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Franquia de Coxinha: 5 opções baratas e lucrativas


Sabia que abrir uma franquia de coxinha pode ser bem lucrativo? Afinal, esse é um dos salgados mais populares no Brasil. 

Quem não gosta de coxinhas? Claro que algumas pessoas não, mas se você fizer essa pergunta em seu círculo social, vai ver que o salgado agrada muita gente.

Inclusive porque, hoje, as coxinhas vão bem além da receita tradicional de frango. As franquias de coxinhas trabalham, por exemplo, com receitas com carne seca, bacon, coxinhas doces e mais.

Com este tipo de negócio de fast food, o consumidor encontra a possibilidade de um lanche rápido, gostoso e barato. Algo cheio de atrativos para ele.

Só em 2018, a venda de salgados teve alta de 7,9% no Brasil. O segmento faz parte do ramo de Alimentação no franchising, o que mais fatura com franquias no país. Em 2019, esse faturamento foi de R$ 48,3 bilhões, um crescimento de 5,6% em relação ao ano anterior.

Gostou da opção e quer investir no negócio? Abaixo, nós falamos sobre como escolher a melhor franquia e te apresentamos boas opções de negócio. Continue lendo!

Como escolher uma boa franquia de coxinha?

Como você verá logo abaixo, são várias as opções de franquias de coxinha para se investir. Mas é importante ter cuidado para escolher a rede de franquias em que você vai se inserir.

Isso porque, será preciso ter segurança no sucesso do negócio. A marca é reconhecida no mercado? Ela oferece o suporte adequado aos franqueados? 

Apenas com essas características a empresa vai proporcionar a você, condições adequadas para lucrar. Veja, a seguir, uma explicação mais detalhada do que avaliar no seu passo a passo para adquirir uma franquia.

Antes, você também pode acompanhar nosso ebook sobre como abrir uma franquia de sucesso. Basta clicar no banner abaixo.

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Reputação da marca

Não importa o tipo de franquia que você vai abrir: é essencial que ela seja bem-vista pelo consumidor. 

Ao iniciar um negócio no franchising, você vai passar a trabalhar com a mesma marca da franquia. Com a mesma marca, produtos e serviços de toda a rede.

Isso é interessante para atrair os clientes, pois eles já saberão o que esperar da sua unidade. Conquistar a confiança dos usuários se torna, então, muito mais fácil.

Mas esse benefício não vai existir se a marca não agradar aos consumidores. Especialmente porque a maioria deles pesquisa na internet antes de comprar com uma empresa.

Ao pesquisar e encontrar críticas à marca, o cliente entenderá que sua unidade não tem nada de muito melhor a oferecer. Afinal, você seguirá o padrão da franqueadora.

Ou seja, uma empresa com reputação ruim pode afastar seus potenciais clientes. Evite adquirir uma franquia com esse problema.

Opinião dos franqueados

Toda franqueadora conta com uma COF. Esse documento é a Circular de Oferta de Franquia, um documento com todas as informações sobre o negócio. Incluindo seu histórico, valores para investimento e lista de franqueados da empresa.

Munido dessa lista de franqueados, entre em contato com alguns deles. Pergunte sobre as vantagens do negócio, as dificuldades da operação e, principalmente, sobre a franqueadora. A empresa cumpre os suportes prometidos? Ela está disposta a ajudar no dia a dia da operação?

Você pode tentar contato por telefone, por e-mail ou mesmo pessoalmente. A COF vai apresentar o nome, endereço e contatos da unidade franqueadora.

Vale dizer que as franqueadoras geralmente indicam franqueados com os quais você pode conversar. Mas é interessante ir sempre além, buscando por outros nomes. Assim, você terá mais segurança de ouvir diferentes pontos de vistas sobre o negócio.

Ainda assim, não são todos os franqueados que estão dispostos a falar sobre a marca. Se você encontrar alguns desses, agradeça e procure por outro. Isso vai evitar dores de cabeça e qualquer tipo de mal-estar, para você e o outro indivíduo.

Suporte oferecido pela franqueadora

Assim que adquirem sua franquia, os franqueados recebem uma série de suportes. No caso de uma franquia de coxinhas, esses suportes vão desde o apoio para a abertura do negócio, até o treinamento para lidar com os alimentos e vendas.

Em grande parte das franqueadoras, também é disponibilizado suporte de marketing. Com ele, o empreendedor tem acesso a conteúdos e dicas para a divulgação da sua unidade. Realizar um marketing assertivo, principalmente on-line, é fundamental para o sucesso de uma empresa.

A lista de suportes oferecidos pela franqueadora aparece na COF da marca. Leia bem o documento para saber com o quê você poderá contar na franquia oferecida.

Basicamente, quanto mais amplos os suportes, mais facilidade você terá para gerenciar a sua empresa.

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A capacitação básica do franqueado pode, inclusive, ser realizada por treinamentos virtuais.

Investimento na franquia

Para escolher a melhor franquia de coxinha ao seu perfil, você ainda vai precisar avaliar seu capital. Algumas marcas são de franquias baratas, mas outras têm investimento mais alto.

Por isso, sempre pesquise bastante entre as opções disponíveis no mercado. Assim, você poderá encontrar um negócio que caiba no seu orçamento.

Caso falte capital, pode ser interessante adquirir um financiamento para franquia. Contar com um sócio para o negócio é outra solução viável.

Conheça opções de franquia de coxinha para investir

No tópico anterior, nós apresentamos dicas para você escolher a melhor franquia para investir. Mas falta um ponto, essencial para você abrir seu negócio: você deve gostar do ramo da empresa.

Você tem, realmente, interesse em trabalhar com o segmento de alimentação? Está disposto a lidar com pessoas todos os dias? Tem habilidades para vendas?

Ter essas características serão essenciais para fazer seu negócio crescer. Isso já que gostar do seu trabalho vai ajudar a manter o entusiasmo em investir tempo e dinheiro na atividade.

Dito isso, é hora de apresentarmos algumas opções de franquia de coxinha interessantes no mercado. Acompanhe!

1. Coxinha Rei

No cardápio da Coxinha Rei, o consumidor encontra não apenas as tradicionais coxinhas de franquia. Na verdade, os produtos oferecidos também incluem vários outros salgados, bebidas e doces.

Quando o pedido do cliente são salgados, eles são servidos em baldinhos de 30 gramas cada. Inclusive as coxinhas. Dessa forma, o usuário tem facilidade em adquirir o produto e não precisa parar para comer.

Na hora de investir no negócio, o empreendedor pode escolher entre dois modelos de negócio. O primeiro é o kiosball, um quiosque em formato arredondado. Ele é móvel, então pode ser mudado de lugar sempre que necessário.

O outro modelo disponível da franquia é a loja física. O espaço precisa ter entre 20 e 30 m².

  • Investimento total: a partir de R$ 40 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 14 mil
  • Prazo de retorno: 14 a 18 meses

2. Mordidela

Criada em 2014, a rede de franquias Mordidela vende mais de 15 milhões de produtos todos os meses.

No seu cardápio, estão variados sabores de coxinhas e outros salgados. O consumidor também pode encontrar na franquia produtos como o açaí, sanduíches e churros. 

Só há um modelo de negócio na marca, de loja padronizada.

  • Investimento total: a partir de R$ 90 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: 12 a 18 meses

3. Carol Coxinhas

Já a Carol Coxinhas foi criada em 2017 e hoje tem mais de 40 lojas espalhadas pelo Brasil. Suas receitas incluem a coxinha, coxinhas veganas, batatas fritas, salgados como croquetes e churros. Um cardápio variado de petiscos e salgados, para agradar diferentes paladares.

São quatro os modelos de negócio da marca: o Express, Premium, Quiosque e Conteiner. Entre todos, o Premium é o mais completo, pois permite realizar festas e confraternizações.

  • Investimento total: a partir de R$ 90 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 48 mil
  • Prazo de retorno: 12 a 24 meses

4. La Coxinha

A franquia La Coxinha oferece na sua loja salgados fritos, pizzas, hambúrgueres, café, sanduíches, sucos, sobremesas e vitaminas. 

Um diferencial da marca é que ela lança novos produtos de forma periódica, de acordo com as tendências do mercado.

  • Investimento total: a partir de R$ 145 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 65 mil
  • Prazo de retorno: 19 meses

5. Tio Coxinha

Hoje, a Tio Coxinha tem 20 lojas pelo Brasil. Seu cardápio inclui coxinhas, kibes, bolinhas de queijo, brigadeiros, beijinhos e outros minissalgados e guloseimas.

O sistema de franquias da empresa existe desde 2013. A empresa trabalha com modelos de baixo investimento e com delivery, para entregar suas delícias onde o consumidor desejar.

Uma unidade da Tio Coxinha precisa ser instalada em um espaço com área a partir de 40 m². Para a operação, é preciso contar com, pelo menos, três funcionários.

  • Investimento total: a partir de R$ 79 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: 12 a 18 meses

Quer conhecer um pouco melhor o mercado de coxinhas e outras opções de franquia para investir? Acompanhe o vídeo que selecionamos para você a seguir!

E então, abrir uma franquia de coxinha é mesmo uma opção interessante para o seu perfil empreendedor?

Não se esqueça que você vai lidar com vendas e um grande número de pessoas. Será essencial ter habilidades para essas atividades.

Agora, caso você não tenha tanto interesse em coxinhas, há franquias de alimentação disponíveis em diferentes nichos. Para conhecer algumas delas, acompanhe o texto: Franquia de delivery de comida: 11 opções para investir.

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Autor: Karen Costa (Editora Encontre Sua Franquia)
10 de junho de 2020

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