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Franquia de Lava Rápido: o Guia Definitivo A a Z para você montar a sua


Investir em uma franquia de lava rápido pode ser uma boa opção para quem tem interesse por carros. Afinal, se interessar pelo ramo do seu negócio é essencial para alcançar o sucesso nele.

A lógica é relativamente simples. Quando tem disposição na empresa, o empreendedor mantém o entusiasmo em investir seu tempo e dinheiro no negócio. A falta de interesse é uma das razões que levam os empreendimentos a fecharem as portas.

Mas esse não deve ser o único aspecto avaliado na hora de abrir um negócio. Na verdade, também é preciso considerar a sua capacidade de investimento.

Este texto é um guia completo sobre franquias de lava rápido. Nele, falamos sobre todos os aspectos deste assunto: os tipos de franquias, as vantagens desse negócio, opções para você escolher, dúvidas comuns que surgem ao abrir sua empresa etc.

Continue lendo e descubra tudo o que você precisa sobre as franquias de lava jato! 

Lembre-se: conhecimento é poder, e vai te levar ao sucesso rapidamente quando você abrir seu negócio!

Neste texto, você vai ler:

Entenda o que é uma franquia de lava rápido

carro sendo lavado na franquia de lava rápido com jatos de água
Limpeza externa é apenas um dos serviços oferecidos em uma franquia de lava rápido.

Claro que é bastante simples compreender o que é uma franquia de lava jato. Afinal, lavar um carro não é tão difícil assim, certo?

Na verdade, é sim. Ao longo dos anos, o consumidor passou a se preocupar realmente com seu veículo. Ele não quer apenas uma lavagem que deixe o veículo visualmente limpo. Ele quer mais.

Por exemplo: há contaminantes que continuam na superfície do veículo mesmo após uma boa limpeza da lataria. Isso deixa a sua superfície áspera ao toque, e muitas vezes fosca.

Para resolver o problema, os lava jatos precisam ir além da lavagem com água e sabão. Para tirar os contaminantes, é necessário realizar um procedimento chamado de descontaminação de pintura.

Ou seja, um lava rápido não é mais apenas um local para dar um “banho” rápido no veículo. Um lava jato que atrai os consumidores e lucra com seus serviços é aquele que vai bem além, oferecendo cuidados bastante diversos.

São atendimentos como:

  • O enceramento profissional;
  • Polimento de faróis;
  • Cristalização de vidros;
  • Limpeza técnica de motor;
  • Higienização de ar-condicionado;
  • Higienização interna;
  • Limpeza e hidratação de couro;
  • Oxi-sanitização, e muitos outros.

Como funciona uma franquia de lava jato?

Garantir todos os atendimentos que citamos pode ser complicado, por causa da necessidade de mão de obra qualificada. Mas isso muda quando o empreendedor, você, opta por uma franquia de lava rápido.

O motivo é simples: uma franquia já tem um modelo de trabalho preestabelecido. Então, ao investir em uma unidade, o empreendedor recebe esse plano de negócio e precisa apenas colocá-lo em prática.

Para o funcionamento da unidade, o franqueado ainda recebe auxílio na contratação de funcionários. Depois, ele e toda a equipe são treinados pela franqueadora, e aprendem a oferecer todos os serviços que seus consumidores esperam.

Essas são grandes vantagens de uma franquia pois, sem todo esse suporte, o empreendedor precisa descobrir sozinho como atuar.

Sem contar que, quando não possui um plano de negócio já testado, a empresa tende a fracassar algumas vezes. Até porque, é pelo erro que se aprende a realizar o certo.

carro sendo lavado na franquia de lava rápido com água e sabão
Na franquia de lava jato, o franqueado reproduz o mesmo método de trabalho de outras unidades da rede.

As franquias já passaram por erros em outras unidades, e seu modelo de negócio é muito mais seguro.

Seguindo a padronização da franquia, o franqueado tem mais facilidade em trabalhar, e também de atrair clientes.

Isso porque, os consumidores sabem o que esperar da marca. Se pesquisarem sobre a empresa na internet, poderão encontrar boas opiniões sobre outras unidades. Então, terão mais confiança de deixar o carro sob seus cuidados.

Em resumo, uma franquia é uma cópia de uma empresa que já existe no mercado. Uma nova unidade, oferecendo o mesmo que outras lojas. 

Franquia de lava rápido vale a pena?

Abrir uma franquia requer um investimento mínimo que varia por franqueadora. E, assim como qualquer outro negócio, abrir uma franquia requer lidar com despesas

As despesas deste tipo de negócio incluem, por exemplo, a taxa de royalties e de marketing. Apesar de normalmente terem baixo custo, esses valores precisam entrar no planejamento financeiro do empreendedor.

o que é royalties
Despesas da franquia devem ser bem planejadas, para que você não tenha problemas com as finanças.

Contar com capital inicial e valores para manter a empresa será fundamental para esse planejamento. Especialmente nos primeiros meses, em que dificilmente uma empresa se mantém sozinha. 

Com os valores bem pensados, o franqueado encontra maior segurança em atuar e ver sua empresa crescer.

Além disso, a escolha por uma franquia de lava rápido precisará levar em conta as regras do negócio. Você está disposto a seguir a padronização de uma rede?

Se não, abrir uma unidade franqueada pode não ser tão atraente aos seus objetivos.

Ainda assim, vale a pena conferir as vantagens de uma franquia de lava rápido. Quem sabe ela não é o que você procura, mas ainda não sabia?

Quais as vantagens de uma franquia de lava rápido?

Sem dúvida, uma das principais vantagens de uma franquia é que você não precisa iniciar a empresa do zero. Isso aumenta consideravelmente suas chances de sucesso, devido aos fatores que citaremos a seguir.

Continue lendo e descubra alguns dos pontos que contribuem para o maior sucesso das franquias de lava jato!

Amplo público consumidor

Segundo estudo, o Brasil tem uma frota circulante de cerca de 50,7 milhões de carros. Isso demonstra o grande público consumidor que as franquias ligadas a carros possuem no país. 

Além disso, um veículo no País tem a idade média de oito a nove anos. Isso significa que os autos não são trocados tão frequentemente pelos motoristas brasileiros.

Logo, para se manterem conservados, eles precisam contar com cuidados. Não só mecânicos, mas também os oferecidos por franquias de lava rápido.

Os serviços de limpeza são necessários porque o excesso de sujeira no carro pode comprometer a manutenção do veículo. Pode também desvalorizá-lo, já que serão maiores as chances dele se deteriorar mais rapidamente.

Plano de negócio já estabelecido

Como citado antes, as franquias mantém a padronização dos seus produtos e serviços. Isso é garantido pelo plano de negócio da marca, que é repassado ao franqueado assim que ele adquire a franquia.

Com o plano de negócio da marca, o empreendedor recebe todo o seu modo de fazer. Então, precisa apenas colocá-lo em prática para atuar com o seu negócio.

Em uma franquia, o seu planejamento já passou por testes e correções em outras unidades. Assim, as chances de erro em novos negócios são menores.

Suportes da franqueadora

aulas online franquias home based
Muitos dos suportes das franqueadoras são oferecidos de modo on-line, para agilidade no atendimento.

Outra vantagem de abrir uma franquia de lava rápido é que o franqueado recebe suportes da franqueadora. Esses suportes variam conforme a marca, então é importante verificá-los em sua COF.

A COF é a Circular de Oferta de Franquia, um documento que traz todas as informações sobre o negócio. Desde o seu custo para investimento até as regras da relação entre franqueador e franqueado.

Entre os suportes presentes na franquia está a capacitação do empreendedor. Para atuar, o franqueado recebe treinamentos que mostram exatamente como executar os atendimentos. A capacitação pode ser feita de modo on-line e ou presencial.

Além desse, os franqueados costumam receber suporte de marketing. Ou seja, apoio para a divulgação de sua unidade.

A franqueadora dá orientações e disponibiliza conteúdos para anúncios on-line, publicações nas redes sociais e impressão de materiais gráficos.

Os suportes ainda podem incluir assessoria para escolha do ponto, apoio comercial, jurídico e outros. Não se esqueça de ler a COF da marca escolhida, pois ela trará detalhes sobre os atendimentos.

Reconhecimento pelo consumidor

Uma franquia já possui outras unidades no mercado. Logo, a rede já mostrou a que veio e pode ser mais facilmente reconhecida pelo cliente.

Mesmo que o consumidor nunca tenha comprado na sua unidade, ele saberá o que esperar dela. Afinal, se você carrega uma marca, entregará os mesmos atendimentos que a “empresa matriz”. 

Inclusive, se o cliente pesquisar pela empresa na internet, poderá visualizar a opinião de outros usuários sobre os serviços. 

Toda essa percepção aumenta a confiança do usuário no seu negócio. Se ele souber o que esperar, se sentirá tranquilo em deixar o carro aos seus cuidados. 

Em um negócio iniciado do zero, a confiança do cliente pode ser algo difícil de se conquistar.

Variedade de serviços do lava jato

Uma franquia de lava rápido dificilmente vai apenas lavar o carro. As empresas se preocupam com bons resultados, e por isso realizam vários outros serviços.

bancos do carro sendo lavados em laja jato
Higienização dos bancos é um dos serviços procurados pelos usuários das franquias de lava rápido.

Entre os atendimentos mais comuns estão também o polimento do veículo, higienização interna, limpeza do ar-condicionado e mais.

Essa variedade contribui para o aumento do ticket médio do franqueado. Isso já que um mesmo cliente pode realizar vários serviços em uma só visita à loja. Os lucros da sua unidade de franquia tendem a aumentar.

Franqueadora indica tudo para seu lava rápido

Você vai precisar contar com vários produtos e máquinas para atuar com seu lava jato. São itens como ceras, politriz, limpadores etc. Pesquisar sobre todos esses produtos pode dar um belo trabalho.

Ao abrir uma franquia, você vai receber uma lista completa dos itens necessários. Aliás, as franquias costumam contar com fornecedores homologados, que vão a unidade com todos os materiais de trabalho necessários.

Ter fornecedores homologados ainda garante facilidade de compra e preços mais em conta. Afinal, essas lojas vão vender para a toda a rede, então conseguem vender por preços mais baixos.

Quer acompanhar outras vantagens de se investir em uma franquia de lava rápido? Acompanhe o ebook abaixo! Basta clicar no banner.

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Tipos de franquia de lava rápido

Na hora de abrir uma franquia de lava rápido, é possível escolher entre várias opções de negócio. Não apenas marcas diferentes, mas empresas que trabalham de modos diversos na hora de cuidar de um carro.

Aliás, as franquias de lava jato não atendem apenas carros pequenos. Muitas também possuem expertise para limpar motos, caminhões, lanchas e até aviões.

Tudo vai depender exatamente do modo de trabalho da empresa, das técnicas que a marca utiliza. 

Para escolher a mais vantajosa ao seu caso, você vai precisar pesquisar bastante. Avalie o custo de cada negócio e as vantagens e amplitude que atendimento que eles proporcionam.

Com essas informações e a avaliação da reputação da marca, será mais simples abrir uma franquia realmente vantajosa. Que não apenas dê lucro, mas um faturamento recorrente e por longos anos. 

A seguir, nós apresentamos os tipos de franquias de lava jato disponíveis no mercado hoje. Acompanhe!

Franquia de lava rápido a seco

Lava rápido a seco: responsável fazendo a limpeza de um vidro
Limpeza a seco do carro usa apenas um produto específico e pequena quantidade de água.

Uma franquia de lava rápido lava car a seco trabalha com um processo de limpeza que utiliza bem pouca água. Em média, são necessários apenas dois litros para esse tipo de lavagem.

O serviço de lavagem a seco é feito com o uso de toalhas de microfibra, um produto lubrificante, borrifador e um pouco de água. Para a limpeza das rodas e frisos, é usado um pincel específico para o trabalho.

Esses materiais, principalmente a microfibra e lubrificante, são pensados para evitar o atrito e arranhões na lataria. Ao fim do processo, o carro ganha um visual brilhante e limpo.

Mas é importante dizer que a lavagem a seco não pode ser realizada em casos em que o carro está muito sujo. Como com crostas de lama ou poeira excessiva.

Nessas situações, há o perigo de o carro sofrer arranhões. O ideal, se a lavagem a seco for mesmo a saída, será tirar o excesso de sujeira primeiro com uma lavagem comum.

Franquia de lava rápido a vapor

Já uma franquia de lava rápido a vapor utiliza uma máquina de alta pressão para limpar os veículos. Essa máquina produz vapor por meio de uma pequena quantidade de água.

Para se ter uma ideia, uma lavagem comum costuma gastar cerca de 300 litros de água. Enquanto isso, a limpeza a vapor utiliza apenas cinco litros.

O vapor consegue remover a sujeira sem esfregar e sem usar produtos químicos. Assim, a pintura do carro não sofre agressões.

Outra vantagem deste método é que é mais fácil limpar algumas partes, como os cantos da porta e a entrada do tanque de combustível.

Mesmo assim, é preciso atenção. É essencial que o profissional que vai realizar o processo seja bem capacitado para o trabalho. Daí a importância de escolher uma franqueadora que ofereça treinamento realmente completo.

Franquia de lava rápido com água

Já uma franquia de lava rápido trabalha do modo comum, usando água e sabão para limpar o carro. É um método eficaz, principalmente quando realizado com produtos específicos.

Mas vale dizer que a lavagem com água gasta um bocado desse recurso natural. Para um carro pequeno, costumam ser necessários cerca de 300 litros de água.

carro sendo lavado na franquia de lava rápido com água e sabão
Apesar de comum, método de limpeza com água e sabão é o que mais consume água por carro limpo.

De qualquer forma, essa é uma opção interessante para quem deseja investir em um negócio. Os insumos e equipamentos necessários são, inclusive, mais simples de se utilizar.

Franquia de lava rápido ecológico

Diferente da franquia anterior, uma franquia de lava rápido ecológico se preocupa especificamente com a economia de água. 

São várias as versões deste tipo de negócio, já que as marcas desenvolveram métodos diferentes de trabalho. Mas, basicamente, são necessários apenas 300 ml de água.

O método é, inclusive, muito semelhante à lavagem a seco. Aliás, muita gente conhece as franquias de lava jato ecológico como empresas de lavagem a vapor.

Além de utilizar pouca água, esse tipo de franquia usa apenas produtos biodegradáveis. Assim, não há resíduos prejudiciais ao meio ambiente.

Franquia de lava rápido delivery

Uma franquia de lava jato delivery pode utilizar qualquer um dos métodos que citamos até aqui. Seja ele a lavagem a seco, a vapor, com água ou ecológica. A diferença para as demais estará na forma de atendimento delivery.

Escolhendo um modelo delivery de franquia, você irá até o cliente para realizar o serviço desejado. Na casa do usuário ou no seu trabalho.

Esse modelo de negócio é atrativo por uma série de motivos. Primeiro porque é mais barato, uma vez que você não precisará abrir uma loja física do negócio. 

Ao mesmo tempo, esse tipo de negócio chama a atenção do cliente. Afinal, ele poderá ser atendido em casa, sem nenhum incômodo de ter que se deslocar. A comodidade chama a atenção.

Para facilitar o trabalho do franqueado, algumas redes trabalham, inclusive, com aplicativos. Neste caso, o consumidor tem acesso a um app e pode agendar o serviço para o carro.

Então, o franqueado recebe a demanda em seu smartphone e vai até o usuário para o atendimento. Conheça um pouco mais sobre essa possibilidade no ebook abaixo! Basta clicar no banner.

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Franquia de lava rápido automático

Sabe aqueles lava jatos de posto de gasolina, em que o carro passa por um corredor com rolos de limpeza e sai limpo do outro lado? Esses são os lava rápidos automáticos.

Uma das vantagens desse tipo de negócio é que ele é rápido, permitindo o atendimento de muitos e muitos clientes todos os dias.

Além disso, o negócio é fácil de manter, com pouca mão de obra necessária. O trabalho é quase que 100% pelos rolos automáticos de lavagem.

Mas é interessante destacar que esse tipo de lavagem pode ser agressivo à pintura. Especialmente pelo detergente pré-lavagem que é utilizado. Então, seu público vem diminuindo ao longo dos anos. Pode não ser um negócio tão lucrativo como era há dez anos.

Se o objetivo for contar com um método mais agressivo, você pode optar por um lava jato que use máquinas sem toque. 

Neste caso, jatos de água e detergente são jogados sobre o veículo. Com a pressão desses jatos, a sujeira é retirada da lataria, sem o uso dos rolos.

Franquia de lava car a domicílio

Esse é outro nome dado às franquias de lava rápido delivery, que citamos há pouco. Ou seja, neste negócio, o franqueado vai até a casa do cliente para realizar o serviço.

Os métodos de trabalho das franquias que trabalham com esse modelo são variados. Inclusive, algumas delas requerem o investimento em máquinas de vapor ou pressão.

Então, é essencial verificar o quanto você está disposto a investir. Dessa forma, você terá mais facilidade em descobrir qual a franquia mais interessante ao seu perfil.

Franquia de lava rápido de motos

moto sendo lavada em franquia de lava rápido
Atendimento de um lava rápido para motos precisa ser mais cuidadoso, por causa das peças do veículo.

Uma franquia que lava carros e outros veículos também pode lavar motos. Mas os métodos serão ligeiramente diferentes para cada veículo, pois as motos precisam de cuidado maior.

O motivo é simples: as peças da moto não são tão protegidas quanto a dos carros. Se tiverem contato direto com a água, detergente ou outros produtos, podem ser danificadas. 

Fios ou componentes elétricos danificados, por exemplo, podem colocar a vida do motociclista em risco. Então, na hora de investir em uma franquia de lava jato de motos, tenha a certeza de que a rede possui métodos adequados para o trabalho.

Franquia de lava rápido com lavagem pressurizada

As franquias de lavagem pressurizada são as que mais economizam água durante o trabalho. Para isso, é montado um box de lavagem, em que o carro é estacionado. 

Com o veículo preparado para a limpeza, um jato de alta pressão de ar comprimido e com vapor consegue remover toda a sujeira da lataria.

Esse é ainda um método novo no mercado, mas tem ganhado cada vez mais atenção. Principalmente porque o método é ecologicamente correto e fácil de usar.

Como abrir uma franquia de lava rápido?

volante do carro sendo lavado em lava jato
Variedade de serviços oferecidos em um lava jato pode garantir ótimo faturamento ao empreendedor.

Na hora de abrir uma franquia de lava rápido, é preciso seguir alguns passos. São cuidados necessários principalmente para selecionar uma boa marca.

Isso porque, como já citamos, o mercado de franquias automotivas é bastante amplo. Mas algumas marcas não oferecem muito suporte, ou não têm boa reputação.

Aspectos desse tipo podem dificultar o sucesso da franquia. Para evitar isso, listamos o passo a passo necessário para você abrir sua franquia lava car. Veja abaixo.

Defina seu orçamento

Antes mesmo de começar a procura por uma boa franquia, saiba o quanto você deseja e pode gastar. Você tem algum valor disponível? Vai conseguir dinheiro com um sócio ou por meio de um financiamento? Se sim, de quanto capital você conseguiria dispor?

Ter esses números em mente vai permitir que você descarte algumas opções de franquia. Afinal, algumas são franquias baratas, enquanto outras requerem investimento elevado.

Adequando a sua pesquisa ao seu perfil de investimento, será mais simples encontrar as marcas mais adequadas para você.

Pesquise as marcas de franquia de lava rápido

Sua pesquisa pode ser feita em sites de busca, como o Google, no nosso portal e em sites como da ABF. Mais para a frente neste texto, nós também apresentamos várias opções de franquia automotivas interessantes.

moça fazendo pesquisa no google pelo computador sobre franquia de lava rápido
O Google e outros sites de busca são ótimas fontes de informação sobre as marcas de franquia do mercado.

A dica é pesquisar sobre a franquia com cuidado. Tenha a certeza que você está vendo ou o site da marca, ou um texto recente sobre a rede. Conteúdos publicados anos atrás podem estar desatualizados e depois frustrar suas expectativas.

Lembre-se de analisar os valores de investimento, os serviços que a franquia oferece, o modo de trabalho, perfil ideal de franqueado e mais.

Assim, você terá mais segurança de que, ao dar aos próximos passos, estará caminho de abrir seu próprio negócio.

Avalie a reputação da marca

Além dos pontos que citamos acima, é essencial verificar a opinião dos consumidores sobre aquela franquia. O que os usuários têm a dizer sobre a marca? As opiniões publicadas na internet são em sua maioria boas?

Espaços como as redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter etc.) são ótimos para analisar os comentários dos consumidores.

O mesmo vale para sites de reclamação. Como o Reclame Aqui, que é o maior do Brasil com a lista de opiniões dos clientes.

A reputação da marca é importante porque você vai oferecer exatamente o que as demais unidades da franquia oferecem. Se os usuários não estão satisfeitos com as unidades já abertas, dificilmente ficarão com a sua.

Mesmo quando as reclamações são sobre o atendimento das unidades, isso vai te afetar. Veja bem: os consumidores pesquisam sobre as empresas antes de comprar com elas

Isso significa que eles vão pesquisar sobre a sua unidade antes de levar o carro até você. Pode ser que sua loja não tenha nenhuma reclamação, mas todas as outras da marca acumulam críticas.

Os consumidores entendem que uma franquia segue uma padronização. Se as outras unidades oferecem um serviço ruim, a sua também pode oferecer. Então, eles não terão confiança de se tornar um cliente do seu negócio. Os impactos no faturamento causados por situações assim são grandes.

Entre em contato com a franqueadora

Com as franquias analisadas e escolhidas, você precisará acessar o site da marca. Ou de cada marca, caso você prefira conversar com várias delas antes de escolher a sua.

No site das franqueadoras, sempre há um formulário de inscrição disponível. Preenchendo as informações, você receberá mais dados sobre a franquia 

Vai também receber um contato da marca, para que ela entenda seu interesse e conheça seu perfil. Durante o processo de franqueamento, você realizará reuniões com a empresa, mesmo que on-line. Dessa forma, você e a franqueadora terão a certeza de que é uma boa abrir uma nova unidade da marca em seu nome.

Analise a Circular de Oferta de Franquia (COF)

homem conversando ao telefone
É preciso avaliar bem a COF e tirar suas dúvidas conversando com a franqueadora.

Como nós já explicamos, a COF é um documento completo, que traz todas as informações sobre a franquia. É muito importante ter atenção a cada parte da COF, pois assim você saberá exatamente o que esperar da empresa.

O documento lista, por exemplo, as regras para realização dos serviços da franquia. Fala também das limitações na inovação sem aviso prévio à franqueadora, e a necessidade de padronização.

Há ainda os valores necessários de investimento, incluindo as taxas mensais do negócio, como os royalties.

Sem contar os suportes com os quais você vai poder contar, o tamanho da loja, colaboradores que de deverão ser contratados etc.

As regras da relação entre franqueadora e franqueado também ficam estabelecidas na COF. O ideal é, inclusive, pedir o auxílio de um advogado para analisar esse documento. Isso vai te dar maior confiança de que aquele negócio é mesmo uma boa opção.

Converse com franqueados da franquia de lava jato

Os franqueados que já estão na rede de franquias passaram exatamente pelo mesmo processo que você no franqueamento, e pelo quê você vai passar ao abrir sua unidade.

Por isso, conversar com esses empreendedores é uma oportunidade de saber se a franquia é mesmo interessante.

Por exemplo: eles passaram pelo processo de seleção e, com certeza, ouviram uma série de promessas da franqueadora. Para o bem ou para o mal, as promessas fazem parte dos processos de venda.

O ponto é que os franqueados ouviram sobre os suportes com os quais iam contar, o faturamento que iam ter, as dificuldades esperadas. Tudo isso se realizou? A franqueadora realmente ofereceu auxílio para o desenvolvimento das unidades?

carro passando por higienização interna
O suporte da franqueadora é essencial para manter a padronização e qualidade de trabalho da marca na sua unidade.

Em geral, os franqueados têm muito para falar das franqueadoras, e vão estar dispostos a conversar. Então, tire todas as dúvidas que você tiver. Aproveite a oportunidade para descobrir se essa franquia de lava rápido vai te proporcionar os resultados esperados.

Normalmente, as franqueadoras indicam alguns franqueados para conversar. Mas você não precisa se limitar a eles. Falar com outros empreendedores vai te garantir uma visão mais ampla do negócio.

A COF da marca sempre traz a lista de franqueados atuais e que se desligaram da empresa nos últimos dois anos. É nela que você vai obter os contatos para falar.

Assine o contrato da franquia

Com tudo bem analisado e a sua decisão tomada, será hora de assinar o contrato de franquia e fazer o pagamento da taxa de franquia. Com essas duas ações, você já fará parte da rede e poderá dar início ao seu processo de implantação.

Quando a franquia de lava rápido escolhida é do tipo home office (delivery/atendimento a domicílio), o processo é mais curto. Isso porque, será preciso apenas que o franqueado passe pelos treinamentos e adquira os insumos e equipamentos necessários.

No caso das lojas físicas, a implantação pode levar cerca de 90 dias. Esse é o prazo médio de implantação de uma unidade, mas pode variar de acordo com a marca e vários outros fatores.

Crie um plano de negócios

Ao adquirir uma franquia, você receberá todo o plano de negócios da marca. Ou seja, um planejamento detalhado de como atuar, como realizar os serviços, atendimento etc.

Mesmo assim, será importante fazer um plano de negócio local. Ou seja, planejar seus gastos, a contratação dos seus colaboradores, a divulgação do seu negócio etc.

Seu plano vai funcionar, basicamente, como uma lista de tarefas que você precisará realizar para iniciar sua unidade e mantê-la em operação. 

Saiba mais sobre como criar seu plano de negócios no infográfico que apresentamos logo abaixo.

infografico plano de negocios

Escolha a localização da unidade

De modo geral, as franqueadoras auxiliam muito na escolha do ponto de instalação do negócio. Para isso, elas realizam um estudo de geomarketing da região escolhida, avaliando a presença do público-alvo, facilidade de acesso e outros.

Mesmo assim, o franqueado tem papel muito importante no processo de escolha. Isso porque, ele terá mais facilidade para encontrar e visitar os espaços disponíveis.

Então, para montar sua franquia de lava rápido em uma loja física, pesquise bastante por imóveis disponíveis para aluguel ou compra. Você pode procurar o auxílio de imobiliárias da sua região. 

Com a ajuda de profissionais e as indicações da franqueadora (como o espaço mínimo necessário), será mais rápido encontrar o ponto ideal.

Participe do treinamento da franqueadora

Para manter a padronização das suas unidades, as franquias de lava jato oferecem treinamentos completos para o franqueado e sua equipe.

Parte desses treinamentos costuma ser on-line, uma base teórica para a realização do trabalho. Depois, um técnico da franquia visitará a sua unidade e apresentará pessoalmente todo o modo de fazer.

A capacitação presencial também pode acontecer em um local indicado pela franqueadora, com o franqueado tendo que se deslocar até ele. Algo comum, principalmente, quando o modelo de negócio é do tipo home office, pois o franqueado não tem um ponto físico para receber o técnico.

Pessoas estudando orçamento de uma manutenção
No treinamento presencial, o técnico da marca de franquia vai demonstrar o modo de trabalho do lava jato.

Divulgue sua franquia

Fazer o marketing da sua franquia é o que vai atrair seus primeiros clientes e fazer do seu negócio uma possibilidade aos usuários.

Um dos suportes das franqueadoras costuma ser exatamente esse auxílio de marketing. Você vai receber, por exemplo, orientações de como gerenciar as redes sociais da sua franquia, distribuir panfletos, produzir banners etc.

Abra sua unidade

Com treinamentos realizados e divulgação feita, você poderá começar a operar. Mas lembre-se de manter o contato frequente com a franqueadora e de investir na divulgação. 

Esses cuidados, assim como um bom trabalho, serão fundamentais para atrair e fidelizar os seus clientes. 

É caro abrir uma franquia de lava rápido em casa?

Abrir uma franquia em casa, no modelo home office, é bem mais barato do que optar por uma loja física.

Isso acontece porque uma franquia em casa não requer que você alugue ou compre um espaço só para sua unidade. Também demanda um volume menor de equipamentos e estoque.

Sem contar que não há despesas como de energia elétrica e água de uma loja e, muitas vezes, nem despesas com colaboradores.

Boa parte dos modelos home based são pensados para que o franqueado comece sozinho. Só então, com o desenvolvimento da unidade, o empreendedor costuma contratar auxiliares.

Logo, não é caro abrir uma franquia de lava rápido em casa. Mas claro, tudo vai depender também do quanto você tem para investir.

A dica é pesquisar bastante até encontrar uma franquia que caiba no seu bolso e combine com seu perfil.

teto do carro sendo lavado em lava jato
Atendimento delivery pode oferecer vários serviços, incluindo o de higienização interna do carro.

Quanto custa para abrir uma franquia de lava rápido

O valor de uma franquia de lava rápido pode variar muito, de acordo com a marca de franquia escolhida. 

Então, para responder a essa pergunta, sugerimos que você vá para a parte deste texto em que listamos opções de franquias — basta clicar aqui.

Assim, você conseguirá visualizar os valores necessários para abrir a sua unidade de lava jato.

De qualquer forma, franquias desse tipo costumam ter investimento mínimo de R$ 13 mil para modelos home office. Já modelos de loja física custam a partir de R$ 60 mil.

O investimento em franquias é seguro?

A principal vantagem de se investir em um modelo de franquia é a segurança que o empreendedor encontra. 

De acordo com pesquisas da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a cada 100 franquias, apenas cinco fecham em dois anos de operação. Ou seja, esse resultado representa uma taxa de mortalidade de 5% em 24 meses.

Agora, se comparado com empresas comuns, essa taxa de mortalidade é bem baixa. Isso porque o índice de mortalidade de empreendimentos próprios é de 23% em 24 meses. É o mesmo que dizer que, a cada 100 empresas que são abertas, 23 fecham em até dois anos de trabalho.

Quando prolongamos a análise, o diferencial fica mais explícito. A cada 100 empresas que são inauguradas, pelo menos 75 fecham antes de completar uma década de atuação. O franchising, pelo contrário, a cada 100 franquias, apenas 15 fecham as portas em 10 anos.

A segurança se deve por alguns motivos encontrados, unicamente, no investimento em franchising. 

O primeiro é de atuar junto de um negócio já testado no mercado. A maturidade de atuação significa que a marca já superou inúmeros desafios, investindo em melhorias de processos e operações. 

Produtos e serviços também foram testados junto aos consumidores e aprimorados.

Desse modo, o franqueado recebe todo o know-how da marca para gerenciar a unidade. A transferência de conhecimento, junto do suporte e dos treinamentos são a receita de sucesso das redes franqueadas.

Apoio com documentações

Além disso, todo franqueado atua com o amparo de documentações que fortalecem a segurança do investimento. A Circular de Oferta de Franquia (COF) é o principal deles, que detalha o formato da franquia e esclarece direitos e deveres de franqueado e franqueadora.

O contrato de franquia também é essencial nessa relação, sendo uma documentação que firma o investimento e, por isso, só deve ser assinado quando o franqueado está de acordo com o investimento. Tudo de acordo com a Lei de Franquias.

Outros cuidados

franquia de lava rápido em domicilio
Ter prazer em trabalhar em uma franquia de lava rápido será essencial para seu sucesso.

Entretanto, como todo modelo de investimento, é importante tomar alguns cuidados, mesmo quando a escolha é um dos modelos de franquias mais lucrativas de 2020.

Primeiro de tudo, é essencial que haja harmonia entre o seu perfil pessoal e profissional, com o que a rede franqueada propõe para o mercado.

A identificação com o negócio e, principalmente, com o que é vendido pela rede facilita bastante o dia a dia de trabalho. Além disso, como citado anteriormente, a COF e o contrato de franquia detalham todo o investimento. Por isso mesmo, devem ser analisados com calma.

Outro cuidado é realizar um estudo de mercado e construir um plano de negócio para atuação. Assim, com estes estudos, fica mais compreensível a viabilidade do negócio na localidade em que o empreendedor deseja atuar. Além desses cuidados, também aconselhamos:

  • Conversar com outros franqueados para tirar dúvidas sobre a franquia;
  • Participar de feiras e eventos de franquias;
  • Pesquisar a reputação da marca na internet.

Onde abrir franquia de lava rápido?

Você pode abrir uma franquia de lava jato em qualquer lugar que desejar. Em uma cidade pequena ou grandes centros urbanos, em lojas de rua ou shoppings. 

As possibilidades são sim variadas, mas será preciso avaliar o que as franqueadoras esperam. Algumas franquias, por exemplo, são planejadas para instalação em cidades com um número mínimo de habitantes.

Então, na hora de escolher seu negócio e fazer sua instalação, converse bastante com a franqueadora. Vocês precisarão estar na mesma página sobre a forma de instalação da unidade.

Franquia lava rápido posto de gasolina

Abrir uma franquia de lava jato em um posto de gasolina é interessante exatamente porque há grande público nesse espaço. Os motoristas vão até o posto para abastecer, e podem aproveitar para cuidar do carro.

Franquia de lava rápido shopping

carro sendo lavado na franquia de lava rápido com rolos
Loja de lava rápido em shoppings costuma atrair por oferecer um serviço rápido ao usuário.

As franquias de lava jato geralmente são abertas no estacionamento do shopping. Uma ótima alternativa inclusive porque, enquanto passeia pelo mall, o usuário pode deixar seu carro aos cuidados da loja.

Abrir um negócio no shopping requer uma série de aprovações e um plano de negócio muito bem estabelecido. Uma franquia traz um planejamento já testado, o que facilita a aprovação pela administração do espaço e facilita o processo de instalação.

Franquia de lava jato em loja de rua

Já os lava jatos abertos em lojas de rua contam com vantagens como a visibilidade da fachada. Passando próximo à loja, o consumidor pode ser atraído a realizar os vários serviços que sua franquia terá a oferecer.

Outros locais também podem servir para a instalação da sua franquia de lava jato. Como prédios comerciais e residenciais, órgãos públicos, academias, universidades, concessionárias, locadoras de veículos, hipermercados, grandes condomínios e outros. Tudo vai depender do modelo de negócio da franquia.

Franquia de lava rápido nos Estados Unidos

Que tal abrir um negócio fora do Brasil? Segundo pesquisa, os Estados Unidos são o principal destino das marcas brasileiras no exterior, com 67 redes operando por lá. Essa pode ser uma oportunidade de expandir a franquia e já começar uma empresa com grande potencial.

Caso você tenha interesse nesse tipo de empreitada, pode conversar com a marca desejada e verificar a possibilidade. 

Várias franquias de lava jato pretendem investir nesse tipo de expansão, mas nenhum franqueado mostrou interesse ainda.

Qual a melhor franquia de lava rápido?

carro sendo lavado na franquia de lava rápido com vapor
Franquias de lava rápido têm formas de operação bem variadas, que devem ser analisadas com cuidado.

A melhor franquia de lava rápido para se investir é aquela que combina com o seu perfil. Ou seja, aquela em que você tem capital para investir e se identifica. 

É muito importante gostar da marca, pois você terá que seguir suas regras e padrões. Se você não se sentir atraído pela rede, pode se incomodar muito em atuar ao longo do tempo.

Pensando assim, é difícil dizer qual a melhor franquia de lava jato. Afinal, cada empreendedor tem um perfil diferente de investimento.

Mas lembre-se também que você precisará avaliar a reputação da marca. Isso vai te dar mais segurança de que aquele negócio terá consumidores.

Que serviços uma franquia de lava jato pode oferecer?

O mercado de cuidados com o carro é diverso e cheio de técnicas para realização dos serviços. Por isso mesmo, uma franquia de lava rápido costuma ter uma catálogo amplo de produtos.

Essa é uma grande vantagem para o franqueado, pois um mesmo cliente pode realizar vários serviços. Principalmente quando a unidade de franquia tem um bom vendedor. 

Ao realizar vários serviços, o consumidor garante um ticket médio maior ao franqueado, com lucro mais polpudo no fim do mês.

Sem contar que, mesmo que não realize todos os serviços que você sugerir, o usuário saberá que os procedimentos existem. Então, quando precisar desses atendimentos, terá confiança em procurar o seu negócio.

Mas para isso, é claro, você precisará oferecer serviços sempre de excelência. Entao, tenha a certeza de contratar bons profissionais, que sigam a padronização da franqueadora.

Abaixo, nós apresentamos os serviços mais comuns nas franquias de lava car. Lembre-se que eles podem ser ainda mais amplos, e variar bastante conforme a marca de franquia que você abrir.

Limpeza da lataria

Como nós explicamos ao longo desse texto, existem várias técnicas para a limpeza de um veículo. Mas, independentemente da que a franquia utiliza, todas têm a lavagem como o serviço principal ao cliente.

carro sendo lavado na franquia de lava rápido com máquina de pressão de água
Limpeza da parte externa do carro costuma ser o serviço mais procurado de um lava jato.

É importante deixar bem claro ao cliente qual a técnica utilizada e, se for o caso, explicar as vantagens dela. 

A lavagem a seco, por exemplo, costuma trazer estranheza, pois os usuários acham que esse modelo de limpeza arranha o veículo. Mas esse não é o caso. 

Ter um atendimento atencioso e que apresente bem os métodos de lavagem vai garantir maior confiança do consumidor no seu lava jato.

Enceramento profissional

Existem também vários tipos de enceramentos, pois as ceras profissionais disponíveis no mercado são diversas.

Com o enceramento, o serviço proporciona brilho ao carro e uma camada de proteção para a lataria. Essa proteção veda os microporos da pintura, e evita que a sujeira impregne intensamente. 

A superfície da lataria também se torna mais lisa e menos sujeita a danos provocados pelos raios solares.

Cristalização de vidros

Já a cristalização de vidros é um processo no qual os vidros do carro ganham uma película repelente à água. Principalmente o para-brisa.

O resultado é que, mesmo sob forte chuva, a visibilidade da estrada pelo motorista é melhor. Isso até mesmo sem o uso dos limpadores.

A cristalização também protege os vidros contra a salinidade marinha, respingos de asfalto, aderência de sujeiras e mais.

Abaixo, selecionamos um vídeo que explica mais sobre como o processo de cristalização é realizado. Acompanhe!

Limpeza de motor

Existem dois tipos básicos de limpeza de motor. Primeiro, a limpeza técnica, que é mais comum nos lava-jatos. 

O procedimennto é realizado apenas na parte superior do bloco do motor e do seu alojamento. São usados pinceis para uma limpeza artesanal.

Esse tipo de cuidado é interessante, principalmente, para carros de colecionadores. Assim, mesmo que pintado ou cromado, o motor é limpo sem arranhar.

Também há a limpeza completa do motor, que limpa mais que sua parte superior. Nesse caso, o cuidado precisa ser ainda maior, pois os produtos de limpeza podem danificar o motor se mal utilizados.

Impermeabilização de estofados

Ao impermeabilizar o estofado do carro, seu lava jato dará ao veículo uma película de proteção contra líquidos e alimentos. Essa película, impermeabilizante, impedirá que o estofado absorva as sujidades.

Vai também impedir a impregnação da poeira e sujeiras, o que facilitará as próximas limpezas. Além de manchas, a sujeira absorvida costuma causar mau cheiro. 

O tecido impermeabilizado ainda possui proteção contra os raios solares, quatro vezes maior do que tecidos não tratados.

Higienização de ar-condicionado

O ar-condicionado é responsável pela circulação do ar no carro e, quando contaminado, pode levar bactérias, vírus e partículas de poeira ao sistema respiratório dos passageiros.

Ao mesmo tempo, o ar-condicionado sujo pode promover o mau cheiro no carro. Sem contar que, nessas condições, a peça pode apresentar problemas de funcionamento.

Então, realizando a limpeza do aparelho, o usuário vai eliminar mofo, bactérias, fungos, poeira e mais. O ideal é realizar esse serviço, mais ou menos, a cada três meses.

Higienização interna

O serviço classificado como higienização interna vai variar conforme a franquia de lava rápido. Mas, basicamente, consiste na limpeza de bancos, painel, teto, carpete, portas e porta-malas. Normalmente, com o uso de um aspirador e produto descontaminante.

banco do carro sendo limpo em lava jato
Limpeza interna do veículo elimina sujidades e mau odor.

Limpeza e hidratação de couro

Bancos de couro merecem cuidados especiais. Primeiro porque, com o tempo, o material se torna fosco. Com os raios solares e o calor, ele também costuma ressecar e rachar.

Mas com a limpeza e hidratação dos bancos, o PH é novamente equilibrado. O couro ainda recupera sua umidade natural, com um toque macio e confortável.

Revitalização de plásticos

Também por causa da ação dos raios solares, as partes de plástico do carro desbotam e se tornam fosca. O resultado é uma aparência desgastada.

Com o processo de revitalização, o belo visual dessas peças é recuperado. A técnica pode ser aplicada no para-choque, borrachões e outros.

Cristalização de pintura

A cristalização de pintura cria uma película protetora na lataria, prevenindo arranhões. Ao mesmo tempo, o processo dá brilho ao carro, bem mais intenso do que o oferecido apenas pela cera.

Também é indicado realizar esse processo quando a pintura está suja ou riscada, pois a película criada consegue eliminar esses problemas.

Vitrificação de pintura

A ideia da vitrificação de pintura é muito semelhante à da cristalização, criando uma película protetora na lataria e intensificando o brilho. Só que a película da vitrificação é mais duradoura, com validade de até três anos.

Oxi-sanitização

O processo de oxi-sanitização tem sido cada vez mais procurado pelos consumidores nos últimos tempos. Isso porque, o serviço é capaz de eliminar bactérias, vírus e outros agentes contaminantes do carro.

Dessa forma, a saúde dos ocupantes do veículo é preservada. Para isso, a oxi-sanitização utiliza uma máquina de ozônio, um sanitizante 200 vezes mais potente do que o cloro.

Além de limpar o interior do carro, o serviço consegue diminuir a contaminação do sistema de refrigeração do veículo. Elimina ainda o mau odor provocado pelo derramamento acidental de alimentos e líquidos.

Polimento de faróis

Com o passar do tempo, os faróis e lanternas do veículo se tornam foscos. Isso prejudica a luminosidade oferecida por eles e diminui a visibilidade do motorista, especialmente à noite.

O serviço de polimento consegue eliminar arranhões dos faróis, e também respingos de asfaltos. Assim, recupera sua característica translúcida e o brilho que dá um visual de novo ao veículo.

Polimento de pintura

carro passando por polimento
O polimento da pintura livra a lataria de arranhões e destaca o brilho do carro.

É essencial que o processo de polimento de pintura de um automóvel seja realizado por uma empresa especializada. Quando feito incorretamente, o procedimento pode provocar arranhões e um efeito holográfico que vai exigir a repintura do carro.

Já com o polimento realizado de forma adequada, os riscos e manchas da pintura são eliminados. O processo também reaviva a cor e o brilho da lataria.

Descontaminação de pintura

Mesmo com a limpeza rotineira da lataria, alguns agentes contaminantes não são eliminados. Como fuligem, piche, seiva de árvore e outros.

É por isso que a descontaminação de pintura precisa ser realizada. Para o serviço, é preciso utilizar apenas uma massa abrasiva, chamada de Clay Bar, panos de microfibra e um uma cera lubrificante. 

Após esse processo, o brilho do carro se torna ainda mais intenso. A superfície do veículo ainda fica mais lisa, sem a sensação áspera ao toque.

Remoção de chuva ácida

A chuva ácida acontece mais do que imaginamos, e provoca manchas na lataria dos carros. O fenômeno é provocado pela mistura entre a água da chuva, nevoeiro ou neblina e gases poluentes.

Para eliminar esses danos, é preciso realizar o processo de remoção da chuva ácida. Quando associada à descontaminação de pintura ou enceramento posterior, os resultados são ainda melhores.

Consulta veicular

Algumas franquias de lava rápido ainda oferecem serviços que vão além da estética automotiva. É o caso do serviço de consulta veicular, realizado quando um usuário deseja comprar ou vender um veículo.

A consulta consiste na checagem do carro, com relação à sua documentação e situação legal. Saber a procedência do veículo é fundamental para ter segurança no negócio.

Funilaria

Serviços de funilaria servem para consertar peças da lataria, principalmente quando a superfície sofreu danos após uma colisão. Ou então por situações mais simples, como esbarrar a porta na parede.

Normalmente, o método utilizado é o martelinho de ouro. Mas também pode ser preciso substituir a peça danificada.

Hoje, uma franquia de lava jato que trabalha com funilaria se dedica, principalmente, à funilaria express. Ou seja, um serviço rápido, que leva cerca de duas horas apenas para a reparação.

Perguntas e respostas sobre as franquias de lava rápido

franquias de lava jato ecológica
Abrir uma franquia de lava rápido é uma opção lucrativa e cheia de vantagens.

Na hora de abrir uma franquia de lava rápido, são muitas as dúvidas, não é mesmo? Isso é bastante comum, para qualquer tipo de negócio que você decide abrir.

Afinal, é preciso se munir de mais e mais informações. Assim, você terá mais segurança de que sua empresa vai dar bons resultados.

Pensando nisso, reunimos as principais perguntas e respostas sobre as franquias de lava jato que os empreendedores costumam fazer. Acompanhe abaixo!

O que é preciso para montar um lava rápido?

Nós já falamos neste texto sobre o passo a passo para abrir uma franquia. Para acompanhar os detalhes de como iniciar a sua, você pode voltar a essa parte do conteúdo e descobrir tudo o que precisa.

Mas na hora de abrir um lava jato, também é importante ter atenção a outros aspectos. Como estabelecer um plano de negócios bem detalhado.

O plano de negócios consiste em um planejamento dos seus passos para começar a empresa e mantê-la operando. Com ele, qualquer empreendedor tem mais segurança de que seu negócio vai, realmente, sair do papel e dar certo.

Ao mesmo tempo, é preciso escolher um bom ponto comercial. Abrindo uma franquia de lava jato, você terá auxílio da franqueadora para escolher o local ideal. 

De qualquer forma, porém, a procura por esse espaço será sua responsabilidade. Na hora de escolhê-lo, avalie bem a presença do seu público-alvo na região. Assim como um bom fluxo dessas pessoas.

Além disso, sua empresa precisará sem bem visível ao usuário. Um negócio no fim da rua não costuma chamar tanto a atenção quanto o lava jato instalado em vias movimentadas.

Para iniciar um lava rápido, são necessários ainda equipamentos específicos e uma estrutura bem trabalhada. Equipamentos como lavadora de alta pressão, aspirador de pó, esponjas, máscaras, tecidos de microfibra e outros.

Já a documentação necessária para montar seu lava jato vai incluir um CNPJ, cópia do contrato de locação (ou compra e venda) do imóvel, alvará de funcionamento etc.

Quanto ganha, em média, um dono de lava rápido?

A lavagem de um veículo demora, em média, de 40 a 60 minutos. Normalmente, um lava jato pode atender mais de um veículo por vez, mas isso não é uma regra. Então, vamos considerar que apenas um carro é limpo a cada 40 minutos.

Em uma jornada de trabalho de 40 horas semanais, são 60 carros atendidos toda a semana. O preço médio de uma limpeza simples vai de R$ 25 a R$ 45.

mulher fazendo contas na calculadora
Conhecer os ganhos e despesas do seu lava jato será essencial para manter a empresa em plena operação.

Isso significa que, por semana, o faturamento de um lava jato é de R$ 1.500. Por mês, R$ 6 mil de faturamento.

Mas, claro, o faturamento não é o lucro de uma unidade. Para saber o quanto ganha o dono de um lava rápido, precisamos calcular a rentabilidade do negócio.

No mercado, um lava jato tem rentabilidade entre 15% e 60%. Por isso, em média, um dono de lava rápido ganha, pelo menos, R$ 3.600.

Lembre-se, apenas, que esse valor é apenas uma média. Um lava jato que oferece mais serviços do que a limpeza da lataria tem ticket médio mensal bem maior. Afinal, o ganho por atendimento será mais alto.

Como administrar meu lava rápido?

Para administrar um lava rápido é preciso: 

  • Definir metas;
  • Adotar um sistema de gestão;
  • Cuidar das finanças;
  • Acompanhar as ações da concorrência; e
  • Desenvolver seu plano de marketing.

A definição de metas é importante porque, ao saber o que você pretende alcançar, será mais fácil definir suas ações e planejar o trabalho do lava rápido.

O plano é atender quantos carros todo o mês? Qual o faturamento desejado para o seu lava rápido? Há algum serviço que você quer realizar mais vezes?

Já com um sistema de gestão, é possível controlar, especialmente, a entrada e saída de valores. Esses dados te darão a oportunidade de ter uma visão estratégica do negócio.

Aliás, o cuidado com as finanças é um dos mais importantes na hora de administrar um lava rápido. É preciso ter controle dos seus ganhos e gastos, para que a conta da empresa fique sempre no azul.

Olhando de fora, a administração financeira de um lava jato pode parecer simples. Mas, na verdade, vai exigir os mesmos cuidados que qualquer outra empresa. Especialmente em relação às obrigações tributárias e trabalhistas.

Enquanto isso, acompanhar a concorrência é algo que permite superá-la em ofertas e métodos de trabalho. Inclusive para evitar que seus consumidores fiéis mudem de lava jato.

Por último, administrar um lava jato requer um plano cuidadoso e bem executado de marketing. A divulgação de uma empresa é importante não apenas para conquistar consumidores, mas para manter seus clientes fiéis.

Pensando nisso, invista em ações nas redes sociais e também ações off-line. Como a distribuição de panfletos, brindes, realização de eventos, parcerias comerciais etc.

Se seu lava rápido for uma franquia, você poderá contar com auxílio da franqueadora para pensar e colocar em prática suas ações de marketing.

Como atrair clientes para um lava jato?

Para atrair consumidores para seu lava jato, você vai precisar investir no marketing do seu negócio. É possível realizar ações de marketing on-line, como nas redes sociais, e no marketing off-line (realizando eventos, distribuindo panfletos etc.).

franquias marketing digital teclado notebook
Qualquer empresa deve criar conexões nas redes sociais, como no Facebook.

Também é essencial que seu lava jato tenha uma bela fachada, que chame a atenção de quem passar. Principalmente se sua loja estiver em uma via movimentada.

Muita gente tem um lava rápido que já tem costume de ir, ou às vezes nem está pensando em lavar o carro. Mas, ao ver sua loja, banners e promoções, os clientes podem ser atraídos para realizar os serviços.

Outra dica para atrair clientes para seu lava jato é trabalhar com modelos de assinatura. Ou seja, o usuário vai pagar uma mensalidade e poderá realizar um número específico de serviços todo mês.

Esse pagamento recorrente garantirá um faturamento atraente ao empreendedor. Além disso, vai incentivar o usuário a ir ao lava jato com mais frequência. 

Para atrair seus consumidores, você ainda pode criar um plano de fidelidade. Algo do tipo “faça X serviços e ganhe Y, ou tenha X% de desconto”.

Como montar um lava jato para motos?

Montar um lava jato para motos requer planejamento e a montagem de uma estrutura adequada. Algo muito semelhante a um lava rápido de carros.

Por isso, comece escolhendo os serviços que você vai oferecer. Com base nessas informações, você poderá planejar seus gastos e montar um plano de negócios.

Se você optar por uma franquia, a franqueadora vai te proporcionar um plano completo de negócio. Então, será preciso apenas colocar esse planejamento em prática.

Outro passo importante é escolher um bom ponto comercial. O ideal é que o local tenha boa presença do seu público-alvo e tráfego de pessoas. Assim, será mais simples chamar a atenção para o seu lava jato.

O passo seguinte vai consistir no registro legal da empresa. Depois, será preciso montar a estrutura necessária e comprar todos os equipamentos para realizar o atendimento.

Por último, contrate uma equipe qualificada. Fazer a limpeza de motos requer cuidados especiais, pois a água ou produtos podem danificar o sistema do veículo.

Assim, tenha a certeza de realizar os serviços com as técnicas adequadas, e que sua equipe passe por todos os treinamentos adequados.

Quanto ganha um lavador de carro?

homem lavando um carro com água e sabão
Custo de contratação de um profissional para lava jato pode variar conforme região do País.

Segundo pesquisa, a faixa salarial de um lavador de carros vai de R$ 1.142,18 a R$ 2.064,92. Mas o valor pode variar conforme a região do Brasil.

O lavador de carro é um profissional essencial para um lava jato. Para contratar um lavador para seu estabelecimento, realize a divulgação em sites e jornais locais.

Qual a função de um lavador de carro?

O lavador de carros é responsável por lavar e secar os veículos clientes de um lava rápido. O profissional também pode fazer a aplicação de produtos e higienização interna.

Quais os profissionais necessários em um lava jato?

Normalmente, um lava jato precisa contar com os seguintes profissionais: lavador, polidor, chefe de pista e vendedor.

O lavador é o profissional que faz a limpeza e secagem do veículo. Ele também pode realizar a higienização interna do carro e a aplicação de produtos, como a cera e outros.

Já o polidor, como seu nome sugere, realiza o polimento da pintura. É fundamental que ele seja bem treinado e/ou tenha experiência no serviço. Isso porque, se o polimento for realizado da forma errada, pode danificar permanentemente a pintura.

Enquanto isso, o chefe de pista é o profissional que coordena a pista do lava jato. Ou seja, ele recebe e organiza os carros, faz um checklist do veículo (para ver se ele possui danos, por exemplo) e controla os horários de realização e liberação dos automóveis.

Por fim, o vendedor é responsável pelas vendas do lava rápido. Ele vai sugerir ao cliente novos serviços e tentar aumentar o ticket médio de cada atendimento.

Quanto custa um lava rápido?

Abrir um lava rápido tem um custo variado. Mas considerando as opções de franquias de lava jato no mercado, é possível dizer que seu preço médio é de cerca de R$ 20 mil.

Os valores incluem a abertura da empresa, compra de equipamentos, estrutura da loja e início das operações do negócio.

Vale dizer que é possível abrir um lava rápido do tipo home office. Ou seja, sem um espaço físico, com o empreendedor indo até a casa dos clientes para realizar os serviços. Nesse caso, o custo para iniciar o negócio é mais barato.

pessoa usando o notebook
Em um lava jato delivery, empreendedor pode gerenciar suas demandas de casa, pelo computador ou telefone.

Quantos carros um lava rápido lava por dia?

A limpeza simples de um carro demora, em média, de 40 a 60 minutos. Considerando um dia de trabalho de oito horas, um único lavador pode atender até 12 carros.

Mas é importante perceber que esse tempo conta apenas uma limpeza simples. Caso o veículo passe por outros serviços, como o enceramento ou polimento, o tempo de trabalho em cada carro será maior.

Isso significa que o número de veículos cuidados por um único lavador será menor em um dia. Em compensação, o ticket médio de cada atendimento vai aumentar.

Se seu lava jato tiver mais de um lavador, o número de carros atendidos também vai mudar. Você pode fazer seus cálculos de modo personalizado, para ter certeza da sua resposta.

Qual a melhor lavadora de alta pressão para lava rápido?

Segundo pesquisa, as melhores lavadoras para um lava rápido são as seguintes

  • Vulcan VLP1800 ;
  • Tramontina 1800w;
  •  Wap Premium 2600;
  • Tramontina 1400w; e
  • Karcher K2.

Para escolher a ideal ao seu negócio, tenha a certeza de verificar as características de cada uma. Sabendo o ritmo de trabalho do seu negócio e o quanto você pode pagar, será mais simples escolher um modelo de lavadora.

É importante dizer que, se você abrir uma franquia de lava rápido, vai contar com uma lista de equipamentos e produtos para trabalhar.

Eles terão sido pensados de forma a otimizar o modo de trabalho do modelo de negócio. Por causa disso, e pela padronização da franqueadora, você deverá adquirir os mesmos equipamentos.

Quanto custa para lavar o carro por dentro?

O preço médio de uma limpeza interna no carro é de R$ 100. Mas isso pode variar conforme o lava jato que realizar o serviço, e o que essa limpeza inclui.

Alguns lava rápidos, por exemplo, apenas aspiram o interior do veículo. Outros também cuidam de forma mais detalhada dos bancos, dos carpetes etc.

higienização acquazero franquias mais rentáveis
Limpeza interna do veículo pode ser feita com produtos específicos ou apenas com aspirador, dependendo do lava jato.

Quantos litros de água gasta um lava rápido?

Um lava rápido costuma gastar cerca de 300 litros de água na lavagem de um carro. Isso quando a lavagem é realizada do modo padrão, com água e sabão.

Mas há lava rápidos que usam bem menos água na limpeza. A técnica de limpeza ecológica, por exemplo, utiliza apenas 300 ml de água para a lavagem de todo o carro.

Também há técnicas à vapor e por pressurização, que podem gastar ainda menos água. Mas tudo isso varia conforme a empresa que realiza o serviço.

7 opções de franquia de lava rápido para você abrir

Agora que você já sabe quais as vantagens de uma franquia de lava rápido, pode estar se perguntando em qual franquia investir.

Mas essa é uma pergunta difícil de responder. São muitas opções de negócio no mercado, e várias têm grande potencial.

Por isso, é importante que você faça uma pesquisa e análise detalhada das possibilidades. É sempre importante avaliar aspectos como:

  • A confiabilidade da marca;
  • Reputação da franquia e franqueadora;
  • Catálogo de serviços da franquia;
  • Investimento necessário;
  • Faturamento médio mensal da unidade;
  • Retorno previsto para investimento; e
  • A sua identificação com a marca.

Com esses pontos bem analisados, você terá maior facilidade em descobrir se determinada franquia é mesmo tudo o que você espera. Não só pensando nos resultados financeiros, mas também no prazer em trabalhar com o negócio.

carro estacionado em uma franquia de automoveis
Todo o método de trabalho e modelo do negócio precisa ser bem avaliado antes da sua decisão.

Lembre-se: gostar do seu trabalho vai te manter entusiasmado em atuar pelo seu crescimento.

Para te ajudar neste processo, listamos abaixo algumas opções de franquias de lava rápido baratas para investir. Acompanhe!

1. Llotus

Os principais serviços de uma Franquia Llotus são a lavagem a seco, cristalização e higienização do carro. Atuando desde 2008, a empresa já acumulou expertise para transferir, de modo eficiente, o seu modelo de negócio a outros franqueados.

A franquia conta com unidades próprias e franqueadas espalhadas pelo Brasil. Seus serviços incluem:

  • Lavagem ecológica
  • Enceramento
  • Impermeabilização interna
  • Cristalização de vidros
  • Higienização de ar-condicionado
  • Hidratação de couro
  • Cristalização
  • Higienização interna 
  • Vitrificação
  • Limpeza técnica do motor
  • Revitalização de plásticos
  • Polimento
  • Polimento de faróis

Para investir no negócio, é possível escolher entre quatro modelos de franquia. Os formatos variam conforme o valor para investimento e espaço da loja.

  • Investimento total: R$ 15 mil
  • Faturamento médio: R$ 6 mil
  • Prazo de retorno: 6 a 8 meses

2. Acquazero

A Acquazero é a maior rede de estética automotiva do país. Seu caráter sustentável é o principal diferencial da franquia, já que a rede trabalha com apenas 300 ml de água. 

Esses 300 ml são suficientes para a limpeza externa de um carro na franquia. Algo bem diferente da concorrência, que costuma gastar até 300 litros de água.

São vários os serviços da Acquazero, que variam por modelo de negócio da franquia. Os principais deles incluem:

  • Limpeza ecológica; 
  • Enceramento; 
  • Cristalização de vidros; 
  • Limpeza técnica de motor; 
  • Limpeza e hidratação de banco de couro; 
  • Revitalização de plástico; 
  • Higienização do ar-condicionado; 
  • Remoção de chuva ácida; 
  • Descontaminação de pintura; 
  • Oxi-sanitização; 
  • Cristalização e revitalização de pintura; 
  • Vitrificação de pintura; 
  • Higienização interna; 
  • Impermeabilização de estofados; 
  • Polimento; 
  • Polimento de faróis. 

Os modelos de negócio da Acquazero incluem três opções home office e três loja física. Nos primeiros, o empreendedor atende de modo delivery, onde o cliente desejar.

Já os demais podem ser instalados em shoppings, condomínios, universidades etc. A localização depende do modelo escolhido. A franqueadora também auxilia na definição do melhor ponto comercial ao negócio.

Além dos serviços para os carros, a Acquazero tem em seu catálogo uma série de serviços residenciais. São atendimentos para a limpeza de residências e espaços comerciais, como limpeza de estofado e impermeabilização de tapete.

  • Investimento total: R$ 17.820 mil
  • Faturamento médio: R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: 3 a 24 meses

Quer saber mais sobre a opção de franquia de lava rápido Acquazero? Acompanhe o vídeo que selecionamos a seguir!

3. Lave Park

As franquias Lave Park estão disponíveis em cinco modelos de negócio. São eles:

  1. Franquia de estacionamento;
  2. Estética automotiva (Prédios comerciais e Rua);
  3. Funilaria fast (Loja de rua, concessionárias, etc.);
  4. Delivery de estética e/ou funilaria fast;
  5. Franquia de loja de produtos, representante da Loja virtual Lave Park.

Para trabalhar como uma franquia de lava rápido, claro, é preciso optar pelas opções 2 ou 3. Neste caso, os serviços disponibilizados ao consumidor incluem a lavagem ecológica, impermeabilização, descontaminação de pintura e polimento de faróis.

  • Investimento total: R$ 20 mil
  • Faturamento médio: R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: 12 meses

4. Kiip 

Ao adquirir uma franquia Kiip Automotive, o empreendedor pode oferecer dois tipos de lavagem do carro. São elas: a realizada por meio do ar comprimido, e limpeza a seco.

Além desse serviço, uma unidade da marca oferece atendimentos como a higienização interna, limpeza do ar-condicionado e enceramento. Assim como a hidratação de couro, limpeza técnica de motor e impermeabilização de vidros e vários outros.

Um franqueado ainda recebe materiais de marketing, uniformes e treinamentos para realizar os serviços de modo padronizado.

  • Investimento total: R$ 3.990 mil
  • Faturamento médio: R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: 6 a 9 meses

5. DryWash

Já a franquia de lava rápido DryWash trabalha com um tipo de lavagem sem água. Então, o negócio é uma opção ecologicamente correta, ideal para quem desejar atrair os consumidores pela sustentabilidade.

limpeza automotiva
Métodos de trabalho sustentáveis têm resultados tão bons para o carro quanto os métodos tradicionais.

Para o cuidado completo do carro, também estão disponíveis serviços como o polimento, hidratação de couro, funilaria e pintura. A lista de atendimentos ainda inclui:

  • Revita protetora;
  • Maxx proteção;
  • Maxx Revita;
  • Vitrificação;
  • Descontaminação vidros;
  • Descontaminação rodas;
  • Oxi-sanitização, e mais.

A franquia foi criada em 1996, então já possui anos e anos de experiência no mercado. Além da sua responsabilidade ambiental, o negócio tem responsabilidade social e se preocupa com o suporte ao franqueado.

  • Investimento total: R$ 3 mil
  • Faturamento médio: não informado
  • Prazo de retorno: 18 a 36 meses

6. DryJet

A DryJet foi criada em 2009 e se tornou uma franquia logo em 2010. Sua lista de serviços inclui o seguinte:

  • Lavagem DRYJET;
  • Polimento de vidros;
  • Hidratação de banco de couro;
  • Impermeabilização de estofados;
  • Descontaminação de pintura;
  • Lavagem de motor a seco;
  • Higienização interna;
  • Higienização de ar-condicionado;
  • Cristalização de pintura;
  • Cristalização de para-brisa; e 
  • Vitrificação de farol.

Na franquia DryJet, o destaque é a variedade de modelos de negócio. São quatro: delivery, full, smart e street. Com essas opções, o franqueado pode optar por atender o consumidor em casa ou abrir uma loja. O espaço pode ter tamanho variado.

  • Investimento total: R$ 29 mil
  • Faturamento médio: não informado
  • Prazo de retorno: 12 a 36 meses

7. FlipWash

Enquanto isso, a FlipWash é uma franquia lava rápido a seco e foi criada em 2014. Segundo a própria rede, o principal objetivo é levar profissionalismo e design diferenciado ao mercado.

A limpeza simples da lataria de um carro com o método FlipWash demora cerca de 20 minutos. Além da limpeza, os serviços oferecidos aos usuários incluem a limpeza de motor, higienização de ar-condicionado e funilaria.

Os atendimentos ainda incluem enceramento, proteção de pintura, espelhamento e vários outros.

  • Investimento total: R$ 49,9 mil
  • Faturamento médio: R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: 12 a 18 meses

Franquia de lava rápido: cases de sucesso para se inspirar

Quer abrir uma franquia de lava jato, mas ainda não sabe se essa é mesmo uma boa opção?

Pois são vários os motivos para optar por esse tipo de negócio. Como seu amplo público-alvo e um ticket médio alto, uma vez que são vários os serviços oferecidos ao consumidor.

Para se ter uma ideia, o setor de serviços automotivos faturou R$ 6,3 bilhões só no franchising em 2019. Seu crescimento foi de 7,2% em relação a 2018.

Mas se esses números e todas as vantagens desse negócio ainda não te deram segurança para investir, selecionamos cases de sucesso para se inspirar. Acompanhe abaixo histórias de pessoas que investiram em uma franquia de lava rápido e tiveram ótimos resultados!

Eliomar Santtos – Franquia Acquazero

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O franqueado da Acquazero, Eliomar Santtos, em treinamento na unidade sede da franquia.

Eliomar Santtos é um empreendedor que investe na franquia Acquazero. Com paixão por carros, ele iniciou sua unidade em 2019, com um modelo delivery.

Por isso, o modo de trabalho é ir até o cliente e realizar o atendimento necessário. E ele faz isso não apenas com pessoas físicas, mas também jurídicas. Uma de suas especialidades é o cuidado com frotas de empresas.

Apesar de um começo promissor, o profissional viu seu lucro cair consideravelmente com o início da pandemia do coronavírus. Mas nada que o fizesse desanimar. 

Com o apoio da franqueadora e a busca incessante por novos clientes, o franqueado conseguiu fechar novas parcerias em pleno momento de isolamento social. Seu principal cliente é uma empresa da cidade de Belo Horizonte, que possui uma grande frota de veículos.

A parceria rendeu indicações e Eliomar Santtos conquistou seu espaço. Tanto que ele precisou contratar e treinar auxiliares para trabalhar em sua unidade.

Para Santtos, alguns suportes da franqueadora foram essenciais para o seu desenvolvimento. Como o auxílio de marketing para que ele divulgue sua unidade.

Outro muito importante é o apoio comercial, que auxilia exatamente na conquista de parcerias. Com empresas, condomínios, estacionamentos e outros. Criando um público recorrente, o franqueado tem mais facilidade em manter seus lucros.

Com tamanho sucesso, o empresário já pensa em evoluir para uma loja física da Acquazero em breve.

Quer conhecer melhor essa história de sucesso de uma franquia de lava rápido? Acompanhe o texto: Franqueado Acquazero contorna pandemia e fatura mais do que antes.

Gabriel Santana – Kiip

Outra história de sucesso de uma franquia automotiva é de Gabriel Santana, licenciado da Kiip. O empresário trabalha com TI e foi demitido há alguns anos. Então, resolveu, em vez de voltar ao mercado, investir em um sonho antigo: abrir seu próprio negócio, trabalhando com carros.

Sua unidade fica localizada na cidade de Barueri, em São Paulo. Segundo o empresário, o que mais lhe chamou a atenção em abrir uma franquia foi o apoio à operação que a franqueadora oferece.

O time da Kiip, por exemplo, permitiu que o empreendedor visitasse algumas operações e conhecesse o dia a dia do negócio.

E mesmo que haja concorrentes próximos, como em postos de gasolina, o modo de trabalho de uma franquia é diferenciado. Especialmente porque o negócio segue uma padronização que o consumidor já conhece. Então, o usuário tem mais facilidade em confiar na empresa.

Veja mais sobre esse case de sucesso no ramo automotivo no vídeo abaixo!

Preparamos este texto como um guia completo sobre franquia de lava rápido. Esperamos que o conteúdo tenha tirado todas as suas dúvidas sobre o assunto, e que te ajude a alcançar um caminho de sucesso com seu negócio.

Achou que ficou faltando abordarmos algum aspecto sobre as franquias de lava rápido? Avise-nos nos comentários deste post, e teremos prazer em criar um conteúdo ainda mais completo para você!

Quer continuar a leitura até ter a certeza de que esse modelo de negócio vale a pena? Acompanhe o texto: Franquia automotiva: esse negócio é para você?

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Autor: Karen Costa (Editora Encontre Sua Franquia)
6 de julho de 2020

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