fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Franquia de lavagem de carros é um bom investimento?


Para abrir uma franquia de lavagem de carros é preciso ficar atento a algumas situações e diferenciais que podem ser primordiais para o sucesso do seu empreendimento. Dessa forma, foque em marcas que vão além do básico. 

O Brasil tem em média quase um carro para cada três habitantes, como mostrou o levantamento do Observatório das Metrópoles. Porém, apesar dos bons números, o brasileiro tem ficado cada vez mais tempo com um veículo. 

Dessa forma, a tendência é que a procura por serviços de estética automotiva cresçam com o passar dos anos. Por isso, desenvolvemos o texto a seguir para mostrar as vantagens dessas franquias. Acompanhe!

O que é franquia de lavagem de carros?

As franquias de lavagem de carros são responsáveis por fazer a higienização interna, externa ou ambas em veículos. Esse é um dos serviços automotivos mais procurados pelos donos de carro. 

Além disso, para dar prosseguimento em qualquer processo como polimento, vitrificação de pintura por exemplo, é necessário que o automóvel passe por uma lavagem antes para tirar todas as impurezas. 

Porém, antes de entender como funciona o empreendimento é necessário compreender o que quer dizer uma franquia. De forma simples, podemos dizer que o modelo de negócio funciona como uma “cópia autorizada” de uma marca. 

Ou seja, todo o know how e expertise adquirido pela franqueadora ao longo dos anos de atuação, são compartilhadas com o franqueado para que ele consiga usufruir dos benefícios de uma marca, tais como fama, público e gestão. 

Dessa forma, cabe ao futuro empreendedor seguir todas as regras impostas pela marca. Por mais que a unidade de franquia esteja em seu nome, a gestão é considerada de semi-independência. 

Assim, podemos dizer que as franquias são empreendimentos mais seguros que uma empresa aberta do zero, como mostra a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE). 

De acordo com a instituição, apenas 5% dos franqueados fecham as portas antes de completar dois anos, enquanto mais de 20% das empresas abertas sem o apoio de uma marca fecham em menos de 24 meses. 

Para entender as vantagens de uma franquia, baixe o nosso ebook abaixo!

ebook por que franquia é uma boa opção

Quais os tipos de lavagem para o carro?

Uma franquia de lavagem de carros de qualidade, costuma oferecer diferentes tipos de limpeza. Geralmente, são sempre unidades com algum outro serviço de acordo com a escolha dos clientes. 

Além disso, o diferencial a mais na hora de negociar o seu trabalho é importante para os dias atuais. Afinal, o brasileiro tem permanecido em quase cinco anos com o mesmo carro e gasta em média mais de mil reais por mês com serviços de manutenção e estética.  

Por isso, ao escolher a franquia de lavagem de carros, observe se ela entregue pelo menos algumas das opções abaixo. 

Lavagem a seco

As empresas que surgiram com esse conceito entre 2014 e 2016, período que durou a crise hídrica na região Sudeste do Brasil, tiveram um grande crescimento e obrigaram outras marcas a oferecer esse tipo de serviço para conseguir sobreviver no mercado. 

Além de ser o método mais ecologicamente correto, a lavagem a seco utiliza produto químicos capazes de fazer uma limpeza completa com pouco água. Basta que o franqueado borrife a solução na carroceria e limpe com um pano especial. 

Dessa forma, o processo fica mais rápido e não corre o risco de danificar a pintura devido ao processo incorreto de secagem do veículo. É importante que observe isso, pois caso não seja feito um bom trabalho, surgem manchas que acabam corroendo o verniz da pintura ao longo do tempo.  

Para ter uma ideia da importância desse tipo de limpeza ecologia, um estudo realizado pelo Panorama do Consumo Consciente no Brasil, entre os anos de 2012 e 2018, identificou que 62% da população busca por empresas sustentáveis. Além disso, a maioria dos consumidores não se importam de trocar de marca devido a esse fator. 

Lavagem a seco + polimento, enceramento, vitrificação etc

Para os franqueados que buscam se destacar no mercado, não basta apenas oferecer algo simples e que pode ser feito por qualquer outra franqueadora. É preciso buscar empresas que oferecem outros serviços e soluções para se diferenciar da concorrência. 

Assim, com essa dica em mente, busque oferecer outros serviços que vão complementar a sua lavagem. Principalmente os que vão valorizar ainda mais o seu trabalho, como o enceramento

Porém, caso seu cliente não queira o enceramento por preferir fazer em casa, outra solução é o polimento ou vitrificação de pintura por exemplo. 

Serviços que devem ser feitos por profissionais qualificados e treinados para isso, principalmente pelos produtos químicos e equipamentos utilizados, que se feito de forma errada, consegue tirar toda as camadas de tinta de um carro. 

Caso não saiba fazer esses processos, não se preocupe, é obrigação das franquias oferecer treinamentos e suportes para que você e seus funcionários sejam capacitados para fazer todos os serviços que estão no catálogo da marca. 

Cuidados que precisam ser tomados antes de escolher a franquia de lavagem de carros

Antes de escolher qual a melhor franquia de lavagem de carros fique atento a alguns pontos como a sua ligação com o setor automotivo. É importante que você goste minimamente do segmento para que o seu empreendimento não seja um fardo no futuro. 

Além disso, identifique qual a sua capacidade financeira para fazer o investimento. Certifique-se que o capital que será utilizado não irá prejudicar a qualidade de vida de sua família e dependentes. 

Ou seja, faça uma análise para conseguir pontuar os pontos de melhoria na sua gestão financeira. Dessa forma, fica fácil identificar qual o caminho do seu dinheiro e quais consumos bobos podem ser deixados de lado. 

Essa é uma prática que deve acompanhar o gestor também em sua vida pessoal. Afinal, é dessa forma que o empreendedor consegue ter segurança e transparência para fazer um investimento desse porte. 

Outro ponto interessante de observar é em relação ao público que irá atender. Considerando o seu tipo de comportamento, estilo e conduta, que devem ser sempre respeitosos e de qualidade.

Além disso, o mercado vem atraindo cada vez mais consumidoras, como mostra o levantamento da General Motors (GM) de 2017. Dos atendimentos ligados a automóveis, 46% dos clientes dessas empresas são mulheres.

Como escolher a melhor franquia de lavagem de carros?

Após observar os cuidados que citamos acima, para abrir uma franquia de lavagem de carros é preciso observar quais serão os custos necessários, considerando os royalties, taxa de franquia, capital inicial etc. 

Com o estudo econômico e objetivos em mãos, já é possível conversar com os consultores da marca para conhecer o modelo que melhor se encaixa a sua situação e perfil. Assim, após esse contato, o empresário recebe a Circular de Oferta de Franquia (COF)

Esse documento é responsável por mostrar para o franqueado quais as suas obrigações e deveres, assim como as responsabilidades da franqueadora. Dessa forma, será possível observar alguns tópicos como o histórico da marca, pendências judiciais, valores, regras de concorrência etc. 

Não tenha pressa e estude bem todas as informações do contrato, converse com o consultor para esclarecer qualquer dúvida. A Lei de Franquias exige que a assinatura só aconteça 10 dias após a entrega do documento. 

Se essa regra for descumprida por alguma das partes, o contrato perde a validade e o acordo é considerado irregular. Para entender melhor como funciona a COF, confira o vídeo a seguir!

Após aceitar as normas apresentadas na COF, basta dar prosseguimento aos trâmites e pagar a taxa de franquia. Assim, o franqueado já está pronto para começar o processo de abertura da sua unidade. 

Algumas opções de franquia de lavagem de carros

Após apresentarmos os principais pontos para escolher uma franquia de lavagem de carros e quais os benefícios desse tipo de serviço, destacamos algumas marcas que são conhecidas pelo sucesso que fazem no Brasil.

Porém, antes de continuar, veja o infográfico que preparamos para você conhecer o passo a passo para escolher a melhor franquias. Acesse!

Infográfico passo a passo para adquirir uma franquia

Acquazero 

Criada em 2009, a Acquazero é uma empresa que tem como principal serviço a limpeza ecológica automotiva. O processo é realizada com apenas 300 ml de água. Ou seja, quase mil vezes menos se comparados com as lavagens comuns que consome cerca de 300 litros de água!

A marca é a maior rede de estética automotiva do Brasil e possui formato de negócio bastante rentável. Para realizar seus atendimentos, os franqueados contam com produtos exclusivos, treinamento e suporte completo da franqueadora. Além disso, recentemente inaugurou sua primeira unidade no exterior. 

São quatro os modelos de franquias da Acquazero, com opções de baixo investimento. Começando pelo Home Office, que possui três versões e em que o franqueado oferece serviços delivery, atendendo na casa do cliente.

Depois, vem a Loja Física Standard, mais básica; a Loja Física Prime, com um número maior de serviços disponíveis; e o Desenvolvedor de Área. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 17.820 mil
  • Rentabilidade ou faturamento médio mensal: a partir de R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 18 meses

Make-up Autos

Especializada em reparação automotiva, funilaria e pintura, a Make-up é uma marca que também atua com estética automotiva. Desde que foi fundada em 1995, ela tem o intuito de suprir as demandas do mercado por serviços como esses. 

Apesar de ser reconhecida pelo seis anos atuando com sua rede de franquias. Uma das grandes vantagens da marca é conseguir atender desde pequenas a grandes colisões e fazer o trabalho completo para deixar o carro com aparência de novo. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 79 mil
  • Rentabilidade médio mensal: a partir de 30%
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses 

Pudemos observar ao longo do texto que as abrir uma franquia de lavagem de carros pode ser um bom negócio para quem gosta do setor e está disposto a atender pessoas com diferentes perfis. Além disso, para ter sucesso, é importante está ligado a uma marca que visa a sustentabilidade. 

Gostou do nosso texto e deseja aprender mais sobre franquia de lavagem de carros? Continue a leitura pelo nosso artigo que mostra “Franquia de lavagem a seco: vale a pena investir?”.

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Autor: Rodrigo Brito
22 de Maio de 2020

Ficou interessado em alguma franquia?

Preencha o formulário e fale com um consultor das nossas marcas.

Matérias relacionadas:

Does Penis Pump Help You Grow You Penis|vitamins that reduce appetite|Nu Cbd Tincture Review