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Franquia de outlet de roupas rentável para o público C


Que tal investir em uma franquia de outlet de roupas? Com preços mais em conta ao consumidor, esse tipo de negócio pode atrair grande público e ter ótimo faturamento.

No franchising hoje, várias redes de franquias têm produtos mais baratos visando alcançar a Classe C. Essa classe econômica é aquele grupo da população que tem renda familiar per capita entre R$ 291 e R$ 1.019.

Ou seja, uma renda de até um salário mínimo por pessoa dentro de casa, mais ou menos. Esse público faz parte de um grupo de consumidores importantes, que compra intensamente.

Para se ter uma ideia, 52% do total dos brasileiros fazem parte da Classe C. Só em 2013, esse grupo injetou mais de R$ 1,17 trilhão na economia brasileira.

Então, abrir um negócio deste tipo é lidar exatamente com consumidores que podem trazer grande faturamento. Principalmente se a franquia escolhida tiver, realmente, preços atrativos aos usuários.

Na hora de abrir uma franquia de outlet de roupas, os modelo de negócios mais comuns são os de lojas de rua. Com uma fachada exposta em um local com bom fluxo de pessoas, essa loja de roupas tende a chamar a atenção.

Outras marcas de franquia também optam por abrir unidades em shoppings. Neste caso, o investimento inicial no negócio tende a ser maior. Mas, em contrapartida, dentro de um shopping a franquia pode alcançar um público ainda mais diverso. Ou seja, indo bem além da Classe C.

Mas essas são apenas algumas das vantagens de investir em uma franquia de outlet de roupas. Abaixo, nós falamos mais sobre o mercado do franchising brasileiro e apresentamos opções interessantes de franquias de outlet de roupas para você investir. Continue lendo!

O franchising no Brasil

O franchising brasileiro é um dos setores que vem registrando crescimento e desempenho positivo de forma contínua, mesmo em contextos de desafios econômicos.

Para se ter uma ideia, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), no ano de 2019, o mercado de franquias registrou faturamento 6,9% superior ao faturado em 2018.

Ao mesmo tempo, o crescimento foi identificado no número de unidades. No ano de 2019, foi registrado um aumento de 5,1% em unidades em operação em comparação com 2018.

O mercado de franquias no País também se posiciona como um setor propício para a geração de empregos. Em 2019, o total de empregos diretos proporcionados pelo franchising foi 4,8% se comparado com o total em 2018.

Ao todo, o mercado de franquias gerou 1,34 milhão de novos postos de trabalho de um ano ao outro. A estimativa da ABF é de, a cada nova unidade de franquia inaugurada, são gerados nove postos de trabalho.

Diferenciais do investimento em franquias

empresária trabalhando notebook franquia outlet de roupas
o investimento em franquias é um dos mais seguros do mercado

A principal vantagem de se investir no franchising, ao invés de abrir uma empresa convencional, é a segurança. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a cada cem franquias, apenas cinco encerram as atividades até o segundo ano de operação. O resultado representa uma taxa de mortalidade de 5% em 24 meses.

Se comparado com empresas criadas do zero, a taxa de mortalidade das franquias é bem baixa. O índice de mortalidade de empreendimentos próprios é de 23% em 24 meses. Ou seja, a cada cem empresas que são abertas, 23 fecham as portas em até dois anos.

A segurança no investimento é proporcionado por optar por um modelo de negócio já testado e com maturidade de mercado. Isso significa dizer que o modelo de negócio já superou inúmeros desafios e investiu em melhorias de processos e operações para se consolidar no mercado.

Os produtos e/ou serviços também foram testados e aprimorados de acordo com os hábitos de consumo do público-alvo. Por isso, você chega no investimento já tendo toda uma estrutura desenvolvida, bastando seguir os treinamentos e padronizações repassados pela franqueadora.

As franqueadoras repassam todo o know how para que os franqueados tenham condições completas para gerenciar a franquia, além de prestar suporte constante para solucionar dúvidas e desafios que possam surgir.

Além disso, os franqueados têm acesso ao plano de negócios da marca. O plano apresenta todas as etapas para administração da franquia, desde a inauguração até a maturidade da nova franquia no mercado.

Se fosse um empreendimento convencional, o plano de negócio teria que ser desenvolvido pelo próprio empreendedor, que não conta com o suporte de especialistas no mercado de atuação. É uma trajetória que dá certo, mas é muito mais trabalhosa e solitária, além dos riscos serem altos.

Franquia outlet de roupas: como escolher a franquia ideal para você?

Mesmo se tratando de um modelo de negócio mais seguro e com boas probabilidades de sucesso, os bons resultados não são automáticos. É importante ter seriedade e comprometimento com a operação da unidade, além de seguir treinamentos e padronizações repassados pela rede.

Além disso, umas das questões que facilita o dia a dia de trabalho e, consequentemente, pode proporcionar sucesso à unidade é estar à frente da franquia ideal para o seu perfil.

Por isso, antes mesmo de investir, o primeiro passo que precisa ser dado é o de pesquisa. Estude as redes, formatos de negócio, produtos e serviços oferecidos aos clientes para entender com quais marcas você mais se identifica.

É importante se identificar com a proposta de atuação da rede no mercado e, principalmente, acreditar na eficácia do que é vendido pela marca.

Entenda um pouco mais sobre os processos de venda, onde a marca está presente, há quanto tempo atua no mercado e quais são as condições de investimento para os franqueados.

Essa pesquisa ajuda a conhecer a reputação da rede franqueada no mercado e, mais do que isso, a saber se o perfil profissional e pessoal combinam com a dinâmica da marca.

Entrar em contato com franqueados que já atuam junto a rede também ajuda a entender sobre a rotina do negócio e os suporte oferecidos pela rede. Outra dica é participar de eventos e feiras de franquias, momentos oportunos para entrar em maior contato com as marcas que você tem interesse.

Nesses eventos, por exemplo, é possível conversar com representantes das franquias, saber mais sobre o mercado de franchising e tirar todas as dúvidas sobre o modelo de operação.

Depois das pesquisas minuciosas, é só entrar em contato com a rede que você mais se identificou, demonstrando interesse em investir.

O processo de seleção dos candidatos é coordenado pelas franquias e cada uma delas estabelece as regras para a entrada de novos franqueados.

Vantagens de abrir uma franquia de outlet de roupas

moça olhando roupas em loja ilustrativo texto
Lojas de roupas atraem um público amplo e diverso, o que potencializa as chances de faturamento do negócio.

Abrir uma franquia é uma oportunidade diversa e, principalmente, cheia de vantagens. Diversa porque, no mercado, existem muitas marcas disponíveis para se investir.

Só de franquias associadas à Associação Brasileira de Franchising (ABF), são mais de 1 mil. Claro que esse número não é totalmente de franquias de roupas, mas mostra a variedade de negócios que você pode obter.

E então, vêm os benefícios desse tipo de negócio. Como a segurança, uma vez que o franqueado estabelece parceria com uma empresa já bem-sucedida.

Só que, para contar com tudo que o franchising tem a oferecer, é preciso escolher sua franquia corretamente. 

Por exemplo: a empresa que você tem interesse segue as regras da Lei de Franquias? Ela é bem-vista no mercado? O que os franqueados da marca têm a dizer sobre o negócio e a franqueadora?

Tomar cuidado com esses aspectos vai garantir que você terá uma empresa com potencial nas mãos. Podendo aproveitar de todo o seu know how e, claro, as vantagens que esse tipo de negócio tem a oferecer.

Abaixo, apresentamos alguns dos benefícios de se investir em uma franquia. Acompanhe!

Potencial do setor de roupas

A primeira vantagem de investir em uma franquia de outlet de roupas é que este negócio está inserido em um setor de grande potencial.

Para se ter uma ideia, apenas no franchising, o segmento de Moda faturou R$ 24,2 bilhões em 2019. O ramo ocupa o segundo lugar no ramo de franquias, ficando atrás apenas do segmento de Alimentação. As informações são da ABF.

No geral, entre franquias e negócios abertos do zero, a previsão é que o mercado de moda deve crescer 3,1% ao ano até 2021.

Plano de negócio da franquia

Ao abrir uma franquia, o empreendedor recebe o plano de negócios da empresa. Ou seja, um planejamento completo para colocar a franquia em prática.

Esse fator aumenta consideravelmente as chances de sucesso da unidade. Isso uma vez que o plano já terá sido testado em outras franquias.

Dessa forma, ele terá tido seus erros corrigidos sempre que necessário. Então, ao ser colocado em prática agora, terá resultados mais rápidos e eficazes.

Algo que se reflete no índice de mortalidade das franquias. Segundo pesquisa, apenas 5% das franquias fecham as portas em menos de dois anos de atuação. 

Já no caso das empresas iniciadas do zero, essa porcentagem sobe para 23%. Inclusive porque o empreendedor precisa determinar um plano completamente novo, passando por erros e acertos.

Suportes da franqueadora

Para facilitar o sucesso dos seus franqueados, as redes oferecem uma série de suportes. Começando pelo treinamento do empreendedor, para que o franqueado saiba como atuar com os produtos, fazer o atendimento dos usuários etc.

Ao mesmo tempo, há o suporte comercial que pode funcionar, por exemplo, para que a unidade estabeleça parcerias comerciais. Com esse tipo de parceria, o negócio pode ofertar descontos ou planos de fidelidade, e atrair consumidores fiéis.

Outro suporte comum é o de marketing. Por meio dele, a unidade recebe dicas e conteúdo para sua divulgação. Seja ela on-line, seja off-line.

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Muitos dos suportes são oferecidos de modo virtual ao franqueado, para agilizar seu atendimento pela franqueadora.

Entre as ações on-line mais comuns estão a criação e gestão das redes sociais do negócio. Hoje, as pessoas pesquisam na internet antes de fazer uma compra. Logo, manter uma presença virtual sólida é essencial para a conquista dos consumidores.

No caso das ações off-line, são comuns eventos, distribuição de panfletos, instalação de banners e mais. 

Mas tudo isso pode variar de acordo com a marca de franquia que você adquirir. Afinal, as franqueadoras têm modos de trabalho diferentes, e oferecerão suportes variados.

Documentações garantem maior segurança

As garantias de capacitação de franqueados, consultorias e suporte oferecidos pelas franqueadoras são determinados pela Lei de Franquias, outro ponto que conta para a segurança do investimento.

Além de suporte e treinamentos que devem ser oferecidos aos franqueados, com determinado pela Lei de Franquias, os franqueados encontram maior segurança nas documentações que envolvem o investimento. O principal deles é a Circular de Oferta de Franquias (COF).

Na COF, devem constar, de forma explícita, quais são os direitos e deveres do franqueado junto a marca, além de apresentar as regras para atuação e outras condições para investimento.

O contrato de franquia é complementar à COF e caracteriza a relação entre franqueado e franqueador. No contrato, constam informações que definem a relação entre o empreendedor que está investindo em um modelo de franquia, e o franqueador.

Assim, devem estar incluídas, de forma bastante explícita, quais são as taxas a serem pagas e os direitos e deveres de ambas as partes. Na cláusula dos direitos, é garantido ao franqueado suporte e treinamentos completos para inauguração da franquia.

O direito de uso de marca, transferência de know how, entre outros suportes também constam no contrato. Por isso, preste bastante atenção a tudo que o contrato descreve, relativo à sua atuação como franqueado e as obrigações da marca como franqueadora.

Como deveres, estão a necessidade de seguir regras e padrões estabelecidas pela franqueadora em tudo que diz respeito à unidade: atendimento aos clientes, venda dos produtos, uso de fornecedores, entre outros.

Atração dos consumidores

Os consumidores se sentem mais atraídos a comprar quando conhecem e confiam em uma marca. Reflita com a gente: você prefere adquirir um produto em uma empresa com a qual já comprou, ou experimentar uma nova?

Claro que, muitas vezes, optamos por novas empresas, pelo preço ou porque, quem sabe, atendimento e produtos podem ser melhor.

Mas, em geral, já saber o que a marca tem a entregar pesa mais na decisão de compra.

Adquirir uma franquia traz essa credibilidade, mesmo que sua unidade seja nova. Isso já que a marca é reconhecida no mercado, maturidade de atuação e produtos e/ou serviços já testados.

Dessa forma, seu consumidor poderá pesquisar sobre sua empresa na internet. Então, vai encontrar a opinião de outros consumidores, que já compraram com a marca e gostaram da experiência.

Os usuários entendem que, por ser uma franquia, sua unidade vai oferecer exatamente o mesmo que as demais unidades da franquia.

Então, eles terão confiança de que comprar com o seu negócio será bom. Assim, é bem mais fácil atrair os usuários ao seu negócio.

Aliás, é por isso que é tão importante optar por uma marca com boa reputação no mercado. Caso a empresa seja malvista, seu nome poderá afastar potenciais consumidores, em vez de atraí-los com sua credibilidade.

7 opções de franquia de outlet de roupas para investir

A palavra “outlet” vem do inglês e é utilizada para se referir a lojas que oferecem preços mais baixos ao consumidor. E, ao contrário do que você pode pensar, esse tipo de negócio vai além das roupas.

Há lojas, por exemplo, que comercializam calçados, materiais de construção, acessórios, produtos de beleza e mais. Não há limites para um negócio com preços mais em conta.

Mas claro, esse é um texto sobre franquias de outlet de roupas. Nós só apresentamos a informação acima para que você não se sinta limitado pelo setor.

Caso tenha interesse em outros ramos, você também pode pesquisar por mercados variados e encontrar negócios em conta ao usuário. 

Essa é uma opção, inclusive, se você ainda tem dúvida sobre em qual franquia investir. Nós já produzimos um ebook sobre o assunto, e o apresentamos logo abaixo. Basta clicar no banner para acompanhar.

ebook em qual franquia investir

Dito isso, é hora de apresentarmos as franquias de outlet que selecionamos. Acompanhe!

1. Mardelle

A Mardelle é uma marca especializada em moda íntima. Por isso, no seu catálogo aparecem lingeries, cuecas, pijamas e peças íntimas infantis. Além de itens para mães e futuras mamães (como bodys modeladores e sutiãs para amamentação).

Esse modelo de franquia tem 25 anos de mercado e já é referência de qualidade e conforto aos clientes. Suas peças são exclusivas, produzidas em uma fábrica própria da Mardelle. As peças da marca são direcionadas ao público das classes B, C e D.

Para iniciar uma unidade, o empreendedor pode escolher entre abrir uma Loja de Rua e uma Loja em Shopping. O investimento mínimo necessário é de R$ 135 mil.

Abaixo, selecionamos um vídeo que apresenta melhor a Mardelle. Acompanhe!

2. La Baby Outlet

A La Baby Outlet é uma das franquias baratas de roupas do mercado. Seus produtos são roupas de bebê, para crianças e itens para enxoval, fabricados com qualidade e seguindo as tendências da moda.

Para garantir um preço mais atrativo ao consumidor, a empresa cuida é quem cuida da própria produção. Em sua fábrica, são mais de R$ 50 mil todos os meses.

O investimento inicial necessário para uma franquia La Baby Outlet é de R$ 99 mil.

3. PUC

A PUC é uma franquia de outlet de roupas especialista em peças para o público infanto-juvenil. A marca faz parte do portfólio da Cia. Hering, a maior empresa de produtos de vestuário do Brasil.

Para abrir uma loja da franquia, é preciso ter um espaço mínimo de 45 m². O investimento inicial necessário é de R$ 440 mil.

Criada em 1984, a PUC oferece uma linha de roupas e acessórios, com um visual moderno e jovem. Além disso, a marca se dedica a misturar referências brasileiras com as da moda mundial, para resultados únicos.

4. Código Girls 

Enquanto isso, a Código Girls é uma marca que se dedica ao público feminino. Especialmente ao público jovem, com peças que acompanham a moda mundial e trazem certo frescor ao visual.

Além de peças de vestuário, a franquia trabalha com calçados, perfume e acessórios. Sempre descontraídas e que buscam um preço justo, mais em conta ao usuário.

A empresa é outra das que possuem fábrica própria, entregando produtos exclusivos às suas lojas. O abastecimento das suas unidades é semanal.

Para investir em uma Código Girls, é preciso desembolsar a partir de R$ 370 mil.

5. Outlet Lingerie

A Outlet Lingerie é uma franquia multimarcas, que oferece produtos da Hope. Puket, Rosa Chá e diversas outras fabricantes.

Seu principal foco é ser uma franquia de outlet de roupas reconhecida e que, realmente, cobra um preço mais baixo ao consumidor.

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Modelos variados de lingerie chamam a atenção nas unidades de franquia da marca.

Para isso, o modelo de negócio da rede trabalha com produtos de coleções passadas. Portanto, os preços podem ser bem mais baixos do que eram na temporada e na loja fabricante.

O investimento inicial necessário para abrir uma Outlet Lingerie R$ 235 mil.

6. Bebê Básico

As peças da franquia Bebê Básico são direcionadas a crianças de 0 a 5 anos de idade. São itens confortáveis e que acompanham as tendências da moda. 

O objetivo de deixar os bebês estilosos, mas sempre mantendo seu bem-estar. Os produtos são para o dia a dia e moda praia, e ainda incluem calçados e brinquedos. O custo inicial da franquia é de R$ 100 mil.

7. Caverna do Dino

A Caverna do Dino é outra franquia de outlet de roupas voltada para o público baby. Mas as lojas da empresa oferecem bem mais do que as roupas.

No seu catálogo, há também brinquedos, livros de colorir, calçados, acessórios, itens para enxoval e mais.

O personagem principal da marca é um dinossauro, um simpático desenho que marca presença em todos os itens. O empreendedor pode optar por vários modelos de franquia, com investimento mínimo de R$ 170 mil.

Pronto! Agora você já conhece algumas opções de franquia outlet de roupas e sabe das vantagens desse tipo de negócio.

Mas não se esqueça que, ao abrir um negócio, você precisará se identificar com ele. Isso será fundamental para que você mantenha o entusiasmo em investir tempo e dinheiro na empresa. 

Para a melhor decisão, basta seguir as dicas que apresentamos no texto: Como conseguir uma franquia de roupas bem-sucedida: passo a passo.

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Autor: Luisa Campos Batista
31 de agosto de 2020

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