fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Encontre sua Franquia

Franquia de lava jato ecológico: vantagens e como abrir


Você já ouviu falar em franquia de lava-jato ecológico? Sabia que existem modelos diferenciados e com perfil sustentável? Não? Então continue lendo esse material que vamos apresentar algumas opções de investimento para você.

O ramo de estética automotiva é bem amplo e oferece diversos serviços para os apaixonados por carros. Ao mesmo tempo, as redes de franquias automotivas lucram bastante com esse universo, oferecendo aos clientes serviços inovadores e preços bem atrativos.

Pensando nisso, as franquias de lava-jato disponibilizam serviços diferenciados, tanto in loco, quanto em estruturas maiores e mais completas para atender a todas as necessidades de limpeza e manutenção dos veículos.

A ampliação desse mercado também favorece o faturamento do setor nacional de franquias. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF) o mercado de franquias cresceu 6,8%, acompanhando a previsão da Associação de 7% para o ano de 2019.

O resultado positivo demonstra que há espaço para entrada de novos empreendedores, expansão das redes e, principalmente, lançamentos de novos serviços para atrair ainda mais o consumidor final.

Devido ao avanço do setor e a gama de possibilidades de atuação como franqueado, preparamos este texto para apresentar os números e as vantagens do mercado, além de indicar boas opções de investimento para quem pretende estar a frente de uma franquia de lava jato.

Como anda o mercado de franquia de lava jato?

Os cuidados com automóveis não são dispensados pelos proprietários de veículos. Mesmo quem não tem tempo para se locomover e esperar pela realização dos serviços, muitas redes oferecem os serviços via delivery.

O setor automotivo é forte devido a paixão dos brasileiros por carros e isso não é nenhuma novidade. Os dados do mercado automotivo de 2019 mostram que o setor continua em crescimento, mesmo diante das instabilidades econômicas do país.

Só no ano de 2019, foram emplacados 2,28 milhões de veículos no Brasil. O ano foi considerado o melhor período desde 2014, segundo informações da Associação Nacional dos. Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Foram 241,8 mil unidades no mês de outubro, entre veículos leves e comerciais. Considerando o acumulo anual, só de veículos leves foram 2,18, o que significa um aumento de 7% em comparação ao mesmo período de 2018.

O crescimento da demanda se dá também pela compra de carros para franquias de veículos, a fim de atender a necessidade dos trabalhadores informais que buscam a alternativa de trabalho por aplicativos de transporte.

Por que investir em franquia de lava jato?

franquia de lava jato vale a pena
O setor automotivo pode ser um ambiente bem promissor para quem busca empreender.

O setor automotivo tem grande potencial de atuação. As possibilidades abrangem serviços de limpeza e estética automotiva, além de reparos e serviços mais amplos. A variedade está tanto na prevenção, quanto na solução de problemas e imprevistos.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias do setor automotivo ocuparam o segundo lugar entre as que mais cresceram no ano de 2019, o percentual foi de 12,7%.

Esse resultado também foi impulsionado pelo aumento das frotas de veículos, que alcançou resultados recordes em comparação aos últimos cinco anos. Tamanho crescimento repercutiu em todos os aspectos do setor, inclusive nos serviços prestados pelas franquias.

Além do que, as pesquisas mostram que os carros são uma das paixões dos brasileiros. Dentre outros fatores.

  • o mercado de serviços automotivos crescem em média 10% ao ano;
  • novos modelos de negócios focados na sustentabilidade;
  • baixo investimento;
  • fácil gestão administrativa.

Vantagens de investir em uma franquia de lava jato

Atualmente, o conceito de franquia de lava-jato cresceu muito, e já se percebe uma mudança no comportamento de consumidores e empresas quando o assunto é compromisso com a sustentabilidade.

Formatos de negócio que prezam pela economia de recursos naturais se apresentam como modalidades de negócio do futuro, conquistando um número cada vez maior de clientes.

Assim, as franquias de lava-jato ecológicas são formatos de negócio bem interessantes para quem deseja investir. As marcas trabalham com cartela bem ampla de serviços e apostam em inovação constante. Ao mesmo tempo, o setor da franchising oferece diversas vantagens que favorecem a escolha do investimento.

Além disso, os lava jatos ecológicos se colocam como redes compromissadas com a economia de água e com o uso de produtos ecologicamente corretos. Assim, as redes se destacam por trabalhar com serviços de lavagem a seco, por exemplo, no qual é utilizado uma pequena quantidade de água, junto de produtos especiais, que não agridem o meio ambiente.

Além disso, a principal vantagem de investir em um formato de franquia de lava jato é contar com uma estrutura testada e aprovada pelos usuários. Essa segurança proporciona maior potencial para que a unidade apresente lucros e o empreendedor seja bem sucedido.

A marca do negócio é, sem dúvida, um fator relevante para o consumidor do serviços. A confiança é proveniente das experiências vivenciadas por outros consumidores. Os riscos são menores e a capacidade de desenvolver melhor os processos é reforçado pelo suporte que a franqueadora disponibiliza no plano de negócios.

Como escolher a franquia de lava jato ideal para você?

Como explicamos anteriormente, o investimento em franquias é uma das possibilidades mais seguras para quem sonha se tornar empreendedor.

Diferentemente dos empreendimentos que começam do zero, ao investir nesse formato de negócio, seja de franquia de lava jato ou de outro segmento, o franqueado atua junto de uma marca com amplo know-how e maturidade de atuação.

Os conhecimentos de mercado, de operação e gerenciamento da unidade serão transferidos a você por meio dos treinamentos e dos suportes oferecidos pela franqueadora.

Entretanto, a segurança de atuação não é sinônimo de sucesso completo. É essencial escolher uma franquia que tenha harmonia com o seu perfil pessoal e profissional, além de atuar em um mercado que você se identifique.

Por isso, é importante conhecer a fundo os mercados disponíveis no franchising, para entender melhor sobre os modelos de franquia, produtos e serviços oferecidos aos clientes. Com isso, o dia a dia de trabalho fica muito mais prazeroso.

Para encontrar a franquia de lava jato ideal para você, é importante entender quanto de capital você tem disponível para investimento, e se deseja atuar em um modelo de franquia física, com instalação de ponto comercial, ou de franquia home office.

Atenção aos formatos de franquia de lava jato

As franquias tradicionais exigem que o franqueado instale a unidade em pontos comerciais para que o atendimento aos clientes seja feito no local.

Nessa modalidade, portanto, é comum que as unidades sejam mais completas e robustas, sendo necessário contar com estoque de produtos, maquinário e equipe de funcionários.

Já na modalidade de franquia de lava jato home office, os atendimentos são realizados via delivery. Os clientes entram em contato e o franqueado deve se dirigir ao local para prestar o serviço solicitado.

A dinâmica de trabalho em ambos formatos é diferente, bem como o capital que será investido. Por isso, é essencial conhecer todos os detalhes das redes para escolher a que melhor se adapta a seus objetivos para o futuro.

Alguns pontos devem ser analisados:

  • Estudar o mercado de atuação;
  • Entender as possibilidades de investimento;
  • Conhecer a fundo os formatos de franquia;
  • Participar de eventos e feiras de franchising;
  • Entrar em contato com franqueados da marca;
  • Estudar todas as documentações relativas ao investimento.

Para você ter uma franquia de lava jato de sucesso, preparamos um infográfico com oito dicas que todo empreendedor deve saber.

Infográfico 8 dicas para ter uma franquia de sucesso

Opções de franquias de lava jato ecológico

Como vimos, existem diversas opções de franquias voltadas para os serviços automotivos. O apelo ecológico tem tido forte tendência nesse mercado e, por isso, o perfil dos consumidores também mudou. Muitos clientes têm buscado por serviços de lava jato mais sustentáveis.

Optar por modelos de negócio que investem no compromisso com o meio ambiente, é uma boa opção para se tornar franqueado. As expectativas de crescimento e resultados positivos se tornam ainda maior à medida que os comportamentos de consumo vêm se alterando.

Por isso, a seguir, apresentamos sete opções de franquias de lava jato ecológicas. Os valores de investimento são bem variáveis, assim como as formas de atuação como franqueado. Ficou curioso? Continue a leitura.

1. Acquazero

acquazero opção de franquia de lava jato
A Acquazero é referência no segmento de serviços automotivos.

A Acquazero é uma empresa do setor automotivo que tem a preocupação com a sustentabilidade em primeiro lugar. Modificando o conceito de franquia de lava-jato, o empreendimento dispõe de uma limpeza automotiva eficiente, econômica, além de ecológica.

Seu principal diferencial é o uso consciente da água. Com a utilização de técnicas e matéria prima diferenciada, é possível limpar um veículo inteiro com apenas 300 ml de água, equivalente a um copo americano.

Além da lavagem ecológica, a Acquazero trabalha com outros 15 serviços voltados para estética automotiva: higienização interna, limpeza de ar condicionado, enceramento profissional, limpeza técnica do motor, cristalização de vidros, limpeza e hidratação de couro, oxi-sanitização, entre outros serviços.

Desse modo, para os empreendedores interessados em apostar na rede, são seis opções de franquia, sendo três home office e três de loja física.

Com valores a partir de R$ 13 mil, é possível se tornar um franqueado home office básico da marca Acquazero.

No vídeo abaixo, você conhece mais informações importantes sobre os modelos da franquia.

2. DryWash

A Dry Wash surgiu em 1994 na cidade de São Paulo com modelo de lava-rápido. De lá pra cá, inovou o conceito de lavagem de veículos e ampliou as formas de atendimento aos veículos.

Atualmente, é uma franquia que oferece diversos serviços para limpeza e estética veicular. Além disso, a rede desenvolveu um novo conceito de lavagem automotiva visando a responsabilidade social e sustentável.

Com opções de franquias que atendem a vários tipos de perfis de empreendedor, é possível ter uma franquia Dry Wash com valores a partir de R$ 25,5 mil.

  • Investimento inicial: R$ 8,15 mil a R$ 480 mil
  • Faturamento médio: não informado
  • Prazo de retorno: 12 a 36 meses

3. Jet Oil

A Jet Oil é uma franquia especializada em serviços de troca de óleo. Iniciou os trabalhos ainda no ano de 1994 com o maior centro de óleo do Brasil.

Assim, a rede trabalha com serviços completos, que vão da troca de óleo ao check-up, seguro motor, entre outros. A marca também é forte no mercado e leva a diversidade de produtos da Rede de Postos de Combustível Ipiranga.

Está diretamente ligada aos donos de postos da rede, onde se instalam as franquias. É possível se tornar um franqueado da marca Jet Oil com valores iniciais de R$ 115 mil.

  • Investimento inicial: R$ 115 mil a R$ 242 mil
  • Faturamento médio: R$ 25,9 mil
  • Prazo de retorno: 18 a 36 meses

4. Wash Quality

A Wash Quality trabalha com um modelo de lavagem e higienização sustentável de veículos, tapetes, sofás, cadeiras etc. O modelo de franquia atende como delivery, oferecendo comodidade ao consumidor que recebe o franqueado onde estiver para a realização dos serviços.

Nesta opção de franquia o franqueado pode investir inicialmente um valor aproximado de R$ 10 mil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10,7 mil
  • Faturamento médio: R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: 1 a 3 meses

5. UltraEco

A UltraEco é mais uma opção de franquia de lava jato. A rede trabalha com lavagem ecológica de veículos e as unidades são instaladas em modalidade delivery.

Assim, os empreendedores atuam em dinâmica home office, realizando os atendimentos na casa ou nos locais de trabalho dos clientes. Além de automóveis, a UltraEco trabalha com lavagem de caminhões e ônibus.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 8 mil
  • Faturamento médio: a partir de R$ 7 mil
  • Prazo de retorno: 4 a 18 meses

6. Freewet

Além da lavagem a seco, a Freewet oferece serviços estéticos como cristalização de vidros, polimento de faróis, enceramento, espelhamento, higienização interna, de ar condicionado e limpeza técnica de motor.

Para os franqueados, os modelos de negócio disponíveis são os de licenciado light, franquia nano, franquia box e franquia master. Todas as molidades exigem instalação em ponto comercial.

  • Investimento inicial: R$ 2,5 mil a R$ 60 mil
  • Faturamento médio: não informado
  • Prazo de retorno: 2 a 12 meses

7. Dryjet

Seguindo a tendência ecológica, a DryJet desenvolveu um tipo de limpeza especial, com uso de cera líquida que dispensa o uso de água.

Além da lavagem, a rede oferece serviços de limpeza de motor, cristalização de pintura, revitalização de painel, impermeabilização de estofados, hidratação de couro, limpeza interna, entre outros.

Os franqueados encontram quatro opções de franquia para investir: delivery (formato home office), full, smart e street. Os três últimos modelos devem ser instalados em ponto comercial.

  • Investimento total: R$ 29 mil a R$ 130 mil
  • Faturamento médio: não informado
  • Prazo de retorno: 12 a 36 meses

Perfil do franqueado

homem de negócios franquia de lava jato
É essencial ter identificação e harmonia com o modelo de negócio escolhido.

Para se tornar um franqueado do setor é necessário mais do que simplesmente querer investir em um negócio rentável. Por isso, mais importante que conseguir ganhar um dinheiro fazendo algo, é trabalhar com o que você se identifica.

Essa lógica é baseada no fator de que será necessário gostar e conhecer bem o mercado de automóveis além de se identificar com a marca escolhida.

É imprescindível que um candidato a franqueado tenha consciência de risco para iniciar um negócio, em qualquer atividade comercial existem riscos. Estar disposto a seguir o padrão de uma rede de franquias que tem premissas específicas.

Compreender que existem regras que não podem ser descumpridas a fim de manter a boa relação entre franquia e franqueado.

Por isso, é importante ter dedicação exclusiva ao empreendimento, além de estar ciente de que é necessário se dedicar ao negócio cuidando de todos os processos ativamente e presencialmente. Tanto da parte administrativa e financeira, quanto na gestão de equipe e atendimento.

Ter organização, gostar de pessoas e ser uma pessoa comunicativa estão entre as características de qualquer bom empreendedor, independente  do setor que deseja atuar.

Se você tem todas essas características está no caminho certo para definir a melhor opção de negócio para o seu investimento em franquia de lava-jato. Agora é só escolher.

Suporte da franqueadora

Apesar da  importância de toda essa inserção no ambiente automotivo  e conhecimentos técnicos, caso o candidato a franqueado não tenha todas as características, ainda assim é possível iniciar o negócio.

A franqueadora oferece o suporte de treinamento para os franqueados a fim de ensinar os serviços de forma adequada e padronizada.

Entendendo que o crescimento e o sucesso dos franqueados está diretamente ligado aos serviços que são oferecidos, a rede disponibiliza uma equipe técnica especializada para treinamentos contínuos.

No primeiro momento, é oferecido treinamento presencial e, posteriormente, são disponibilizados as atividades em academia on-line para que todos os envolvidos estejam sempre atentos e atualizados.

Portanto, todas essas afirmações confirmam que estar em uma franquia vale a pena e pode ser bem mais vantajoso do que iniciar em uma atividade do zero sem nenhum expertise para seguir, ao contrário do que acontece nas franquias.

Atenção à documentação

Além das pesquisas sobre o formato de negócio da franquia de lava jato, e a busca pela marca com que você mais se identifica, é essencial estudar a documentação relativa ao investimento.

A Lei de Franquias determina que a franqueadora deve entregar alguns documentos ao candidato a franqueado, que esclarem tudo sobre o processo de investimento em franquias.

Assim, o principal é a Circular de Oferta de Franquias (COF). Mais conhecida como COF, esse documento deve explicitar todos os valores que envolvem a aquisição da franquia (capital inicial necessário, taxas, faturamento estimado, lucratividade e prazo de retorno), além de deveres e direitos do franqueado e da franqueadora.

O contrato de franquias é o segundo documento, complementar à COF e que oficializa a relação de franqueado. Por isso, é importante estudar todas as minutas do contrato com bastante atenção, e só assiná-lo se estiver de acordo com as informações que constam na COF e no contrato.

Uma dica: por se tratarem de documentos bastante extensos, é ideal contar com a ajuda de um advogado para leitura e assinatura.

Então, gostou do nosso conteúdo sobre franquia de lava-jato? Quer saber mais sobre o negócio e quais os modelos ideais para investir? Assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos sobre o universo do franchising.

Sair

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *