter que lidar com serviços que ainda não tinha comercializado.

Imagine que você more em uma cidade sem mar. Porém, um cliente dos seus seguros de carro comprou uma casa de praia e uma lancha. 

Agora ele quer segurar a lancha e procurou pela sua ajuda. Você não vai dispensar esse atendimento, certo? Será sua chance de aprender sobre um novo nicho e lucrar com este novo serviço.

Mas a diversidade dentro do negócio não é o único atrativo de uma corretora de seguros. Veja mais a seguir!

Mercado em alta

Apenas em 2019, mercado de seguros no Brasil arrecadou R$ 270,1 bilhões. Em relação ao ano anterior, o aumento foi de 12,1%, o que demonstra o potencial de crescimento constante do ramo. Os dados são da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSEG).

No ramo das franquias, os seguros entram no segmento de Serviços e Outros Negócios. Em 2018, esse segmento teve faturamento de R$ 24,9 bilhões, com crescimento de 2,7% no número de unidades. 

O público consumidor também mostra bons números no setor de seguros. Por exemplo: apenas cerca de 30% dos carros brasileiros têm um seguro auto. Isso mostra o quanto ainda há de pessoas disponíveis para aderir ao serviço. 

Veja outros números sobre o mercado de seguros no infográfico abaixo!

infografico setor seguros

Modelo de franquia

Abrir uma franquia é mais seguro do que abrir um negócio do zero. Isso porque, uma franquia já tem um modelo de negócio predefinido, que é repassado ao franqueado. 

Ou seja, o empreendedor recebe todas as regras do seu modo de fazer, catálogo de produtos e atendimentos. O plano de negócios é um “manual” que deve ser seguido pelo empresário. Como em uma franquia ele já foi testado em outras unidades, seus resultados são mais rápidos.

Começar um negócio do zero, por outro lado, requer cometer erros. Apenas assim eles poderão ser corrigidos até permitirem alcançar um modelo de negócio eficaz.

É por esses erros que serão cometidos que as empresas novas têm mais riscos que as franquias. Para se ter uma ideia,  apenas cinco a cada 100 franquias fecham as portas em até dois anos de operação.

Enquanto isso, 23 a cada 100 empresas comuns fecham até o segundo ano de atividade. Ou seja, a taxa de mortalidade das franquias é de apenas 5%, enquanto da mortalidade das empresas iniciadas do zero é de 23%. As informações são da Associação Brasileira de Franchising e do Sebrae.

Suporte da franqueadora

Além do plano de negócio, o suporte das franqueadoras é outro fator fundamental no sucesso das franquias. Isso porque, os suportes incluem dicas comerciais de marketing, treinamentos e mais. Todos eles tornam o dia a dia do franqueado mais simples.

O suporte de marketing, por exemplo, é um dos mais utilizados pelos franqueados. Para realizá-lo, a franqueadora cria as redes sociais da unidade de franquia e disponibiliza conteúdos para publicação.

Muitas das franqueadoras, aliás, possuem uma agência de marketing interna. Ou seja, uma equipe completa, que inclui designers, social media, redatores etc. 

Essa equipe é que executa o trabalho que ajudará a unidade do franqueado a se divulgar. A divulgação é essencial, para que a empresa se torne conhecida e atraia público.

Já com o suporte comercial, a franqueadora dá dicas ao franqueado sobre como alcançar seu público. Seja buscando parcerias, seja apenas tentando agregar novos produtos a cada venda. 

Como os serviços de uma seguradora são diversos, um mesmo usuário pode contratar vários serviços. Faz parte do trabalho do empreendedor fazer essa oferta da forma correta.

Como citado, os suportes também costumam incluir:

  • Treinamento para o trabalho com a marca;
  • Apoio jurídico, com orientações sobre como registrar o negócio;
  • E-mail;
  • Projeto visual da loja física, entre outros.

Vale dizer que esses suportes variam conforme a marca da franquia. Cada franqueadora oferece a assistência que acha necessária ao trabalho do franqueado.

Para conhecer o que a franquia corretora de seguros oferece, é importante ler a sua Circular de Oferta de Franquia (COF). A COF lista todas as informações importantes sobre a empresa. 

Não apenas em relação aos suportes oferecidos, mas também sobre a situação jurídica da marca, taxas associadas à unidade, regras da relação entre franqueador e franqueado e mais.

Quer conhecer melhor a COF? Acompanhe o vídeo abaixo!

Modelos home office

Várias franquias corretoras de seguro permitem ao franqueado abrir um negócio home office. Ou seja, trabalhando de casa, sem a necessidade de abrir um espaço comercial para a atuação.

A principal vantagem de uma franquia home office é o seu custo baixo. Exatamente porque não é necessário arcar com o aluguel, reforma e montagem do espaço.

Ao mesmo tempo, o home office permite flexibilidade. De tempo e local. De tempo porque você pode escolher quando trabalhar, encaixando as tarefas do dia a dia com mais facilidade na rotina.

Só é preciso cuidado. O faturamento de uma franquia está diretamente ligado ao tempo dedicado a ela. Assim, o trabalho não pode ser “deixado de lado”. É preciso ter disciplina e definir um tempo mínimo para atuação no negócio todos os dias.

Já a flexibilidade de local significa que você não precisa trabalhar exatamente em casa. Na verdade, para atuar com uma corretora de seguros, você precisa apenas de um computador, internet de qualidade e um telefone. 

Com essas ferramentas, você poderá atuar em qualquer lugar: numa praça perto de casa, coworking, em uma lanchonete e até na praia!

Como abrir uma franquia de corretora de seguros?

Para abrir uma franquia corretora de seguros, é importante seguir uma série de etapas. Especialmente no momento de escolha da marca para investir. Assim, você terá mais segurança de que o negócio dará resultados.

Um dos passos mais importantes será pesquisar entre as diversas opções de franquia corretora de seguro. Nem todas valem a pena, pois não oferecerão suporte completo, nem um plano de negócios bem estabelecido.

Mas, ao conhecer várias opções, você terá mais facilidade para compará-las. Avalie os números da marca e o que os seus franqueados pensam dela. Ver empreendedores satisfeitos é um indicativo de que, muito provavelmente, você também vai ficar.

Depois, será preciso demonstrar interesse na marca. Para isso, basta acessar o site da franquia e preencher o formulário disponível. Assim, a franqueadora poderá entrar em contato para apresentar o negócio.

A empresa também vai te encaminhar a COF da marca. Como já citado, será essencial lê-la, para que você conheça cada aspecto da franquia.

Com esses três passos básicos, a sua escolha por uma boa franquia corretora de seguros será mais simples. Mas você ainda pode realizar outras etapas, para que o negócio seja ainda mais acertado. Acompanhe as demais etapas no nosso conteúdo completo sobre o assunto!

Qual a melhor franquia de corretora de seguros?

Não existe uma resposta simples para a pergunta que intitula este tópico. Na verdade, a melhor franquia corretora de seguros é aquela que mais atrai o empreendedor.

Um exemplo: se você tem interesse em trabalhar apenas com seguro auto, uma corretora que tem inúmeros serviços não será a ideal para você. Mas se o objetivo for contar com um catálogo amplo de atendimentos, essa empresa será exatamente o que você procura.

Por isso é tão importante pesquisar entre as várias marcas de franquias no mercado. Conhecendo o que cada uma oferece, será mais simples compará-las e escolher a ideal para o seu investimento.

casal conversando com corretor
Uma boa franquia de seguros vai oferecer atendimentos personalizados ao consumidor.

5 opções de franquia corretora de seguro

Apesar do que dizemos antes, é sempre bom ter opções já em mente, certo? Para te ajudar, listamos a seguir algumas opções de franquia de corretora de seguros que valem a pena. Acompanhe!

Quisto Corretora de Seguros

A Quisto Corretora de Seguros surgiu em 2012 e, em 2018, passou a fazer parte do grupo Encontre Sua Franquia. Essa parceria deu à marca uma maior expertise na franchising, já que o grupo possui outras quatro marcas e conhecimento amplo para estabelecer negócios de sucesso.

Ao abrir uma Quisto, o empreendedor encontra um catálogo de mais de 90 serviços para oferecer ao consumidor. Essa amplitude de atendimentos aumenta as possibilidades de venda do franqueado e, consequentemente, o seu faturamento.

É possível abrir uma versão loja física ou home office da corretora de seguros. Com a opção home office, o trabalho pode ser feito de casa ou onde desejar, precisando apenas de acesso à internet e a um telefone. 

Já uma loja Quisto requer um pouco mais de investimento, mas sua fachada auxilia na atração de clientes. Afinal, os consumidores que preferem o contato presencial com o franqueado poderão tê-lo mais facilmente.

Para facilitar o trabalho do franqueado, a franqueadora oferece:

  • Suporte de marketing; 
  • Acesso ao sistema para Gestão Comercial;
  • Treinamento on-line para capacitação do franqueado e seus funcionários;
  • Apoio Jurídico etc.

Os custos para investimento em uma franquia Quisto Corretora de Seguros variam de acordo com o seu modelo de negócio. Veja abaixo na tabela e acompanhe o vídeo sobre a marca!


Home OfficeLoja Física
Taxa de FranquiaR$ 15 milR$ 15 mil
INVESTIMENTO TOTAL PREVISTOR$ 17.600R$ 43.600‬
Faturamento MédioR$ 15 mil/mêsR$ 100 mil/mês

TSValle

A TSValle já tem mais de 30 anos no mercado. Mas sua atuação com seguros começou apenas em 2016, oferecendo também consórcios e atendimentos na linha financeira (como o Crédito Consignado), e serviços como o Alarme Monitorado.

Com a rede, é possível abrir uma versão home office da franquia. Assim como a Quisto, a empresa conta com uma série de parceiros, para a oferta das melhores opções de seguros do mercado ao consumidor.

  • Taxa de Franquia: R$ 8,9 mil
  • INVESTIMENTO TOTAL PREVISTO: R$ 12,9 mil
  • Faturamento Médio: R$ 7 mil/mês

Touareg Seguros

Para trabalhar com a Touareg Seguros, o franqueado precisa realizar curso de habilitação para corretores de seguro da Escola Nacional de Seguros. Este curso dura, em média, um ano e permite que o empreendedor se torne o responsável técnico pelo negócio.

Nesse meio tempo, o franqueado pode atuar normalmente com a sua unidade Touareg. Só que ele vai contar com o auxílio de um responsável técnico da marca, que responderá pela franquia. A empresa pode oferecer serviços como o seguro de carro, vida e saúde.

  • Taxa de Franquia: R$ 22,5 mil
  • INVESTIMENTO TOTAL PREVISTO: R$ 30 mil
  • Faturamento Médio: R$ 40 mil/mês

Vazoli Franchising

O foco da Vazoli Franchising são soluções financeiras, como o financiamento e refinanciamento, crédito consignado e crédito imobiliário. Mas a empresa também oferta seguros em geral, permitindo a proteção do usuário da forma que ele desejar.

A empresa nasceu em 2008 e já conta com cerca de 100 franquias operando em 20 estados do Brasil.

  • INVESTIMENTO TOTAL PREVISTO: R$ 25 mil
  • Faturamento Médio: R$ 40 mil/mês

Pentagonal Seguros

A última opção da nossa lista Pentagonal Seguros. Ela foi a primeira franquia de seguros no estado do Rio de Janeiro.

Um dos diferenciais da franquia é que ela conta com um programa de vantagens para os seus clientes. Assim, além de contratar um seguro, os usuários obtêm vantagens em uma série de empresas parceiras da marca.

  • INVESTIMENTO TOTAL PREVISTO: R$ 30,8 mil
  • Faturamento Médio: R$ 18 mil/mês

Na hora de escolher a melhor franquia para você, não se esqueça de avaliar cada aspecto importante do negócio. Não apenas o seu lucro, mas seu prazo estimado de retorno e investimento total.

As franquias cobram algumas taxas dos franqueados para manter seu direito de uso da marca. Como os royalties, taxa de franquia e a taxa de propaganda. Colocar esses valores no seu planejamento vai permitir maior facilidade em manter o controle das finanças do negócio.

Conheça um pouco sobre os royalties no vídeo abaixo.

Agora você já sabe que uma franquia de corretora de seguros vale a pena, desde que você escolha o negócio pelas razões e da forma correta. Quer ficar por dentro do franchising com outros conteúdos como esse? Assine a nossa newsletter!

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Autor: Karen Costa (Editora Encontre Sua Franquia)
20 de março de 2020

Ficou interessado em alguma franquia?

Preencha o formulário e fale com um consultor das nossas marcas.

Matérias relacionadas: