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Franquia de esmalteria: por que investir no negócio?


Mesmo em tempos de crise econômica, o setor de beleza no franchising costuma se manter como uma boa opção para investir. O mercado de franquia de esmalteria tem crescido tanto no Brasil. Esse é o seu objetivo de investimento? Então saiba tudo neste texto.

A população, independente da falta de dinheiro, dificilmente pára de consumir produtos e serviços voltados para a beleza. A mesma coisa acontece com as visitas clínicas voltadas para procedimentos estéticos, como manicure, depilação, cuidados com os cabelos e pele.

No mercado do bem-estar, ao mesmo tempo, existe uma infinidades de produtos e serviços direcionados a todas as classes sociais e gostos.

De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), essa variedade leva o setor a um faturamento de R$ 50 bilhões por ano, aproximadamente.

Para ano de 2020, a estimativa da Abihpec é que o Brasil ultrapasse o Japão e se torne o 3º maior mercado no segmento, atrás apenas de Estados Unidos e China.

Para conhecer todas as vantagens do investimento em negócios voltados para beleza, como as franquias de esmalteria, continue a leitura.

O que é franquia de esmalteria?

Uma franquia de esmalteria é um tipo de negócio diferente das empresas convencionais de manicures – os populares salões de beleza. Ele é um empreendimento que tem como especialidade o cuidado das unhas. 

O surgimento do modelo de negócio é fruto da busca incessante do consumidor por especialização, inovação e experiências acessíveis, que antes eram consideradas de luxo, para cuidados e embelezamento das unhas das mãos e dos pés.

No Brasil, elas surgiram por meio da Esmalteria Nacional, em 2010, se baseando em empreendimentos norte americanos e europeus. O principal diferencial estava nas práticas higiênicas, como esterilização dos equipamentos e o uso de instrumentos descartáveis, bem mais modernas do que as usados nos salões de beleza. 

Além disso, nesse tipo de negócio o atendimento é especializado. Ou seja, há uma qualificação do profissional, com opções  de serviços específicos e variedade de técnicas e produtos. Com o sucesso, algumas marcas acabaram aumentando seu catálogo de serviços. 

Em suma, os processos, o tempo de atendimento e a ambientação planejada são diferenciais necessários do negócio. Em grande parte dos negócios não é necessário que os clientes marquem um horário previamente. O que faz com que as esmalterias sejam conhecidas pelo atendimento rápido e de qualidade.

Outro diferencial ao compararmos a franquia de esmalteria com um salão de beleza com manicure, está na ambientação. É comum encontrarmos unidades que oferecem drinks, refrigerantes, sucos etc. 

Dessa forma, trazendo atendimentos diferenciados, o setor acabou ganhando fama no Brasil. Hoje, o País já tem um dos mercados mais promissores para quem deseja abrir um negócio na área. 

Dados sobre o setor de beleza

Como citado, o mercado de estética e beleza não sofreu  grandes interferências mesmo em meio à crise econômica do País. 

Os consumidores consideram que serviços de beleza e estética fazem parte dos cuidados essenciais do dia a dia. Ou seja, os atendimentos deixaram de ser um luxo e se tornaram uma necessidade.

De acordo com o Sebrae, as clínicas de estética e salões de beleza chegaram a 500 mil estabelecimentos no País. No ano de 2019, o faturamento foi de cerca de R$107 bilhões.

Ainda de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de Beleza, Saúde e Bem-estar é o que mais fatura. Em 2018, ele faturou R$ 31,9 bilhões, o que corresponde a um crescimento de 5,4% em relação ao ano anterior.

Além disso, o país também é apontado como o segundo mercado que mais consome esmaltes no mundo, de acordo com o Sebrae.

Quais são as mudanças no mercado de esmalteria?

Uma franquia de esmalteria precisa oferecer benefícios estéticos que não irão comprometer a saúde daas unhas. Afinal, elas são parte importante da estética e bem-estar das pessoas.

A unha é uma estrutura natural formada por queratina, cuja função é proteger a extremidade dos dedos e auxiliar no manuseio dos objetos.

Além disso, ela ajuda a detectar problemas de saúde como diabetes, tireoide, psoríase ou falta de vitaminas. Com base nisso, surgiram os conceitos ligados ao bem-estar e estética, conhecidos como Nail Color e Nail Care.

Ou seja, produtos que têm como objetivo alinhar a beleza e as cores com elementos nutritivos que ajudam no fortalecimento, hidratação e saúde das unhas. 

Em um mercado tão amplo, os serviços são disponibilizados das mais variadas formas. Desde salões de beleza, com uma variedade de produtos e serviços, até franquias de esmalteria, que investem no atendimento mais pessoal e na especialização dos atendimentos.

O conceito de salão de beleza, bem consolidado no mercado, representa grande parte dos negócios no setor de serviços de estética. Nesses locais, os clientes encontram vários serviços de embelezamento em um mesmo local.

Porém, com o aumento da concorrência, tecnologia e alto grau de exigência dos clientes, que estão sempre à procura de uma nova experiência, surgiram derivações dos serviços oferecidos por este estabelecimento, com um maior grau de especialidade.

Dessa maneira, as franquias de esmalteria têm se expandido. Os espaços são especializados e focados em serviços de manicure, pedicure e esmaltes.

Além dos serviços de esmaltação, pode-se encontrar na franquia de esmalteria hidratação de mãos e pés, unhas artísticas, depilação, design de sobrancelhas, comercialização de esmaltes e até escovaria. 

Saiba como abrir uma franquia de escovaria

Em suma, o mercado de esmalteria traz diversos benefícios como produtos mais em conta

Compreender o mercado onde você deseja atuar é muito importante. Afinal, além de se mostrar rentável, o setor precisa garantir certa afinidade com o empreendedor.

É certo que, se tratando da franquia de esmalteria, a franqueadora escolhida irá ajudá-lo nesse processo, direcionando a melhor estrutura para a implantação do seu negócio.

Porém, algumas questões dependem muito do investidor, que é quem vai cuidar diretamente de tudo. A seguir, vamos apresentar quais as características são necessárias para se tornar um empreendedor do ramo.

Gostar do negócio 

Como citado, o primeiro ponto é gostar do tipo de negócio. Você vai estar à frente de um empreendimento que vai demandar muito de sua atenção e cuidado. Tanto na administração, quanto na gestão de pessoas, insumos e demais atividades.

Para isso, é muito importante que você goste desse ambiente e do que você vai oferecer ao seu cliente.

Estar sempre atualizado 

Lidar com o mercado de beleza e estética é estar atento às novidades que surgem constantemente. Pesquisar sobre as tendências, estar aberto a mudanças e ao gosto dos clientes é uma forma de ampliar as novidades e o público que vai consumir o seu serviço.

Ofereça sempre as melhores e diversas opções que o setor traz, permanecendo atento a todas as novidades.

Cuidar da sua equipe de trabalho 

Por se tratar de um ambiente que lida diretamente com pessoas, é de extrema importância que você cuide muito bem de sua equipe de funcionários.

Tanto na questão do treinamento, quanto na gestão da equipe. É preciso oferecer um ambiente saudável e adequado a todos, clientes e colaboradores.

Ambientação que agrade o cliente

Seja qual for o tipo de negócio, não são só os serviços que agradam o cliente. É preciso investir em todo o ambiente para proporcionar um atendimento mais aconchegante e atencioso.

Uma franquia de esmalteria que tenha um espaço agradável e que ainda possa oferecer um ambiente descontraído e confortável, favorece ainda mais o bem-estar dos clientes que buscam pelos serviços.

Contudo, é possível acolher o seu cliente de uma forma ainda mais atrativa. Ter no espaço um ambiente que ofereça algo a mais. Ou seja, algum agrado e ainda um acolhimento pessoal é possível cativar e fidelizar os consumidores.

Afinal, quem não gosta de ser reconhecido e bem recebido? Esse encantamento faz parte do sucesso de uma franquia de esmalteria que preza pelo atendimento diferenciado e personalizado.

O que é preciso ter em uma franquia de esmalteria?

Inicialmente, é importante ressaltar que em uma franquia de esmalateria é necessário ter uma variedade de produtos, além dos serviços essenciais buscados pelos clientes.

Sendo assim, no sistema de franquias você não precisa se preocupar com essas demandas. A franqueadora já tem uma estrutura montada para replicar no seu negócio.

Assim, você terá uma esmalteria bem completa e com todos os serviços considerados essenciais para atender as demandas da sua localidade.

Isso porque existem regiões que apresentam especificidades que outras não têm. Como o sistema de franchising é amplo, algumas marcas já atuam em todo o Brasil e adaptam os formatos de franquia de acordo com o público local.

Por isso, por mais que exista uma padronização no oferecimento de serviços, alguns podem não ser bem aceitos em certa localidade. Enquanto em outras regiões ou cidades, de acordo com os estudos de geomarketing desenvolvidos pelas redes, são identificados que os consumidores gostam mais de um tipo de atendimento ou serviço.

Veja abaixo o que você deve encontrar em uma franquia de esmalteria básica:

  • Manicure e pedicura;
  • Unhas francesa e inglesa;
  • Nails Art (unhas artísticas com desenhos, adesivos, carimbos etc);
  • Efeito especial, como ombré, caviar ou plush nails (cobrado por unha);
  • Somente esmaltação (lixar, hidratar e pintar);
  • Serviços para unhas de gel (aplicação, manutenção, avulsa etc.);
  • Esfoliação e hidratação de cutícula.

Equipamentos essenciais

franquia de esmalteria
Uma franquia de esmalteria deve estar com equipamentos e estoque completos para oferecer o melhor atendimento aos clientes

Assim como os serviços, o material adequado para uma esmalteria está incluso nesse pacote de adesão de franquia. Na verdade, todo o espaço já é preparado para o funcionamento total da franquia. Mas basicamente você deverá ter:

  • Alicates em inox;
  • Palito em inox;
  • Espátula;
  • Cortador de unha em inox;
  • Esterilizadores (autoclave);
  • Cureta;
  • Toalhas;
  • Kits de unha com luvas hipoalergênicas, palito e lixas descartáveis;
  • Pinças;
  • Tesouras;
  • Mesas, bancos e sofá para clientes em tratamento e espera;
  • Telefone;
  • Computador com software para controle estoque, arquivo de clientes, agendamento de horários e controle do fluxo de caixa;
  • Balcão para vender produtos.
  • Espelhos e vitrines.

Essa seria a estrutura ideal apresentada pelas marcas de franquias que operam com esse tipo de serviço. Por isso, na hora de escolher pela melhor opção, avalie sempre se na COF estão descritas todas as informações sobre os produtos e serviços que serão oferecidos no negócio.

Bons profissionais

Até aqui, já falamos bastante sobre a importância de um bom atendimento e da qualidade dos serviços. Para que isso funcione, é preciso que à frente dos serviços de sua franquia existam profissionais qualificados e preparados para esse atendimento.

Entretanto, não é preciso se preocupar com essa questão. No sistema de franquias existe um suporte que avalia e orienta na contratação de profissionais adequados para atuar na rede.

Vale lembrar que esse processo de seleção é orientado. Porém, é você, gestor da franquia, quem deve analisar as melhores condições e profissionais para contratar.

De toda forma, o ideal é que sejam pessoas que estejam acostumadas com o trabalho e já tenham experiência na área. Dentro da rede será oferecido um treinamento para adequação e padronização de atendimentos e serviços.

Saiba quanto custa uma franquia de esmalteria

investimento franquia de esmalteria
Os valores de investimento dependem do empreendimento, mas todos são previstos e devem ser analisados na COF da marca.

Antes de mais nada, é preciso compreender que o valor de uma estrutura de franquia vai depender do que ela oferece. De toda forma, antes mesmo de pensar em investir, você precisa definir quanto tem para o investimento.

Se tratando de uma loja de atendimento, será necessário uma adequação do ponto comercial, maquinários e toda a estrutura que está por trás desse empreendimento.

Assim, no sistema de franquias, quando você escolhe uma marca, terá um valor inicial de investimento que vai depender do tamanho e da estrutura da unidade.

Basicamente, você deve analisar esses valores na Circular de Oferta de Franquia (COF). A COF é um documento que detalha todas as informações de aquisição da unidade: valores de investimento, taxas, faturamento, prazo de retorno, além das características da franquia.

Dessa forma, você deve avaliar, além do valor de aquisição da unidade, quanto custará para ambientação do interior do estabelecimento, tamanho de estoque, equipe necessária tudo isso influencia nas despesas.

Ainda existem algumas opções de negócios que agregam serviços adicionais na franquia e que tendem a aumentar o investimento. Ao mesmo tempo, o custo-benefício do negócio é compatível com os rendimentos que será possível alcançar.

Taxas inclusas no investimento

 Além do valor de aquisição do negócio que está relacionado, existem outras taxas envolvidas no investimento como adiantamos no tópico anterior.

Elas correspondem a transferência do know how, direito de uso da marca, publicidade e marketing e devem ser pagar durante todo o franqueamento. Mas podemos dizer que não são despesas e, sim, investimentos.

Isso porque todas essas taxas que são pagas auxiliam no desempenho positivo da sua nova unidade e, ao mesmo tempo, da rede como um todo. A seguir, você conhece as principais taxas que são comuns de ser cobradas no franchising:

  • Taxa de franquia;
  • Capital de giro;
  • Montagem de loja;
  • Taxa de royalties;
  • Taxa de propaganda.

Quais são as vantagens de investir em uma franquia de esmalteria?

Ao se voltar para um empreendimento como franquia de esmalteria, será fácil encontrar modelos de negócios que têm como filosofia um atendimento ágil, quase express e de qualidade. 

Esse deve ser um dos maiores atrativos para o empreendedor na hora de definir qual franquia assumir. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e as empresas que oferecem mais inovação, com um bom preço, tendem a sair na frente. 

Mas existem outras vantagens para quem está pensando em abrir um negócio voltado para o cuidado das mãos. 

Valores que cabem no bolso do consumidor

Como vimos anteriormente, o preço é um dos grandes atrativos para aumentar a sua carteira de cliente e, assim, deixar o lucro acima do que você espera no mês. E esse é um dos diferenciais de uma franquia de esmalteria. 

Quase todas as franqueadoras, trabalham para atender um público que não tem tanta condição financeira quanto as pessoas da classe A. Por isso, as empresas desenvolvem um negócio que seja mais em conta para conseguir atender o maior número de clientes. 

Além disso, os clientes, na maioria dos casos, estão dispostos a pagar para ter algum problema solucionado com qualidade, e ao mesmo tempo, ter uma experiência positiva que o faça sentir satisfeito e valorizado. 

Essa informação é sustentada pela pesquisa do Reclame Aqui de 2020. Segundo eles, mais de 51% das pessoas não se importam de pagar mais por um produto/serviço se tiverem uma experiência boa. 

Treinamento para qualificar os profissionais

franquia suav esmalteria
O atendimento bem realizado depende inclusive de um treinamento e da qusalificação dos profissionais

Ao optar por trabalhar com o trato de unhas, é preciso ter colaboradores capacitados e especialistas com o serviço.

Quem sabe como prestar esse tipo de serviço está mais bem preparado para cuidar dos clientes e aumentar a satisfação deles. 

Também se espera que eles conheçam todos os “truques” e experiências mínimas para evitar qualquer tipo problema com os clientes. Desde o manuseio de alicates afiados, até o trato pessoal. 

Ainda, ao contar com um quadro de colaboradores qualificados, a sua franquia se torna referência em esmalteria, atraindo ainda mais clientes.

Para garantir toda essa qualificação e a padronização da sua rede, a franqueadora oferece uma série de treinamentos ao franqueado e sua equipe.

Atendimento sem hora marcada

A ideia por trás de muitas franquias de esmalteria é o atendimento express. Ou seja, capaz de receber um consumidor na hora que ele chegar, sem o fazer esperar.

Isso acaba transformando a experiência do usuário e o fazendo retornar em outra oportunidade. 

Além disso, quase todas as marcas possuem uma sala de espera diferenciada em seus modelos de negócios. 

Mais dinheiro no caixa

Antes de decidir fazer um investimento desse tamanho, é preciso que o empresário conheça todos os custos necessários para tirar o projeto do papel e o que ele pode esperar de rentabilidade. 

Para isso, as franquias precisam apresentar um documento chamado de Circular de Oferta de Franquia (COF). Nele, ficam listadas informações como o capital para fazer o investimento, a previsão de lucro médio, histórico da marca etc.

De qualquer forma, a rentabilidade de franquias de esmalteria costuma ser grande. Ela é causada pelo alto fluxo de clientes.

Isso se torna ainda maior quando a marca que você se tornou franqueado oferece outros serviços, que podem ser feitos junto com manicure ou pedicure.

Produtos acessíveis e baratos

Podemos dizer que, além das vantagens apresentadas ao longo do texto, uma das mais marcantes é a facilidade para achar fornecedores bons e baratos para receber os produtos necessários para as operações. 

Entretanto, isso é uma missão quase que exclusiva da grande parte das franqueadoras. Por contar com alguns parceiros já há algum tempo, a tendência é que eles façam parte das suas operações também. 

Mas não se preocupe, as marcas consideram sempre três pontos antes de definir qual será seu fornecedor. O custo-benefício, a capacidade e a logística utilizada por ela para atender todos os seus franqueados. 

O empresário contará com produtos nacionais e internacionais em sua unidade. Todos sem nenhuma dificuldade para ser encontrado, aumentando ainda mais a experiência do cliente.

Esse é um dos fatores que permitem ao empresário investir mais em novidades, estando sempre à frente de seus concorrentes. 

Negócios concorrentes

Os principais concorrentes para uma franquia de esmalteria são os salões de beleza. Por mais que existam marcam que também fazem esse trabalho exclusivo de cuidado com as unhas, ainda são as tradicionais manicures as mais procuradas. 

Logo, cabe ao investidor transformar o seu empreendimento em um local com inovação, com variedade de produtos e serviços. Em um mercado que tende a ficar mais competitivo, é preciso saber como se diferenciar. 

Porém, não se assuste com isso. É graças aos concorrentes que as empresas conseguem oferecer valores mais em conta, encontrar mercadorias mais baratas, oferecer um serviço com qualidade capaz de ser mensurado e permitir que o cliente faça comparações. 

Para saber mais sobre as vantagens de investir no setor de beleza e estética, acompanhe o vídeo abaixo!

Algumas franquias do ramo de beleza e estética 

As esmalterias chamam a atenção dos empreendedores do mercado de franchising. São modelos de negócio considerados rentáveis e de baixo investimento.

Desta forma, é possível ao pequeno investidor abrir uma franquia do segmento. No mercado de franquias brasileiras, temos algumas opções de investimentos que englobam esmalterias e agregam outros serviços. 

Na hora de investir em um negócio, é muito importante pesquisar entre várias opções. Assim, você terá mais facilidade em encontrar a empresa que realmente se adequa ao seu perfil.

Para te auxiliar nessa tarefa, listamos abaixo algumas opções de franquias de esmalteria. Acompanhe!

Suav

A Suav é uma franquia que atua no ramo de beleza e estética. A rede, criada em 2010, busca por  franqueados que queiram investir não apenas em serviços de esmalteria, mas também em depilação, design de sobrancelhas e escovaria. 

O diferencial da Suav é o serviço express sem hora marcada, que possibilita ao cliente maior flexibilidade e ganho de tempo. Atualmente, a franquia de esmalteria conta com quase 30 unidades franqueadas.

Como toda franquia, a Suav possui um padrão de atendimento que deve ser mantido pelos franqueados. Para que isso ocorra, a franqueadora disponibiliza treinamentos para os empreendedores e seus funcionários

Em um primeiro momento, o franqueado recebe orientações sobre gestão, marketing, atendimento, compras, além de conhecer melhor a estrutura da marca  fazendo visitas nas unidades ativas da franquia.

Em um segundo momento, um funcionário da Suav oferece treinamento para todos os demais funcionários da nova unidade.

Para se tornar um franqueado da Suav, é preciso um espaço de, pelo menos, 80 m² e um investimento inicial total a partir de R$ 167 mil. O valor inclui a taxa de franquia de R$ 35 mil e royalties que correspondem a 5% do faturamento mensal da franquia.

Com um faturamento médio estimado de R$ 70 mil, o empreendedor consegue o retorno do capital em um prazo que varia entre 24 a 36 meses de operação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 167 mil
  • Prazo de retorno: 24 a 36 meses

A Suav tem embutido em seu valor, alguns benefícios que vão além da transferência de conhecimento da marca para o franqueado. Veja mais acessando o vídeo abaixo!

Beryllos

A Beryllos surgiu com um conceito novo de “fazer a unha”, com o método de cuticulagem que consiste em tratar as cutículas com uma ponta desbastadora, mantendo a real proteção das unhas, sem o risco de cortes e machucados.

A rede possui dois modelos de negócio, o de quiosque, que conta com quatro atendentes, e modelo loja, que conta com oito atendentes.

O investimento inicial para se tornar franqueado é a partir de R$ 200 mil, com um prazo de retorno que varia entre seis a 14 meses.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 200 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 14 meses

Turquesa Esmalteria

Entre as franquias de esmalteria que oferecem boas experiências de atendimento, há também a Turquesa Esmalteria. A empresa desenvolve o conceito de “nail bar”, que oferece um momento de happy hour ao consumidores.

A esmalteria ainda proporciona outros atendimentos, como spa para os pés e tratamento de beleza. A rede entrou para o franchising em 2014 e, atualmente, conta com 70 unidades franqueadas. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 55 mil
  • Prazo de retorno: 18 meses

Mesmo diante de bons números, podemos observar ao longo do texto que ainda estamos tratando de um mercado em pleno desenvolvimento. Afinal, ainda são poucos concorrentes diretos e a maioria dos consumidores ainda optam por salões de beleza.

Isso faz do negócio, uma possível mina de ouro para quem deseja entrar no setor de bem-estar e estética. Também conseguimos analisar as reais vantagens de investir em franquias deste segmento e tudo que é preciso para abrir a sua unidade. 

Como visto, existem várias opções de franquias de beleza e esmalteria para investir. Este é um mercado promissor, especialmente para quem gosta do contato direto com as pessoas.

Quer saber mais sobre franquia de esmalteria? Acesse o nosso ebook “Setor de beleza: por que e como abrir um negócio”, fique por dentro das tendências e descubra mais informações sobre o setor!

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*Informações publicadas em setembro/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Autor: Rodrigo Brito
5 de outubro de 2020

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