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Franquia de concessionária vale a pena? Veja outras alternativas


Seu interesse por carros te leva a investir em um negócio próprio? Quer saber se franquia de concessionária vale a pena? Quer saber mais a respeito? Leia aqui!

Carros. Uma boa parte dos brasileiros tem paixão por veículos tanto para adquirir, cuidar e inclusive para empreender. Não à toa, o setor de veículos é um dos segmentos de maior e destaque no mercado de franquias e tem grande potencial de faturamento.

Entretanto, é preciso avaliar as opções de investimentos e verificar a que cabe no bolso de quem deseja investir no ramo. Existem franquias muito interessantes com investimentos muito altos, mas que garantem faturamento compatível.

Ao mesmo tempo, existem outras possibilidades mais em conta, com as mesmas condições de oferecer um bom rendimento ao franqueado. Neste texto vamos mostrar as características dos principais modelos de negócios do setor automotivo.

Assim como franquia de concessionária vale a pena, as franquias de  limpeza automotiva, mecânica e outras mais também são oportunidades do segmento. Acompanhe!

Franquias automotivas: o que são?

As franquias automotivas são negócios voltados para o atendimento de veículos em todas as demandas. Por isso, elas diferem entre si e, por isso, não existem apenas as franquias de concessionárias, por exemplo. De toda forma, elas valem a pena porque o setor de veículos é sempre muito promissor.

De acordo com dados da pesquisa do Sindipeças, o número de veículos em circulação no Brasil aumentou 2,3% em 2019.

Além isso, as previsões reforçam que até o final de 2020, a frota de veículos pode crescer ainda mais. É esperando um aumento de 2,6% no total de veículos circulando no País

Por essa razão, o mercado favorece em grande escala o acesso aos serviços demandados no dia a dia dos motoristas e donos de veículos.

Ainda que muitos serviços sejam realizados de tempos em tempos, existem outras demandas mais constantes que permitem ao franqueado alcançar bons resultados na franquia.

Um exemplo disso são as franquias de limpeza e estética automotiva. Essas redes oferecem não só a limpeza de um veículo, mas outros serviços de manutenção e cuidados com a estética.

É caro investir em uma franquia de veículos?

mãos com moedas (franquia de concessionária)
Basicamente as opções de franquias de concessionárias permitem investimentos bem acessíveis dependendo da escolha

Os valores de investimento em franquias de veículos, como concessionárias e outras opções, vale a pena justamente pelo valor de aquisição. Dependendo da opção, o valor é considerado baixo devido aos tipos de serviços oferecidos pelo franqueado, o que pode proporcionar um bom retorno de investimento.

Há muitos modelos considerados franquias baratas. Nestes modelos, o franqueado investe um capital mais reduzido, se comparado com os modelos mais robustos e completos, e consegue atender os clientes com uma boa variedade de serviços.

Muitas das franquias baratas que atendem veículos trabalham exclusivamente com atendimento delivery, onde não há espaço físico. Portanto, não há necessidade de investir capital para instalação de uma unidade física. Os atendimentos são realizados na casa ou no local de trabalho dos clientes.

Ao mesmo tempo, existem modelos de negócios que tanto atendem de forma delivery, quanto na unidade física. Essas já tem valores mais altos, pois devem se adequar em pontos comerciais com boa estrutura física.

Automaticamente, será necessário contratar funcionários, pagar aluguel, contas relativas ao espaço, entre outros investimentos exigidos pela rede.

De uma forma geral, os valores das franquias que oferecem serviços automotivos podem ser bem acessíveis dependendo do seu objetivo de investimento.

Para isso, basta que você estude bem as oportunidades e opções de empreendimentos do segmento e analise a que mais esteja alinhado ao seu objetivo.

Perfil para trabalhar com carros

homem mexendo no motor de um carro de cor amarela (franquia de concessionária)
O perfil do franqueado deve condizer com o objetivo de atuação, gostar de carros será essencial no segmento automotivo

O perfil adequado ao franqueado de serviços automotivos deve ser bem alinhado com o objetivo da franquia. Mas saiba que é possível adequar o seu perfil caso não tenha total engajamento com o setor.

Primeiramente, é preciso gostar do setor do qual irá dedicar uma boa parte do seu tempo. Isso mesmo: ao se tornar um empreendedor do ramo de veículos, terá um trabalho importante à frente do seu negócio.

Por isso, deverá se dedicar exclusivamente a ele, até que consiga estabelecer suas metas e resultados com o negócio. Assim, será possível com a afinidade e o gosto pelo trabalho, desempenhar um papel com bons resultados.

Entretanto, só essas características não bastam. Talvez o principal seja a capacidade comercial do franqueado. Estar atento ao mercado e as oportunidades favorecerá muito a sua atuação à frente da franquia.

De toda forma, é possível contar com a ajuda da franqueadora nesse processo. A rede tem condições de orientá-lo acerca das necessidades básicas de atuação. Ao mesmo tempo, você terá acesso a todo um planejamento estratégico estruturado pela marca, que o auxiliará muito no decorrer do seu empreendimento.

É possível ter bons lucros nesse segmento?

Primeiramente, é preciso seguir o planejamento definido pela franqueadora. O estudo foi amadurecido e adequado para o mercado como objetivo das franquias atingirem equilíbrio e começarem a apresentar bons lucros.

E de fato eles são possíveis. Mas é preciso muito empenho para alcançar os resultados esperados. Independenten do modelo de negócio, você terá que aplicar foco e determinação no seu trabalho.

Assim, será possível lucrar os valores esperados no negócio. É possível oferecer bons preços e negociar valores de serviços para fidelizar clientes.

Dependendo do modelo de franquia, existem possibilidades que facilitam o interesse dos consumidores pelo tipo de negócio.

Outra forma bem atrativa e que pode funcionar é o uso das redes sociais. Muitas unidades divulgam os serviços e mantêm contato com os clientes via internet, o que diversifica as formas de conquista dos consumidores.

Como escolher a melhor franquia?

opções de franquias (franquia de concessionária)
A escolha ideal da franquia vai ser orientada pelo seu desejo de atuação e pela análise da COF da marca escolhida.

O momento de realizar a escolha pelo negócio ideal é de extrema importância para o franqueado. Esse é, portanto, o momento de decidir em qual modelo de negócio você deve investir.

Antes mesmo, é preciso avaliar se as suas condições financeiras estão de acordo com o seu objetivo de empreendimento.

Outra questão é avaliar a franqueadora que ofereça a melhor opção de negócio para o seu objetivo. Uma boa forma de compreender essa etapa e decidir pela franquia é a avaliação da Circular de Oferta de Franquia (COF).

Na COF constam todas as informações sobre o modelo de investimento: valores para aquisição, taxas, características do formato de franquia, treinamentos, suportes, direitos e deveres de franqueado e franqueadora.

Assim, será possível saber se na COF as premissas correspondem ao que se espera do negócio, tanto em relação aos direitos, quanto aos deveres do franqueado. O documento também apresenta uma boa visão sobre o dinheiro que será necessário para adqurir e manter a unidade funcionando.

Pesquise as marcas de franquias

Uma etapa fundamental nesse processo de decisão é a pesquisa das marcas de franquias que atuam no segmento de automóveis. Assim, mesmo quem busca uma franquia de concessionária, vale a pena analisar outras tantas oportunidades.

Conforme mencionamos acima, a COF é uma ótima maneira de analisar as opções em detalhes.

O estudo deve ser feito junto as empresasque você tem interesse em investir. Selecione algumas, duas ou três, e avalie a diferença entre elas, os valores necessários, as características de cada franquia, entre outras informações. No fim, você chegará na marca mais adequada ao seu perfil.

Não esqueça de ler a COF com atenção. O documento é entregue após o seu perfil de candidato a franqueado ser aprovado pela rede. Para isso, depois de escolher quais marcas você gostaria de investir, entre no site de cada uma e preencha o formulário de interesse.

A rede entrará em contato, realizará algumas entrevistas para conhecer o seu perfil e as suas condições de investimento.

Esse momento também é ideal para você conhecer a rede mais a fundo e tirar qualquer dúvida. Tendo seu perfil aprovado, você receberá a COF e poderá estudar em detalhes o modelo de negócio que pretende adquirir.

Cuidados para administrar uma franquia de serviços automotivos

calculadora na mesa (franquia de concessionária)
Um dos principais cuidados ao se abrir um negócio é a gestão financeira

Ainda que sejam necessários cuidados específicos com a sua franquia de serviços automotivos, ou de concessionária, dentro do sistema de franquias você terá todo o acompanhamento da rede para auxiliar no trabalho.

Principalmente porque, se tratando de serviços para carros, será necessário treinamento específico e uma mão de obra preparada para execução dos trabalhos.

Por isso, o mais importante neste aspecto é o interesse por carros. Assim, será mais fácil aprender e ter interesse em executar os serviços com afinco e dedicação. Permitindo, assim, que a franquia alcance os resultados esperados com o negócio.

Uma outra preocupação que deve ser mencionada é com relação a administração do negócio. Um franqueado gestor deve se atentar a capacidade de gerir bem as finanças da sua empresa.

Além disso, é importante contar com o apoio dos colaboradores que deverão todos os ensinamentos e padronizações repassados pela rede.

Dessa forma, com dedicação e as habilidades mencionadas, o suporte da franqueadora complementará o desempenho positivo do empreendimento.

9 opções de franquias de concessionária

Com tantas opções de franquias de concessionárias e outros serviços, o setor automotivo permite ao investidor oportunidades muito atrativas para investimento. Ainda é possível contar com o resultado expressivo que o segmento permite.

Bem como, com o potencial dos serviços que oferecem auxilia nas condições de ganhos ao longo do tempo, sendo possível alcançar resultados muito satisfatórios. Tudo isso g raças ao tipo de serviços e a alta demanda que existe no mercado.

Portanto, para quem deseja se tornar empreendedor e opta por esse ramo, certamente terá muito sucesso. Desde que escolha a melhor franquia, dentro das suas condições, e que foque no seu objetivo de negócio.

Conheça algumas oportunidades de negócios do setor que podem auxiliar na sua busca por uma franquia de concessionária e outros serviços automotivos no franshising.

1. Acquazero

A rede de franquias da Acquazero é a maior rede de estética automotiva do Brasil, com cerca de 350 unidades franqueadas. A marca conta com um diferencial de serviço sustentável que trouxe a ela um grande destaque no mercado automotivo.  

Assim, a Acquazero passou a realizar seu trabalho com apenas 300 ml de água e uma cera especial. O sucesso desse procedimento até então inovador foi reforçado ainda na época de 2014, quando o Brasil passou por uma importante crise hídrica.

Dessa forma, as lojas da Acquazero passaram a ser cada vez mais procuradas no segmento pelo seu diferencial de serviço.

Assim, com tanta visibilidade e um movimento de expansão forte nesse mercado, a empresa se tornou franquia e expandiu seu potencial inclusive para o exterior. 

Mas o potencial da franquia não está apenas na limpeza ecológica, mas em diversos outros serviços possíveis e rentáveis, oferecidos pela marca. Entre eles, estão:

  • Enceramento profissional; 
  • Cristalização de vidros;
  • Impermeabilização de estofados;
  • Higienização de ar-condicionado;
  • Limpeza técnica de motor;
  • Higienização interna;
  • Limpeza e hidratação de couro;
  • Revitalização de plásticos;
  • Oxi-sanitização e mais.

Ainda conta com uma ampliação de serviços que permite atendimentos específicos para aeronaves e embarcações. Por isso a Acquazero se tornou Acquazero Eco Wash.

É possível investir em modalidades de home office com atendimento delivery, ou em loja física com opções mais completas.

  • Investimento inicial: R$ 17.8 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 12 mil
  • Prazo de retorno de investimento: 18 a 24 meses

Para conhecer todas as possibilidades oferecidas pela rede de franquias, assista ao vídeo que separamos a seguir!

2. Bono Pneus

Outra oportunidade de investimento no setor automotivo é a Bono Pneus. Seus serviços são específicos para a parte inferior do veículo. Assim, a rede trabalha com opções que vão desde a troca de pneus, alinhamento e balanceamento.

Além disso, a empresa visa sempre manter um trabalho com comportamento sustentável realizando a troca dos pneus no próprio local e se responsabilizando pelo descarte correto do material.

Ainda que ofereça um serviço diferenciado, os serviços se mantêm dentro de uma média de valores que compete com as demais empresas do ramo.

Assim, com bom atendimento, serviços de qualidade, a marca se destaca entre as franquias de serviços automotivos e franquias de concessionária.

Entre os serviços oferecidos pela franquia, o franqueado também pode oferecer serviços para a manutenção, suspensão e amortecedores. Bem como escapamento, embreagem, freio, injeção eletrônica entre outros.

Para atuar com a franquia, o investidor da marca precisa ser capaz de se dedicar exclusivamente à empresa.

Dessa forma, é importante manter a estrutura e zelar pelo bom resultado de sua franquia. O franqueado contam com suporte completo da franqueadora no que for necessário durante o franqueamento.

  • Investimento inicial: a partir R$ 400 mil 
  • Faturamento médio: até R$ 200 mil 
  • Prazo de retorno de investimento: entre 24 e 48 meses

3. Freewet

limpeza automotiva
A limpeza ecológica mais conhecida como lavagem a seco faz muito sucesso entre as marcas de franquias automotivas

As franquias da Freewet oferecem um serviço de lavagem a seco de carros. Se tratando de limpeza automotiva, a marca está entre as franquias que oferecem uma opção de serviços bem atrativa.

Dessa forma, com mais de 30 anos de atuação no segmento, ela oferece em seus serviços a limpeza automotiva com produtos de alta qualidade. Sendo todos os produtos fabricados pela própria empresa.

Nas opções, são oferecidos serviços de higienização interna, remoção de riscos e limpeza técnica de motor. Além disso, são disponibilizados três modelos de franquias, com investimentos e atendimentos variados.

Com uma estrutura moderna e bem equipada, a franquia conta com o suporte de treinamentos capazes de transformar pessoa em um profissional de grande capacidade, sem deixar de lado a preocupação com a economia de água em suas unidades.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3,2 mil 
  • Faturamento médio: até 18,5 mil 
  • Prazo de retorno de investimento: entre 2 e 12 meses

4. Jet Oil

A marca de serviços automotivos Jet Oil faz sucesso entre os franqueados pelo seu grande reconhecimento no mercado automotivo. Desde 1994, a Jet Oil investe em expansão pelo Brasil.

A marca é uma alternativa muito conhecida entre os consumidores para serviços de troca de óleo com a opção de check-up gratuito, seguro motor. Além de uma gama de produtos que levam o nome dos postos Ipiranga, grupo que a empresa faz parte.

Entretanto, para instalar uma franquia, é necessário que haja um posto de combustíveis já inaugurado para instalar a unidade da rede. Isso porque ambas fazem parte do mesmo grupo, conforme mencionado.

Ao todo, a marca já soma mais de 800 unidades espalhadas pelo Brasil, com foco em serviços exclusivos de troca de óleo e check-up de motor. Podemos dizer que a marca é uma das mais bem-sucedidas para atuação no tipo de serviço.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), ela está entre as seis maiores franqueadoras do segmento no Brasil. O seu diferencial, além da qualidade, está no tempo de execução de serviço.

A demanda de serviços permitidos pela franquia é tanta que há anos consecutivos a marca realiza cerca de um milhão de serviços anualmente. Sendo assim, o sucesso desse tipo de negócio é mesmo garantido.

Caso você tenha interesse em investir na franquia, deve procurar um posto de combustível e avaliar com o proprietário as possibilidades de instalação.

  • Investimento inicial: R$ 115 mil 
  • Faturamento médio: não informado 
  • Prazo de retorno de investimento: não informado

5. Llotus Embelezamento Automotivo

homens se cumprimentando na oficina
Franquias automotivas tem grande demanda no mercado de consumo devido a alta frota de veículos em circulação

Outra oportunidade de negócio também voltada para o mercado automitovo é a Llotus Embelezamento Automotivo. A opção não é uma franquia de concessionária, mas oferece bons serviços no setor.

Com o objetivo de preservar os recursos hídricos, a empresa é focada no atendimento sustentável. Por isso, oferece aos clientes produtos e serviços eficientes de limpeza a seco com resultados competitivos no mercado.

Dessa forma, desde 2008, a Llotus é uma franquia que trabalha com um serviço de qualidade, agindo com transparência e promovendo o crescimento profissional de seus franqueados.

Alinhando, assim, tecnologia, responsabilidade social e a prestação de serviços eficientes de limpeza e estética automotiva. Assim,é possível que o cliente realize na franquia serviços como lavagem, enceramento e cristalização de pintura.

Ainda é possível a impermeabilização de tecidos, hidratação de couro, higienização de ar-condicionado.

Para se tornar um franqueado da Llotus, pode escolher entre uma das quatro opções. A primeira é conhecida como home delivery, em que o franqueado vai até a casa ou trabalho de seu cliente. Os outros modelos são as lojas físicas: shared, basic e full. 

  • Investimento inicial: R$ 15 mil 
  • Faturamento médio: não informado 
  • Prazo de retorno de investimento: entre 6 e 18 meses

6. Top Spa Car

As franquias da  Spa Car tem mais de 10 anos no mercado, e sempre se preocupam em investir na inovação de seus serviços.

Atuando em sua maioria na região Sudeste do País, a rede busca expandir por todo Brasil com seus serviços de estética e conservação automotiva de alto padrão e atendimento.

O modelo de negócio é positivo ao franqueado pelo tipo de serviço e as condições favoráveis que eles proporcionam. Por terem uma base de atendimento nas concessionárias, alguns custos são evitados ou reduzidos.

Dessa forma, o modelo é considerado uma boa escolha de investimento aos franqueados que desejam atuar no segmento. Atuando na franquia com a concessionária, a função do franqueado será basicamente realizar a limpeza dos veículos.

A garantia dos serviços conta com a tecnologia exclusiva desenvolvida pela própria Top Spar Car, que mantém o veículo 100% higienizado. 

O destaque da marca é que a própria franqueadora, realiza a negociação para que a sua franquia agregue os serviços na concessionária. Sendo, portanto, uma boa oportunidade de investimento.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 55 mil 
  • Faturamento médio: até R$ 120 mil
  • Prazo de retorno de investimento: entre 6 e 24 meses

7. Chips Away

Uma franquia voltada aos serviços rápidos, essa é a característica da Chips Away. A franquia, fundada nos Estados Unidos, veio para o Brasil em 2012 e passou a oferecer diversos serviços de funilaria com rapidez na execução.

Dessa forma, consegue concorrer com outras marcas que oferecem o mesmo serviço, porém de forma mais demorada no processo. Assim, o destaque fica com a franquia que mantém o seu atendimento eficaz e em menos tempo.

Além disso, o sucesso da marca oferece serviços de funilaria express, entre outros serviços de reparação com agilidade e qualidade. Com serviços rápidos e com preço muito mais em conta que as demais marcas, a empresa passou a fazer sucesso.

Ainda é possível contar com outras possibilidades de serviços como pintura de riscos, acessórios, polimento, tratamento e proteção dos faróis, reparação em rodas de liga leve, diversos tipos de amassados etc. 

Apesar dos serviços rápidos serem um diferencial, eles não são onerosos e podem custar valores bem acessíveis aos clientes que buscam por eles na franquia.

Existem três opções de negócios na franquia: o box, o móvel e a loja física. O objetivo da marca é substituir os conhecidos serviços de martelinhos de ouro existentes no País.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 110 mil 
  • Faturamento médio mensal : a partir de R$ 20 mil
  • Prazo de retorno de investimento: entre 18 e 30 meses

8. DryWash

Desde 1990 no mercado de serviços de limpeza automotiva, a Drywash oferece uma limpeza com menor consumo de recursos hídricos.

Apesar de não ser uma franquia de concessionária, a empresa permite aos franqueados que desejam investir no setor automotivo uma possibilidade de negócio de baixo custo e grande demanda.

Assim, a marca vem alcançando resultados expressivos, não deixando de inovar e colocar no mercado produtos próprios, levando a marca a ser reconhecida em todo o Brasil.

A marca se tornou franquia a partir do ano de 1998 e, desde então, atua com o modelo de franquias, sendo a primeira loja localizada na cidade do Rio de Janeiro.

Aos franqueados, a franquia oferece vários modelos de franquias para diferentes perfis de franqueados, entre eles o modelo Delivery (com atendimento em domicílio), e as opções de lojas que podem ser instaladas em diferentes pontos comerciais.

  • Investimento inicial: a partir de R$39,5 mil 
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno de investimento: não informado

9. Heliar

homem limpando motor
O segmento de produtos e serviços automotivos é sempre muito promissor, sobretudo no franchising

Uma marca que está no segmento de automóveis desde 1930, a Heliar é uma referência no tipo de serviço que oferece: baterias automotivas.

Iniciou no mercado como a primeira marca que inovou ao lançar uma bateria em caixa plástica e sem a necessidade de manutenção. 

Dessa forma, garantiu o reconhecimento do produto e passou a fabricar diversos modelos de baterias para todos os veículos.

Assim, apostando em materiais de chumbo, a Heliar passou a buscar parcerias com montadoras, garantindo que os veículos já saíssem das fábricas com as baterias produzidas pela marca.  

Algum tempo depois, a marca passou a fazer parte de outras empresas agregando o potencial e se tornando destaque nesse mercado de atuação no Brasil.

Em 2010, a empresa decidiu apostar nas franquias para expandir o seu leque de oportunidades a novos empreendedores.

Dessa forma, o franqueado pode, por meio da franquia, oferecer varias oportunidades como a venda, manutenção e a troca de baterias em centros automotivos.

Assim, a franquia já conta com mais de 60 franqueados em todo o Brasil. É possível instalar as franquias em espaços menores para até três carros.

Ainda é possível o formato de franquia com opção de estoque, para os empreendedores que escolherem realizar a revenda de baterias.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil 
  • Faturamento médio mensal: não informado 
  • Previsão de retorno de investimento : não informado

Se você leu o texto até aqui, ficou por dentro de como se tornar um franqueado do setor automotivo e conheceu boas redes de franquias para investimento.

Quer investir no setor automotivo, seja em franquia de concessionária ou em outras modalidades? Leia mais sobre esse segmento tão promisso no conteúdo: ” Franquias automotivas: 5 motivos para investir“!

Informações publicadas em Outubro/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Autor: Denise Melo
18 de outubro de 2020

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