fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Franquia de loja de roupa: 17 opções para investir


A franquia de loja de roupa é uma modalidade de negócio favorecida pela necessidade de consumo e tendêcias de mercado. Por isso, o investimento é uma oportunidade que traz bons frutos aos empreendedores. Quer saber mais? Leia nesse artigo.

O mercado da moda e vestuário é um segmento que movimenta bilhões anualmente. Com cerca de 160 mil pontos de vendas em todo o Brasil, a receita anual gerada chega a cerca R$ 200 bilhões.

Sendo assim, o setor de vestuário brasileiro é considerado o 5º maior mercado do mundo. O consumo anual é de, em média, 6,6 bilhões de peças. As informações são do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI).

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias que se dedica ao vestuário é o quarto com melhor faturamento, tendo registrado alta de 7,4% em 2019, em comparação com o faturado em 2018.

Do mesmo modo, um outro dado que chama a atenção de investidores, é o apresentado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). De acordo com a FIESP, o mercado de vestuário deve crescer 3,1% até 2021.

Assim, diante de todas essas informações, fica mais fácil entender o potencial de oportunidades que o setor oferece. Conheça mais vantagens e opções de investimento a seguir.

Por que investir em franquia de loja de roupa?

mulher investindo em franquia de loja de roupa
Investir nas franquias é uma segurança a mais para quem busca se tornar empreendedor.

As razões para você investir em uma franquia de loja de roupas são variadas. O franchising, por si só, é um ambiente promissor por garantir aos empreendedores melhores condições de atuação, maior segurança de investimento e apoio de uma legislação específica.

Além disso, existem opções bem acessíveis de investimento, sendo possível começar o seu negócio com uma opção de franquia barata. Com possibilidades de baixo investimento, os franqueados podem atuar em franquia de loja virtual em formato home office ou de vendas diretas.

Assim, é possível que, mesmo não tendo nenhuma experiência com o mercado da moda, você possa desempenhar um bom trabalho e conseguir alcançar bons lucros com sua franquia.

Portanto, antes de seguir para as dicas, dê uma olhada no passo a passo sobre como adquirir uma franquia.

Infográfico passo a passo para adquirir uma franquia

Resistência à crise

Como já mencionamos na introdução desse texto, o segmento de franquia de loja de roupas é forte e está em constante desenvolvimento. Dessa forma, é um dos que mais se destaca no universo franchising devido aos seus resultados de faturamento e expansão pelo País.

Ao mesmo tempo, como os brasileiros não abrem mão de consumir roupas, o investimento em novidades potencializa a inovação dos diferentes nichos do setor de moda. A procura por produtos de vestuário, calçados e acessórios é constante.

Em estudo realizado pela Empresa Mundial de Pesquisa de Marketing, foi identificado que, após cobrirem as despesas mais importantes, o restante da renda dos brasileiros é gasta com moda e vestuário. O levantamento indica que, em média, 28% do salário restante dos brasileiros são destinados a roupas novas.

O resultado da pesquisa indica que mesmo em cenários instáveis, os brasileiros buscam dedicar uma parte da renda para a compra de roupas, acessórios, calçados e outros produtos voltados para a moda. A tendência é que as redes consigam enfrentar bem os momentos de crise.

Seja muito mais do que um vendedor

Atualmente os consumidores valorizam muito mais um bom atendimento, até mesmo mais do que um bom preço. Assim, em pesquisa realizada pelo Instituto de Mercado (IEMI), foi identificado um novo perfil das consumidoras de moda íntima.

A pesquisa mostra que cerca de 42% das consumidoras compram pelo bom atendimento, seguido da uma variedade de produtos. Sendo assim, o diferencial das franquias de loja de roupas deve estar apoiado na forma como o produto é vendido.

Muitas redes, por exemplo, apostam no serviço de consultoria para garantir uma melhor experiência de compra aos clientes. Portanto, orientações e conhecimentos de moda e tendência ajudam a conquistar um maior número de clientes.

Moda sempre é tendência

Como já explicamos, o segmento de moda está sempre ancorado nas tendências de mercado, sendo influenciado, também, por diferentes mídias. Atualmente, novas formas de consumo que circulam na internet e nas redes sociais reforçam ainda mais as novidades do setor.

Assim, os consumidores acabam por seguir influenciadores digitais, que criam tendências de moda replicadas pelos consumidores, no qual muitos se buscam identificações por meio desses influenciadores.

Ainda de acordo com a pesquisa do IEMI, 62% dos brasileiros optam por pesquisar essas tendências em sites de moda. Outros 34% que optam por influenciadores vindos do Instagram e YouTube.

Oportunidades do mercado de franquias de loja de roupa

Nesse mercado de moda, é possível segmentar o tipo de produto que será vendido. Dessa forma, é mais fácil especializar o seu atendimento e conquistar um público que busca por escolhas mais específicas.

Ao mesmo tempo, ao investir em uma franquia de loja de roupa, é também possível oferecer os produtos em um ponto de vendas, com várias opções em um só lugar.

Dessa forma, tudo vai depender da sua possibilidade e interesse de investimento. Independente da escolha, é possível se tornar um franqueado de sucesso ao seguir as dicas e escolher a rede mais ideal para o seu perfil.

Seus clientes serão sua propaganda

consumidoras na loja
O investimento em publicidade e na qualidade de atendimento são essenciais para o sucesso da franquia.

Como já falamos anteriormente, o investimento na qualidade do atendimento da sua franquia de loja de roupa será o diferencial entre as concorrentes.

Quem investe em um formato de franquia, encontra treinamento, suporte com plano de negócios, orientações para divulgação, sistemas próprios de gerenciamento da unidade, além de consultoria de campo. Todos os processos atuam com foco no sucesso da unidade.

Por isso, use todos os recursos oferecidos pela franqueadora, se especialize no mercado de atuação, conheça novidades e tendências e esteja sempre pronto para oferecer, por meio da sua franquia, um atendimento diferenciado.

Potencial da internet

A tecnologia se tornou grande aliada do setor de vendas. Por meio dela é possível divulgar, vender, estar ativo, além de alcançar um público mais amplo e variado.

Dessa forma, mesmo que você atue em uma loja física, sua presença nas redes sociais irá reforçar muito a sua atuação. Por isso, se tornar uma referência no que você oferece é uma forma também de criar vínculos com novos clientes e gerar resultados no seu negócio.

Nas franquias, o suporte de marketing auxilia muito na atuação on-line. Os franqueados encontram apoio para criação de sites, conteúdos para redes sociais, além de estratégias específicas para cada conteúdo.

Por isso, mesmo que você não tenha tanta afinidade com as redes, poderá iniciar a sua presença virtual com auxílio completo da franqueadora.

Plano de negócios

O plano de negócios é um planejamento estratégico criado para colocar em prática todas as regras que facilitam o andamento do negócio. Estando a frente de uma franquia, você terá acesso a um planejamento já definido pela rede.

Porém, mesmo que tenha um planejamento pronto, vale ressaltar que é essencial ter comprometimento com o negócio, se dedicar integralmente à unidade e seguir as padronizações da rede.

O plano de negócios funciona como um bússola, indicando quais os passos a se seguir de acordo com a etapa de desenvolvimento da franquia. Por isso, é importante ter compromisso com a gestão e operação da rede.

Conheça os mercados de uma franquia de loja de roupa

escolhendo franquia de loja de roupa
O primeiro passo para iniciar o processo de franqueamento é a escolha pelo ramo que deseja atuar.

Uma das questões mais importantes que precisa ser definida antes da abertura da franquia, é escolher em qual mercado você pretende atuar. A escolha do mercado indica os tipos de produtos que a sua franquia irá vender e o público-alvo da unidade.

No franchising, é possível atuar em um único mercado atendendo, por exemplo, somente o público infantil. A unidade, então, trabalhará com peças de roupas e sapatos voltadas para este público.

Ao mesmo tempo, é possível escolher uma rede que trabalha com públicos mais amplos, vendendo peças de roupas e calçados para homens, mulheres e crianças. Além do tipo de público, é preciso escolher a finalidade dos produtos. Se serão peças mais casuais, esportivas, sociais etc.

A seguir, você conhece alguns dos principais mercados que uma franquia de loja de roupa pode atuar.

Moda íntima

Franquia feminina de loja de roupa
Lingeries são essenciais e todo mundo usa, o que favorece tipo de negócio já que são peças essenciais

O setor de moda íntima está em alta. Não à toa, é um mercado que encontra boa demanda durante todo o ano.

Isso porque, os brasileiros não compram por peças de moda íntima em apenas uma época do ano. Há buscas constantes, com altas de compras em épocas comemorativas, como dia das mães, dia dos namorados e natal.

Roupas femininas

O segmento de roupa feminina é um dos que mais vendem. Tanto pela diversidade de produtos, quanto pela alta demanda por novidades.

O mercado é tradicional e muito promissor quando o assunto é inovação. Muitas empresas e redes de franquias vêm investindo no e-commerce como oportunidade de expansão das vendas.

Masculinas

Franquias especializadas no público masculino são opções bem atrativas. Há variedade de produtos e boas oportunidades para atração desse público.

Assim, é possível direcionar as vendas para um nicho específico, como as peças esportivas, sociais ou casuais. Ou apostar em redes que trabalham com estilos diversos, o que ampliam as possibilidades de ganhos da unidade.

Infantil

De acordo com dados da Associação Brasileira da Industria Têxtil e de Confecção (ABIT), o consumo de roupas infantis cresce cerca de 6% por ano. É um mercado em expansão e com alta demanda.

Assim, com uma demanda sempre em alta, visto que as crianças crescem rápido e logo precisam de novas peças e calçados, as franquias acabam por faturar muito neste segmento.

Plus Size

franquias de loja de roupa plus size
O mercado plus size é um segmento que tem muito o que ser explorado

mercado Plus Size está entre os segmentos de moda que ainda tem muito o que ser explorado.

Isso porque, consumidores deste mercado estão sempre em busca por peças que atendem com qualidade, modernidade, conforto e, claro, que sejam bonitas.

Por isso, investir em uma franquia de moda Plus que esteja atenta às necessidades desse público é uma ótima oportunidade de se destacar no mercado da moda.

Por isso é essencial estudar bem o mercado, entender as demandas dos clientes e estruturar estratégias de vendas e atendimentos para o público que se pretende trabalhar.

Como abrir uma franquia de loja de roupa?

Depois de descobrir as vantagens de investir em uma franquia de loja de roupa, a dúvida seguinte é como abrir este tipo de negócio. A seguir, você conhece o passo a passo para adquirir a sua franquia.

Faça o cadastro

Antes de mais nada, a sua primeira ação para iniciar em uma franquia é realizar o cadastro no site da franqueadora. Lembre-se que é essencial escolher a rede que mais combina com o seu perfil.

Preencha o formulário de cadastro disponível no site da marca escolhida. Serão solicitados dados simples como nome completo,telefone, e-mail.

A partir desse cadastro, basta aguardar o retorno da franquia. A rede entrará em contato com você para conhecer melhor o seu perfil empreendedor e das expectativas enquanto franqueado.

Primeiro contato

Nesse momento, um consultor irá conversar para saber mais sobre as suas intenções sobre o negócio e sobre as suas condições de investimento.

Essa conversa é essencial para que a rede conheça o seu perfil e entenda se está alinhado com os objetivos da rede franqueada. Se tudo estiver certo e o seu perfil for aprovado, você receberá os documentos relativos ao investimento.

Estudo da COF

homem lendo cof da franquia
Estudar a Cof é fundamental para se precaver de imprevistos e ter a certeza de que a opção é a mais acertada

O principal documento que você irá receber é a Circular de Oferta de Franquia (COF). A COF apresenta informações completas sobre o investimento, taxas, prazo de retorno, características do negócio, direitos e deveres de ambas as partes.

Por isso, estude o documento com calma e entenda tudo o que a franqueadora determina para os franqueados. A Lei de Franquias determina que os candidatos têm no mínimo 10 dias para estudar a COF antes de assinar o contrato de franquias.

Por este motivo, na COF devem constar informações completas sobre a marca, valores e condições de investimento, responsabilidades do franqueado, produtos/serviços oferecidos pela marca, taxas que o franqueado precisa pagar, entre outras informações cruciais.

Contrato de franquia

O contrato de franquia é complementar à COF e caracteriza como será a relação entre franqueado e franqueador. No contrato, constam informações que definem a relação entre o empreendedor que está investindo em um modelo de franquia, e o franqueador.

Assim, devem estar incluídas, de forma bastante explícita, quais são as taxas a serem pagas e os direitos e deveres de ambas as partes. Na cláusula dos direitos, é garantido ao franqueado suporte e treinamentos completos para inauguração da franquia.

O direito de uso de marca, transferência de know how, entre outros suportes também constam no contrato. Por isso, preste bastante atenção a tudo que o contrato descreve, relativo à sua atuação como franqueado e as obrigações da marca como franqueadora.

Como deveres, estão a necessidade de seguir regras e padrões estabelecidas pela franqueadora em tudo que diz respeito à unidade: atendimento aos clientes, venda dos produtos, uso de fornecedores, entre outros.

A COF e o contrato de franquia são documentos detalhados e extensos, por isso, é recomendado que os candidatos a franqueados os estudem com muita atenção. Se possível, conte com o auxílio de um advogado para leitura das documentação e assinatura do contrato de franquias.

Abertura do negócio

Enfim é chegado o momento de abrir o negócio. Mas a sua escolha pelo ponto ideal ainda passa pelo crivo da equipe de implantação, que avalia se a localidade está de acordo com o objetivo da franquia.

Essas análises dependem do público-alvo, da mobilidade ideal da região, se existem concorrentes muito próximos, entre outras informações.

Todo esse processo é alinhado com a franqueadora, que avalia o melhor ponto para que seu negócio flua da melhor maneira e com todo o potencial que tem de crescimento.

Para conhecer todas as vantagens de investir em uma franquia, acesse nosso ebook gratuito. Basta clicar no banner abaixo.

ebook gratuito franquias vantagens abrir uma franquia guia

17 opções de franquias de loja de roupa para investir

Até aqui você percebeu que as franquias de lojas de roupas são segmentos prósperos para o investidor. Agora é preciso escolher qual modelo é mais ideal para o seu perfil de empreendedor.

Por isso, uma estratégia importante é avaliar todos os custos que envolvem o investimento, além de entender qual serão seus direitos e obrigações à frente da unidade. Assim, todas essas informações devem constar na Circular de Oferta de Franquia (COF).

Como informamos anteriormente, a COF é entregue antes mesmo da assinatura do contrato, portanto, a estude com calma.

A seguir, você conhece 17 opções de franquias de loja de roupa para investir.

1. Mardelle

Mardelle é uma empresa focada em moda íntima. Fundada em Betim (MG), a marca está há 25 anos atuando no segmento, tornando-se especializada no setor.

Dessa forma, com cerca de 25 lojas entre unidades próprias e franquias, a marca está em busca de novos franqueados para potencializar o projeto de expansão pelo País.

Assim, a marca oferece grande variedade de produtos que atendem a toda a família, sendo feminino, masculino, plus size, infantil e materna.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 135 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses

Aos franqueados, a marca oferece duas modalidades de negócio para investimento. Dessa forma, as opções para o investidor são lojas para shoppings e pontos comerciais de rua.

Para conhecer tudo sobre as vantagens da franquia de loja de roupa íntima, assista ao vídeo a seguir!

2. Fatto a Mano

Desde 1987, a Fatto a Mano é uma franquia famosa por comercializar camisas masculinas com detalhes e acabamento de alfaiataria.

Assim, com uma diversidade de peças a franquia oferece tanto vestuário mais casual, como calças, camisas, camisetas e bermudas, quando roupas sociais e especificas para uma ocasião mais formal.

Dessa forma, sua especialidade é o público masculino. Os modelos de negócio disponíveis para investimento podem ser instalados em formato quiosque ou de loja física.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 75 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 36 meses

3. Lilica & Tigor

Uma das referências em franquias de loja de roupa infantil é a Lilica & Tigor. A franquia oferece modelos de roupas, calçados e acessórios exclusivos para crianças de zero a 10 anos.

Assim, conhecida pela referência de seus personagens, a marca representa um público moderno que não abre mão do conforto e o bem-estar essencial no dia a dia das crianças.

Os produtos são produzidos de acordo com temas infantis para atrair a atenção das crianças: esportes radicais, cinema, diversão em geral, música e games.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 330 mil
  • Faturamento médio mensal: não divulgado
  • Prazo de retorno: entre 18 e 36 meses

4. Rabusch

Especializada em moda feminina, a Rabusch é uma franquia de loja de roupa que trabalha exclusivamente com modelo de negócio de loja física.

Assim, com mais de 30 anos de mercado, a empresa é natural de Porto Alegre. Todas as peças da Rabush são produzidas de acordo com a tendências do mercado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 340 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

5. Hering Store

A rede de franquias Hering Store é uma das marcas brasileiras mais conhecidas no setor de moda e vestuário. Fundada em Blumenau (SC), a empresa tem na sua característica a produção de peças casuais e confortáveis.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 320 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 24 e 48 meses

6. Lápis de Cor

franquia infantil de loja de roupa
Franquias de moda infantil são opções atrativas nesse segmento

A Lápis de Cor vem atuando no mercado da moda desde 1982, com foco no público infanto juvenil. Os produtos são confeccionados de forma diferenciada, para atrair os públicos das classes A, B e C.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 202 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 55 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

7. Mr. Kitsch

A franquia de loja de roupas Mr kitsch é uma opção voltada para o público masculino, que busca qualidade e estilo. Assim, além das opções de vestuário, a rede trabalha com acessórios como calçados, cintos e bonés.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 550 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$110 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 48 meses

8. Outlet Lingerie

Com a proposta de vender mais barato, a rede de lojas especializada em lingerie tem a possibilidade de oferecer descontos de até 70% nas peças. Além dos descontos, a Outlet Lingerie busca se diferenciar ao apostar na variedade de produtos multimarcas.

Dessa forma, destacando-se no segmento pela sua variedade de produtos e preços acessíveis, os clientes encontram peças diferenciadas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 235 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

9. Container Concept

A franquia Container Concept nasceu em 2008 como uma nova oportunidade de vendas por meio de containers. Assim, as franquias são instaladas unicamente nesse formato, tornando o processo de venda dos produtos mais atrativo.

Dessa forma, permitem um custo-benefício mais atrativo aos franqueados que buscam atuar nesse formato diferenciado de negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 209 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$70 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 36 meses

10. Tip Top

Mais uma opção de franquia de loja de roupa para o público infantil. A Tip Top busca atender essa parcela da população oferecendo produtos de qualidade.

Assim, fundada em São Paulo, a Tip Top é, atualmente, uma das principais fabricantes de roupas infantis do Brasil.

Dessa forma, a empresa trabalha com dois modelos de franquia: loja convencional e opção de Mega Store.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 422 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 30 e 36 meses

11. Piticas

camisetas
As camisetas de personagens são tendências entre os jovens e fazem sucesso nas franquias.

A rede de franquias da Piticas é uma marca conhecida por suas blusas divertidas, com modelos criados a partir dos personagens dos quadrinhos, cinema, música e games.

A rede atua com três modelos de franquia: lojas de rua, lojas de shopping e franquia em formato quiosque.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 120 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$35 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 18 meses

12. Authentic Feet

A franquia Authentic Feet é especializada em moda para os apaixonados pelo universo fitness e pelo estilo esportivo.

Dessa forma, a rede de franquias vem se destacando, sendo uma das maiores lojas que vendem no segmento. A franqueadora trabalha com modelos de negócio em formato de loja e quiosque.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 310 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 180 mil
  • Prazo de retorno: entre 28 e 36 meses 

13. Puket

Criada na década de 1980, a Puket é uma das principais marcas do setor de moda. Com foco na produção de roupas confortáveis para ficar em casa, os clientes encontram opções de pijamas, camisolas, meias, chinelos e pantufas.                           

Assim, a rede trabalha apenas com o modelo de franquia de loja física, ideal para ser instalada em shoppings centers, aeroportos ou galerias comerciais.                                 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 350 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

14. PUC

A franquia de loja de roupa da PUC faz parte da rede Hering, já mencionada nessa relação de opções. Portanto, a opção da PUC é uma espécie de segmento da moda infantil e juvenil do grupo.

O diferencial da marca são as coleções lançadas a cada dois meses, o que permite maior investimento em novidades e tendências de mercado.

Portanto, a recomendação para a abertura de uma unidade PUC é um espaço mínimo de 45 m². Porém, de acordo com a rede, a própria empresa irá determinar a metragem da loja. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 447 mil
  • Faturamento médio mensal: não divulgado
  • Prazo de retorno: entre 36 e 48 meses

15. Elementais

A Elementais oferece em sua coleção produtos de vestuário que se diferenciam pela qualidade da produção. Dessa forma, a Elementais chama atenção pela leveza, cor e estilo. A marca investe em novos produtos para atender a demanda de consumo do mercado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 260 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 36 e 48 meses

16. Toulon

Fundada no Rio de Janeiro, a marca oferece produtos voltados para o estilo de vida de uma cidade do litoral, combinando estilo e conforto.

Assim, a Toulon foi especialmente criada para atender o público masculino mais exigente, com preços mais acessíveis sem abrir mão da qualidade dos produtos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 350 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses

17. New Era 

homem com boné
Muitas franquias de roupas investem também em acessórios, diversificando os produtos.

Marca de origem norte americana, a New Era atua no mercado brasilerio desde 2005. A rede é reconhecida pela confecção de bonés e outros produtos ligados ao lifestyle da prática esportiva.

Ao mesmo tempo, as roupas confeccionadas pela marca (camisetas, moletons, jaquetas e bermudas), buscam atender todos os tipos de público.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 75 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 90 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

Então, viu como investir em uma franquia de loja de roupas é mesmo uma oportunidade de se tornar um franqueado de sucesso? Por isso, não deixe de conhecer mais sobre o franchising assinando a nossa newsletter!

Conheça mais sobre o segmento e porque você deve investir em uma franquia de loja de roupa lendo um pouco mais sobre o assunto neste artigo: ” Franquia de roupas íntimas baratas”.

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Autor: Denise Melo
27 de agosto de 2020

Ficou interessado em alguma franquia?

Preencha o formulário e fale com um consultor das nossas marcas.

Matérias relacionadas: