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Franquia de lavagem a seco: vale a pena investir?


Abrir uma franquia de lavagem a seco tem sido a opção de muitos novos empreendedores. Para se ter uma ideia, o segmento de serviços automotivos teve faturamento de R$ 6,3 bilhões em 2019!

Claro que a lavagem a seco não é o único atendimento realizado nas franquias de serviços automotivos. Ainda assim, o serviço funciona como um “chamariz” de clientes, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Afinal de contas, a preocupação com o meio ambiente tem se intensificado nos últimos anos. Como a lavagem a seco não utiliza quase nada água, a economia e sustentabilidade do negócio chama a atenção dos usuários. 

O custo médio de uma lavagem a seco ao consumidor vai de R$ 35,00 a R$ 75,00 entre as várias unidades de franquias no país. 

Ou seja, o ticket médio de uma empresa que trabalha com o serviço é bastante atrativo. Especialmente porque é difícil que os usuários realizem apenas estes serviço. 

Na verdade, a maioria deles completa o atendimento com a higienização interna, limpeza do ar-condicionado ou outros. O resultado é um faturamento ainda mais alto com o negócio. 

Mas, para investir nesse tipo de negócio, é preciso conhecer mais do que a sua rentabilidade. Na verdade, é necessário ter a certeza de que o negócio vale mesmo a pena para o seu perfil. 

Para te auxiliar nessa decisão, produzimos este conteúdo. Continue lendo e descubra também algumas opções de franquias para investir!

Entenda a lavagem a seco do carro

A lavagem a seco de um carro é um procedimento simples, mas requer cuidado. Isso porque, se realizado de forma incorreta, ele pode arranhar e até manchar a lataria.

Como citado, a lavagem a seco de um auto usa pouquíssima água. São, aproximadamente, 5 litros de água, utilizados apenas para a diluição de um produto específico. Em comparação, uma lavagem comum realizada pelas empresas pode gastar cerca de 300 litros.

O produto utilizado para esse tipo de serviço é químico, específico para o trabalho. O processo acompanha, basicamente, as seguintes etapas:

  • Diluir o produto para limpeza em água
  • Com um borrifador, aplicar a mistura na lataria do carro
  • Utilizar uma flanela macia para a limpeza, realizando leves movimentos circulares
  • Polir o veículo com um pano macio, seco e limpo

Vale dizer que, dependendo da marca de franquia, o modo de trabalho para lavagem a seco pode mudar. Então, será essencial realizar os treinamentos oferecidos pela franqueadora.

Ao adquirir uma franquia, o empreendedor recebe treinamentos on-line e/ou presenciais para atuar com a empresa. 

Ou seja, uma capacitação para realizar os atendimentos da melhor forma e seguindo a padronização da franquia.

Todas e regras e detalhes da empresa aparecem em sua Circular de Oferta de Franquia (COF). Saiba mais sobre ela no vídeo abaixo!

A padronização das atividades é parte central do franchising. Isso já que a franquia é uma nova unidade de um negócio que já existe. 

Ela precisa realizar as atividades da mesma forma que a “matriz”. Assim, o usuário terá a segurança de que vai encontrar exatamente o que procura na marca.

Franquias de lavagem a seco delivery 

O setor de franquias de lavagem a seco é amplo e cheio de marcas para investimento no Brasil. As microfranquias, por exemplo, somam 28 redes para se investir. As microfranquias são as franquias que demandam investimento inicial de até R$ 90 mil.

Mas além dessas, muitas outras marcas de serviços automotivos podem ser um ótimo negócio. Basta pesquisar e escolher aquela que melhor se encaixa aos seus objetivos e perfil de trabalho.

Muitas redes oferecem modelos loja física ou delivery (home office). Funciona assim: com uma unidade física, o empreendedor atua em um ponto comercial. Ele espera que os clientes venham até a loja para atendimento.

Enquanto isso, franquias de lavagem a seco delivery trabalham onde o consumidor estiver. Ou seja, o empreendedor vai até o usuário, realizando o atendimento onde ele desejar.

Esse tipo de franquia, home office, pode garantir uma série de vantagens. Como o baixo custo da operação, já que não é preciso arcar com os custos de um espaço comercial. 

Muitas vezes, pelo menos no início, é comum que o franqueado trabalhe sozinho. Logo, não há gasto com os salários de colaboradores.

Além disso, o atendimento delivery aumenta a comodidade do consumidor. Só é preciso que o usuário solicite a limpeza, seja por telefone ou por aplicativo

Cada marca de franquia trabalha com uma opção. Então, é preciso estar atento a esse modo de conexão com o consumidor na hora de adquirir sua franquia. Se preparar para o atendimento é essencial para alcançar os ganhos planejados.

Uma versão home office de franquia costuma ser a ideal para quem quer investir, mas não tem muito dinheiro. Só que, para o sucesso da unidade, o empreendedor deverá se organizar. Trabalhar por conta própria e sem uma loja física requer mais disciplina para manter as tarefas em dia.

Quanto custa abrir um lava rápido a seco?

Abrir uma franquia envolve uma série de valores, que precisam ser bem avaliados e planejados. Cada rede trabalha com taxas diferentes, então os custos variam muito.

E eles não variam apenas por causa da marca de franquia. Variam ainda de acordo com:

  • O modelo da franquia (as versões home office costumam ser mais baratas);
  • A localidade no Brasil;
  • O tamanho do espaço da loja física, quando é este o caso;
  • As taxas extras cobradas pela franqueadora etc.

Por isso, é muito importante avaliar bem a sua capacidade de investimento. Coloque na ponta do lápis o quanto você tem hoje, e depois verifique se será necessário um empréstimo. 

Em média, uma franquia de lavagem a seco custa a partir de R$ 10 mil. Se não tiver todo este dinheiro, o empreendedor precisará obtê-lo por empréstimo, financiamento ou outros meios que achar convenientes.

Com suas possibilidades definidas, será hora de pesquisar pelas marcas de franquia que se encaixam em seu perfil. Pesquise muito, avaliando cada regra e retorno que a franqueadora prevê. Será importante sentir que o investimento é seguro e rentável.

Para saber mais sobre o passo a passo para abrir uma franquia, você pode acompanhar nosso ebook sobre o assunto. Basta clicar no banner abaixo.

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Com a pesquisa bem realizada, você vai descobrir quais as taxas cobradas pela franqueadora escolhida. Normalmente elas incluem:

  • Taxa de franquia;
  • Montagem da opção;
  • Capital de giro;
  • Royalties; e
  • Taxa de propaganda.

Entenda todos os custos de uma franquia acessando aqui.

Franquia de lavagem a seco é um bom negócio?

Se você leu este texto até, já percebeu que as franquias de lavagem a seco têm grande potencial. Até porque, seu público-alvo é imenso! Em todo o Brasil,  já são mais de 65,7 milhões de veículos, que precisam de cuidados rotineiros.

Ao mesmo tempo, um negócio desse tipo é fácil de administrar. Isso já que, ao adquirir uma franquia, o empreendedor recebe todo o treinamento e suporte para o negócio.

Com o planejamento e suporte, o franqueado comete poucos, ou nenhum erro. Isso facilita o crescimento da sua unidade e seu faturamento. Especialmente quando a loja se torna conhecida pelo atendimento de excelência.

Em média, o faturamento de uma franquia de serviços automotivos é de R$ 28 mil. Algo que varia de acordo com os serviços prestados, dedicação do franqueado e atratividade do consumidor.

Mas atenção: não leve apenas os aspectos financeiros em conta. Você precisa se identificar com a rede, pois precisará reproduzir seu planejamento e valores no mercado.

Quando não gosta da atividade, o empreendedor pode logo perder o interesse em investir seu tempo e dinheiro no negócio.

Qual a melhor franquia de lavagem a seco?

A melhor franquia de lavagem será aquela que melhor se encaixa no seu perfil de trabalho. Inclusive porque, normalmente, as empresas oferecem mais de um serviço ao usuário. 

Pensando nisso, é importante avaliar cada serviço e o público-alvo da sua região. Os usuários se sentiriam atraídos pelo seu trabalho?

Abaixo, listamos algumas franquias que lavagem a seco que podem ser ótimos investimentos. Veja abaixo!

Acquazero

A Acquazero é a maior rede de estética automotiva do país. Seu principal serviço é a lavagem a seco, mas ela é apresentada com outro nome: limpeza ecológica.

Uma limpeza ecológica da Acquazero é ainda mais econômica e sustentável que a lavagem “tradicional”. São utilizados apenas 300 ml de água para lavar um carro — bem menos que os 5 litros “aceitáveis” para a limpeza a seco.

Além da limpeza ecológica, a Acquazero trabalha com serviços como enceramento, cristalização de vidros e limpeza técnica do motor. Assim como a remoção de chuva ácida, limpeza do ar-condicionado, impermeabilização de estofados, polimento e mais.

Um dos diferenciais da marca é atuar com três modelos de home office. Além disso, o investidor também pode optar por três possibilidades de loja física, com investimentos e serviços diferentes. 

Outro atrativo é que a marca possui um aplicativo próprio, que funciona como um “Uber de limpeza automotiva”. O usuário só precisa acessar o app e solicitar os serviços. 

Então, o franqueado receberá o agendamento e fará a visita ao consumidor, para o atendimento. O uso do aplicativo pelo franqueado é opcional, mas pode gerar demanda contínua.

Para saber mais sobre a Acquazero, assista o vídeo abaixo!

  • Investimento: a partir de R$ 17.820 mil
  • Prazo de retorno do investimento: de 3 a 24 meses

Freewet

Além da lavagem a seco, a Freewet oferece aos consumidores serviços como a higienização interna, remoção de riscos e limpeza técnica de motor. São três modelos de franquia, com investimentos e atendimentos variados.

Um dos modelos da rede é do tipo delivery. Então, o franqueado vai onde o consumidor está para realizar o atendimento.

  • Investimento: R$ 31.990,00
  • Prazo de retorno do investimento: até 12 meses

Llotus Embelezamento Automotivo

Criada em 2008, a Llotus é outra que trabalha com o serviço ecologicamente correto de lavagem a seco. Seus serviços são os mais variados para o embelezamento automotivo.

O consumidor pode realizar, por exemplo, a lavagem, enceramento e cristalização da lataria do carro. Assim como a impermeabilização de tecidos, hidratação de couro, higienização de ar-condicionado e outros!

  • Investimento: R$ 15 mil
  • Prazo de retorno do investimento: de 6 a 8 meses

Pronto! Agora você já conhece algumas franquia de lavagem a seco e sabe como investir nelas. Lembre-se que as opções podem ser ótimos negócios, mas apenas se você tiver real interesse no ramo. Do contrário, você perderá o entusiasmo em trabalhar com o negócio.

Quer saber mais sobre o assunto desse texto e abrir seu negócio com maior segurança? Continue sua leitura no conteúdo: Franquia de Lava Rápido: o Guia Definitivo A a Z para você montar a sua.

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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