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Franquia de moda masculina: saiba onde investir!


Abrir uma franquia de moda masculina pode parecer um desafio à primeira vista, principalmente diante dos pensamentos antigos e desatualizados de que homens não vão as compras. 

A cada ano que passa, entretanto, podemos reparar como o público masculino tem se preparado e se interessado por roupas e sapatos.

Não é muito difícil encontrar homens influentes nas redes sociais que ensinam moda para outros homens. Como resultado, as marcas que trabalham nesse segmento tem tido bons resultados. 

No texto a seguir, vamos apresentar as vantagens de investir nesse modelo de negócio e algumas empresas que podem ajudar você a mudar de vida. Acompanhe a leitura. 

O que é uma franquia de moda masculina?

A busca por um empreendimento próprio e a chance de mudar de vida, faz muitas pessoas procurarem o caminho das franquias. Porém, antes de tomar a decisão final se esse é o melhor a se fazer ou não, é necessário entender como funciona esse modelo de negócio e suas características. 

Uma franquia permite que um empreendedor terceiro possa explorar comercialmente uma determinada marca. Em contrapartida, ele precisa seguir uma série de regras para que a unidade franqueada possa ser reconhecida pelos clientes e mantenha a qualidade da marca. 

Assim, podemos chamar esse modelo de semi-independente, uma vez que questões administrativas e gestão ficam por conta do empresário. Para o negócio funcionar e ter boas chances de sucesso, a marca transfere todo o know how e expertise que adquiriu ao longo dos anos para o franqueado.

Esses ensinamentos são apresentados em treinamentos e acompanhamentos do suporte, disponíveis durante toda a duração do contrato. Por causa dessas orientações e a possibilidade de entrar no mercado com uma marca madura, o franchise é conhecido como o modelo de negócio mais seguro do Brasil. 

Segundo o estudo realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apenas 15% das unidades franqueadas fecham as portas em um período de 10 anos. Enquanto isso, empreendimentos aberto do zero alcançam uma taxa de mortalidade próxima dos 75% no mesmo período avaliado.

Agora, ao falarmos de uma franquia de moda masculina, precisamos nos atentar ao tipo de produto é oferecido. Existem diversas marcas no mercado que trabalham com diferentes frentes, seja fitness, casual, íntima, esportiva etc.

Por mais que ainda exista uma ideia de que homem não compra roupa, saiba que isso tem mudado a cada ano. 

Conheça o mercado atual de moda masculina

Quem deseja empreender numa franquia de moda masculina e está em busca das possibilidades do mercado, pode ficar tranquilo.

Não é de hoje que o caminho tem se mostrado cada vez mais diferente do que era no começo do século, por exemplo. Os homens têm se mostrado observadores e atentos a moda. 

Para se ter uma ideia, o próprio Sebrae apontou a mudança no comportamento do público masculino. Os homens têm tido grande participação na criação e desenvolvimento de coleções frequentes, acompanhando, inclusive, a fluidez do mercado feminino. Para se ter uma ideia, o consumo masculino cresce 14% ao ano, enquanto para mulheres, apenas 8%. 

Ainda de acordo com o mesmo levantamento, foi identificado que a maioria dos homens ainda não busca produtos considerados premium ou requintados. Além disso, mais de 75% não faz compras baseadas em marcas renomadas, tendo como preferência produtos confortáveis como o principal fator de escolha. 

Dessa forma, podemos observar que é um mercado que oferece a possibilidade de entrar por meio de qualquer marca. Permitindo que faça investimentos mais em conta, desde que possua roupas com boa costura e tecido para o corpo masculino. Vale destacar que mais de 60% dos consumidores não se importam em pagar mais barato. 

Por causa dessa priorização em produtos de alta qualidade, pouco se importam com o valor. É essa uma das grandes diferenças entre o público masculino e feminino.

As mulheres têm maior consciência quando se fala em consumo, pesquisam em diferentes estabelecimentos e experimentam com mais frequência antes de optar onde comprar. 

A busca na internet tem influenciado as compras

Por fim, a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) identificou um alto número de homens buscando referência em moda masculina na internet. De acordo com eles, houve um crescimento de 49% em pesquisas sobre peças e estilo dentro desse público. Confirmando, assim, uma mudança no comportamento. 

Quando falamos de franquias, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), 2019 foi um ano de muitos avanços no segmento de moda. Houve um crescimento de 5,7% no faturamento, mesmo com um crescimento tímido de unidades, apenas 1,8%. Porém, foi o quinto ano seguido de bons números. 

Como abrir uma franquia de moda masculina?

Antes de começar a sua jornada empreendedora por meio de uma franquia de moda masculina, é preciso fazer algumas pesquisas para identificar a melhor marca para você. Inicialmente, pode parecer algo complicado, mas é justamente o contrário com as dicas que vamos passar. 

Antes, separamos o infográfico com todo o passo a passo que deve ser feito para se tornar um franqueado. Confira. 

Infográfico passo a passo para adquirir uma franquia

Estude as tendências do mercado

O primeiro passo que deve ser feito antes de começar a sua busca pela franqueadora perfeita, é ter um conhecimento do mercado.

Não é apenas decidir empreender no setor de vestuário masculino e pronto. Você precisa fazer um levantamento mais delicado para ter a certeza do que lhe espera nos próximos anos. 

Assim, o nosso conselho é fazer um levantamento das tendências do mercado. A partir do momento que você conhece o comportamento do seu público e para onde ele deve seguir para os próximos anos, fica mais fácil montar o seu funil para chegar até a melhor franqueadora. 

Nesse ponto, você deve tomar cuidado para não analisar somente as tendências da moda. Afinal, ela está mudando a todo instante e as próprias empresas fazem esse acompanhamento para se manterem bem no mercado. Aqui, analise técnicas de costura que vão ganhar força, tecidos, moldes etc. 

Após fazer essa pesquisa, você terá maior facilidade para buscar as marcas que oferecem boas perspectivas para você. Seja alguma que já aplica o que você identificou como tendência, ou aquela que encontra mais facilidade para mudar de acordo com o comportamento dos seus consumidores. 

Faça um estudo da sua capacidade financeira

Outra dica para você melhorar o aproveitamento na busca pela franquia de moda masculina perfeita para o seu perfil, é conhecer a sua capacidade financeira. Muitos futuros franqueados optam por assumir um negócio e não tem a prática de acompanhar todo o dinheiro que entra e sai da sua conta. 

Dessa forma, quando pega o financeiro da sua unidade, acaba tendo dificuldade para organizar as contas e entender todos aqueles números. Por isso, é muito importante que aprenda, caso não saiba, a ter controle sobre o seu dinheiro. Todo empresário de sucesso sabe bem o quanto ganha e o tanto que pode gastar no mês. 

Para isso, você pode começar a fazer um mapeamento do caminho que o seu salário, ou outra fonte renda, faz ao cair na conta. Observe quais os gastos essenciais para a sua vida e aqueles que podem ser deixados de lado por um momento. Com essa lista em mãos, basta ir removendo aqueles que não interferem na sua qualidade de vida. 

No primeiro mês de busca, já irá conseguir identificar uma melhora no dinheiro que sobra no final. Caso queira ter algo ainda mais efetivo, negocie novos valores com as empresas prestadoras de serviços e renegocie suas dívidas.

Por fim, guarde o dinheiro em um local em que ele possa render sozinho, evite deixar parado na sua conta. 

Estude a Circular de Oferta de Franquia 

No final da sua jornada para se tornar um franqueado, você irá receber a Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse documento é responsável por apresentar a você, diversas informações importantes sobre o negócio que está prestes a fechar. Dessa forma, estude-o com bastante cuidado e contrate um advogado para auxiliar em caso de dúvidas. 

Não se preocupe com o tempo necessário para fazer essa análise, a própria Lei de Franquias obriga que a circular seja entregue pelo menos 10 dias antes do contrato. Desse modo, será dado a você a possibilidade de focar em questões que farão a diferença na sua tomada de decisão. 

Conheça cinco franquias de moda masculina para investir

Agora que você conhece sobre o franquia de moda masculina, seu mercado e as dicas para encontrar as melhores oportunidades, separamos algumas marcas.

Iremos trazer empresas que contam com um segmento voltado totalmente para homens e outras que também atuam com o feminino, trazendo uma maior oportunidade de faturamento. 

1. Mardelle

A Mardelle é uma empresa de moda íntima que surgiu ainda na década de 1990, em Belo Horizonte (MG). Desde então, ela tem se tornado cada vez mais presente em diversos estados brasileiros, sendo vista como referência pelos consumidores.

Abrir uma franquia de peças íntimas pode dar a impressão de ser algo voltado apenas para mulheres, mas é um segmento que atende todos os públicos com o mesmo sucesso. Porém, com uma chance maior de aumentar o faturamento unindo dois tipos de públicos diferentes. 

Uma das vantagens da Mardelle é a oportunidade de oferecer peças confortáveis, com tecidos especiais e tecnologia em todo o seu processo de fabricação. Caso queira se tornar um franqueado, acompanhe o vídeo que separamos sobre a empresa abaixo. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 135 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

2. Artwalk

Uma das marcas que possuem mais tradição no mercado brasileio, a Artwalk oferece um mix de produtos que chama atenção de qualquer homem. São calçados, camisetas, bonés, meias e mochilas que completam o estilo masculino. 

Assim, a empresa oferece para seus clientes a oportunidade de buscar um estilo próprio e de acordo com as tendências da moda. Apesar de não ter peças próprias, a Artwalk comercializa diversas marcas famosas como Nike, Adidas, Vans, Converse, Puma, New Era etc. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 315 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

3. Reserva

A franquia de moda masculina brasileira Reserva faz sucesso em diversos países do mundo pelo seu estilo descolado e peças de qualidade. Atuando no mercado desde 2004, a marca já participou de grandes eventos como Fashion Rio, quando concretizou o reconhecimento no mercado nacional.   

Com estilo próprio e coleções que atraem diversos consumidores a cada novo lançamento, a Reserva oferece para seus franqueados a chance de fazer parte de uma rede de franquia com grandes perspectivas de crescimento. Atualmente, são aproximadamente 80 unidades espalhadas. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 300 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado 

4. Âncora

Franquia de moda masculina: homem asiático experimentando uma blusa
A Âncora é uma empresa nova no mercado que tem conquistado o público.

Desde 2016 atuando no mercado, a Âncora é uma empresa jovem que alcançou um grande sucesso em pouco tempo. Até 2019, já eram mais de 30 lojas espalhadas pelo Brasil. Natural de Minas Gerais, o objetivo agora é conseguir expandir suas ações para outros estados.

Assim, oferece produtos de qualidade, desenvolve conteúdos de marketing e estratégias comerciais para transformar a marca numa grande referência. A empresa possui, portanto, um dos melhores modelos de negócio. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 60 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses

5. Authentic Feet

Criada em 1995 no estado de São Paulo, a Authentic Feet é uma loja voltada para quem deseja empreender em franquia de moda masculina alinhada com o estilo de vida fitness.

Assim, a empresa oferece modelos para clientes que buscam uma vida saudável com peças que podem ser utilizadas casualmente também. 

Apostando em um mix de produtos exclusivos de diversas marcas famosas do mercado, a loja ganha destaque por conter um design atrativo e um ambiente descolado para o estilo que ela se propõem. Vale destacar que ela também oferece peças para o público feminino.  

  • Investimento inicial: a partir de R$ 310 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 180 mil
  • Prazo de retorno: entre 28 e 36 meses

Como vimos ao longo do texto, os homens têm ido cada vez mais as compras, principalmente quando falamos de vestuário. As pesquisas que apresentamos mostrou que eles não são exigentes quanto a marca ou valor, tendo o foco maior no conforto que uma blusa pode oferecer a ele. 

Gostou do nosso conteúdo sobre franquia de moda masculina? Continue explorando nosso blog por meio do texto “Mercado da moda: por que investir neste segmento de franquia?” 

Autor: Rodrigo Brito
28 de outubro de 2020

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