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Franquia de beleza: atendimento completo ou focar em nichos?


Não há como negar que uma franquia de beleza faz parte de um dos segmentos do franchising mais promissores para aqueles que resolvem empreender. Por isso, não é por acaso que muitas pessoas acabam optando por essa modalidade.

Assim, os números desse setor mostram o quão vantajoso é investir na área. Para se ter uma ideia, no mercado mundial de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, o Brasil ocupa a quarta posição, com faturamento de mais 30 bilhões de dólares. Os dados são da Euromonitor.

Do mesmo modo, entre outros fatores que contribuem para o crescimento do setor, está o maior acesso das classes C, D e E aos produtos, devido ao aumento de renda. A informação é da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).

Quer saber mais? Para se ter uma ideia, o desempenho das franquias de beleza em 2019 foi bastante atraente. Só em relação ao número de unidades, o crescimento foi de 4%. 

Assim, o faturamento do ramo no franchising faturou bilhões de reais chegando a R$ 34,2 bihões. As informações são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Franquias de beleza são uma boa opção

salao de beleza
As franquias de beleza estão entre os segmentos mais bem sucedidos do franchising pela demanda de consumidores

Antes de mais nada, é importante lembrar que as franquias de beleza não estão focadas apenas no público feminino. Dessa forma, foi o tempo em que os homens eram minoria buscando esse tipo de serviço.

Assim, cada vez mais o segmento atrai homens em busca de serviços estéticos para a pele, cabelos, barba, mãos e pés. Dessa forma, uma pesquisa realizada pela Quorum Brasil apontou que, atualmente, 38% dos homens não dispensam dos cuidados com a beleza e estética.

Ainda assim, as mulheres são a grande maioria no mercado da beleza. Assim, 97% das brasileiras não abrem mão de investir em cuidados com a aparência e serviços estéticos.

Portanto, estudos como esse só reforçam o potencial do segmento, fortalecendo ainda mais o interesse e o objetivo de quem busca em um do modelos de franquia disponível do setor.

Conheça mais sobre as vantagens de investir mercado da beleza baixando o ebook que selecionamos abaixo!

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Fatores que favorecem o mercado de franquia de beleza  

Antes de mais nada, o uso de tecnologia de ponta e o consequente aumento da produtividade, são importantes fatores que vêm favorecendo o setor. Assim, melhorando os preços praticados pelo segmento, também são potencializados os lançamentos de produtos.

Dessa forma, o cenário fomenta a abertura de novos negócios, especialmente as franquias, bem como a ampliação de mix de produtos das empresas atuais, aumentando a competitividade.

Assim, existem opções para fortalecer o tipo de negócio, podendo ser segmentado ou mais amplo. Com várias opções de serviços, as franquias que apostam em um leque mais abrangente de atendimentos conseguem, inclusive, aumentar o ticket médio da unidade.

Por outro lado, quando a rede investe em um nicho, a empresa mostra que é especialista no assunto. Por isso, há uma maior conquista da confiança do cliente, atraindo-o para o negócio.

Assim, nos últimos tempos, o mercado de beleza e estética tem ficado ainda mais focado. 

Você já deve ter ouvido falar, por exemplo, em franquias de esmalteria ou em franquias de depilação. Esses são dois importantes mercados vêm ganhando cada vez mais força nesse segmento.

Mas fique atento, pois as empresas com esse perfil precisam ser criativas e detectar novos hábitos e novas tendências. Com esse perfil, investir em um nicho de beleza pode ser uma boa pedida. 

Mas afinal, o que é nicho de mercado?

O termo é usado quando uma empresa se especializa em um determinado segmento ou público-alvo. No caso das franquias, por exemplo, uma empresa de beleza de nicho pode ser aquela voltada apenas a fazer sobrancelhas, ou apenas depilação.

Portanto, a segmentação vai depender do seu objetivo, pesquisar o segmento desejado avaliar o custo-benefício são muito importantes nesse processo. Saiba mais à seguir.

Como escolher por franquias de beleza?

São várias as opções de franquia no ramo de beleza. Então, para escolher a melhor ao seu perfil, é necessário pesquisar bastante.

Começando pela pesquisa pelo seu ramo de interesse. Assim, para investir em um negócio, você precisa se sentir atraída pelo modelo de negócio e por sua atividade. Dessa forma, será mais simples manter o entusiasmo de investir tempo e dinheiro no ramo.

Afinal, quando o empreendedor realmente não gosta da atividade, sua dedicação tende a minguar. Sendo assim, ela é mais que essencial para fazer o negócio se desenvolver e lucrar.

Além disso, a pesquisa de mercado precisa incluir uma avaliação detalhada das marcas de franquia. Como citamos, são várias no mercado. Algumas delas trabalham com nichos, e outras têm mais serviços no catálogo. 

Portanto, escolher ou não por um nicho vai depender, especialmente, da sua capacidade de investimento. Uma franquia de clínica de estética, por exemplo, pode oferecer vários serviços garantindo um maior público e ticket médio, já que um mesmo usuário poderá realizar vários atendimentos.

Enquanto que, uma franquia de beleza específica terá mais rotatividade de público e pode atrair pela especialização. Assim, esse tipo de negócio também pode ser chamado de franquias baratas. Então, ele pode ser o mais interessante para quem tem o capital limitado.

Dicas para realizar a melhor escolha por franquia

Primeiramente, a pesquisa pelo modelo de negócio desejado é o fator mais importante e que deve ser observado com toda a atenção.

Durante essa pesquisa de preço, lembre-se de avaliar também dois aspectos, primeiro, a aceitação da marca pelo público. 

É importante que os clientes de outras unidades tenham boas opiniões sobre o negócio, do contrário, a sua unidade poderá ser prejudicada, uma vez que as críticas vão afetar toda a rede.

Além disso, você precisará avaliar a opinião dos franqueados sobre o negócio, pergunte a eles sobre o retorno do negócio e suas dificuldades. 

Contudo, questione também sobre o suporte que a rede oferece, o que será essencial para garantir o sucesso da sua unidade.

Por isso, conheça a marca, avalie todas as informações, entre em contato com a franqueadora e esteja sempre muito atento a Circular de Oferta de Franquia (COF).

Esse é o documento que as franquedoras enviam aos candidatos para apresentar todas as informações da empresa antes mesmo de fechar negócio.

Para conhecer outras etapas importantes para abrir sua franquia, acesse o texto: Passos para se tornar um franqueado.

Vantagens do nicho de mercado

Na hora de investir em uma franquia de beleza, é muito importante considerar as vantagens do negócio. Especialmente quando esse negócio for segmentado.

Afinal, você pode ser especialista em salão de beleza com cuidados capilares e não ter afinidade alguma com depilação, por exemplo. A não ser que tenha um potencial de investimento maior e que fará a contratação de outros profissionais, para auxiliar nesse empreendimento.

Por outro lado, se não for esse o caso, investir um algo que será o seu potencial de trabalho e com o custo menor, poderá será mais proveitoso para o seu objetivo de empreendimento.

Dessa forma, será mais simples descobrir se aquele investimento é mesmo o que você espera. Veja alguns benefícios de optar por um nicho de mercado abaixo!

Especialização do negócio

Franquias de esmalteria imagem mãos femininas fazendo unha franquias de beleza
Uma franquia de esmalteria, por exemplo, pode transmitir maior confiança ao consumidor.

A principal vantagem de optar por um nicho de mercado é justamente a especialização. Concorda que, se você é especialista em algo, tem grandes chances de ter uma empresa bem-sucedida? 

Uma franquia de esmalteria, por exemplo, pode transmitir maior confiança ao consumidor. Isso porque, se uma pessoa quer fazer as unhas de forma diferenciada, as chances de procurar por uma esmalteria, que trabalha apenas com isso, são muito maiores.

O foco no nicho de mercado, permite que você dedique toda a sua atenção para criar o melhor produto ou serviço possível, já que vai poder concentrar os seus recursos naquilo que o cliente precisa.

Isso tem um efeito multiplicador, pois, não tem como negar que clientes felizes são a melhor propaganda para o seu negócio. Portanto, saber o que o consumidor precisa (por lidar com aquele assunto tão específico no dia a dia) é o melhor caminho para esse sucesso.

Tudo isso se torna ainda mais acentuado em uma franquia de beleza. Afinal, a marca já será reconhecida como uma especialista no mercado, então, ao pesquisar, o consumidor saberá exatamente a qualidade do serviço que você tem a oferecer.

Investimento focado

Pensando ainda na especialização, é possível concentrar o orçamento de marketing e publicidade para o seu público-alvo. Isso também facilita o seu posicionamento como especialista, assim como na liderança de mercado.

Mas isso também significa que você não vai precisar competir apenas no preço. Ao se concentrar em um grupo menor de clientes, você tende a saber quem são eles e quais são os problemas a serem solucionados por sua marca.

Assim, você é capaz de desenvolver produtos e serviços que atendam especificamente a essas necessidades. Algo que pode diminuir sua preocupação em competir com dezenas de concorrentes maiores que você.

Fique ligado na demanda

De qualquer forma, como todo negócio uma franquia de beleza nichada tem alguns pontos que devem chamar a sua atenção. 

É fundamental, por exemplo, que o nicho de mercado escolhido por você tenha demanda suficiente para sustentar o seu negócio.

De nada adianta, por exemplo, você montar uma barbearia toda requintada em uma cidade pequena com uma população de baixa renda. Assim, muito provavelmente, a maioria dos moradores não terá condições financeiras para comprar o seu produto.

Por isso, tenha certeza, também, de que o nicho escolhido por você já não está saturado.

Afinal, quando um novo tipo de negócio começa a dar certo, é bastante comum que muitas pessoas abram o mesmo tipo de empreendimento. Assim, em pouco tempo, o modelo de negócio acaba não sendo lucrativo para ninguém.

Mas a franqueadora vai te auxiliar nestes aspectos. Até porque, a rede deseja que sua unidade tenha bom desempenho, pois o sucesso de uma franquia é o sucesso de toda a rede.

Logo, a franqueadora vai realizar estudos de geomarketing, ou seja, verificar se a sua localidade têm muito público e poucos concorrentes. Se sim, você poderá dar continuidade ao processo de franqueamento.

Como escolher entre um nicho ou uma franquia de beleza completa?

segmentos franchising
Entre os negócios existentes existem as opções mais completas e as segmentadas especificas para um determinado serviço

Como explicamos ao longo do texto, investir em um nicho de mercado pode ser bastante vantajoso. Assim como optar por uma franquia completa. 

Do mesmo modo, as franquias de beleza podem ser segmentadas, uma opção com mais variações de serviços pode atrair uma clientela ainda maior. Além de aumentar o consumo médio dentro da empresa.

Isso significa dizer que uma pessoa busca o seu negócio para realizar um serviço e acaba fazendo outro, aproveitando a oportunidade e estar disponível ali, naquele momento.

Mas como escolher entre essas opções? Acompanhe abaixo alguns passos que podem te ajudar.

Avalie sua capacidade de investimento

Sem dúvida, o primeiro passo para escolher entre um nicho ou amplitude de mercado é verificar seu capital disponível.

Normalmente, um negócio que oferece vários serviços tem custo maior, portanto, se os valores que você tem disponível são limitados, pode ser mais vantajoso optar por um nicho.

No ramo da beleza, é possível escolher entre nichos como esmalteria, depilação, escovaria, design de sobrancelhas, cosméticos, estética facial e outros. 

Agora, se você ainda preferir um negócio mais amplo, pode verificar a possibilidade de um financiamento de franquia. Assim, você terá maior aporte para investir. Outra opção é contar com um sócio ou um investidor.

Considere seu público

Um outro ponto importante é analisar o público da sua localidade. Ou seja, as pessoas têm interesse pelos serviços de beleza que você tem considerado? Preferem locais especializados ou vão a salões de beleza completos?

Claro que a franqueadora vai te ajudar nessa pesquisa, como citamos antes. Mas, como você está na sua cidade, na localidade que deseja iniciar o negócio, pode ter facilidade em perceber esses aspectos.

Converse com seus vizinhos, amigos e parentes sobre o assunto. Assim, você terá certa facilidade em entender se as pessoas ao seu redor se interessam pelos nichos ou não.

Avalie seus concorrentes

Seus concorrentes são outros pessoas que vão te ajudar a perceber a demanda na sua localidade. Avalie o que eles oferecem hoje e qual atração obtida de clientes.

Para isso, é uma tática interessante se tornar cliente desses espaços. Vá até as empresas e converse com os funcionários, com outros clientes presentes. “Sonde” o que eles pensam dos atendimentos e do mercado.

Você não deve dizer que pretende abrir um negócio semelhante, pois isso pode mudar o comportamento das pessoas. Por isso, observe tudo realmente como um cliente curioso, e isso poderá te trazer bons entendimentos.

Analise sua capacidade de gestão

Por fim, seja bastante crítico sobre suas habilidades de gestão, quanto mais amplo o negócio, mais essas habilidades serão demandadas.

Se você estiver pronto para lidar com diferentes serviços, estoques e tipos de clientes, uma franquia ampla pode ser uma ótima opção.

Mas se suas habilidades ainda são limitadas, pode ser mais vantajoso começar com um negócio nichado. Então, ao longo do tempo, se desejar, você poderá ampliar seu escopo de atendimento.

Em todo o caso, capacidades de gestão podem ser facilmente desenvolvidas. Você só vai precisar se dedicar aos estudos e ao trabalho.

Aliás, a franqueadora também vai te oferecer treinamentos para atuar com o negócio. Aproveite-os ao máximo, para que a operação da sua unidade seja mais eficaz e lucrativa.

7 opções de franquia de beleza: amplas e segmentadas

Agora que você já sabe como considerar as opções de franquia disponíveis no mercado, é interessante conhecer algumas marcas, não é mesmo?

O segmento de beleza é um dos mais amplos do sistema de franchising. Só de microfranquias, por exemplo, são cerca de 100 marcas no mercado. Microfranquias são negócios com investimento máximo de R$ 90 mil.

Mas, para te ajudar nessa pesquisa, apresentamos algumas opções de franquia de beleza abaixo. Tanto as que oferecem vários serviços, quanto outras que se destacam em um nicho de atuação. Continue lendo!

1. Suav

A Suav é uma das franquias amplas que o mercado de beleza oferece. Com ela, o franqueado oferece os serviços de esmalteria, depilação a cera e design de sobrancelha. Também há um segundo modelo de negócio que inclui, além dos três serviços, o atendimento de escovaria.

O principal diferencial da Suav é que a franquia de beleza trabalha de modo express. Ou seja, o cliente não precisa marcar hora para ser atendido. Basta que o consumidor chegue à loja e terá acesso ao cuidado que deseja.

Essa característica atrai os usuários, pois o cotidiano tem sido cada vez mais corrido. A possibilidade de conseguir atendimento rápido chama a atenção.

Além disso, a franquia tem um visual de alto padrão, com uma fachada e espaço confortáveis. Isso só aumenta o bem-estar e a fidelização dos clientes.

A franqueadora Suav oferece todo o treinamento necessário para o franqueado e sua equipe trabalharem dentro dos padrões da marca. 

Esse treinamento é realizado logo antes da inauguração, mas também de forma contínua. Afinal, os empreendedores têm acesso permanente a uma plataforma de estudos on-line.

  • Investimento inicial: R$ 167,6 mil‬
  • Faturamento médio mensal: R$ 70 mil
  • Prazo de retorno do investimento: de 16 a 36 meses

Acompanhe abaixo um vídeo completo sobre a franquia de beleza Suav!

2. Pink Lash

Já a Pink Lash é uma franquia de beleza nichada. A rede é especialista em cílios, fazendo atendimentos diversos para o tratamento e extensão deles.

Entre os atendimentos oferecidos pela franquia está a extensão de cílios fio a fio. O usuário pode escolher fazer essa extensão com diferentes curvaturas e volume, por exemplo.

  • Investimento inicial: R$ 35 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Prazo de retorno do investimento: de 10 a 16 meses

3.  Magrass

Pensando em uma rede de estética e cuidados corporais, a rede de franquias Magrass é uma opção do segmento. Presente no mercado há cerca de seis anos, a marca oferece serviços de clínica de estética. Assim, já é de destaque no mercado da estética, saúde e bem estar.

Seus tratamentos são  especializados em emagrecimento saudável por meio de acompanhamento nutricional, tratamentos estéticos corporais e faciais, além de tratamentos contra gordura localizada, celulite e a exclusiva HidrolipoMagrass.

A rede de franquias Magrass foi pioneira ao desenvolver processos de emagrecimento saudável focados na estética de resultados.

  • Investimento inicial: R$ 330 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 150 mil
  • Prazo de retorno do investimento: de 12 a 24 meses

4. Instituto Embelleze

Talvez o seu objetivo seja o de capacitar profissionais para o mercado de franquias de beleza, sendo assim, o Instituto Embelleze é um dos responsáveis pela capacitação no setor de beleza no Brasil.

Como franquia da rede, o franqueado pode ministrar mais de 20 cursos para alunos interessados na área, como os tradicionais, cabeleireiro profissional, manicure e pedicure. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 90 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 70 mil
  • Prazo de retorno do investimento: entre 18 e 24 meses

5. Studio de Bronze

Outra franquia nichada é a Studio Bronze. A empresa oferece o atendimento de bronzeamento artificial.

Um dos diferenciais da marca é que o franqueado pode ir à casa do cliente para realizar o serviço. Todo o método da franquia é natural e feito sem a exposição ao sol.

Ainda é possível abrir uma loja física do negócio. Tudo depende do desejo e capacidade de investimento pelo empreendedor.

  • Investimento inicial: R$ 17 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 6 mil
  • Prazo de retorno do investimento: a partir de 5 meses

6. Nails2you

cuidados com os pés
Franquias de beleza voltadas para os cuidados com pés e mãos são sucesso nesse segmento

Para quem prefere trabalhar com o cuidado com as unhas, há a Nails2you. Mas essa não é uma franquia de beleza nichada, apesar de oferecer inúmeros serviços de esmalteria.

Em uma unidade, o franqueado pode atender o consumidor com serviços como esmalte permanente, unhas em gel e alongamento.

Mas, além desses, a franquia conta com os serviços de design de sobrancelhas e esmalteria. São atendimentos como a henna e recuperação das sobrancelhas, e escova e babyliss dos cabelos.

Logo, a rede tem atendimento amplo e pode ser atraente para quem prefere não investir em apenas um segmento do mercado.

  • Investimento inicial: R$ 70,9 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno do investimento: de 16 a 18 meses

7. Posé

Outra franquia com serviços amplos é a Posé. Apesar de especialista na depilação sem hora marcada, a marca também oferece atendimentos como manicure e pedicure e serviços de estética corporal.

Vale dizer que, assim como as outras franquias de depilação citadas aqui, a marca atende o público feminino e masculino.

Sem contar que o franqueado ainda pode fazer a comercialização de alguns artigos na unidade. São itens como cosméticos, lingeries, acessórios (como brincos e colares) e artigos sensuais.

  • Investimento inicial: R$ 196,4 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
  • Prazo de retorno do investimento: de 24 a 36 meses

E então, qual desses tipos de franquia de beleza parece mais interessante para você? Na hora de investir no negócio, não se esqueça que você precisa se sentir atraído pelo mercado. Assim, seu entusiasmo em investir nele não vai diminuir.

Além disso, é essencial que você entenda melhor o sistema de franchising. Lembre-se, ainda, de escolher a melhor marca com cuidado, avaliando sempre as vantagens e desvantagens do setor. Você pode acompanhar algumas dicas sobre neste link.

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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