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Franquia de pastel ou franquia de pizzaria: quais são as diferenças?


Investir em uma franquia de pastel ou franquia de pizzaria? Está aí uma dúvida cruel entre os apaixonados pelo segmento de Alimentação. É possível atuar apenas com um tipo de alimento. Há outras redes que oferecem as duas possibilidades de trabalho aos franqueados. Para saber as diferenças entre os investimentos, continue a leitura.

Duas opções de negócios bem atrativas que realmente causam dúvidas em qualquer investidor. Existe público para ambas as opções, pois são produtos que cabem no bolso e no gosto de todo consumidor.

Quem nunca se deixou levar por aquela vontade de comer uma pizza quentinha? E aquele pastel com caldo de cana? Não há quem resista a essas duas delícias e, no franchising, existem boas opções de franquias para vender os alimentos.

Mas existem algumas diferenças entre uma franquia de pastel e uma franquia de pizzaria. Algumas das diferenciações estão nos valores de investimento, formato da franquia e formas de atendimento. Neste texto você entenderá tudo sobre os modelos de investimento.

Por que investir em uma franquia de pastel?

investir em franquia de pastel
Investir em franquia de pastel é uma alternativa de negócio bem interessante para quem gosta do segmento de alimentação

Se tem um alimento que é rápido, de fácil preparação e alta demanda é o pastel. Existe até quem troque uma refeição por um lanche rápido, feito de pasteis e refrigerante, em meio a correria do dia a dia.

Essa praticidade chama muito a atenção dos empreendedores que visam abrir uma franquia de pasteis no comércio. Isso porque, além da praticidade do produto, ainda podem contar com toda a estrutura e o suporte das franqueadoras que favorecem a trajetória do empreendedor.

Além disso, é um negócio que permite ao franqueado um baixo custo operacional e baixa complexidade no manuseio dos produtos – se comparada com as franquias de alimentação mais robustas, que trabalham com uma variedade maior de alimentos.

As franquias de pasteis permitem que o franqueado trabalhe com um alimento que é preparado somente no momento de consumo. Isso garante uma maior qualidade dos produtos, além de uma praticidade na hora das vendas.

As franqueadoras garantem treinamentos completos para gestão e operação das unidades. É comum que as redes também ofereçam suporte no estoque dos produtos, entregando os insumos semi preparados e embalados separadamente, via central de distribuição da rede.

Tanta praticidade atrai os interessados pelo segmento de Alimentação. De acordo com Instituto Foodservice Brasil (IFB), as redes de fast food, mercado em que as franquias de pastel estão inseridas, alcançam cerca de 80 milhões de pessoas mensalmente no País.

Para se ter uma ideia, somente em 2016, quando também estávamos vivenciando uma crise econômica que afetava diretamente o consumo, o setor de Alimentação conseguiu movimentar mais de R$ 178 bilhões.

Vantagem de uma franquia de pastel  

Uma franquia de pastel, como você pode perceber até aqui, é uma alternativa de negócio muito atrativa e de fácil administração. 

Ainda conta com todo o acompanhamento da franqueadora que irá auxiliar em todas as etapas. Desde a implantação, na escolha do melhor local para a instalação da franquia,  até a execução do trabalho, treinamento de funcionários, entre outros.

O sistema de franquias é considerado, inclusive, mais seguro para quem visa empreender. O formato garante transferência de know how aos franqueados, que é o “saber fazer” da marca, além de treinamentos para todas as etapas da unidade e suportes variados.

Ou seja, até mesmo os empreendedores de primeira viagem ficam plenamente capacitados para operar e gerenciar este modelo de negócio. Prova disso são as pesquisas que demonstram a baixa taxa de mortalidade das franquias, feitas pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) e Sebrae.

As franquias têm uma taxa de mortalidade muito menor que os negócios abertos do zero. Segundo pesquisas, apenas 5% das franquias encerram as atividades em até dois anos de operação. Quando pensamos em uma empresa iniciada do zero, essa porcentagem sobe para 23%.

Veja mais vantagens de optar por uma franquia ao abrir um negócio de pastel.

  • Plano de negócio preestabelecido;
  • Contar com uma marca reconhecida no mercado;
  • Previsibilidade sobre faturamento e retorno de investimento;
  • Suporte da franqueadora.

É possível lucrar?

Assim como qualquer outro negócio voltado para o segmento de Alimentação, é possível lucrar desde que haja um planejamento e uma estruturação adequadas.

Assim é com uma franquia de pastel. O lucro vai depender muito da forma como o gestor irá administrar o negócio. É um fato que existe uma boa demanda para o consumo.

Entretanto, é essencial que os franqueados sigam o que foi ensinado nos treinamentos e a padronização da rede para que a unidade atinja o ponto de equilíbrio e, por fim, comece apresentar lucratividade.

Além disso, o tempo para que a unidade comece apresentar lucratividade depende do valor que foi investido. É comum que as franquias de alimentação necessitem de uma estrutura completa, mesmo que em um ponto comercial mais enxuto, é importante contar com maquinário, espaços adequados para armazenar os diferentes tipos de insumos, entre outros detalhes.

Normalmente, devido a essa estrutura de montagem, o valor de uma franquia de pastel é relativamente alto e pode variar entre  R$ 100 a R$ 150 mil.

Por isso, é preciso avaliar os preços para saber se condiz com as suas condições de investimento. Dessa forma, também será possível identificar quais áreas têm mais custos para o negócio.

Além disso, é essencial evitar desperdícios e realizar um controle de estoque adequado. Só assim, uma empresa irá conseguir aumentar a lucratividade e reduzir os custos excessivos no dia a dia. Conversar com funcionários sobre essa prática também pode auxiliar nesse processo de aumento de lucros na franquia de pasteis.

Pastelaria ou pizzaria: saiba a diferença

diferença entre franquias
A diferença entre as franquias de pastel e pizzaria são os modelos de investimento e o potencial de ganhos

Começamos esse artigo com essa pergunta. Você sabe qual a diferença entre os modelos de negócio? Pois bem, ambas são do mesmo segmento, mas possuem características próprias que incidem nos formatos de negócio, formas de atendimento aos clientes e valores de investimento.

O que podemos reforçar aqui é que as duas opções são interessantes, mas depende do que você, como empreendedor, deseja com a franquia.

Uma franquia de pastel, por exemplo, oferece um produto mais simples, de fácil produção e preço mais acessível. Do mesmo modo, uma franquia de pizzaria também tem um processo de manuseio simples e oferece várias opções de produtos.

O que difere mesmo são os tipos de alimentos, que podem ter uma preferência maior em certa localidade, e a amplitude das possibilidades de atuação que o negócio pode oferecer.

Uma franquia de pizzaria, por exemplo, pode oferecer atendimento in loco e delivery. As pizzas podem ser vendidas em fatias, inteiras, assadas, pré-assadas, congeladas. As possibilidades são bem amplas.

Por outro lado, uma franquia de pastel também pode oferecer o delivery e o atendimento no local, mas se limita ao produto final que tem um preço mais reduzido, se levarmos em conta o custo-benefício.

Se você é empreendedor e busca conhecer mais sobre as opções, vale analisar melhor uma franquia de pizzaria. Isso se o seu objetivo for um negócio que ofereça mais opções de alimentos e maior possibilidade de lucro.

Quer saber mais sobre as franquias de pizzaria e as modalidades oferecidas? Continue lendo esse material.

Pizzas são um bom negócio?

pizza
As franquias de pizzaria são negócios que garantem uma boa rentabilidade devido a atração dos consumidores.

Apesar de ser uma invenção italiana, a pizza chegou ao Brasil por meio dos imigrantes que popularizaram a delícia por todo o País. O produto foi tão bem recebido que logo foram ampliadas as formas e o modo de fazer.

Assim, o alimento caiu no gosto do brasileiro e foi expandindo pelos quatro cantos do País. De acordo com dados da Associação Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo (Apuesp), um milhão de pizzas são produzidas por dia no Brasil. 

Com tanta demanda, o segmento alcança faturamento que chega a cerca de R$ 22 bilhões por ano. São aproximadamente 36 mil pizzarias funcionando e gerando mais de 360 mil empregos em todo Brasil.

Os fatores positivos do setor reforçam as tendências do tipo de negócio. Quando falamos de franquias de pizzaria, há mais um fator vantajoso para o investidor. O processo de implantação e operação da unidade é garantido pelas redes, que não medem esforços para transferir todo o know how aos novos franqueados.

E não é só isso. Por meio da franquia, o empreendedor pode contar com o peso de uma marca já reconhecida no mercado. Assim, já garante meio caminho andado no processo de reconhecimento do produto e da qualidade de atendimento.

Vantagens de uma franquia de pizzaria

Você sabe quais os benefícios podem ser encontrados em uma franquia de pizzaria? São inúmeros. Nesta etapa, vamos apresentar as principais vantagens de investir neste modelo de negócio.

As vantagens estão presentes independente do formato que será a sua franquia de pizzaria. Modelos de quiosque, loja física, com atendimento delivery e/ou in loco são repletos de pontos positivos.

Segmento sempre em alta

Entre os 11 segmentos do franchising, o setor de Alimentação está em destaque. O conhecido “food service”, que é a alimentação fora do lar, cresce a cada dia e aumenta ainda mais a tendência desse segmento.

Fatores diversos influenciaram esse aumento do consumo do setor, entre eles o atendimento delivery. Essa forma de atendimento trouxe uma ampla oportunidade para os empreendimentos que já trabalhavam com alimentação, mas que necessitavam atrair um maior número de clientes.

Ainda é possível identificar que o setor é o que menos se abala em relação a situações de crise. As franquias de pizzaria, de uma forma geral, têm grande aceitação no mercado o que favorece (e muito) os interessados em investir nesse negócio.

É um alimento popular

Em meio a correria do dia a dia, não há quem não se renda a uma opção de alimentação mais prática. Da mesma forma, nos fins de semana, a primeira coisa que muita gente pensa quando o objetivo é fugir dos afazeres é: vamos pedir uma pizza?

Esse comportamento favorece a tendência de consumo do produto. A praticidade do alimento e a agilidade em que ele fica pronto e chega até a casa dos clientes é, sem dúvida, outro ponto que popularizou as pizzas.

Além disso, as formas de compra e consumo são muito variadas. É possível comprar pizzas em diversos tamanhos, apenas fatias, pizzas pré-assadas ou congeladas. Por isso, uma franquia de pizzaria pode ser uma alternativa de negócio muito promissora.

Opções amplas de atendimento  

Uma franquia de pizzaria possui alternativas de atendimento. Como já falamos, é possível atender os clientes no local da unidade, em uma estrutura que comporte um salão com mesas e cadeiras, além do espaço para cozinha e estoque.

Além disso, é possível conciliar o atendimento in loco com as entregas delivery e até com as vendas das pizzas pré-assadas e/ou congeladas, para os clientes assarem em casa.

Os horários de atendimentos também são ampliados, justamente para atender uma demanda maior de clientes à noite e aos finais de semana.

Variedade de modelos de negócio  

Hoje em dia, é possível encontrar várias modalidades de franquias de pizzaria que atendem difernetes tipos de público. As possibilidades de investimento são ampliadas, o que permite também uma maior entrada de diferentes perfis de empreendedores.

Dessa form, é possível que o franqueado consiga encontrar uma opção mais atrativa de acordo com a sua capacidade financeira. Há modelos mais robustos, com estrutura completa, e outros mais enxutos e que exigem um valor de investimento mais em conta.

Pizzas Delivery

pizzas em caixa delivery
O atendimento delivery se destaca entre as franquias de pizzaria no mercado.

A modalidade de atendimento delivery já foi mencionada aqui outras vezes. Mas vale reforçar que essa é uma alternativa cada vez mais adotada pelas empresas.

Com o avanço dos aplicativos de entrega, as empresas investem em modelos de vendas e até novos produtos para potencializar a conquista dos clientes.

Assim, o sistema on-line de delivery permite que o cliente possa escolher e realizar o seu pedido de forma simples e rápida. Sem contar a forma de atendimento tradicional, no qual os clientes podem ligar para a pizzaria e realizar o pedido.

Existem franquias que possuem um atendimento especifico para o cliente por meio de centrais de telemarketing. Esse sistema direciona as vendas de acordo com a localidade.

Pizzas pré-assadas

Existem opções de negócios que oferecem massas pré prontas, permitindo que sejam feitas na casa dos clientes.

Para que isso seja bem funcional, o empreendimento precisa oferecer produtos frescos e preparados na hora. A qualidade das pizzas precisa ser muito bem pensada para que a pizza não perca o sabor, nem fique com uma aparência ruim.

Além disso, é importante que a pizzaria tenha ambientes adequados para armazenamento dos insumos. A segurança e a higiene devem ser um investimento quando o franqueado trabalha com alimentação.

Permite interação e descontração entre os consumidores

happy hour
As pizzarias são opções certeiras no encontro entre amigos, nas confraternizações e nos happy hours

Outro ponto muito positivo nesse tipo de negócio é que ele amplia a convivência entre as pessoas. É muito comum perceber que grupos de amigos, familiares e até grupos de funcionários se reúnem para um happy hour em pizzarias.

Se o ambiente for adequado e agradável, as chances de promover uma interação positiva entre os cliente é sempre muito alta. Automaticamente quanto mais pessoas, mais consumo.

Por isso, as pizzarias que oferecem atendimento no local permitem essa reunião em grupos que pode ampliar muito a relação de consumo entre os clientes.

Como administrar franquias de pizzaria?

Ficou interessado nesse modelo de negócio? Então precisamos falar sobre como será o seu trabalho à frente de uma franquia de pizzaria.

Assim como diz o clichê, você terá mesmo que colocar a mão na massa para desempenhar um bom trabalho à frente do seu negócio. Por mais que seja uma opção de franquia com todo suporte, treinamento e auxílio da franqueadora, os resultados não cairão do céu.

Mesmo tendo em mãos um plano de negócios elaborado pela franqueadora, você terá que colocá-lo em prática. Ainda precisará contar com a gestão financeira e pessoal de toda a sua unidade de franquia.

O controle de estoque, ainda mais se tratando de uma franquia alimentícia, deverá ser feito com todo cuidado para evitar o desperdício e o mau uso dos produtos. Assim, devem seguir um alinha de produção bem alinhada com a necessidade de seus clientes.

Nesse caso, será imprescindível que faça a escolha ideal de um empreendimento que condiz com o seu perfil.

Perfil ideal do empreendedor do ramo alimentício

O  perfil ideal de um empreendedor de pizzaria ou de uma franquia de pastel deve estar alinhado com o gosto pelo mercado e identificação com os produtos vendidos.

É importante avaliar não apenas a condição de investimento, mas também se você se vê administrando uma franquia do segmento de alimentação. Além de seguir alguns passos.

Franquia é uma empresa como outra qualquer

Existe um mito de que franquias são empreendimentos fáceis e de ganho fácil. Seria mesmo muito bom se fosse assim, mas em nenhum modelo de negócio existe ganho fácil.

Se alguém te disser isso, saiba que não é verdade. As franquias, assim como qualquer empresa, têm uma estrutura de negócio que depende de muita dedicação e empenho do administrador da unidade.

Entretanto, é um modelo de negócio mais seguro por contar com uma estrutura que prepara e orienta o franqueado em todas as etapas.

Mas saiba que o trabalho no dia a dia fica por conta do franqueado. Assim, deve focar muito no seu desempenho para conseguir alcançar os ganhos possíveis no negócio.

Por isso, é preciso estar preparado para direcionar os trabalhos de maneira consciente e determinada em busca de resultados.

Seja exemplo para seus colaboradores

Diante de uma empresa, como gestor, sua postura dentro do local precisa ser exemplar para todos, inclusive para seus colaboradores.

É importante impor respeito na execução dos trabalhos e no direcionamento das demandas. Assim como na organização do ambiente da franquia.

Esteja sempre à frente do atendimento cuidando da recepção dos clientes. Essa é uma forma de mostrar as orientações aos colaboradores, além de ter uma presença sempre constante na unidade.

Esteja sempre disposto a ouvir o seu cliente e solucionar qualquer situação de imprevisto, inclusive no momento de resolver possíveis reclamações.

Tente ser imparcial e compreenda a situação de ambos para que consiga equilibrar o ambiente e chegar a uma solução, sem deixar exposto o seu lado pessoal diante da situação. Assim, será mais fácil de lidar no dia a dia com os funcionários e clientes.

Siga sempre o padrão da marca

Como modelo de franquia, o padronização precisa ser seguida a risca para não sair do padrão do que é feito pelas demais unidades. Os serviços oferecidos precisam ser idênticos as demais unidades.

Assim, os clientes saberão que independente da localização da franquia, irão encontrar os mesmos preços, tipos de alimentos, formas de atendimento etc.

Esse procedimento faz parte das premissas da franqueadora identificados na Circular de Oferta de Franquia (COF). O documento traz todas as informações sobre como deverá ser o seu trabalho à frente do negócio.

Agora que você conheceu algumas formas de ter sucesso em uma franquia de pizzaria ou de pastel, apresentaremos algumas opções de investimento.

Antes, saiba por meio do nosso infográfico qual o passo a passo para abrir uma franquia.

Infográfico passo a passo para adquirir uma franquia

Quais são as opções de franquias de pizzaria e pastel?

Seja em uma franquia de pastel ou em uma opção de pizzaria, o seu recurso será muito bem investido. Não tenha dúvidas de que o processo será bem mais simples ao optar pelo modelo de franquias.

Não se esqueça de seguir todas as dicas aqui apresentadas e de escolher o modelo de negócio que seja mais condizente às suas condições de investimento.

Fórmula Pizzaria

Se a sua opção for uma franquia de pizzaria, a Fórmula Pizzaria é uma ótima alternativa devido a sua variação de modelos de negócio. Fundada em 2014, a franquia do segmento faz o maior sucesso entre os clientes que gostam de um produto diferenciado e com opções diversificadas.

Por isso, no cardápio da Fórmula existem cerca de 40 opções de sabores de pizzas, além de outras opções de alimentos como calzones, pizzas doces e sobremesas.

Assim, o carro-chefe da rede de franquias é o atendimento delivery que soma cerca de 75% de suas vendas no mercado.

Na modalidade de pizzaria Fórmula Delivery, o empreendedor irá precisar de uma loja com metragem média de 50 m². Sendo necessário contar com três ou quatro funcionários. As pizzas são entregues, em vez de consumidas na loja.

Na opção de Delivery + Mesa, a loja precisa ter metragem média de 80 m² e entre quatro e cinco funcionários. Isso porque o consumo das pizzas pode ser feito no local, mas os pedidos também podem ser entregues. 

A ultima opção é a Fórmula Pizzaria Express que precisa de uma metragem média de 40 m² e seis a sete funcionários. Sua instalação deve ser feita em espaços como praças de alimentação de shoppings.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 145 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 70 mil
  • Prazo de retorno de investimento: de 24 a 36 meses

Conheça mais sobre as franquias da Fórmula Pizzaria no vídeo que selecionamos abaixo:

Fujiyama Pastelaria

Uma outra opção de franquias do ramo alimentício é a Fujiyama Pastelaria. Fundada em 1986 em Belo Horizonte, a rede de franquia de pastel faz grande sucesso em seus mais de 30 anos de existência.

Por isso, devido ao sucesso da marca, a rede se tornou franquia e amplia sua expansão em unidades pelo estado de Minas Gerais.

Assim, com grande saída e tradição na capital mineira, a rede de franquias visa novos franqueados que desejam investir em franquias deste segmento.

  • Investimento inicial: a partir de R$100 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 70 mil
  • Prazo de retorno de investimento: de 24 a 36 meses

Pizza Hut

Primeiramente, Pizza Hut é conhecida em todo Brasil com sua marca presente em mais de 14 mil restaurantes em todos os continentes.

 Assim, o perfil de vendas da marca chega a mais de 11,5 milhões de pizzas por dia. Sua primeira unidade inaugurada no Brasil foi em 1989.

A marca está presente em mais de 90 lojas espalhadas por todo o País. E suas modalidades de negócio variam entre: o Express, o Delivery e o Super Delco.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 900 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 220 mil
  • Prazo de retorno de investimento: 36 meses

Pastelândia

Outra alternativa de franquia de pastel muito conhecida em Minas Gerais é a Pastelândia. Criada no ano de 1989, a rede se popularizou com um produto simples e de baixo custo.

Entretanto, a marca não perdeu em nada na qualidade e referência de seus pasteis tradicionais, com variedade de sabores e que ao longo do tempo foi crescendo no mercado.

Assim, a rede de franquias Pastelândia expandiu seus negócios. Com produtos voltados para o lanche rápido, a marca trabalha com o conceito de fast food de pastel incluindo salgados, massas, pratos a La carte, além de bebidas.

Dessa forma, a marca oferece um modelo de negócio popular, com retorno rápido e fácil operação para os franqueados.

  • Investimento inicial: R$ 100 mil
  • Faturamento médio mensal: Não informado  
  • Prazo de retorno de investimento: 24  meses

Investir em franquias uma franquia de pastel ou de pizzaria será uma ótima alternativa se você deseja se tornar dono do próprio negócio. Por isso, se prepare mais para esse ambiente promissor lendo mais sobre o assunto neste Artigo: “Guia completo de franquias de pizzaria!”

Informações publicadas em Setembro/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Autor: Denise Melo
9 de outubro de 2020

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