fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Franquia de rastreamento: abra a sua e saiba as vantagens do setor


Você já pensou em montar uma franquia de rastreamento? Sabe a importância do rastreamento para uma frota de veículos? Entenda a necessidade desse serviço e como montar uma franquia de rastreamento em parceria com seguradoras neste texto.

Montar um negócio de forte desempenho hoje em dia é um desafio, mas se levar em  consideração as franquias de rastreamento, pode ser que você encontre um nicho de atuação bem atrativo.

Assim, se pensarmos na quantidade de clientes que a franquia pode atender, ou até mesmo as empresas que pode alcançar com esse tipo de trabalho, terá ganhos inesperados e com resultados positivos.

Pensando nisso, trouxemos nesse artigo informações importantes e uma opção de franquia de corretora de seguro que agrega o rastreamento de veículos. A ideia é que você possa investir e se tornar dono do próprio negócio. Continue a leitura.

Por que investir em uma franquia de rastreamento? 

Apesar de ser um país cheio de pontos positivos e muito turístico, o Brasil é considerado um dos mais inseguros do mundo. Para se ter uma ideia, em um estudo intitulado Índice Global da Paz, em 2019, ficamos apenas na 116º posição. 

Um dos setores que mais sofrem com essa falta de segurança é o de veículos. Estima-se que o número de veículos roubados tem aumentado.

O Grupo Tracker realizou um estudo no primeiro semestre de 2020 e identificou um índice de furtos 14,5% maior que o mesmo período no ano anterior. 

Além disso, a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC) observou um aumento no número de ataques a motoristas em seu último levantamento, em 2018. Segundo eles, foram mais de 22 mil assaltos realizados em caminhões ou outros veículos de carga. 

Como resultado, houve um prejuízo de aproximadamente R$ 2 bilhões no geral. Por causa desses números, é esperado um aumento na buscas das empresas por serviços de rastreamento. 

Isso considerando que essa é uma maneira econômica de reduzir os gastos e prejuízos que podem ser causados.

No decorrer do texto, vamos mostrar como esse mercado de seguros e proteção veicular tem aumentado.

Importância do rastreamento veicular

Primeiro, é preciso compreender a importância de uma franquia de rastreamento veicular. Não à toa, o mercado automotivo é um dos que mais cresce, impulsionado pela busca de procedimentos e serviços voltados para limpeza, manutenção e segurança dos veículos.

Assim, os serviços de proteção veicular têm grande importância para os automóveis. Entretanto, a contratação de seguros e aparelhos de segurança ainda é baixa.  

Segundo a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNSEG), em um estudo realizado em 2017 foi identificado que 70% dos carros no Brasil não possuem seguros automotivos. 

Além disso, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), apenas 5% da frota nacional possui rastreamento. Um número extremamente baixo para os mais de 66 milhões de carros que circulam no país.

Dessa forma, é possível prever a quantidade de pessoas que ainda necessitam proteger o veículo. A baixa porcentagem de brasileiros que possui seguros automotivos e outros procedimentos de proteção indica um mercado com espaço para crescimento.

Um dos setores que mais necessitam desse tipo de tecnologia são as empresas que trabalham com transporte. Ou seja, as que possuem frotas de caminhões, ônibus, van etc., e que passam dias e horas na estrada cruzando o Brasil.

Dessa forma, essas empresas de cargas acabam por se destacar na busca por seguros automotivos e/ou aparelhos de proteção veicular. Outra vantagem são as tendências positivas para o setor de seguros, que oferece diversos nichos de atuação para os franqueados.

A seguir, você conhece os números do setor de seguros, mercado em que estão inseridas as franquias de rastreamento. Acompanhe o nosso infográfico.

infografico setor seguros

Como funciona uma franquia de rastreamento?

rastreamento de veiculos
O rastreamento de veículos é de extrema importância em frotas de empresas de transporte, sendo portanto uma alternativa de bons ganhos para as corretoras de seguro.

Basicamente, uma franquia de rastreamento é uma franquia de corretora de seguros. As franquias de corretoras trabalham com soluções completas para proteção de vida, saúde e de bens, dentre eles, o serviço de rastreamento veicular.

Caso o veículo do cliente seja roubado, é possível realizar o rastreamento. A identificação da localização do veículo é enviada à polícia, que segue os protocolos de segurança para busca do veículo.

Esse serviço é muito utilizado por empresas que trabalham com transporte de cargas, uma vez que assegura a localização do veículo e da carga, garantindo maior segurança às empresas especializadas em entregas.

Outra questão que está entre os diferenciais da franquia é o custo-benefício desse tipo de serviço, que evita inúmeros transtornos em relação ao furto do veículo e/ou da carga.

Benefícios do rastreamento veicular

Como explicamos, além do seguro auto, o rastreamento é uma opção que proporciona ao condutor segurança e agilidade na localização do carro. A seguir, você conhece outros benefícios da contratação do serviço.

1. Acompanhamento em tempo real

Uma das principais vantagens do rastreamento é o acompanhamento do veículo em tempo real. No caso das empresas que acompanham a rota traçada pelo motorista, é possível saber se algo de errado está acontecendo, caso mude o trajeto.

Assim, logo em seguida, a empresa pode tomar as providências cabíveis e acompanhar se foi um imprevisto do percurso ou se ocorreu algo de errado com a carga.

2. Vantagem na redução de custos do seguro tradicional

Podemos dizer que o seguro veicular é obrigatório para a segurança das empresas de carga. Por isso, os custos operacionais de contratação e manutenção do mesmo são também obrigatórios.

Mas é possível negociar valores de seguro se o seu veículo contar também o serviço de uma franquia de rastreamento. Além disso, é possível auxiliar e facilitar a solução de qualquer problema do qual seja necessário acionar o mesmo.

3. Facilitação no gerenciamento de frota

A gestão de frota para uma empresa acaba por ser um desafio em relação ao controle de saídas e chegadas dos motoristas.

Assim, se o serviço de uma franquia de rastreamento for contratado pela sua empresa, será um facilitador para o responsável, que terá acesso e controle dos motoristas e das rotas de viagem.

Assim, será mais fácil direcionar as cargas e programar o tempo médio em que chegarão ao destino. Ou seja, o rastreamento será um facilitador no trabalho de gestão de frotas, independente do ramo da empresa.

4. Segurança para os clientes

Vender serviços de rastreamento para empresas que trabalham com entrega de cargas garante maior credibilidade aos clientes que necessitam desse serviço.

Portanto, esse será uma argumento facilitador no momento da venda dos produtos da sua empresa. Os clientes conseguem acompanhar todas as etapas do processo de entrega, inclusive, saber o horário em que a encomenda irá chegar.

5. Otimização de rotas de viagem

O trânsito é imprevisível, sendo bem comum o motorista se deparar com obras, acidentes e outras intempéries que podem atrasar o planejamento da entrega.

Sendo assim, por meio do rastreamento, é possível usar o GPS para identificar alterações eventuais do caminho e prevê-las antes mesmo de chegar ao local.

6. Segurança e suporte situações de risco

carro protegido
O rastreamento garante uma segurança a mais no veiculo, seja de uso pessoal ou profissional

É muito importante sempre pensar na segurança, tanto do motorista, quanto da carga transportada. Até porque não há como prever acidentes, roubos e outros acontecimentos que podem levar ao atraso das viagens.

Assim, com tantos riscos, um serviço de rastreamento pode melhorar e muito o processo de segurança da empresa e de tudo que envolve o transporte.

Até aqui você entendeu a importância do serviço de uma franquia de rastreamento veicular e os benefícios que o serviço pode trazer para uma empresa. Agora, é hora de apresentarmos dicas para você escolher a melhor franqueadora.

Dicas para montar uma franquia de rastreamento

Para conseguir entrar nesse mercado, é importante que você saiba que a maioria das franquias de rastreamento trabalha também com outros serviços. Ou seja, você conta com várias proteções para oferecer para o seu clientes e pode potencializar seu faturamento. 

Dessa forma, o empresário também consegue oferecer serviços de diversas seguradoras, sem se limitar a apenas uma marca.

Imagine que você irá trabalhar com um catálogo, onde o seu cliente escolherá o que precisa, sempre considerando o melhor custo-benefício ao seus objetivos. 

Porém, para ter sucesso neste negócio, é aconselhável que você siga alguns passos importantes. Eles serão fundamentais para o seu desenvolvimento como empresário. 

Conheça o mercado

Por mais que tenhamos mostrado que esse é um mercado promissor e com boas perspectivas para o futuro, é importante que o empresário tenha o mínimo de afinidade com o segmento. Pois trabalhar com um negócio promissor não é suficiente. 

A nossa dica é que você procure sempre uma área que te motive por outros fatores além do dinheiro. No caso de se tornar um corretor de seguros, analise se isso é o que você realmente deseja para a sua carreira profissional, por exemplo. 

Além disso, esse é um mercado que exige que o empreendedor tenha um bom tato com o público e tenha habilidades de negociação. Apesar de ter um traço administrativo, a sua atuação será muito mais como vendedor do seu negócio. 

Com essa dica em mente, fica mais fácil para você refletir se é o que deseja. Caso conclua que tem o que é necessário para tal, é hora de partir para a próxima análise. 

Estude as opções de mercado 

Existem diversas corretoras de seguro no mercado. Porém, nem todas oferecem condições que sejam realmente atrativas para você.

Além disso, existe a possibilidade de que a empresa não seja bem-vista pelo mercado. Empreender nela poderia te fazer acumular prejuízos.

Uma das principais vantagens das franquias é entregar um negócio capaz de atrair o público por causa do histórico da marca. Mas se você optar por um empreendimento que não tem agradado muito os clientes, certamente não terá o sucesso que tanto espera. 

Por isso, a recomendação é fazer um estudo detalhado sobre as marcas que você selecionar. Ou seja, pesquise em redes sociais, sites de buscas etc. Com base nos resultados, será possível encontrar diversos pontos interessantes sobre o negócio que está prestes a investir. 

Mais uma vez, não observe apenas o lado financeiro do negócio. Sempre considere o custo-benefício da empresa.

Tudo que fugir muito da média do mercado pode ser o famoso “barato que sai caro” no final das contas.

Analise a COF

Os pontos mais importantes de uma franquia estão apresentados no documento conhecido como Circular de Oferta de Franquia (COF). Com base nele, você terá todas as informações importantes para, enfim, tirar o projeto do papel. 

Além dos dados sobre a empresa, é possível analisar o seu balanço financeiro, os valores cobrados, taxa de franquia, royalties, modelo de franquia, informações sobre outros franqueados, situação jurídica, histórico etc. 

Segundo a Lei de Franquias, o documento precisa ser redigido de uma maneira fácil de ser compreendida, seja por um leigo ou especialista do franchising. 

Porém, caso ainda tenha alguma dúvida, nada impede que você procure um advogado para ajudar nesse estudo.

O mais importante aqui é não ter pressa para analisar a COF e o negócio. Principalmente porque a lei impede que o contrato final seja assinado antes de 10 dias corridos do recebimento da Circular.

A seguir, apresentamos a Quisto Corretora de Seguros, franquia de corretora de seguros que trabalha em parceria com as principais seguradoras do país. Entre os pacotes de serviços disponíveis na empresa está o de rastreamento de veículos. Veja a seguir.

Quisto Corretora de Seguros

Você certamente já ouviu falar da Quisto Corretora de Seguros. A marca é uma das franquias corretoras mais atuantes nesse mercado, e oferece diversas soluções de seguros em sua cartela de serviços.

São soluções que permitem ao franqueado obter ganhos significativos, devido ao seu potencial de mercado, já que a rede trabalha em parceria com seguradoras referência no setor. Atualmente, são 90 serviços voltados para seguros.

Além do mais, é possível oferecer o serviço de rastreamento para empresas, o que permite ao franqueado alcançar altos ganhos na franquia.

Para isso, é preciso ter identificação com o segmento e estudar o setor administrativo e de vendas. Além disso, para potencializar o processo de administração da unidade, o franqueado passa por treinamentos em todas essas áreas de gestão e operação.

Entre as opções de franquias da rede, é possível investir no modelo home office, que tem horários de trabalho mais flexíveis. Para trabalhar com ele, é necessário apenas um computador com acesso à internet para gestão da unidade.

O valor de investimento é baixo e, ao mesmo tempo, o franqueado economiza nos custos de operação da unidade.

Além disso, a rede trabalha com o formato de franquia de escritório completo. Nesse modelo, o franqueado investe um capital um pouco mais elevado, essencial para estruturar a unidade com ambientes para reuniões com clientes.

Todos os detalhes sobre os valores de investimento nos modelos de franquia da Quisto, taxas, direitos e deveres do franqueado e franqueadora estão presentes na COF.

Como explicamos antes, o documento é essencial para compreensão da dinâmica do negócio. Por isso, estude-o com atenção.

Para saber todas as informações sobre o potencial de uma franquia de seguros como a Quisto, assista ao vídeo abaixo.

Opções de rastreamento oferecidas em parceria com a Quisto

Por meio da corretora de seguros da Quisto, é possível oferecer ao cliente algumas opções de rastreamento, seja de forma individual ou em comodato com o seguro auto convencional.

Assim, a rede trabalha em parceria com empresas especializadas em rastreamento, como a Suhai, Ituram e a Porto Seguro. Entretanto, é importante saber que cada empresa atua de forma independente e com regras específicas.

Assim, no caso da Ituran, é possível contratar apenas o rastreamento, independente do seguro que o cliente tiver.

Já a Suhai permite, em algumas situações, a aquisição do rastreamento apenas com inclusão do seguro auto. Dependendo do risco e da localidade, é possível agregá-lo em comodato.

Outra opção de aquisição de rastreamento agregado com o seguro é a Porto Seguro Auto. Porém, o serviço não é disponibilizado para qualquer modelo de carro, nem localidade, devendo ser analisado cada caso em conjunto com o cliente.

Contudo, existem diversas outras opções de seguros oferecidos pela Quisto Corretora de Seguros, além do rastreamento em parceria com tais empresas citadas. São pacotes de seguros de saúde, viagem, seguro de vida, empresarial, entre outros.

A variedade de opções torna ainda maior o ticket médio do franqueado, além de ampliar as possibilidades de atuação no mercado.

Enfim, agora que você já conhece a Quisto e suas opções de serviços, precisa avaliar se esse negócio é mesmo para você. Depois, entre em contato com os nossos consultores!

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.