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Franquia de lava jato ecológico: vantagens e como abrir


Você já ouviu falar em franquia de lava-jato? Sabia que existem modelos diferenciados e com perfil ecológico? Não! Então continue lendo esse material que vamos apresentar para você.

O ramo de estética automotiva é bem amplo e oferece diversos serviços para os apaixonados por carros. As redes de franquias automotivas lucram bastante com esse universo.

E pensando nisso, as franquias de lava-jato disponibilizam serviços tanto in loco quanto em estruturas maiores e mais completas para atender a todas as necessidades desses clientes. Que são bem exigentes quanto aos cuidados.

A ampliação desse mercado também favorece o faturamento do setor nacional de franquias. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF) o mercado de franquias cresceu 6,8% acompanhando a previsão da associação que era de 7% para o ano de 2019.

Devido a esse avanço do setor, preparamos o este texto para explicar como os números do segmento, motivam o franqueado a continuar crescendo. Acompanhe!

Como anda o setor automotivo?

Os cuidados com automóveis não são dispensados pelos proprietários de veículos, mesmo não tendo tempo para se locomover e esperar pela realização dos serviços, que podem ser oferecidos em formato de delivery.

O setor automotivo é forte devido a paixão por carros dos brasileiros, isso não é novidade. Os dados do mercado automotivo de 2019 mostram que o setor continua em crescimento mesmo diante das instabilidades econômicas do país.

Só no ano de 2019, foram emplacados 2,28 milhões de veículos no Brasil, considerado melhor período desde 2014, segundo informações da Associação Nacional dos. Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Foram 241,8 mil unidades no mês de outubro entre veículos leves e comerciais. Considerando o acumulo anual, só de veículos leves foram 2,18, o que significa um aumento de 7% em comparação ao mesmo período de 2018.

O crescimento nessa demanda se dá também pela compra de carros para franquias de veículos, a fim de atender a necessidade dos trabalhadores informais que buscam a alternativa de trabalho por aplicativos de transporte.

Porque investir em franquia de lava-jato?

franquia de lava jato vale a pena
O setor automotivo pode ser um ambiente bem promissor para quem busca empreender

O setor automotivo tem grande potencial de atuação, as possibilidades abrangem serviços de limpeza e estética automotiva além de reparos e serviços mais amplos. A variedade está tanto na prevenção quanto para solução de problemas e imprevistos.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias do setor automotivo ocuparam o segundo lugar entre as que mais cresceram no ano de 2019, o percentual foi de 12,7%.

Esse resultado também foi impulsionado pelo aumento das frotas de veículos que alcançou resultados recordes em comparação aos últimos cinco anos. Tamanho crescimento repercutiu em todos os aspectos do setor inclusive nos serviços prestados pelas franquias.

Além do que, as pesquisas mostram que os carros são uma das paixões dos brasileiros. Dentre outros fatores.

  • o mercado de serviços automotivos crescem em média 10% ao ano
  • novos modelos de negócios focados na sustentabilidade
  • baixo investimento
  • fácil gestão administrativa

Vantagens do setor de franquia de lava-jato

Atualmente, o conceito de franquia de lava-jato cresceu muito e já se percebe uma mudança no comportamento tanto do consumidor quanto das empresas, que enxergam o movimento de sustentabilidade como uma boa opção de negócio.

As franquias de lava-jato são bem interessantes para quem deseja investir, isso porque podem oferecer uma cartela de serviços bem ampla para os clientes. O setor da franchising oferece diversas vantagens que favorecem a escolha do investimento.

Ter uma estrutura testada e aprovada pelos usuários dispõe de maior potencial para o empreendedor ser bem sucedido.

A marca do negócio é, sem dúvida, um fator relevante para o consumidor do serviços. A confiança é proveniente das experiências vivenciadas por outros consumidores.

Estar em uma franquia tem muitas vantagens que diferem de se aventurar em um negócio que inicia-se do zero por exemplo.

Os riscos são menores e a capacidade de desenvolver melhor os processos é reforçado pelo suporte que a franqueadora disponibiliza no plano de negócios.

A divulgação da marca é fundamental em qualquer empreendimento neste caso as franqueadoras oferecem todo um suporte por trás que complementam as ações de marketing que você vai administrar para colocar a sua franquia a frente das demais empresas.

Não se preocupe com o ponto ideal, a primeira ação após a assinatura de um contrato com a franqueadora é a localização do melhor ponto para seu negócio, caso a sua opção seja um modelo de loja física.

Você pode escolher e sugerir, mas a viabilidade do local é confirmada pela franqueadora que é tão interessada que o seu empreendimento dê certo, quanto você.

Afinal, a representação ideal da marca depende do desempenho do franqueado que vai tomar a frente do negócio.

Opções de franquias de lava-jato ecológico

franquia de lava jato modelo ecológico
A Acquazero é um modelo de franquia ecológica de lava-jato

Existem hoje diversas opções de franquias voltadas para os serviços automotivos.

O apelo ecológico tem tido forte tendência nesse mercado. O perfil dos consumidores mudou e muitos têm buscado por serviços mais sustentáveis.

Oferecer por modelos de negócio que trazem uma preocupação com o meio ambiente, tais como os recursos naturais é uma boa opção e visa uma expectativa de crescimento ainda maior ao longo do tempo.

Acquazero

A Acquazero é uma empresa do setor automotivo que tem essa preocupação. Modificando o conceito de franquia de lava-jato, o empreendimento dispõe de uma limpeza automotiva eficiente, econômica, além de sustentável.

Seu principal diferencial é o uso consciente do nosso principal recurso natural, a água. Com a utilização de técnicas e matéria prima diferenciada é possível limpar um veiculo inteiro com apenas 300 ml de água, equivalente a um copo americano.

Enquanto em uma lavagem de carro convencional são gastos aproximadamente 320 litros de água.

O que diante da opção apresentada é completamente desnecessário, já que a eficiência da limpeza é tão boa quanto a convencional. São seis opções de negócios para a franquia, sendo três home office e três loja física,

  • home office – básico
  • home office – intermediário
  • home office – avançado
  • Standard
  • Prime
  • Desenvolvedor de área.

Com valores á partir de R$ 13 mil, é possível se tornar um franqueado home office básico da marca Acquazero. Assista no vídeo abaixo mais informações importantes sobre os modelos da franquia.

DryWash

A Dry Wash surgiu em 1994 na cidade de São Paulo com modelo de lava-rápido. De lá pra cá inovou o conceito de lavagem de veículos e ampliou os serviços.

Atualmente, é uma franquia que oferece diversos serviços para limpeza e estética veicular. Além de ter mudado o conceito de lavagem automotiva visando na responsabilidade social e sustentável.

Com opções de franquias que atendem a vários tipos de empreendedor é possível ter uma franquia Dry Wash com valores a partir de R$ 25.500.

Jet Oil

A Jet Oil é uma franquia especializada em serviços de troca de óleo. Iniciou os trabalhos ainda no ano de 1994 com o maior centro de óleo do Brasil.

Com serviços que vão da troca de óleo ao check-up, seguro motor entre outros. A marca também é forte no mercado e leva a diversidade de produtos da Rede de Postos de Combustível Ipiranga.

Está diretamente ligada aos donos de postos da rede, onde se instalam as franquias. É possível se tornar um franqueado da marca Jet Oil com valores iniciais de R$ 133 mil.

Wash Quality

Um modelo de lavagem e higienização sustentável de veículos, tapetes, sofás, cadeiras etc. O modelo de franquia atende como delivery oferecendo comodidade ao consumidor que recebe o franqueado onde estiver para a realização dos serviços.

Nesta opção de franquia o franqueado pode investir inicialmente um valor aproximado de R$ 10 mil.

Serviços Oferecidos pelas franquias de Lava-Jato ecológico

serviços automotivos
São diversos serviços disponibilizados nas franquias de lava-jato além da limpeza automotiva

Se tratando das franquias de lava-jato, o cardápio de serviços é bem variado e depende do modelo do negócio e da marca.

Pensando sempre no lado mais rentável, algumas franquias disponibilizam mais opções para um alcance maior do ticket médio de serviços consumidos. Um exemplo de franquia com variação ampla de serviços é a Acquazero.

Na opção Prime da marca a variedade é bem grande, são mais de 16 serviços em uma variedade de atendimento voltada tanto para a estética automotiva, quanto para serviços de prevenção.

Além da limpeza de estofados, tapetes que também podem ser realizados. Esse modelo foi desenvolvido para funcionar em lojas com espaços entre 150 a 200 m². Esse tipo de franquie é ideal para funcionar em condomínios, shoppings centers e lojas de rua de grandes centros.

Os serviços disponibilizados nesse modelo são:

  • enceramento
  • cristalização de vidros
  • limpeza Técnica de motor
  • limpeza e hidratação de bancos de couro
  • revitalização de plástico
  • higienização e ar condicionado
  • remoção de chuva ácida
  • descontaminação de Pintura
  • oxi- sanitização
  • cristalização e revitalização de pintura
  • vitrificação de pintura
  • higienização interna
  • impermeabilização de estofados
  • polimento
  • polimento de faróis

Perfil do franqueado

Para se tornar um franqueado do setor é necessário mais do que simplesmente querer investir em um negócio rentável.

Mais importante que conseguir ganhar um dinheiro fazendo algo, é trabalhando com o que você gosta e que pode te favorecer financeiramente.

Essa lógica é baseada no fator de que será necessário gostar e conhecer bem o mercado de automóveis além de se identificar com a marca escolhida.

É imprescindível que um candidato a franqueado tenha consciência de risco para iniciar um negócio, em qualquer atividade comercial existem riscos. Estar disposto a seguir o padrão de uma rede de franquias que tem premissas específicas.

Compreender que existem regras que não podem ser descumpridas a fim de manter a boa relação entre franquia e franqueado.

Ter dedicação exclusiva ao empreendimento, além de estar ciente de que é necessário se dedicar ao negócio cuidando de todos os processos ativamente e presencialmente. Tanto da parte administrativa e financeira, quanto na gestão de equipe e atendimento.

Ter organização, gostar de pessoas e ser uma pessoa comunicativa estão entre as características de qualquer bom empreendedor, independente  do setor que deseja atuar.

Se você tem todas essas características está no caminho certo para definir a melhor opção de negócio para o seu investimento em franquia de lava-jato. Agora é só escolher.

Suporte da franqueadora

Apesar da  importância de toda essa inserção no ambiente automotivo  e conhecimentos técnicos, caso o candidato a franqueado não tenha todas as características, ainda assim é possível iniciar o negócio.

A franqueadora oferece o suporte de treinamento para os franqueados a fim de ensinar os serviços de forma adequada e padronizada. Um exemplo de franquia que oferece um suporte bem completo das atividades é a Acquazero.

Entendendo que o crescimento e o sucesso dos franqueados está diretamente ligado aos serviços que são oferecidos, ela disponibiliza uma equipe técnica especializada para treinamentos contínuos.

No primeiro momento, é disponibilizado treinamento in loco presencial e posteriormente são disponibilizados as atividades em academia on-line para que todos os envolvidos estejam sempre atentos e atualizados.

Veja neste vídeo como funciona o curso de capacitação presencial da Acquazero.

Tomada de decisão

Deu para perceber que empreender em uma franquia de lava-jato pode ser uma boa opção de investimento para quem deseja entrar para o ramo das franchising.

Gostar da atividade, oferecer um atendimento diferenciado e com uma qualidade que fidelize os potenciais clientes tanto pela segurança quanto pela qualidade dos serviços prestados é o caminho para manter o fluxo de trabalho na empresa.

Seguir as regras da franqueadora e contar com um suporte completo de todas as áreas faz toda diferença em um negócio, e neste caso não é diferente.

Durante o franqueamento, é natural que caso ocorra alguma dúvida ou dificuldade no andamento da franquia, a equipe de suporte da franqueadora realiza o esforço possível para solucionar com o máximo de cuidado.

Participar dos treinamentos se manter atualizado e atento a todos os processos de desenvolvimento do negócio faz parte da atuação de todo bom empreendedor.

Todas essas afirmações confirmam que estar em uma franquia vale a pena e pode ser bem mais vantajoso do que iniciar em uma atividade do zero sem nenhum expertise para seguir, ao contrário do que acontece nas franquias.

Então mãos a obra!

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