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Franquia de e-commerce: a aposta certa para lucrar em 2020


Abrir uma franquia de e-commerce nos dias de hoje é uma grande oportunidade de contar com um empreendimento de sucesso. Não apenas pela política de isolamento causado pela pandemia, mas também devido às mudanças naturais do mercado. 

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Brasil é o país que mais consome produtos e serviços vindos da internet na América Latina, no mundo estamos em terceiro.

Além disso, a WebShoppers identificou um faturamento próximo a R$ 61 bilhões em 2019 pelas lojas de e-commerce em geral. 

Porém, mesmo diante dos bons números, a população brasileira ainda é muito desconfiada quando se trata de comprar pela internet, como mostrou a Minsait. Dessa forma, uma das formas que vem ganhando espaço no mercado são as lojas virtuais abertas em redes sociais. 

Ou seja, aquelas que pequenos empreendedores administram e conversam com seus clientes, proporcionando um atendimento mais pessoal, próximo e confiável.

Para saber as vantagens do e-commerce, como abrir uma franquia nesse segmento e algumas opções do mercado, acompanhe a leitura.  

Quais as vantagens de abrir uma franquia de e-commerce

Quem optar por abrir um negócio voltado para o e-commerce contará com alguns benefícios que dificilmente teria caso escolhesse uma unidade física. Principalmente diante do cenário de pandemia que temos vivido, restringindo a circulação de pessoas e deixando alguns negócios fechados. 

Podemos considerar que a primeira vantagem está relacionada a possibilidade de trabalhar de casa, sem a necessidade de uma estrutura muito elaborada. Com apenas um computador ou smartphone com acesso à internet, você consegue conduzir o seu negócio. Trazendo tranquilidade e conforto para o empreendedor. 

Outro ponto que vale a pena prestar atenção nesse momento, é em relação ao acesso dos clientes à sua loja e as formas de comunicação com você.

Ou seja, como eles farão para entrar em contato para pedir informações e tirar dúvidas, e de que maneira você irá garantir que eles estão satisfeitos. Isso se torna muito mais fácil com um e-commerce, principalmente para aqueles que são direcionados apenas para as redes sociais. 

Dessa forma, devido as opções de compartilhamento e comentários, o empresário consegue ter acesso a todas as opiniões de seus consumidores e desenvolver estratégias próprias para conseguir alavancar as vendas. Fato que dificilmente você terá acesso em loja física, por exemplo. 

Além da qualidade de vida, conforto e acesso a informações importantes com mais facilidade, o empreendedor terá maior autonomia profissional e menos estresse com o seu negócio.

Nesse caso, tudo funcionará independente se optar por uma franquia que permite apenas o uso das redes sociais ou que lhe oferece o site pronto. 

Saiba qual o melhor perfil para abrir uma franquia de e-commerce

Para começar a empreender em uma franquia de e-commerce, é necessário identificar se você possui o perfil ou alguns pontos que possam lhe ajudar a desenvolver o projeto. Como uma parte do trabalho será feito no formato de home-office, é importante que você seja uma pessoa bem organizada e focada. 

Ou seja, por causa do trabalho em casa, diversas coisas podem aparecer para distrair você. Seja alguém chamando para ajudar em alguma situação, seja o sofá da sala que parece mais confortável ou barulhos que possam tirar sua atenção. Por isso, é de suma importância conversar com as pessoas próximas sobre a sua nova vida. 

Em seguida, para ter sucesso, crie uma rotina. Caso ainda não tenha, é muito fácil de estruturá-la. Para isso, basta colocar em uma agenda quais os horários serão separados para cada ocasião. Hora de acordar, tomar banho, se alimentar, colocar uma roupa própria para trabalhar, definir um horário de almoço e lanches etc. 

Caso não tenha as duas características ou apenas uma delas, trabalhe e comece a se planejar para que não tenha dificuldades nos primeiros meses de operação.

Vale lembrar que apesar de ser home office e deixar a impressão de um trabalho mais tranquilo, o empreendimento exige os mesmos cuidados que um negócio físico. 

Como abrir uma franquia de e-commerce?

aperto de mãos colegas de trabalho franquia de e-commerce
A abertura de uma franquia e-commerce deve ser feita com base em estudos.

Se você sente que esse empreendimento é para você, separamos algumas dicas para ajudar a montar a sua franquia de e-commerce.

No geral, esse processo é muito parecido com os formatos tradicionais para unidades físicas, porém, existe uma única diferença que é como irá funcionar a parte digital do negócio. 

Escolha o setor

Antes de escolher investir em uma franquia, é necessário saber com qual setor você possui mais afinidade.

Afinal, como o empreendimento irá acompanhar você pelos próximos anos, não tem como escolher algo que não condiz com o que você goste. Por exemplo, se sente mais confiança para trabalhar com moda, não vá para um setor de tecnologia, por exemplo.

Esse passo pode parecer bobo, mas com o decorrer do tempo você consegue entender o motivo disso.

Ao longo da sua jornada de empreendedor, apareceram desafios e problemas que vão lhe colocar à prova. Dessa forma, caso esteja em uma área que não gosta, as chances de desistir são maiores. 

Pesquise pelas franquias

Após identificar em qual área você deseja empreender, é hora de conhecer as melhores franquias que estão presentes no cenário. Ou seja, procure listas na internet com diversas opções, selecione as que mais chamaram a sua atenção e inicie a segunda parte desta pesquisa. 

Com as marcas escolhidas em mãos, é hora de olhar no Google e nas redes sociais sobre como os clientes e demais franqueados enxergam a marca. Essa etapa é muito importante para você ter a confiança de investir o seu dinheiro nas melhores redes do mercado. Uma dica extra é buscar referências no site “Reclame Aqui!”. 

Demonstre interesse para a marca

Ao se identificar com as marcas, é hora de você demonstrar a sua vontade de fazer parte do sistema de franquias.

Para isso, basta acessar o site das redes, se cadastrar e aguardar o contato para vocês darem início as etapas de franqueamento. Importante destacar que você não precisa focar em apenas uma, pode conversar com diversas outras. 

Quando a franqueadora receber a sua manifestação de interesse, a rede entrará em contato para conhecer um pouco mais sobre você, descobrir em que tipo de negócio o seu perfil mais se encaixa e como você pode ajudá-la a expandir sua área de atuação. Afinal, nada mais justo que a franqueadora também te conheça. 

Estude a Circular de Oferta de Franquia (COF)

assinando documento franquia de e-commerce
A Circular de Oferta de Franquia é um documento essencial, que merece ser estudado com calma.

A COF é um documento enviado por todas as franqueadoras cada franqueado. É graças a esse documento que você terá acesso a uma série de informações importantes sobre o negócio e conseguir fazer um levantamento se realmente vale a pena seguir no processo ou não. 

Dentro da Circular é possível encontrar dados como histórico da marca, investimento inicial, taxa de franquia, suporte, treinamentos, obrigações da marca com seus franqueados e vice-versa.

Além disso, é possível identificar se há alguma pendência judicial, capital de giro, estrutura, layouts necessários, contato dos atuais e antigos franqueados dos últimos dois anos etc. 

Assim, com base em todas essas informações, você consegue escolher a franqueadora de acordo com o melhor custo benefício. Lembre-se que o barato pode sair caro em diversas ocasiões. Por isso, não descarte uma marca apenas porque o investimento é um pouco mais alto que outra. 

Para ajudar você a conseguir abrir um negócio de sucesso, existem opções de financiamento em instituições bancárias. Além disso, caso queira, pode chamar um sócio para entrar com o capital que falta. Observe bem as condições e quais as vantagens do negócio. 

Por fim, a COF só pode ser assinada após 10 dias do seu recebimento. Estude o documento com atenção e tenha certeza que não ficou nenhuma dúvida sobre o empreendimento.

Lembrando que caso seja necessário, você pode consultar um advogado para ajudar a decifrar alguns artigos ou até mesmo conversar com o consultor da franqueadora. 

Conheça o modelo de franquia de e-commerce

É nessa hora que podemos reparar uma pequena diferença entre a franquia de e-commerce e as de unidade física. Nem todas as franqueadoras permitem que seus franqueados explorem a loja virtual, porém, é permitido que o empreendedor crie páginas nas redes sociais para divulgar o seu trabalho. Conhecido como S-Commerce

Dessa forma, caso esteja buscando um negócio com uma site já montado, é muito importante que consiga identificar as orientações dentro da Circular de Oferta de Franquia (COF). 

Porém, a maior vantagem do primeiro modelo que citamos neste tópico, está na possibilidade de você ter um empreendimento mais próximo dos seus clientes e poder realizar as vendas indo até os clientes. Ou seja, em um modelo de home office.

Com isso, você passa a atuar em duas frentes e aumenta o seu alcance. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising(ABF), mais de 550 redes do país utilizam o modelo de home-based para ajudar na expansão. Em quase todas é possível montar o S-Commerce. 

Antes de dar sequência no texto, confira o infográfico que preparamos para você conhecer todos as etapas na hora de se tornar um franqueado. 

Infográfico passo a passo para adquirir uma franquia

3 opções de franquias de e-commerce

Agora que você sabe algumas das vantagens de apostar em uma franquia de e-commerce, separamos algumas marcas que trabalham com esse modelo de forma direta ou indireta.

Com base no que vamos trazer aqui, esperamos que fique mais fácil definir o empreendimento que você deseja abrir. 

1. Go Pop

A franquia Go Pop oferece um serviço de criação de guias comerciais de cidades, em formato de página da web e aplicativo.

Na opção, os franqueados ficam responsáveis pela prospecção de anunciantes para o site e aplicativo. Na opção de negócio existe a exclusividade territorial.

  • Investimento inicial: R$ 3,75 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: 2 a 6 meses

2. Echosis

Desenvolvida no ano de 2010, a franquia Echosis é uma empresa que tem como o foco o marketing digital.

Dessa forma, devido ao sucesso que a marca alcançou com seu produto, passou a oferecer o formato de franquias para os interessados. Entre as suas principais soluções estão estratégias e campanhas virtuais para ajudar empresas. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 19 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: entre 5 e 12 meses

3. Brasil Nutri Shop

A Brasil Nutri Shop é uma das franquias que oferecem uma franquia de loja virtual para os seus franqueados.

O objetivo da marca é ajudar os empreendedores a terem um negócio sólido, voltado para alimentação saudável com produtos fitness e suplementos. Assim, com um site exclusivo, você só precisará se preocupar com mantê-lo atualizado.

Além disso, o sucesso é tamanho que, em poucos anos, a Brasil Nutri Shop já conta com mais de 500 empresários atuando no negócio. Com um baixo investimento, o interessado em adquirir essa franquia pode trabalhar de onde quiser, sem a necessidade de contar com um estoque. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses

Como vimos, trabalhar com comércio eletrônico possui diversos benefícios como qualidade de vida, menos estresse, mudança na carreira profissional etc.

Porém, para que isso tenha um efeito realmente positivo, é necessário se alinhar bem às condições que um empreendimento desse exige: organização e disciplina. 

Por fim, fique atento ao modelo de negócio que escolher na hora de fechar negócio com a franqueadora. Confirme que a rede oferece o formato que mais lhe agrada e dê início a suas operações. 

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