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Franquia de manicure express dá lucro?


Um grande sucesso que vem ganhando o Brasil é o modelo de franquia de manicure express. Por meio delas, é possível que em menos de uma hora, um cliente saia do local com as unhas feitas, quase metade do tempo dos atendimentos convencionais. 

O conceito inovador chegou no país a poucos anos, porém já é considerado um sucesso nos países europeus e nos Estados Unidos. Com o foco na qualidade e no atendimento rápido, o consumidor não precisa se preocupar em marcar um horário. 

Esse trabalho, feito por especialistas e colaboradores treinados, pode ser um empreendimento de grande sucesso para quem deseja investir no setor de estética. Afinal, o que não falta são pessoas querendo cuidar de suas aparências. 

Pensando nisso, desenvolvemos o texto a seguir onde vamos explicar como esse tipo de franquia é rentável para você, quais os seus desafios e como o setor tem se comportado nos últimos anos. Acompanhe!

Por que abrir uma franquia de manicure express?

Quem deseja investir no setor de estética e beleza, na maioria dos casos, já possui algum tipo de conhecimento na área ou está associado a uma pessoa que tenha esse entendimento e vontade de atuar no segmento.

Muito desse movimento, se da por causa do atendimento mais próximo, cuidadoso e delicado. É comum encontrarmos reclamações sobre os famosos “bifes” tirados das unhas e isso é um fator que pode prejudicar o empreendimento. 

Com clientes mais exigentes que alguns outros serviços do setor, montar uma franquia de manicure express pode ser o grande diferencial para unir o melhor atendimento, trato e agilidade. 

Por isso, separamos seis argumentos para ajudar você a entrar nesse negócio, seja sozinho ou com algum sócio. Caso esteja em dúvidas sobre ter ou não um parceiro nesse investimento, veja o vídeo a seguir!

1. Possibilidade de oferecer preço mais justo

Uma das principais vantagens de atuar com franquia de manicure express é trabalhar com um preço mais justo, independentemente da classe social de seus clientes. 

Além disso, mesmo que possa ter um valor um pouco mais alto que alguns salões de beleza, há um custo benefício maior para os consumidores do seu empreendimento.

Na maioria do casos, quem opta por esse tipo de serviço mais rápido, está disposto a pagar um valor mais alto desde que a sua experiência o faça sentir satisfeito e valorizado como cliente. 

2. Contratar profissionais qualificados

Esse tipo de negócio, exige que os profissionais contratos sejam qualificados e especializados no tipo de serviço que irá oferecer, no nosso caso, manicures com habilidade, experiência e tranquilidade para realizar seu trabalho de forma rápida e com bons equipamentos.

A grande vantagem de contar com esse tipo colaboradores, é ter a garantia de um time que conhece todos os truques estéticos e cuidados higiênicos necessários para não ferir nenhum cliente e assim, prejudicar a sua experiência. 

Assim, a sua franquia de manicure express fica reconhecida no mercado como uma referência no serviço. Por consequência, aumenta a propaganda boca a boca e sua carteira de clientes. 

3. Maior conforto para os cliente

O principal foco desse tipo de negócio é oferecer para seus clientes um atendimento rápido e de qualidade. Isso já falamos e deixamos claro até aqui, porém, não explicamos o motivo disso ser uma real vantagem para o seu empreendimento. 

A franquia de manicure express tem como principal filosofia atender qualquer pessoa, sem se importar com o sexo ou o horário que ela chegue para receber o tratamento — desde que respeite o horário de funcionamento da sua empresa. 

Com pessoas entrando sem horário marcado e com a garantia que o trabalho será feito em um tempo menor que o salão de beleza, o empresário consegue ter uma boa rotatividade de clientes. 

Dessa forma, fica mais fácil para que ele crie o senso de fidelidade entre os consumidores da região em que está instalado. 

4. Rentabilidade além do habitual

Com clientes frequentando semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente a sua loja e esse número crescendo devido ao bom atendimento, a rentabilidade do negócio se torna muito maior. 

Um levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), detectou que não há uma periodicidade tão definida em relação a procura de serviços de estéticos. 

Porém, muito dessa irregularidade vem na busca por novidades no mercado e produtos inovadores.

Vale lembrar que para medir a rentabilidade é preciso fazer um estudo prévio do quanto esse empreendimento fatura no mês, identificar o qual a parte desse dinheiro comprometida devido aos gastos para manter o negócio e, por fim, ver o quanto sobra. 

Essa quantia é convertida em porcentagem, que será chamada de rentabilidade. Com base nessa informação, fica mais fácil identificar o tempo que será gasto para que o empresário receba todo o investimento feito para abrir a sua franquia de manicure express. 

Caso queira abrir um empreendimento com mais chances rentáveis, pode procurar por marcas que oferecem outros serviços além do que estamos apontando neste texto. Ou seja, escovaria, depilação, sobrancelha entre outros, tudo no mesmo ambiente.

5. Mercado com produtos mais acessíveis

Saindo um pouco dos fatores internos, vamos apresentar na sequência dois pontos externos que irão ajudar a sua empresa a crescer de forma sustentável e com um baixo custo. 

Não é muito difícil encontrar esmaltes e equipamentos para o trabalho de manicure. Em qualquer loja de departamento ou farmácia é possível encontrar esmaltes, palitos, alicate, algodão, removedores, fixadores etc. 

Devido a essa facilidade e o fato de serem produtos relativamente baratos, tanto os nacionais quanto os internacionais, é possível oferecer um serviço onde a qualidade vai além do atendimento, está presente também no produto final.

Assim, o empresário consegue investir mais em novidades, inovações e tecnologias para que ele e sua franquia de manicure express estejam sempre atentos as cores, tendências e estilos da moda.  

6. Menos concorrência

Apesar de parecer que exista muitos locais que oferecem esse tipo de serviço rápido, os maiores concorrentes ainda são os salões de beleza. Isso significa que a sua principal competidor na hora de atrair clientes, não é especializado no trato das unhas

O grande ponto nessa situação, é que na maioria dos salões esse é um trabalho genérico e sem atrativo para os clientes. Além de não possuir salas de espera confortáveis, experiências novas, conforto e um atendimento rápido. 

Além disso, a franquia de manicure express em que você investir, fará um trabalho de divulgação do seu empreendimento. O que irá aumentar o seu destaque diante dos seus concorrentes. 

Quais os desafios para abrir uma franquia de manicure express?

As coisas não são mais como antigamente, para algumas pessoas um dia se tornou pouco para todas as obrigações do dia. E isso se dá pelo ritmo mais acelerado em que estamos vivendo, deixando para trás alguns cuidados e relações. 

De acordo com um estudo feito pela Folha, o brasileiro trabalha em média 1,7 mil horas por ano, oito horas a mais que os japonês, conhecidos pela fama de trabalhar demais. Todo esse tempo gasto no trabalho equivale a 20% da vida de um indivíduo no ano.

Vale frisar que o estudo desconsiderou os empreendedores, que na sua maioria comprometem mais da metade do dia para cuidar de suas empresas. Também não foi levado em conta o tempo de deslocamento entre a casa e o local de trabalho. 

Como vivemos em uma Era onde é comum dedicar mais ao trabalho que o normal, é natural que as pessoas busquem serviços mais ágeis, sem perder a qualidade de um serviço feito com mais tempo. É aí que entra a franquia de manicure express. 

Ao se apoiar em uma marca conhecida pela agilidade e habilidade para oferecer um bom atendimento, o empreendedor tem a chance de proporcionar aos seus clientes um trabalho que não irá prejudicar a sua rotina. 

Quem opta por esse tipo de serviço express, seja unha, depilação, sobrancelha entre outros, sai na frente da concorrência e tem mais chance de atrair uma parcela da população que vem buscando mais processos de beleza, como veremos no decorrer do texto. 

Mais flexibilidade

A principal característica, e já falamos um pouco sobre ela, a franquia de manicure express consegue atender seus clientes independentemente do horário em que ele chega. 

Como as horas tão corridas, é comum que as pessoas busquem por esses espaços em intervalos como do almoço ou lanche. Para muitos, são os únicos momentos do dia disponível para algum procedimento.

A grande vantagem dessas franquias é a capacidade de oferecer modelos de negócio com infraestrutura capaz de atender toda uma região. 

Não só com produtos de qualidade ou equipamentos diferenciados, mas também uma ambiente agradável e higienizado. 

Além dessa facilidade ser atendido instantaneamente e a possibilidade de fazer outros procedimentos de beleza, os serviços são feitos em um tempo menor que em locais comuns. 

Atendimento realmente express

Como parte do acordo da franquia e seu franqueado, é oferecido um treinamento obrigatório para todos os envolvidos nas operações da empresa. Todas as obrigações de ambos os lados, estão presentes no documento conhecido com Circular de Oferta de Franquia(COF).

A seguir, explicaremos no vídeo o que é a COF e como ela é importante para o desenvolvimento do seu negócio. Acompanhe!

Geralmente uma manicure demora mais de duas horas para finalizar as mãos. E nos serviços express, esse tempo pode ser feito em até uma hora. Isso também vale para os outros procedimentos, caso empreenda em uma marca com mais serviços.

Mas, para seu empreendimento ser um sucesso e atender as suas expectativas, é preciso fazer um bom estudo de localidade e público alvo que deseja atingir. Além de seguir as orientações da franqueadora para criar um ambiente diferenciado que favoreça esse tipo de atendimento. 

Outro ponto importante de observar é em relação ao seu estoque. A falta de equipamentos e produtos podem afetar o seu negócio e atrapalhar no que é o seu principal diferencial, a agilidade. Por isso esteja sempre atento para que nunca falte coisas básicas.

Exclusividade no atendimento

Muitas marcas, principalmente de serviço, são conhecidas pelo acolhimento dos consumidores e suas formas de tratamento. Por isso é importante montar uma equipe apta e capaz de seguir os padrões. 

De acordo com a Salesforce, os consumidores estão buscando mais experiências satisfatórias do que preço mais baixo. Com essa filosofia em mente, o empresário tem mais chance de atrair a parcela da população que busca por esses processos de beleza mais rápidos.

Também é aconselhável que o investidor busque profissionais com perfil mais alinhados com o tipo de público da franqueadora. Lembrando que o gestor da unidade, sempre será visto como exemplo a ser seguido. 

Pensando nessa situação, surgiu o conceito de “Foco no Cliente”. Ou seja, a capacidade de uma empresa usar sua energia para atender todas as necessidade do consumidor. Surpreendendo-o positivamente e criando fidelidade.  

A fidelização de clientes nesse setor é importante para a empresa ganhar força no mercado, atrair mais consumidores, aumentar o fluxo de caixa e investir em novos produtos e equipamentos para manter seu empreendimento sempre a frente dos concorrentes.

Como está o mercado de manicure express?

Que o brasileiro é um dos povos mais se preocupam com a higiene pessoal, isso não é novidade. Não à toa, estamos entre a população que mais consome produtos e atendimentos estéticos. 

O Sebrae, na pesquisa que levantamos anteriormente no texto, também apontou que as mulheres gastam, em média, quase um terço de seu orçamento com produtos de beleza ou algo relacionado a estética. 

E muito se engana quem pensa que esse é uma mercado apenas para elas. Os homens também estão procurando mais esse tipo de cuidado. Entre 2013 e 2018, o faturamento gerado pelo público masculino aumentou 30%. 

Com ambos os sexos indo atrás de métodos estéticos e com um setor tão positivo, abrir um negócio voltado para beleza se torna uma grande oportunidade para qualquer empreendedor. 

Segundo o levantamento anual da Associação Brasileira de Franchising (ABF) de 2019, as franquias do setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar é é um dos empreendimentos de maior sucesso no Brasil.

E quando se trata de franquia de manicure express, esse setor fica ainda mais promissor. De acordo com o estudo divulgado pelo Sebrae, em 2018, ele está em pleno crescimento. 

Atualmente, o Brasil ocupa o 2º lugar no ranking dos países que mais consomem esmalte no mundo. Já a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), acredita que o setor de esmalteria irá crescer 10% ao ano por um bom período ainda. 

Muito pelo modelo de negócio— sucesso na Europa e Estados Unidos — que está se consolidando no país e ganhando mais adeptos. Principalmente em um setor onde a fidelização é tão importante para o crescimento. 

Entenda mais sobre a importância de cuidar de seus clientes no vídeo abaixo. Acompanhe!

Qual o futuro para uma franquia de manicure express?

Como vimos, esse é um setor que tende a crescer e ganhar cada vez mais adeptos, principalmente por estar se consolidando no mercado e não ter uma base de concorrentes diretos tão alta também.

Porém, a tendência é que a busca por franquia de manicure express aumente consideravelmente nos próximos anos, principalmente devido aos cuidados na hora de tratar das unhas. 

Essa estrutura natural, tem na queratina a sua principal substância de formação. A finalidade das unhas é proteger a extremidade dos dedos e auxilia no manuseio dos objetos. 

Também pode ser o indicativo de algum problema de saúde como diabetes, tireoide, psoríase ou falta de vitaminas. Além disso, se não houver um cuidado na hora de fazer o trato delas, há chances de entrar bactérias e assim, possíveis inflamações ou infecções. 

Devido a isso, os conceitos de Nail Color e Nail care vem ganhando força no mercado internacional e chegando no Brasil. Os produtos feitos com base nessa concepção, trazem elementos que ajudam no fortalecimento, hidratação e saúde das unhas. 

As informações partem do Sebrae e Abihpec. As duas instituições realizaram em 2018, um estudo sobre as tendências para a indústria de estética

Outro ponto que devemos ficar atentos na hora de abrir uma franquia de manicure express, é o surgimento e busca por esmaltes com proteção ultravioleta (UV). O produto, devido as suas substâncias e ativos, aumenta a durabilidade e prolonga a vida útil do esmalte. 

Além disso, com o avanço da tecnologia no setor de esmalteria, as unhas em gel terão grande destaque nos próximos anos. Com o crescimento na procura por esse procedimento, as grandes esmalterias passam a investir na solução.

Exemplo de franquia de manicure express

Uma das marcas mais conceituadas nesse tipo de trabalho, e a Suav. Criada em Belo Horizonte, Minas Gerais, no ano de 2010, a marca entrou no mercado com o objetivo de proporcionar serviços de beleza e estética com mais qualidade, praticidade e acessibilidade para seus clientes. 

Focado na vida e na mulher moderna, ela desenvolveu o seu próprio modelo de negócio onde não é necessário que seus clientes marquem hora para ser atendido. Seu sistema de atendimento express permite que o serviço seja finalizado em questão de minutos. 

Além disso, ela preza pelo acompanhamento e aplicação das tendências em sua rede de franqueados. O que os mantém atualizados em comparação com seus concorrentes. Um dos grandes destaques da Suav são os serviços de depilação, esmalteria e sobrancelhas.

Como vimos ao longo do texto, esse é um setor que permite atender vários tipos de clientes em questão de tempo, aumentando sua rentabilidade e criando uma carteira de clientes fidelizados. 

E o mercado já começa a enxergar os benefícios nesse tipo de sistema, afinal, somos um povo acostumado a fazer tratamentos estéticos, não à toa somos um dos maiores consumidores desses produtos no mundo. 

Uma das melhores marcas para investir e abrir sua franquia de manicure express é a Suav, que conta com mais de 10 anos de experiência e está em constante evolução. 

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