fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Franquia de pneu vale a pena? Descubra outras opções automotivas


Anda pensando em investir no setor automotivo? Quer saber se uma franquia de pneu vale a pena? Acompanhe as informações deste conteúdo e saiba que o segmento automotivo é bem amplo e permite várias possibilidades.

Primeiramente, opções de serviços automotivos não faltam nesse segmento que está entre os que mais fazem sucesso nas franquias. Inclusive, é o que possui oportunidades de negócios bem acessíveis e com rendimentos satisfatórios.

Assim, é possível ser dono do próprio negócio investindo pouco e escolhendo por uma oportunidade que esteja dentro das suas condições de investimento. Opções com variados valors de aquisição e formatos de operação não faltam.

Por isso, selecionamos aqui algumas informações que podem ajudar você a se encontrar no ramo de serviços automotivos. Seja com uma franquia de pneu ou qualquer outra do ramo. Quer saber mais? Fique conosco neste conteúdo!

Conheça o mercado automotivo

franquia de pneus
É fundamental que o empreendedor de franquias conheça o mercado automotivo

O mercado automotivo tem grande demanda de consumidores. Tudo isso porque ele garante cuidados aos veículos que, muitas vezes, têm mais valor afetivo do que financeiro.

Por isso, o empreendedor de franquia de automóveis deve ter muita atenção aos cuidados que deve ter ao prestar serviços, independente do tipo. Seja com uma franquia de pneus ou qualquer outra modalidade será importante se atentar.

Além disso, deve se preparar para atender todo tipo de clientes: os que não têm nenhum conhecimento sobre o próprio carro e aqueles que sabem tanto quanto quem trabalha no ramo.

Entretanto, a regra que até então imperava no setor de veículos era de que o mundo automotor pertencia aos homens.

Atualmente, essa lógica mudou. Muitas mulheres estão atentas e ativas no setor, se interessando e entendendo de veículos, e até trabalhando no ramo.

As pesquisas mostram que seis em cada 10 interessados em carro são do sexo feminino. Esses dados foram divulgados pela pesquisa da Navegg

Portanto, é importante estar de olho nessas mudanças comportamentais e estruturar atendimentos para públicos distintos.

Ainda sobre o interesse das mulheres no setor outra pesquisa realizada pela General Motors (GM), identificou que 46% dos atendimentos em oficinas já são para mulheres.

O setor é tão amplo que de acordo com um pesquisas do Empresômetro de 2019, no Brasil são mais de 185 mil estabelecimentos atuando no mercado automotivo.

Por isso mesmo, você deve estar bem orientado sobre o mercado de atuação e se manter atento às oportunidades para se destacar dos demais.

Como funciona uma franquia de pneu?

Investir em uma franquia de pneu vai depender do seu grau de interesse. Vale destacar que esse tipo de franquia oferece serviços considerados under car, ou seja, são serviços direcionados a parte baixa do veículo.

Nesse caso, o seu potencial de serviços está relacionada a troca, manutenção e cuidados com o alinhamento, balanceamento, suspensão, troca de pneus e outros serviços.

Assim, é possível encontrar no franchising opções de negócios que oferecem serviços voltados especificamente a essa modalidade, já que estão voltadas a franquias de pneu. Porém, com outros serviços, o que irá complementar o ticket médio da unidade.

Esse tipo de negócio é bem atrativo, mas normalmente demanda um custo mais alto para implantação e operação da unidade. O custo mais elevado é devido a toda a estrutura que precisa ser mais completa para abrigar maquinário, estoque, funcionários e realizar um atendimento completo ao cliente.

Portanto, investir nesse segmento é possível, mas é importante avaliar a sua capacidade financeira.

Opções de nichos de atuação no setor automotivo

pneus estocados em uma franquia de pneus
As opções de investimento variam de acordo com as formas de atuação e atendimento aos clientes.

Como já mencionamos, existem várias oportunidades do segmento Automotivo, com variações de formatos de franquias, valores que serão investidos e serviços oferecidos aos clientes.

Assim, há as oportunidades menores e mais acessíveis consideradas franquias baratas ou microfranquias. Para quem conta com um capital mais robusto, existem as opções de franquias mais caras, com estruturas completas.

Para conhecer bem as características da franquia, além de pesquisar na internet, o estudo da Circular de Oferta de Franquia (COF) é essencial. O documento é entregue aos candidatos que tiveram seu perfil de futuro franqueado aprovado.

A COF apresenta informações detalhadas sobre valores, taxas, formatos, obrigações e direitos dos franqueados e da franqueadora.

Franquia de pneus

Já mencionamos aqui quais são as características de uma franquia de pneu. Mas para os investidores, vale reforçar que muitas trabalham com outros serviços, como suspensão e alinhamento, troca e revenda de pneus.

Dessa forma, podem oferecer as possibilidades de venda de pneus das multimarcas. Assim, é possível atender a uma parcela maior de clientes com variedade de opções no mercado.

Além de oferecer serviços voltados a manutenção, agregando outras formas de ganhos para a unidade.

Franquia de auto-peças

homem sentado na oficina de motocicletas (franquia de pneu)
As franquias de auto-peças fazem sucesso no segmento Automotivo e atendem tanto a veículos quanto a motocicletas oferecendo uma ampla variedade de soluções

As auto-peças são franquias bem atrativas no mercado. Possibilitam aos franqueados a venda de peças automotivas para grandes empresas, pessoas físicas e até concessionárias. Tudo irá depender do tipo de franquia e de como ela se posiciona no mercado.

Vale, portanto, pesquisar as que têm grande potencial para saber se o seu interesse de investimento condiz com as formas de atuação da marca.

Limpeza automotiva

Entre as franquias do segmento automotivo, as redes de limpeza são as mais procuradas e acessíveis do ramo. Isso porque possibilitam trabalho home office, ou seja, atendimento delivery.

Esse tipo de atendimento favorece o franqueado que não precisa investir em instalação de loja, como acontece em uma franquia de pneus de loja, por exemplo.

Entretanto, existem também as alternativas de negócio mais completas que precisam da implantação e da estrutura física.

Ao mesmo tempo, se o objetivo do franqueado é começar com uma unidade delivery, é possível já começar a faturar assim que a unidade é adquirida. Com o tempo, o franqueado consegue ampliar as instalações e adquirir uma unidade física.

Muitas franquias, inclusive, trabalham com a limpeza a seco. Esse serviço garante destaque às unidades e proporcionam boa atratividade de clientes que buscam um atendimento específico, e saem com o carro limpo.

Mecânica

As oficinas mecânicas são pioneiras no segmento e contam com uma estrutura preparada para atender a necessidade de reparos nos automóveis.

Elas também são opções mais completas e, certamente, demandam investimentos mais robustos pelo tamanho e pela necessidade do ponto comercial.

Pequenos reparos

Assim como as oficinas mecânicas, existem franquias que permitem pequenos reparos. O diferencial em comparação com as oficinas é que elas se especializam em um tipo de serviço. Assim, oferecem um atendimento rápido em comparação com as oficinas maiores.

Justamente por focarem em demandas específicas, elas garantem maior agilidade no processo. Ao contrário das oficinas que acabam por demorar mais por terem mais carros na fila e por realizarem demandas mais completas.

Aluguel de carros

Homem e mulher escolhendo carros para alugar (franquia de pneu)
Alugar carros tem sido uma alternativa cada vez mais usada entre os clientes e é uma opção de negócio bem atrativa para empreender

As franquias de aluguel de carros também são bem interessantes para quem deseja investir no segmento. Permitem ganhos expressivos e, ao mesmo tempo, exigem valores de investimentos mais altos.

Isso porque, além da estrutura, precisam manter uma frota de veículos para circulação e oferecimento aos clientes.

Sendo assim, investir em uma locadora de veículos será bem mais alto do que escolher uma franquia de pneus ou qualquer outra modalidade já mencionada neste tópico.

Mas se esse é o seu objetivo, procure pela melhor opção de franquias existente nesse tipo de serviço.

Qual o perfil de um bom franqueado do setor automotivo?

Para se tornar um franqueado do setor automotivo será preciso muito mais do que só a vontade. Apesar de ser uma opção de negócio bem preparada, as franquias precisam de atenção.

Assim como qualquer outra modalidade de negócio, nenhuma empresa funciona sem a dedicação e o empenho do gestor. E no caso das franquias, o gestor é o franqueado.

Por isso, por mais que tenha com quem contar, no caso com o suporte da franqueadora, será preciso prestar atenção ao seu negócio e se dedicar a ele.

Dessa forma, algumas características serão diferenciais, porém não obrigatórias. Veja quais delas serão interessantes desenvolver para atuar a frente de uma franquia de pneus.

Ser comunicativo e prestativo

Primeiramente, ser comunicativo e ter uma boa relação interpessoal será fundamental. Você é a porta de entrada do seu negócio.

Imagine entrar em um estabelecimento ou receber um profissional que mal sabe se comunicar ou tem disponibilidade no ato do atendimento? Terrível, não é?

Pois é justamente isso que você deve evitar. Se tem um perfil mais comunicativo e uma boa facilidade de lidar com pessoas, você já poderá sair na frente.

Porém, se o seu perfil é mais introspectivo, busque melhorar essa característica se o seu objetivo é estar à frente do negócio.

Ter afinidade com o segmento

É primordial escolher um mercado e formato de franquia que você se identifique. Trabalhar com carros, gostar da área e se identificar com o segmento é essencial para quem busca uma franquia de pneus.

Caso contrário, você não terá tanta facilidade e interesse em administrar a unidade. E sempre que tiver um imprevisto ou dificuldade, será um ponto negativo que pode desanimá-lo em manter o negócio.

Por isso, escolha algo que goste. Você passará uma boa parte do seu tempo se dedicando a sua franquia de pneus. Inclusive, terá quer abrir mão de várias coisas para estar à frente do seu empreendimento se o seu objetivo for ter bons resultados.

Interesse em se qualificar

Mencionamos aqui que o mercado de automotivos está mudando. As tendências trouxeram uma alteração de hábitos que deve ser seguida pelos empreendedores do setor. Por isso, se qualificar é essencial.

Nas franquias existe essa preocupação. Por isso, elas oferecem treinamentos voltados para vários aspectos da gestão e operação.

Dessa forma, você tem a oportunidade de se preparar para oferecer o melhor no seu negócio. Portanto, não deixe de realizar todos os treinamentos e qualificações que forem oferecidos a você.

Além disso, não fique restrito à capacitação que a franquia oferecer. O ideal é pesquisar outras referências do ramo, sempre estar estudando o mercado e se atualizando.

Enfim, tenha interesse em buscar sempre mais sobre o seu negócio. O conhecimento só irá aumentar o seu potencial de investidor e ampliará seus conhecimentos, que serão refletidos no atendimento aos clientes.

Saiba como escolher a melhor franquia para investir

lampada dando a impressão de ideia
A partir da ideia de ingressar nas franquias, é preciso seguir um passo a passo que irá te direcionar para a melhor opção.

Agora que você já sabe mais sobre as opções de negócios e oportunidades, é importante saber e conhecer qual a forma de adquirir a sua franquia de pneus.

Para ajudá-lo nesse processo vamos apresentar algumas dicas essenciais para você fazer a melhor escolha. Estude as propostas com calma, avalie a que mais se adequa ao seu perfil e condições de investimento. Além desses, outros cuidados precisam ser tomados. Acompanhe.

Avalie sua capacidade financeira

Antes e pensar em investir, é preciso saber de suas condições de investimento. Caso tenha algum recurso já separado, o ideal é utilizá-lo para aquisição da franquia.

Entretanto, caso não exista, você deve fazer uma avaliação dos seus gastos pessoais, entender o que é possível cortar e o que é essencial para você. Depois, entenda quanto você pode alçar para adquirir uma franquia.

É possível, por exemplo, buscar um empréstimo financeiro. Várias instituições trabalham com empréstimos voltados para abertura de franquias, por isso, vale a pena dar uma pesquisada nessa possibilidade.

Tudo pode ser realizado, desde que você tenha ciência de que não deve comprometer totalmente a sua renda familiar.

Assim, não terá dificuldades de administrar os recursos ao longo do tempo, até que a sua franquia de pneus comece a apresentar lucros.

Pesquise as marcas

Como existem muitas marcas no mercado, será importante que tenha tempo para pesquisar todas as possibilidades das quais tenha interesse. A ideia é avaliar a que tenha o melhor custo-benefício.

Não avalie apenas o valor de aquisição. É importante saber quais são os valores das taxas de franquia, royalties, propaganda. Entender os custos operacionais, capital de giro, entre outros valores também auxilia na sua tomada de decisão.

Entre em contato com a franqueadora

Faça contato com a franqueadora por meio do site. Nos sites há um formulário para contato. Por isso, preencha com suas informações pessoais: nome, telefone e e-mail.

Posteriorment, você receberá um retorno com um contato da franqueadora.  A seguir saiba como deverá proceder diante desse contato.

Converse com o consultor

Um consultor da marca escolhida fará contato com você para saber mais sobre o seu interesse com a franquia. A partir desse contato, você deverá ter em mente todas as dúvidas e esclarecê-las. Não deixe de questionar tudo sobre a franquia de pneus.

Ao mesmo tempo, deverá ter consciência de que também estará sendo avaliado nesse processo. Seja sincero e verdadeiro diante dos seus interesses e fale a verdade sobre suas condições.

Assim, terá mais chances de ter uma orientação adequada e até uma resposta mais concreta sobre as possibilidades.

Escolha o modelo ideal

Definida a sua capacidade de investir, deverá escolher em qual modelo de negócio será capaz de investir.

Dentre as possibilidades, escolha a que esteja mais adequada ao seu potencial e interesse de negócio. Caso não possa investir um capital mais robusto, existem modelos iguais com valores mais em conta. Assim, pode optar por um modelo mais acessível. Por isso, estude bem os modelos.

Avalie a COF

mão assinando documento
A COF é um documento que permite ao candidato avaliar se as condições do negócio estão adequadas a sua escolha de franquia.

A partir da escolha do seu negócio, você receberá da franqueadora um documento muito importante. Mais conhecido como COF, a Circular de Oferta de Franquia descreve todas as informações importantes sobre o negócio.

Ele é tão importante que a Lei de Franquias garante que os candidatos a franqueados têm 10 dias para estudar os documentos relativos ao investimento e, só depois deste prazo, assinar o contrato de franquia.

Tudo isso para que você consiga compreender se aquele o modelo de franquia de pneus, ou outro do setor automotivo, está de acordo com o seu objetivo.

Assine o contrato

Tudo certo com a COF da franquia que escolheu? Ótimo, já pode então assinar o contrato de franquia. Ao mesmo tempo, deverá efetuar o pagamento da taxa de franquia.

Esse valor da taxa de franquia está presente na COF, assim como todos os outros que deverão ser pagos por você. A taxa de franquia firma a aquisição da unidade e o direito de uso da marca por você.

Inaugure a sua franquia

Enfim, após todo esse processo, já terá condições de assumir o seu empreendimento e inaugurar a sua franquia de pneus. Coloque a mão na massa e arregace as mangas para atuar na sua unidade de franquia. Siga todos os processos, faça os treinamentos e se dedique ao que escolheu fazer.

Lembre-se sempre de que o sucesso do seu negócio depende exclusivamente do seu empenho. Por mais que tenha uma estrutura e um suporte para auxiliar, quem coloca essa engrenagem para funcionar é você.

Quais as melhores dicas para ser um franqueado de sucesso?

homem olhando motor do carro
Escolher a melhor opção de negócio vai depender do seu empenho em pesquisar e optar pelo negócio mais adequado ao seu perfil.

Além de seguir treinamentos e padronizações repassadas pela rede, todo franqueado precisa desenvolver algumas habilidades de gestão. Elas são essenciais para que a sua unidade conquiste clientes, tenha uma boa equipe de funcionários, desenvolva boas práticas de gestão e apresente lucros.

Destaque-se

Seja sempre o diferencial em relação aos seus concorrentes no seu negócio. Pense que sempre haverá concorrência,, e para que possa sair na frente você precisa oferecer um atendimento diferenciado.

Esteja sempre disponível, seja a porta de entrada do seu negócio. Incentive seus colaboradores a terem o mesmo senso de dono que você.

Tenha um atendimento de excelência

A relação de atendimento diferenciado está diretamente ligada a esse atendimento de excelência, principalmente em uma franquia de pneus.

Assim, a forma de conduzir os serviços tem que representar um atendimento excelente em comparação aos demais. Por isso, pesquise e analise como os concorrentes realizam o atendimento e faça diferente.

Não é difícil se destacar. Tenha foco e trate seu cliente da forma que gostaria de ser tratado. Essa relação de empatia irá reforçar bem o seu foco de trabalho.

Esteja atento às oportunidades

Observe o mercado e as oportunidades. Por mais que nas franquias a inovação não possa ser feita de forma independente, ela pode ser sugerida aos franqueadores.

Assim, o setor responsável por essa inovação pode avaliar a sua sugestão e se for interessante, será implantada em toda a rede.

Então, fique atento ao que o mercado oferece, estude e pesquise referencias. Isso vai ajudá-lo a ter mais conhecimento favorecendo o seu modo de atuação.

Presença virtual é importante

Atualmente, o mundo digital vem se destacando para as empresas. Ele auxilia na divulgação das marcas e no posicionamento nas redes. Por meio das estratégias on-line, o desenvolvimento das empresas vem aumentando.

Assim, é possível  que seus clientes conheçam o seu serviço ou produto e possam, por meio dessa divulgação, conhecer melhor a sua franquia. Por isso, inrteragir diariamente com seu cliente reforça as tendências de venda.

Represente bem a marca

Representar a marca escolhida é muito mais do que apenas trabalhar na sua franquia. Mas garantir que todo o sucesso da marca seja representado por você e seus colaboradores.

Ou seja, oferecendo os melhores serviços, garantindo o padrão de qualidade nos atendimentos e vendas, gerenciando da melhor maneira a equipe de funcionários. Em qualquer forma de negócio que você escolher, a representação da marca desse ser de excelência.

5 opções de franquias para investir

Aqui neste tópico selecionamos algumas marcas do setor automotivo que vão ajudar você a escolher a melhor opção de investimento.

Conheça opções de franquias de pneus e outras modalidades que garantem o sucesso e o bom desempenho dos franqueados.

1. Acquazero

A Acquazero é uma das principais franquias automotivas no mercado de limpeza ecológica e estética automotiva. A marca é uma excelente opção para quem quer investir nesse segmento. 

Fundada no ano de 2009 e com mais de 350 unidades em todo o Brasil, a rede tem reconhecimento de público. Seus serviços têm a confiança e a credibilidade garantida, com altas possibilidades de rendimento para seus franqueados.

Entre os diferenciais da Acquazero está a limpeza ecológica realizada com apenas 300 ml de água. Essa quantidade é suficiente para limpar toda a parte externa de um veículo.

Além disso, possui mais 15 opções de serviços de limpeza, estética e manutenção. Os procedimentos podem ser feitos em carros, caminhões, aeronaves, embarcações e até em residências.

Assim, com o potencial da Acquazero o franqueado consegue se especializar em serviços automotivos e atender uma boa clientela.

São três versões de franquia home office com atendimento delivery, e mais três opções de atendimento de loja física.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 17.8 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 12 mil
  • Prazo de retorno de investimento: 18 a 24 meses

Descubra mais sobre a Acquazero e seu modelo de negócio assistindo o vídeo abaixo!

2. Bono Pneus

Se o seu objetivo ainda é investir em franquia de pneus, uma boa opção é a Bono Pneus. Seus serviços são específicos para a parte inferior do veículo.

A franquia realiza serviços de troca de pneu, bem como alinhamento e também balanceamento.

Além disso, a empresa mantém um pensamento de sustentabilidade no recolhimento dos pneus que são trocados, dando uma destinação correta.

A franquia consegue, por meio de sua tecnologia, oferecer aos clientes e franqueados resultados surpreendentes em comparação com sua concorrência.

Por isso, o ideal é que o franqueado seja capaz de se dedicar exclusivamente à empresa. Isso é necessário devido a estrutura e deveres para manter a sua unidade em pleno funcionamento.

  • Investimento inicial: a partir R$ 400 mil 
  • Faturamento médio mensal: até R$ 200 mil 
  • Prazo de retorno de investimento: de 24 e 48 meses

3. Freewet

Outra franquia de sucesso no mercado automotivo é a Freewet, e pode ser uma boa opção para quem busca franquia de pneus. A marca é especialista em limpeza automotiva.

Com mais de 30 anos de mercado, a rede trabalha com produtos de alta qualidade, sendo todos de fabricação própria.

Assim, é possível oferecer na franquia serviços que vão desde a higienização interna, remoção de riscos e limpeza técnica de motor. São disponibilizados três modelos de franquias, com investimentos e atendimentos variados.

Dessa forma, por meio de uma estrutura moderna, a rede é capaz de oferecer treinamentos que fortalecem o desempanho de seus colaboradores franqueados no ato de realização dos serviços da franquia.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3,2 mil 
  • Faturamento médio: até 18,5 mil 
  • Previsão de retorno: entre 2 e 12 meses

4. Jet Oil

homem limpando motor de carro (franquia de pneur)
Franquias que oferecem serviços de manutenção e cuidados com o veículo sempre estarão em alta pela necessidade dos serviços no dia a dia dos clientes.

Uma outra opção de serviços voltados ao setor automotivo é a Jet Oil. Fundada em 1994, a marca estruturou seu foco de atuação na troca de óleo para veículos. O objetivo é a realização de serviços em postos de combustível da rede Ipiranga.

Ao longo do tempo, os serviços foram sendo ampliados e a marca passou a oferecer troca de óleo, check-up gratuito, seguro motor, entre outros. Com o diferencial de que os serviços são oferecidos 24hs por dia

Dessa forma, o sucesso foi tanto que atualmente a rede conta com 1,5 mil unidades no Brasil. E ela é conhecida principalmente pelo seu trabalho simples, com bom preço, confiabilidade e agilidade.

Não à toa, a marca é considerada uma das maiores prestadoras de serviços automotivos existentes no País.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 115 mil 
  • Faturamento médio mensal: não informado 
  • Previsão de retorno de investimento: não informado

5. Olho Vivo Vistorias

Com o objetivo de auxiliar os clientes com a compra de veículos usados no mercado, a rede de franquias Olho Vivo Vistorias está presente em mais de 80 cidades brasileiras.

Dessa forma, ela já atua no segmento automotivo há 12 anos auxiliando os compradores de veículos a uma compra mais segura e confiável.

Assim, a empresa já realizou mais de 1,8 milhões de laudos referentes a transferência, cautelar, prévia e móvel.

Ainda trabalha com a segurança e parceria do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Esse tipo e franquia é uma ótima opção de investimento para quem gosta do ramo e pretende se diferenciar no segmento Automotivo

  • Investimento inicial: A partir de R$ 95 mil
  • Faturamento médio mensal: Não informado
  • Prazo de retorno de investimento: até 30 meses

Enfim, atuar no setor de automotivo será mesmo uma boa opção de empreendedorismo para quem se identifica com o setor, não é mesmo? Como visto ao longo do conteúdo, você pode optar por uma franquia de pneu, de estética automotiva, de mecânia, ou outra opção.

Se este mercado é de seu interesse, então vai gostar de ler o texto: “Franquias de serviços automotivos, tudo que você precisa saber!”

*Informações publicadas em Outubro/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Autor: Denise Melo
30 de outubro de 2020

Ficou interessado em alguma franquia?

Preencha o formulário e fale com um consultor das nossas marcas.

Matérias relacionadas:

male stamina pills reviews|safest appetite suppressant over the counter|60 Gram Cannabis Oil Cancer|