fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Franquia é boa opção para crise econômica no Brasil?


A todo momento estamos expostos a situações inesperadas como uma recessão, porém alguns empresários veem nesses momentos uma boa oportunidade de investir em franquia durante uma crise econômica no Brasil, por exemplo. 

Mas será que essa é realmente uma boa opção? Apesar dos tradicionais benefícios de se tornar um franqueado, uma crise no país pode ser um bom momento para fazer esse tipo de empreendimento?

Existem pessoas que enxergam esse momento como o ideal para começar um novo negócio, afinal tem empresas saindo do mercado e novas necessidades surgindo para a população. 

Por isso, decidimos apresentar nesse artigo pontos que visam ajudar você a definir se as franquias são boas apostas ou não para os momentos de crise. Quer saber mais? Acompanhe a leitura com a gente!

Por que investir em franquia durante crise econômica no Brasil?

Antes de apresentarmos alguns motivos para investir em franquia durante a crise econômica no Brasil, é preciso entender o que é e como funciona esse modelo de negócio que vem ganhando destaque no mundo dos negócios. 

Franquia é definido pela Lei 13.966 de 2019 como um sistema no qual uma marca permite que um terceiro comercialize e obtenha lucros sobre o seu nome. Com direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva dos produtos e serviços. 

Além disso, o franqueado também tem acesso a tecnologia e pontos administrativos que foram desenvolvidos ou adquiridos pela franqueadora. Todos os benefícios são obtidos por meio do pagamento de taxas mensais e fixas pré determinadas em contrato e sem alterações. 

Porém vale ressaltar que não existem nenhum vínculo empregatício ou situação que caiba acionar o direito do consumidor por parte do franqueado com a franqueadora. Isso acontece por se tratar de uma negociação entre duas empresas. 

Solução para quem está desempregado

Um dos movimentos mais indesejados em momentos de recessão econômica é o número de desempregados que se torna maior. Afinal, com empresas faturando menos, com financeiro comprometido, o corte de gastos e pessoal é fundamental. 

Porém, estar sem um emprego pode ser a chance que alguns precisavam para dar um novo passo, como investir em algum empreendimento. Ou a falta de vagas de emprego acabam fazendo o futuro empresário a pensar nessa solução.

Dessa forma, apostar em franquia na crise econômica no Brasil acaba se tornando uma maneira para que deseja assumir uma nova função e ser o seu próprio chefe. Principalmente quando contamos com as microfranquias. 

Esse é um modelo de negócio voltado para os investidores que não possuem muito dinheiro disponível, mas que desejam decolar na carreira. Uma das principais vantagens desse modelo é a possibilidade de atuar no modelo home-office. 

Ou seja, com apenas um computador e acesso a internet é possível fazer todo o seu trabalho. Também há as marcas que contam com produtos e equipamentos exclusivos para o franqueado exercer o seu trabalho. Como em algumas prestadoras de serviços.   

Know how de uma marca consolidada

Talvez essa seja a maior vantagens de investir em uma franquia durante crise econômica no Brasil. Toda franqueadora conta com experiências que foram importantes para o seu desenvolvimento como empresa. 

Foram desafios enfrentados para consolidar a marca no mercado, para se tornar conhecida e respeitada pelo seu público alvo, teste e mais testes, erros atrás de erros até que encontrasse a receita perfeita para o seu produto ou serviço.

Dessa maneira, a franqueadora começa a se desenvolver e passa o caminho das pedras para os seus franqueados. Basta que ele siga as recomendações para que o seu empreendimento seja um sucesso na região em que atua. 

Assim, em momentos delicados como uma crise econômica, fica difícil criar coragem para abrir uma empresa do zero. 

Afinal, será preciso gastar mais dinheiro ao longo da jornada para que consiga superar todos os desafios. Enquanto no modelo de franquia, você já começa várias casas a frente. 

Plano de negócio pronto

Junto com a expertise oferecida pela franqueadora para que os empresários possam alcançar os resultados esperados, as franquias entregam também o plano de negócio pronto. 

Esse é um documento importante para o seu empreendimento, pois constará a descrição de todos os seus objetivos e os planos para que sejam atingidos. O propósito é reduzir os riscos e incertezas comuns na hora de abrir um empreendimento.   

Além disso, ele também é importante para negociar recursos financeiros e mostrar para o empresário se aquele negócio que está prestes a abrir é o que ele sonhava, se está dentro do seu orçamentos, se vale a pena o esforço, se precisa de um novo desenvolvimento etc. 

Por isso, o plano de negócio se torna tão importante na hora de decidir investir ou não em uma franquia durante a crise no Brasil. Graças a esse documento, é possível traçar o caminho do seu dinheiro, e nesses momentos delicados, a última coisa que pode acontecer é o desperdício de verba.

Apoio da franqueadora

Uma das grandes vantagens de investir em uma franquia durante a crise no Brasil é contar com o suporte e auxílios que a franqueadora oferece para os empresários. O objetivo principal desses recursos é garantir que o franqueado está conseguindo fazer o seu empreendimento desenvolver. 

A partir da assinatura do contrato, o investidor já tem acesso a esse apoio e permanece durante toda a vigência do acordo. Assim, é possível contar com a ajuda para escolher o melhor ponto, entender como funciona a marca, resolver dúvidas de gestão etc. 

Além disso, as marcas também oferecem treinamentos sobre os seus produtos, serviços e modo de administração. Permitindo que o empresário conheça todos os detalhes, diferenciais e qualidades do seu empreendimento. 

Vale lembrar que caso o franqueado opte por abrir uma unidade física, os treinamentos são realizados para a sua equipe de colaboradores. Podendo ser in loco, on-line ou semi-presencial. 

Por fim, algumas franqueadoras também oferecem auxílios jurídicos caso necessário. Todos esses benefícios estão presentes no documento conhecido como Circular de Oferta de Franquia (COF).

Descubra um pouco mais sobre a importância da COF durante a negociação e como ela ajuda o empresário a conhecer a marca, no vídeo a seguir. Assista!

Risco menor

Com todos os auxílios, suporte, treinamento, plano de negócio e capital financeiro menor, fica fácil concluir que as franquias são negócios que possuem um risco menor se compararmos com os empreendimentos abertos do zero. 

Esse pensamento é comprovado por meio do levantamento sobre a taxa de mortalidade das empresas no Brasil, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

De acordo com eles, 5% das franquias fecham nos seus primeiros dois anos de vida. Enquanto um empreendimento “comum”, possui um valor cinco vezes maior. 

Quando passamos o período analisado para 10 anos, as coisas ficam ainda mais desproporcionais. Apenas 15% dos franqueados fecham seus negócios, porém mais de 70% das empresas fecham antes de completar uma década de existência.

Em conclusão, podemos apontar que a solidez desse negócio passa, principalmente, por todo o planejamento estruturado e seguido a risca pelos franqueados e franqueadora. Além disso, não é necessário se preocupar com a divulgação do seu empreendimento, pois esse também é obrigação das marcas. 

Ou seja, as próprias empresas montam as campanhas publicitária da sua rede de franqueados. Permitindo que o empresário foque totalmente na gestão e em questões sobre o desenvolvimento financeiro do seu negócio. 

Consumidores com novos hábitos

Durante os momentos de recessão econômica, é importante que o empresário que irá iniciar seu negócio nesse cenário, saiba que os hábitos de consumo mudam e tendem a continuar por um período. 

Seja por causa da duração da crise ou simplesmente porque o consumidor viu mais vantagens nesse formato. Por isso, é importante que o empresário esteja sempre atento a essas mudanças para que possa adaptar a sua franquia o quanto antes. 

O trato com os clientes é muito importante para que você consiga chegar ao sucesso. É apenas com o bom atendimento que o seu produto ou serviço se destaca diante dos concorrentes. Dessa forma, foque sempre no bom trato das pessoas.

Uma dica extra é não brincar de cabo de guerra com seus consumidores, ou seja, oferecer uma série de benefícios sem querer negociar, afinal essa é uma prática comum durante as recessões.

Além de cansar e desmotivar os clientes a continuar as compras, mostra uma inflexibilidade que em muitos casos não condiz com a marca da sua franquia. Veja mais sobre os motivos de tratar seus clientes bem no vídeo a seguir. Acompanhe!

Desafios de trabalhar em uma franquia durante crise econômica no Brasil

Vimos ao longo do texto investir em franquia durante a crise econômica no Brasil possui uma série de vantagens. Seja por causa do plano de negócio já pronto ou devido ao suporte oferecido pelas marcas. Porém, isso não exime o empreendimento de enfrentar os seus desafios. 

Para quem vai trabalhar com modelos de home office, é importante criar suas rotinas como se estivesse trabalhando em um escritório comum. Ou seja, acordar cedo, tomar banho, se alimentar, separar um horário para o almoço e lanche, um horário para encerrar as atividades etc.

Por mais que pareça algo fácil, em casa o empresário está cercado de distrações como o sofá, a tv, o videogame, a cama entre outros. Além do fato de não ter que dar satisfação para ninguém, o que pode gerar mais tempo ocioso caso não esteja preparado para o modelo. 

Já para os que optaram pelas unidade físicas, o primeiro passo é conseguir encontrar um local com boa movimentação de pessoas e negociar o aluguel. A recomendação é que esse valor fique entre 8% e 11% do faturamento bruto da empresa. 

Além disso, observe as condições do imóvel e faça orçamentos variados para realizar as manutenções e reformas necessárias. Por fim, lembre-se de contratar apenas a quantidade mínima de colaboradores de acordo com a sua demanda. 

Outro ponto importante é conversar com outros franqueados da marca para saber como estão lidando com a crise e conhecer as estratégias que estão usando nesse momento delicado. 

Qual a importância de escolher o segmento de atuação?

Nem todos os segmentos estão preparados para um momento de recessão. Existem negócios que podem simplesmente ficar inutilizados durante a crise e apostar neles nesta altura do campeonato será um tiro no pé.

Por isso, é muito importante que pesquise sobre os impactos que cada setor sofreu ou ainda está sofrendo. Além disso, existem aqueles empreendimentos que se tornam essenciais para as pessoas durante a recessão e outros que não sentem o golpe. 

Assim, antes de tomar essa decisão crucial certifique-se que está indo para o caminho correto. Estude os dados, converse com outros empresários e analise com cuidado a COF da empresa. 

Dessa forma, ao descobrir em qual segmento abrir sua franquia durante a crise econômica no Brasil o empresário terá mais confiança para seguir em frente e tocar o seu empreendimento. Uma junção de fatores que fazem desse modelo de negócio o mais indicado para esses momentos. 

Assista a seguir as vantagens de abrir uma franquia. Acompanhe!

Veja os dados sobre o mercado de franquias

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), desde 2015 as franquias vêm registrando aumento no faturamento geral. Em comparação entre os anos de 2018 e 2019, esse número foi quase 7% superior e o sistema fechou o ano com receita superior a R$ 186 bilhões. 

Além disso, o número de unidades espalhadas pelo país está crescendo e cada vez mais próxima dos 200 mil franqueados. Esse número foi puxado principalmente pelas novas marcas que entraram para o franchising, ao todo são 2.918 marcas atuando no sistema de franchising. 

Outro ponto que vale destacar é o número de empregos gerados pelas franquias. Ao todo são 1 milhão e 300 mil de colaboradores. Dados 4,6% maior que em 2018 e que vem de acordo com as novas unidades e redes. 

Confira nosso infográfico com as 8 dicas para ter uma franquia de sucesso durante a crise econômica no Brasil. 

infográfico 8 dicas para ter uma franquia de sucesso

Os momentos de recessão econômica no país causam receios nas pessoas que sempre sonharam em ter o próprio negócio ou cria a necessidade de investir para mudar de vida. Porém, nem todos sabem que as franquias são o melhor empreendimento nessas épocas. 

Além de ter um mercado atrativo e ser considerado um negócio de baixo risco, os franqueados contam com suporte, auxílios e treinamentos para que possam desenvolver suas unidades com sucesso. 

Gostou e quer saber mais sobre como investir em franquia durante a crise econômica no Brasil? Leia o artigo “Investir em franquia na crise: vale a pena?”!

Autor: Rodrigo Brito
30 de abril de 2020

Ficou interessado em alguma franquia?

Preencha o formulário e fale com um consultor das nossas marcas.

Matérias relacionadas: